Cursos de Extensão ministrados em 2014

Introdução ao software Geogebra no estudo de conceitos matemáticos

.: Código PREAE: 1683
.: Coordenação: Guilherme Henrique Gomes da Silva
.: Subcoordenação: Michele Barbosa
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 14/01/2014 a 14/01/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Durante 2 encontros totalizando 10 horas os participantes do curso de extensão desenvolverão atividades no software Geogebra a fim de manusear e utilizar tal recurso em seu cotidiano escolar.

Cultura Empreendedora nas Instituições de Ensino Superior

.: Código PREAE: 1684
.: Coordenação: Marcia Paranho Veloso
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 25/01/2014 a 25/01/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: O curso tem como objetivo geral promover a semeação da cultura empreendedora e da inovação nas instituições de ensino superior, com efeito de motivar novas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem centralizadas no mercado.

Curso de Capacitação em Instrumentação Cirúrgica I – 2014

.: Código PREAE: 1689
.: Coordenação: Maria Silvana Totti da Costa
.: Subcoordenação: Maria Betânia Tinti de Andrade
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 05/04/2014 a 13/12/2014
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Trata-se de curso de capacitação em instrumentação cirúrgica, direcionado a profissionais de enfermagem e estudantes de enfermagem e medicina.

Análise de conteúdo: fundamentação teórica e princípios metodológicos

.: Código PREAE: 1690
.: Coordenação: Gustavo Ximenes Cunha
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 17/01/2014 a 24/01/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: O minicurso aborda a Análise de Conteúdo, focalizando não só suas origens e seus fundamentos, mas também suas técnicas de análise características. Com esse minicurso, espera-se que os alunos envolvidos possam desenvolver habilidades necessárias à realização de pesquisas que se valham desse tipo de metodologia. A relevância desse minicurso está, portanto, na possibilidade de oferecer ao aluno um conhecimento inicial dos princípios e métodos da Análise de Conteúdo.

Introdução a Matemática Financeira

.: Código PREAE: 1692
.: Coordenação: Rodrigo Sampaio Fernandes
.: Subcoordenação: Alexandre Rubim
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 24/02/2014 a 14/03/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Não fornecido em formato digital editável.

Oficina para aspirantes a autor

.: Código PREAE: 1716
.: Coordenação: Wellington Ferreira Lima
.: Subcoordenação: Marcos de Carvalho
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Mídias-artes
.: Período de Realização: 26/03/2014 a 26/11/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: A oficina para aspirante a autor tem como objetivo promover debates que terão como tema inicial a questão do que faz com que uma escrita possa ser considerada literária. Nessa temática, será discutido sobre o que a crítica espera da literatura do século XXI. Espera-se, ainda, ajudar aqueles que tem interesse em trabalhar a sua (im)possibilidade de escrita a partir da discussão e do estudo das formas, técnicas e valores literários. Tudo isso se fará pela leitura e debate de textos críticos e pela participação de poetas, de produção já sedimentada no cenário brasileiro e pertencentes à academia.

Grupo de leitura em teatro clássico

.: Código PREAE: 1717
.: Coordenação: Wellington Ferreira Lima
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Mídias-artes
.: Período de Realização: 20/03/2014 a 11/12/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: A principal proposta do Grupo de Leituras de Teatro Clássico é analisar a obra dramatúrgica produzida no ocidente desde o Século V a.C. na Grécia – com as obras de Sófocles, Ésquilo e Eurípedes – até o século XVII com as obras de Racine. Direcionado a pessoas que apreciam o teatro e a dramaturgia de forma amadora, o grupo promoverá leituras e refleões que buscarão observar as características estruturais das obras dramatúrgicas, bem como outros aspectos literários que se fizerem perceptíveis nos textos teatrais.

Curso de Atualização em Atenção Integral aos usuários de crack e outras Drogas para profissionais atuantes nos Hospitais Gerais

.: Código PREAE: 1724
.: Coordenação: Dênis da Silva Moreira
.: Subcoordenação: Érika de Cássia Lopes Chaves
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 11/04/2014 a 06/06/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Programa: Centro Regional de Referência para Formação Permanente dos Profissionais que atuam nas Redes de Atenção Integral à Saúde e de Assistência Social com Usuários de Crack e outras Drogas 
Resumo: Trata-se de um curso vinculados aos 28 municípios do CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAUDE DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DOS LAGOS DO SUL DE MINAS – CISLAGOS, inscritos nos cursos de capacitação do Centro Regional de Referência sobre Drogas da UNIFAL-MG. O Curso capacitará os profissionais que atuam em Hospitais Gerais a fim apropriarem de conhecimentos que darão subsídios para prestarem assistência aos usuários de crack e outras drogas e seus familiares durante um processo de hospitalização.

Minicurso de Fotografia

.: Código PREAE: 1731
.: Coordenação: Luiz Felipe Ramos Turci
.: Subcoordenação: Giovani Ribeiro
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Artes visuais
.: Período de Realização: 07/04/2014 a 19/05/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Projeto: Sob o Olhar da Ciência 
Resumo: Minicurso de fotografia previsto como ação do projeto “Sob o Olhar da Ciência”.

Atenção fisioterapêutica na Saúde da Mulher

.: Código PREAE: 1738
.: Coordenação: Simone Botelho Pereira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: #N/D
.: Linha de Extensão: #N/D
.: Período de Realização: 24/04/2014 a 24/04/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Não fornecido em formato digital editável.

Capacidades PROALFA e PROEB nas Avaliações de Leitura

.: Código PREAE: 1749
.: Coordenação: Robson Santos de Carvalho
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Alfabetização, leitura e escrita
.: Período de Realização: 21/05/2014 a 17/09/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Curso sobre criação de itens de avaliação diagnóstica de leitura e escrita e sobre interpretação dos dados fornecidos pela secretaria de estado da Educação acerca do índice de proficiência dos alunos da escola, nas avaliações externas sistêmicas.

Interdisciplinaridade entre Cerâmica e Química: um curso de Extensão

.: Código PREAE: 1756
.: Coordenação: Tania Regina Giraldi
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 04/03/2014 a 15/04/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: A proposta do presente projeto consiste na elaboração de um curso que permita abranger alunos e professores do ensino médio; e finalmente ministrar este curso no Colégio Municipal Doutor José Vargas de Souza. Enfim, ao final do curso se pretende criar mais um espaço de aprendizagem do qual participem a universidade, os professores e alunos, num processo de compartilhamento de conhecimentos, principalmente no que se refere aos aspectos científicos envolvidos na produção de cerâmica artística e industrial.

Assuntos Básicos de Matemática

.: Código PREAE: 1761
.: Coordenação: Michele Barbosa
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 27/05/2014 a 26/06/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Curso de Assuntos Básicos de Matemática visa propiciar experiência que facilite aos alunos o estudo de Matemática de nível superior, incentivando a autonomia e autocrítica no estudo e a superação das dificuldades.

Introdução ao Grego Antigo

.: Código PREAE: 1772
.: Coordenação: Wellington Ferreira Lima
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 19/05/2014 a 18/07/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao programa: CIVITAS – Práticas e Teorias do Literário 
Resumo: Trata-se de um pequeno grupo de estudo composto por estudantes de línguas, com conhecimento de teoria linguística e rudimentos de língua latina, que dedicar-se-á ao estudo orientado do Grego Antigo, em sua modalidade escrita.

Introdução ao Grego Antigo

.: Código PREAE: 1773
.: Coordenação: Wellington Ferreira Lima
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 01/09/2014 a 24/10/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao programa: CIVITAS – Práticas e Teorias do Literário 
Resumo: Trata-se de um pequeno grupo de estudo composto por estudantes de línguas, com conhecimento de teoria linguística e rudimentos de língua latina, que dedicar-se-á ao estudo orientado do Grego Antigo, em sua modalidade escrita.

Minicurso de Reabilitação Virtual

.: Código PREAE: 1782
.: Coordenação: Leonardo César Carvalho
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 06/06/2014 a 20/06/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao projeto: INCLUIR – Inclusão Digital por meio da Reabilitação Virtual 
Resumo: O projeto Inclusão digital por meio da reabilitação virtual – INCLUIR, buscá promover a inclusão digital por meio de diferentes procedimentos, como o uso de vídeo games. Comumente, na reabilitação virtual são utilizados jogos virtuais conhecidos como exergames, os quais são capazes de simular a prática de determinadas atividades físicas. Neste ano será ofertado um curso destinado aos fisioterapeutas da rede de atenção primária, na tentativa de promover a capacitação, assim como a divulgação da técnica trabalhada no curso de fisioterapia da UNIFAL-MG. O presente curso será ministrado em três finais de semana e contará com aulas teóricas e práticas sobre a reabilitação virtual. As aulas práticas serão realizadas no laboratório de Análise do Movimento Humano do curso de Fisioterapia.

Capacitação na Plataforma Moodle

.: Código PREAE: 1784
.: Coordenação: Paulo César de Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 13/06/2014 a 13/06/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Trata-se de um curso de capacitação e atualização dos docentes que atuarão como orientadores dos TCCs do Curso da Especialização em Teorias e Práticas em Educação na plataforma moodle. Faz-se, portanto, necessário capacitar os nossos orientações no uso dessa ferramenta educacional.

Atualização em Trabalho em Equipe com vistas à atuação na prevenção de tuberculose e hanseníase: prevenindo internações sensíveis à atenção primária a partir de uma atuação efetiva dos agentes comunitários de saúde

.: Código PREAE: 1786
.: Coordenação: Maria Regina Martinez
.: Subcoordenação: Lucélia Terra
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Gestão institucional
.: Período de Realização: 26/06/2014 a 26/06/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Nesta atualização serão abordadas temáticas referentes aos princípios do trabalho em equipe com a finalidade de melhorar o desempenho de agentes comunitários de saúde na promoção de saúde e prevenção de doenças, em especial tuberculose e hanseníase, a partir de suas ações na atenção primária, prevenindo a chegada desses casos na atenção terciária. Consiste em uma parceria entre o Projeto Observatório de Gestão Hospitalar e a Estratégia de Saúde da Família com a finalidade de prevenir a internação de condições sensíveis à Atenção Primária.

Conceitos Básicos em Química Orgânica

.: Código PREAE: 1790
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Moraes Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Fármacos e medicamentos
.: Período de Realização: 14/06/2014 a 14/06/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: A química orgânica é uma disciplina básica para o desenvolvimento da grade curricular do farmacêutico. Dentre os fármacos, a grande maioria é oriunda de compostos orgânicos, sendo que o conhecimento na área é essencial para a bioquímica, química farmacêutica, farmacognosia, fitoterapia, síntese de fármacos, dentre outras. Assim, o curso de Conceitos Básicos em Química Orgânica será ministrado pelo Dr Thiago Belarmino de Souza, com a finalidade de revisar os principais fundamentos da referida disciplina e suas aplicações em várias áreas do saber, com ênfase em Farmácia.

Método Lógico para Redação Científica Internacional

.: Código PREAE: 1797
.: Coordenação: Rogério Grasseto Teixeira da Cunha
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 21/08/2014 a 28/08/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: A exigência por publicação internacional de bom nível é condição sine qua non, tanto para atender os preceitos da Capes quanto para acompanharmos a evolução do Brasil no cenário internacional. Além disso, é condição necessária para qualquer ciência. Este curso foca exatamente o como atingir tal meta. É disponível para quaisquer pessoas que sejam, ou serão, cientistas. Com o curso os alunos terão referenciais adequados para se guiarem rumo à publicação internacional, o que requer também uma ciência de boa qualidade.

Curso de Modelação Computacional em Sistemas de Abastecimento e Drenagem – EPANET 2.0 e SWMM 5.1

.: Código PREAE: 1802
.: Coordenação: Alexandre Silveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Recursos hídricos
.: Período de Realização: 14/07/2014 a 18/07/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Proporcionar uma sólida formação de base no desenvolvimento e utilização de modelos de simulação; Explorar modelos para usos na engenharia; Sistemas de abastecimento de água; Drenagem Urbana; Transmitir as principais noções ligadas à implementação e manutenção de modelos. Formador: Jorge Manuel G. P. Isidoro, Doutor em Engenharia Civil na área de de Hidráulica, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Professor Adjunto na Universidade do Algarve (UAlg), Faro, Portugal. Investigador Sênior no Instituto do Mar – Centro do Mar e Ambiente (IMAR- CMA), Coimbra, Portugal.

Introdução a Aspectos Técnicos, Econômicos e Ambientais da Industria do Petróleo e Gás Natural

.: Código PREAE: 1803
.: Coordenação: Luiz Carlos Rusilo
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 08/09/2014 a 29/09/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: O Objetivo do curso é apresentar uma introdução a aspectos econômicos genéticos e de sustentabilidade relacionados à Indústria do Petróleo e do Gás Natural, propiciando o entendimento dos principais conceitos técnicos e suas aplicações na cadeia produtiva, enfatizando-se a fase Upstream (E&P – exploração & produção e transporte), com uma breve abordagem do Downstream (refino do petróleo e distribuição do petróleo e do gás natural).

Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil, Infâncias e Arte

.: Código PREAE: 1812
.: Coordenação: Ronaldo Auad Moreira
.: Subcoordenação: Fabiana de Oliveira
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Infância e adolescência
.: Período de Realização: 13/09/2014 a 27/06/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: A formação continuada dos professores da educação básica encontra-se entre as prioridades do Ministério da Educação explicitadas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para garantir educação de qualidade, centrada no aprendizado do educando. A criação da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica é uma das respostas a esse compromisso. (2) Instituída pelo Decreto 6.755 de 29 de janeiro de 2009, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, tem por finalidade apoiar, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a formação inicial e continuada dos professores das redes públicas da educação básica. Dentre os princípios da política nacional está a formação docente construída em bases científicas e técnicas sólidas, como compromisso público de Estado. Pretende o Ministério aumentar o número de professores formados por instituições públicas de educação superior e garantir um referencial de qualidade para os cursos de formação inicial e continuada, sintonizando-os às necessidades formativas da educação básica e aos problemas da sala de aula. (3) Como estratégia de planejamento do apoio técnico e financeiro aos Estados, Municípios e Distrito Federal para o alcance dos compromissos postos no PDE, o MEC instituiu o Plano de Ações Articuladas (PAR), por meio do qual cada uma dessas instâncias consolida suas demandas, entre elas as ações de formação. Também como instrumento de planejamento, o MEC definiu o Catálogo de Cursos de Formação Continuada e criou, em 2012, o PDEInterativo, que possibilitou levantar o interesse dos professores, por meio da internet, nos cursos de formação oferecidos com base na demanda identificada nos PAR. A partir deste levantamento, foi disponibilizada na matriz orçamentária da referida Instituição recursos que viabilizaram este curso. (4) A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) assumindo sua ação transformadora frente às demandas da sociedade brasileira responsabiliza-se em conjunto com o Ministério da Educação no que se refere a propor ações de formação aos professores em exercício, especificamente, das profissionais que atuam na educação infantil. Neste sentido, considerando que ainda temos um número expressivo de profissionais atuando na educação infantil sem a formação necessária para o ensino da Arte, propomos aqui o curso de aperfeiçoamento em “Educação Infantil, Infâncias e Arte”, a partir de uma perspectiva pautada na reflexão da prática cotidiana, considerando as histórias destas profissionais juntamente com a teoria que fundamentará o curso.

Introdução a Matemática Financeira

.: Código PREAE: 1813
.: Coordenação: Rodrigo Sampaio Fernandes
.: Subcoordenação: Alexandre Rubim
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 04/09/2014 a 04/12/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Com o avanço da economia a cada dia tem-se exigido cada vez mais das pessoas um conhecimento, mesmo que básico, a cerca de temas relacionados com o mercado financeiro. Sendo assim, o presente curso visa transmitir, de forma introdutória, os conhecimentos básicos de matemática financeira para o publico participante. Onde se espera que ao término do mesmo os participantes sejam capazes de realizar os cálculos básicos relacionados com este tema tão importante hoje em dia.

Curso de Extensão em Docência na Educação Infantil

.: Código PREAE: 1819
.: Coordenação: Maria Emília Almeida da Cruz Tôrres
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 13/09/2014 a 13/04/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: O Curso de Extensão em Docência na Educação Infantil será um curso desenvolvido na modalidade presencial e ofertado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia – I.C.T. da Universidade Federal de Alfenas -UNIFAL. Conferirá certificado de Extensão em Docência na Educação Infantil. (2) A proposta do curso privilegia a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio de conhecimentos científicos e didáticos. São utilizadas atividades coletivas e individuais, de modo a promover o aprofundamento teórico-metodológico estimular processos de reflexão sobre as práticas, o cotidiano de trabalho em creches e pré-escolas e sobre o campo da educação infantil. (3) O material didático-pedagógico é composto por textos, estudos dirigidos, vídeos e outros recursos audiovisuais disponibilizados aos alunos, de acordo com os planos de ensino das disciplinas, bibliografia e especificidades locais. (4)

Iniciação ao Software Scratch

.: Código PREAE: 1823
.: Coordenação: Luiz Eduardo da Silva
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 03/09/2014 a 11/09/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Será ministrado um curso de Iniciação ao software Scratch – nova linguagem de programação que, de modo simples e intuitivo, introduz conceitos de programação, matemática e lógica.

Curso: Segurança e Primeiros Socorros em Laboratórios

.: Código PREAE: 1831
.: Coordenação: Pedro Orival Luccas
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 17/09/2014 a 19/09/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Laboratórios químicos e microbiológicos são considerados áreas de alto risco. Não existem informações estatísticas oficiais acerca dos acidentes que ocorrem nesses locais, no entanto, frequentemente são relatados acidentes de pequeno a média gravidade e raramente são reportados casos graves, em que se pode levar a morte. Esses acidentes ocorrem por diversas causas, sendo as principais: falhas na infra-estrutura do laboratório e falhas operacionais por falta de treinamento do pessoal que participa da rotina do laboratório. Portanto, a capacitação prévia de profissionais ajudará a reduzir o risco de acidentes. Com base no exposto propõe-se um curso para fornecer orientações básicas a cerca de segurança e primeiros socorros em laboratórios, sendo abordados temas como boas práticas em laboratórios de pesquisa e ensino, noções básicas sobre primeiros socorros, como proceder a evacuação em áreas de situação de emergência e tratamento de resíduos. A ação destina-se aos acadêmicos de graduação e pós-graduação das áreas de química e ciências farmacêuticas que estão ou estarão diretamente expostos a tais riscos. Assim, espera-se que tais profissionais sejam capacitados a atuar em possíveis situações de emergência.

Minicurso de Fotografia

.: Código PREAE: 1835
.: Coordenação: Luiz Felipe Ramos Turci
.: Subcoordenação: Giovani Ribeiro
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Artes visuais
.: Período de Realização: 30/09/2014 a 11/11/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Minicurso de fotografia previsto como ação do projeto “Sob o Olhar da Ciência”.

Praticando os Gêneros textuais: O Jornal

.: Código PREAE: 1837
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Alfabetização, leitura e escrita
.: Período de Realização: 23/09/2014 a 11/11/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Pensando no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em língua estrangeira, em especial no caso do espanhol, deve-se considerar que o avanço tecnológico pode possibilitar um maior contato com as culturas e as realidades de outras sociedades, favorecendo o estudo de língua espanhola. Dessa forma, pode-se pensar que o ambiente eletrônico proporciona novos mecanismos de pesquisas envolvendo o texto escrito que aproximam o aluno da língua a ser aprendida, conquanto, não se deva esquecer do texto escrito impresso, que não pode ser ignorado no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita de línguas estrangeiras. (2) Aliando ambos os tipos de textos, o curso “Praticando os Gêneros Textuais: O Jornal”, será realizado nas Escolas Estaduais Dr. Napoleão Salles e Dr. Emílio Silveira e terá como público-alvo os alunos de 2º e 3º anos do ensino médio. Nele, os alunos estudarão gêneros textuais através de várias abordagens, como charges, artigos de opinião, entrevistas, entre outros, todos em língua espanhola, para que seja possível, ao longo do curso, que os próprios alunos elaborem um jornal para toda escola.

Espanhol para o ENEM

.: Código PREAE: 1839
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 16/09/2014 a 23/10/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: O curso Espanhol Básico I, oferecido pelo PIBID Letras/Espanhol para os alunos das escolas públicas de Alfenas do EM, é uma alternativa para que os alunos deem continuidade ao estudo do idioma iniciado na escola regular. (2) Com esse curso pretende-se oferecer aos discentes conhecimentos básicos da língua espanhola, tornando-os capazes de desenvolver, em nível básico, as quatro habilidades linguísticas (falar, ler, escrever e ouvir) em espanhol e a competência comunicativa, além de terem acesso a elementos de cultura hispânica. (3) Esse tipo de curso tem importância para a formação dos alunos de EM uma vez que o idioma espanhol ocupa um lugar importante no mundo atualmente. É a terceira língua mais falada mundialmente, depois somente do mandarim e do inglês. Com isso, oferecer esse tipo de curso aos alunos das escolas públicas pode ser uma contribuição para o seu futuro profissional e sua formação individual, uma vez que o estudo de línguas estrangeiras contribui significativamente para a reflexão acerca da identidade de cada um e para o reconhecimento da diversidade cultural presente não só na cultura estrangeira, como na materna. (4) Vale recordar também que o espanhol passou a integrar, como opção de língua estrangeira, ao lado do inglês, o ENEM. Com isso, o oferecimento do presente curso transforma-se em uma opção para os alunos de EM que queiram optar pela prova de língua espanhola do ENEM, embora a proposta do curso não seja preparar os alunos para um exame, mas ensinar a língua espanhola em nível básico.

Espanhol Básico I

.: Código PREAE: 1840
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 13/09/2014 a 06/12/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Pensando no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em língua estrangeira, em especial no caso do espanhol, deve-se considerar que o avanço tecnológico pode possibilitar um maior contato com as culturas e as realidades de outras sociedades, favorecendo o estudo de língua espanhola. Dessa forma, pode-se pensar que o ambiente eletrônico proporciona novos mecanismos de pesquisas envolvendo o texto escrito que aproximam o aluno da língua a ser aprendida, conquanto, não se deva esquecer do texto escrito impresso, que não pode ser ignorado no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita de línguas estrangeiras. (2) Aliando ambos os tipos de textos, o curso “Praticando os Gêneros Textuais: O Jornal”, será realizado nas Escolas Estaduais Dr. Napoleão Salles e Dr. Emílio Silveira e terá como público-alvo os alunos de 2º e 3º anos do ensino médio. Nele, os alunos estudarão gêneros textuais através de várias abordagens, como charges, artigos de opinião, entrevistas, entre outros, todos em língua espanhola, para que seja possível, ao longo do curso, que os próprios alunos elaborem um jornal para toda escola.
 

Grupo de leituras literárias: ler em português e em espanhol

.: Código PREAE: 1841
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Alfabetização, leitura e escrita
.: Período de Realização: 15/10/2014 a 03/12/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Não fornecido em formato digital editável.

Curso de Aperfeiçoamento sobre Crack e outras drogas para Agentes do sistema judiciário, do Ministério e segurança pública e Profissionais da educação

.: Código PREAE: 1844
.: Coordenação: Denis da Silva Moreira
.: Subcoordenação: Érika de Cássia Lopes Chaves
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 17/10/2014 a 28/11/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Trata-se de um curso vinculados aos 28 municípios do CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DOS LAGOS DO SUL DE MINAS – CISLAGOS, inscritos nos cursos de capacitação do Centro Regional de Referência sobre Drogas da UNIFAL-MG. O Curso capacitará Agentes do sistema judiciário, do Ministério e Segurança pública e Profissionais da educação para o atendimento de usuários de crack, álcool e outras drogas.

Ciência no contraturno

.: Código PREAE: 1849
.: Coordenação: Daniel Juliano Pamplona da Silva
.: Subcoordenação: Rodrigo Rocha Cuzinato
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Espaços de ciência
.: Período de Realização: 29/09/2014 a 03/10/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: A ação ocorrerá durante uma semana, em período oposto ao horário de aula dos alunos participantes, tendo objetivo de apresentar a eles o ensino superior, evidenciando os cursos fornecidos pela UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas, e a vida acadêmica, estimulando assim uma visão política, ética, estética e técnica da profissão que virá a escolher para sua vida profissional. (2) No primeiro dia de atividades (segunda-feira) haverá uma visita guiada pelo Campus, proporcionando aos alunos participantes a oportunidade de se familiarizarem com a estrutura da Universidade, ao passar pelo laboratório de informática, os mesmos realizarão o registro no CAEX. E posteriormente, será ministrada uma aula de segurança em laboratório. (3) Na terça-feira (segundo dia) os participantes terão uma aula teórica sobre o assunto do experimento a ser realizado na sequencia. Na quarta-feira se repete o evento da terça-feira, porém com a uma experiência extra-classe, a saber, o Lançamento de foguetes do grupo Rocketees, visando mostrar uma Ciência para alem das paredes do laboratório e da sala de aula. (4) O último assunto (quinta e sexta-feira) abordado na ação será o Teatro Científico, os alunos participarão de uma oficina para melhor entendimento sobre o assunto e sucessivamente dividirão-se em grupos para elaboração de uma peça com um conceito científico. Os participantes terão tempo para ensaio e finalizando o evento ocorrerá a apresentação das peças desenvolvidas.

Atualização e Capacitação em Gestão Hospitalar

.: Código PREAE: 1859
.: Coordenação: Maria Regina Martinez
.: Subcoordenação: Roberta Seron
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: a definir a 19/12/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: O Programa Observatório de Gestão Hospitalar se propõe a desenvolver minicursos de atualização e capacitação e treinamentos nas seguintes temáticas: mapeamento, elaboração e análise de mapas de riscos ambientais; auditoria e acreditação hospitalar; mapeamento de processos hospitalares; gestão da qualidade em saúde: ferramentas de gestão e parâmetros para Acreditação Hospitalar; gestão de pessoas por competências; mapeamento de área física hospitalar e identificação de não conformidades; mapeamento de processos da farmácia hospitalar e unitarização de doses; mapeamento de processos do centro cirúrgico; mapeamento de desnutrição Intra- Hospitalar e impacto Organizacional; Mapeamento e análise de Risco Ergonômico do Trabalhador Hospitalar; Desenvolvimento de protocolos de risco e check list de cirurgia segura; gerenciamento de riscos hospitalares; formação de pessoas e aplicação de talentos; gestão de projetos: logística e monitoramento no ambiente hospitalar; e saúde do trabalhador.

Capacitação sobre Finanças Pessoais

.: Código PREAE: 1860
.: Coordenação: Leandro Riveli Teixeira Nogueira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 20/09/2014 a 20/09/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Esta ação tem como objetivo capacitar os alunos graduandos do BICE para atuarem como multiplicadores do Projeto de Extensão a qual está vinculada junto às Escolas Públicas de Varginha e região.

O que eu vou ser quando crescer?

.: Código PREAE: 1868
.: Coordenação: Wilges Bruscato
.: Subcoordenação: Leandro Lodi
.: Área Temática: Trabalho
.: Linha de Extensão: Gestão do trabalho
.: Período de Realização: 21/10/2014 a 25/11/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Socialização de informações úteis à escolha da carreira profissional, participação em processos de seleção em empresas e comportamento profissional desejado pelo mercado.

Treinamento em Roadmapping para o Gerenciamento da Inovação – Fibria Jarareí – SP

.: Código PREAE: 1876
.: Coordenação: Maicon Gouvêa de Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento de produtos
.: Período de Realização: 13/10/2014 a 13/10/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao projeto: Colaboração Universidade-Empresa para Transferência de Conhecimento Técnico em Gestão da Inovação de Produtos, Serviços e Tecnologias 
Resumo: A Ação visa a realização de treinamento em roadmapping para empresa a partir dos conteúdos do livro: Oliveira et al. Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2012., do qual o coordenador da proposta é um dos coautores.

Curso: Occupancy modeling – Teoria e Prática

.: Código PREAE: 1888
.: Coordenação: Rogério Grassetto Teixeira da Cunha
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 07/11/2014 a 07/11/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: A não-detecção de uma espécie em uma dada localidade não implica necessariamente na sua ausência. Desconsiderar a detectabilidade de uma espécie pode gerar resultados falsamente alarmistas e reduzir a confiabilidade de projeções de alterações no habitat. Neste curso, nós aprenderemos as bases teóricas da modelagem de padrões ecológicos, considerando explicitamente a detecção das espécies. Além disso, nós vamos aprender a executar essas análises nos softwares Presence e R. Não é necessário conhecimento prévio.

CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE DIAGNÓSTICOS, INTERVENÇÕES E RESULTADOS DE ENFERMAGEM, UTILIZANDO A CIPE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

.: Código PREAE: 1893
.: Coordenação: Sueli Leiko Takamatsu Goyatá
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 20/10/2014 a 12/12/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: O CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE DIAGNÓSTICOS, INTERVENÇÕES E RESULTADOS DE ENFERMAGEM, UTILIZANDO A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM (CIPE) VEM AO ENCONTRO DA NECESSIDADE DE INSTRUMENTALIZAR OS GRADUANDOS, PÓS-GRADUANDOS E PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DE QUALIFICAR ESSA CLIENTELA NA PRÁTICA CLÍNICA DE ENFERMAGEM, RESULTANDO EM MAIOR CIENTIFICIDADE AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

Curso de Educação e Tecnologia Alternativa

.: Código PREAE: 1907
.: Coordenação: Dimitri Augusto da Cunha Toledo
.: Subcoordenação: Ana Carolina Guerra
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 24/10/2014 a 24/10/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: A proposta do curso é proporcionar o conhecimento de Educação e das Tecnologias Sociais para os membros da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e para os membros do Grupo de Estudos: Economia Solidária em Debate. O curso se faz de suma importância uma vez que a temática orientará os alunos em sua formação e para acompanhamento dos grupos incubados. Assim, o resultado esperado é o conhecimento dos referidos assuntos para p processo de incubação dos empreendimentos acompanhados pela ITCO\Unifal, além de possíveis produções acadêmicas relacionadas com a temática.

Orçamento participativo e Finanças Públicas

.: Código PREAE: 1910
.: Coordenação: Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Gestão pública
.: Período de Realização: 30/10/2014 a 30/10/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: A necessidade surgiu a partir de uma demanda latente de qualificação do grupo de discentes envolvido nas atividades do projeto de extensão Orçamento Público sem mistério. A expectativa é que esta qualificação dê suporte, teórico e prático, aos alunos (bolsistas e não bolsistas) para a execução das atividades do projeto. 

 Uso Conjunto do AutoCAD, do EPANET e do SWMM Aplicado a Projetos de Redes de Água, Esgoto e Drenagem

.: Código PREAE: 1911
.: Coordenação: Alexandre Silveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Recursos hídricos
.: Período de Realização: 14/11/2014 a 14/11/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Proporcionar uma sólida formação de base no desenvolvimento e utilização de modelos de simulação; Explorar modelos para usos na engenharia; Sistemas de abastecimento de água; Drenagem Urbana; Transmitir as principais noções ligadas à implementação e manutenção de modelos. (2) Instrutor: Marco Aurélio Holanda de Castro, PhD Instrutor: Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília (1986), M.Sc. em Recursos Hídricos pela University of New Hampshire, USA, (1990), Ph.D. em Engenharia pela Drexel University, Philadelphia – USA (1994).

Noções básicas sobre as opções para investir no mercado financeiro

.: Código PREAE: 1913
.: Coordenação: Roni Antônio Mendes
.: Subcoordenação: Daniel Juliano Pamplona da Silva
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 17/11/2014 a 18/11/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: Este curso apresentará aos participantes diversos instrumentos de aplicação financeira, bem como seus riscos e garantias. Especificamente, serão apresentados os conceitos de poupança, CDB, LC, LCI, LCA e tesouro direto e como efetuar as aplicações nestes instrumentos. Também serão abordados os procedimentos necessários para se investir no mercado de ações.

Mudança de atitudes: Como elaborar curriculuns vencedores e participar de processos de seleção

.: Código PREAE: 1929
.: Coordenação: Luciene Resende Gonçalves
.: Subcoordenação: Michele Barbosa
.: Área Temática: Trabalho
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 13/11/2014 a 17/11/2014
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo: A ação tem o objetivo de orientar os alunos de graduação na mudança de atitudes quanto à vida universitária, orientação de elaboração de currículos e comportamento em entrevistas.