Cursos de Extensão ministrados em 2015

 Mapeamento de risco ambientais: Conceito e desenvolvimento de mapas de risco

.: Código PREAE: 464
.: Coordenação: Maria Regina Martinez
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento de produtos
.: Período de Realização: 12/05/2015 a 12/05/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Programa: Observatório de Gestão Hospitalar 
Resumo:
Este curso destina-se a instrumentalizar os membros do Observatório de Gestão Hospitalar a ter a percepção dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes apresentados ao servidor do ambiente hospitalar assim como desenvolver a técnica de captação de dados e conversão em mapa de risco através da ferramenta AutoCad.

Abordagem Fisioterapêutica do Idoso Restrito ao Domicílio na Atenção Primária à Saúde

.: Código PREAE: 508
.: Coordenação: Silvia Lanziotti Azevedo da Silva
.: Subcoordenação: ?
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde da família
.: Período de Realização: 28/05/2015 a 11/06/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A presente ação consiste em um curso a ser oferecido aos fisioterapeutas da Rede de Atenção à Saúde de Alfenas, que atuam na Atenção Primária. Dentro deste campo de atuação, está prevista a realização de visitas domiciliares, onde a maioria do público é idoso, com condição de saúde prejudicada, e restrição muitas vezes ao leito. Em outros casos, a restrição é ao domicílio, mas dentro dele é possível que este idosos seja funcional. A abordagem no domicílio, dentro das condições que este oferece, é um desafio ao fisioterapeuta, dentro da possibilidade de administração dos poucos recursos disponíveis na situação e otimização da criatividade para exploração do ambiente. (2) A educação permanente para profissionais das Redes de Atenção é prevista pelos Serviços de Saúde e a abordagem da atenção domiciliar ao idoso como um tópico foi colocada pelo próprios fisioterapeutas como demanda para aprendizado. (3) Dentro das maiores demandas dos profissionais fisioterapeutas, estão abordagem de posicionamento e higiene brônquica dos idosos acamados, exercícios com foco funcional dentro do domicílio, orientações, progressão do tratamento, objetivo de retirada do domicílio e continuidade do cuidado em grupos. (4) O mini-curso terá abordagem essencialmente prática, em 2 encontros presenciais, em duas quintas-feiras no período da tarde, de acordo com a disponibilidade de seu público alvo. As datas e horários previstos são 28/05/2015 e 11/06/2015, entre 13:00 e 17:00.

Introdução a Psicoterapia Cognitiva: Intervenção Cognitivas nos Transtornos Depressivos e Ansiosos

.: Código PREAE: 526
.: Coordenação: Carlos Dumas Gomes
.: Subcoordenação: Paulo Paiva Baisi
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/06/2015 a 31/10/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Introdução a psicoterapia cognitiva da ansiedade e depressão.

Ciência no contraturno

.: Código PREAE: 669
.: Coordenação: Daniel Juliano Pamplona
.: Subcoordenação: Rodrigo Rocha Cuzinatto
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Espaços de ciência
.: Período de Realização: 11/05/2015 a 15/05/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Programa: PET Ciência 
Resumo:
A ação ocorrerá durante uma semana, em período oposto ao horário de aula dos alunos participantes, tendo objetivo de apresentar a eles o ensino superior, evidenciando os cursos fornecidos pela UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas, e a vida acadêmica, estimulando assim uma visão política, ética, estética e técnica da profissão que virá a escolher para sua vida profissional.

Educação Financeira

.: Código PREAE: 675
.: Coordenação: Daniel Juliano Pamplona
.: Subcoordenação: Roni Antonio Mendes
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 18/03/2015 a 15/04/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Programa: PET Ciência 
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Curso de Leitura e Interpretação de Artigos Científicos em Língua Estrangeira – PET/ENFERMAGEM

.: Código PREAE: 763
.: Coordenação: Érika de Cássia Lopes Chaves
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 20/05/2015 a 20/11/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Atividade em grupo realizada por meio da leitura, interpretação e discussão de artigos científicos publicados em línguas estrangeiras. Os encontros ocorrerão em intervalos de 15 dias, com duração de aproximadamente 60 minutos. Trata de uma atividade a ser desenvolvida apenas para os alunos do grupo PET/ENFERMAGEM.

O uso do Geogebra para o ensino-aprendizagem de funções

.: Código PREAE: 776
.: Coordenação: Angela Leite Moreno
.: Subcoordenação: Andréa Cardoso
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 16/04/2015 a 25/06/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Este curso de extensão destina-se a Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino, em particular, dos professores das escolas parceiras do PIBID-Matemática, juntamente com os alunos do curso de Matemática-Licenciatura. No primeiro momento, o cursista deve conhecer o software matemático GeoGebra, para isto serão utilizados os conceitos de potenciação, função e função exponencial, além de algumas de suas propriedades e aplicações. No segundo momento, o cursista deve, utilizando o software GeoGebra, elaborar uma intervenção sobre o conteúdo de potenciação, para cursistas que atuam no Ensino Fundamental II, ou sobre o conteúdo de função exponencial, para cursistas que atuam no Ensino Médio para que realmente ocorra a inclusão de novas metodologias no ensino de Matemática.

Curso Preparatório para o exame do Instituto Brasileiro de Atuária

.: Código PREAE: 777
.: Coordenação: LARISSA GONÇALVES SOUZA
.: Subcoordenação: Leandro Ferreira
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 04/05/2015 a 15/05/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A proposta do curso é proporcionar aos estudantes e recém formados do curso de Ciências Atuariais uma revisão dos conhecimentos a serem utilizados no exame do Instituto Brasileiro de Atuária(IBA). Neste sentido, o objetivo do curso consiste em preparar os estudantes para tal exame com aulas expositivas e resolução de exercícios de provas anteriores relativos aos Módulos Atuária, Economia, Estatística e Contabilidade. De forma geral, pretende-se revisar e esclarecer dúvidas do conteúdo programático de tais módulos e espera-se que ao final do curso os alunos estejam preparados para a realização do exame.

Avanços no diagnóstico laboratorial das doenças parasitárias

.: Código PREAE: 969
.: Coordenação: Marcos José Marques
.: Subcoordenação: Herminia Yohko Kanamura
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 08/06/2015 a 11/06/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O diagnóstico etiológico das infecções parasitárias se baseiam em exames parasitológicos de fezes, sangue ou outras secreções, mas para algumas delas, métodos imunodiagnósticos e moleculares tem mostrado melhor eficiência diagnóstica.O curso tem como objetivo discutir as bases teóricas e os princípios das técnicas sorológicas e moleculares, assim como suas aplicações no diagnóstico e entendimento da patogenia das principais doenças causados por parasitas.

Curso de Inglês instrumental para mineração

.: Código PREAE: 986
.: Coordenação: Carolina Del Roveri
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 04/05/2015 a 06/07/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Educação Financeira

.: Código PREAE: 1106
.: Coordenação: Roni Antonio Mendes
.: Subcoordenação: Daniel Juliano Pamplona
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 02/06/2015 a 30/06/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Programa: PET Ciência 
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Curso de Capacitação em Instrumentação Cirúrgica – 2015

.: Código PREAE: 1945
.: Coordenação: Maria Silvana Totti da Costa
.: Subcoordenação: Maria Betânia Tinti de Andrade
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 11/04/2015 a 08/08/2015
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trata-se de curso de capacitação em instrumentação cirúrgica, direcionado a profissionais de enfermagem e estudantes de enfermagem e medicina.

Aperfeiçoamento de técnicas laboratoriais utilizadas no Laborátório de Análise Nutricionais e Tóxicológicas in vivo (LANTin)

.: Código PREAE: 1949
.: Coordenação: Lellis Henrique Costa
.: Subcoordenação: Luciana Azevedo
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Segurança alimentar e nutricional
.: Período de Realização: 11/12/2014 a 27/03/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso será estruturado de maneira a abordar os temas referentes aos trabalhos realizados no LANTin, de modo a capacitar os alunos para o trabalho no mesmo, os tópicos abordados serão os seguintes: Primeiros socorros: abordagem dos tópicos principais para segurança individual e coletiva; Bioterismo: manipulação animal; Pipetagem e manipulação de micropipetas: mesura de volumes diminutos; Teste de micronúcleo de medula óssea: teoria e prática; Teste de micronúcleo em intestino: teoria e prática; ensaio cometa:teoria e prática; Criptas aberrantes e Focos depletados de Mucina:teoria e prática; Estresse oxidativo: teoria e prática; Técnicas cirúrgicas em cobaias.

Introdução à Museologia e aos Museus

.: Código PREAE: 1960
.: Coordenação: Luciana Menezes de Carvalho
.: Subcoordenação: Claudio Umpierre Carlan
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Patrimônio cultural, histórico e natural
.: Período de Realização: 24/02/2015 a 07/07/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Projeto: Planejando o Museu da UNIFAL-MG: a relação dos discentes com o Patrimônio e a Memória no Centenário da UNIFAL-MG 
Resumo:
O presente curso visa iniciar os participantes no universo dos museus e da Museologia, tratando dos seguintes temas: Museologia e sua reivindicação por um espaço específico entre os campos disciplinares; Introdução à história dos museus; Construção de narrativas e discursos dos museus: o caso dos Museus Históricos; Tipologia de museus: dos Museus Tradicionais aos Museus Comunitários; Noções básicas sobre organização e gestão de museus; Museografia, expografia e comunicação; Os museus e seus públicos; e Preservação em Museus. Ainda, o curso contará com visitas técnicas a museus de diferentes tipologias.

Introdução à Ilustração Científica

.: Código PREAE: 1963
.: Coordenação: Marcelo Polo
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Artes integradas
.: Período de Realização: 07/04/2015 a 18/06/2015
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso de desenho científico é encontrado em pouquíssimas instituições no Brasil, o que é um reflexo da falta de incentivo ao desenvolvimento de projetos sobre o assunto. Uma iniciativa futura poderia surgir da Instituição, reunindo profissionais da área e alunos com experiência em desenho, atingindo um público ainda maior do que a Biologia como, por exemplo, a Geografia, a Odontologia, Enfermagem, bem como os cursos de Ciências Exatas, entre outros. Os acadêmicos que se interessam no assunto, mas são leigos em desenho, muitas vezes sentem-se inseguros em procurar ajuda ou não encontram ajuda especializada. Todo aluno tem um potencial que precisa apenas ser lapidado. Esse projeto oferecerá a oportunidade de o aluno melhorar sua capacidade de observação e de conhecerem técnicas de desenho básico em ciências e, consequentemente, sentirem-se seguros para aplicá-los em seus trabalhos, painéis, aulas, etc. Espera-se com esse curso melhorar a capacidade de observação dos alunos, à absorção dos conteúdos teóricos e ao aprendizado das técnicas de desenho básico. Serão aplicados, no decorrer das aulas, exercícios práticos em sala de aula que serão acompanhados pela instrutora responsável, seguidos de dicas e sugestões para a sua realização. Também serão propostas atividades para casa, que deverão ser entregues à instrutora na semana seguinte.

INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA FINANCEIRA

.: Código PREAE: 1971
.: Coordenação: RODRIGO SAMPAIO FERNANDES
.: Subcoordenação: ALEXANDRE RUBIM
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 26/03/2015 a 07/07/2015
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Com o avanço da economia a cada dia tem-se exigido cada vez mais das pessoas um conhecimento, mesmo que básico, a cerca de temas relacionados com o mercado financeiro. Sendo assim, o presente curso visa transmitir, de forma introdutória, os conhecimentos básicos de matemática financeira para o publico participante. Onde se espera que ao término do mesmo os participantes sejam capazes de realizar os cálculos básicos relacionados com este tema tão importante hoje em dia.

Parasitoses oportunistas intestinais: aspectos clínicos, epidemiológicos e diagnóstico laboratorial, com aulas práticas de exame de fezes para identificação de Blastocystis hominis e Crysptosporidium sp

.: Código PREAE: 1984
.: Coordenação: Rosângela Vieira Siqueira
.: Subcoordenação: Herminia Yohko Kanamura
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 23/03/2015 a 25/03/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Curso/treinamento para capacitação de técnicos dos laboratórios de parasitologia básica e clínica e de discentes dos cursos de graduação da UNIFAL, na execução de exames parasitológico de fezes para identificação de larvas, ovos, cistos ou oocistos de parasitos intestinais, com ênfase no diagnóstico de protozooses oportunistas como Blastocystis hominis e Cryptosporidium sp.

Gestão de projetos: premissas e aplicações do PMBOK

.: Código PREAE: 1985
.: Coordenação: Maria Regina Martinez
.: Subcoordenação: Marcelo Lacerda Rezende
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 09/03/2015 a 11/12/2015
.: Classificação do Curso: À distância
Resumo:
Este curso pretende desenvolver-se por meio da plataforma moodle da UNIFAL-MG, no qual serão abordados assuntos especificamente relacionados às premissas e às aplicações do guia PMBOK (Project Management Body of Knowldge) na gestão de projetos. Tal guia é constituinte da metodologia do Programa Observatório de Gestão Hospitalar da UNIFAL-MG e por isso a necessidade de se realizar esse curso para instrumentalizar e capacitar os colaboradores do Observatório a gerenciarem seus projetos de acordo com as premissas e aplicações estudadas.

Curso Introdutório a Séries Temporais

.: Código PREAE: 2380
.: Coordenação: Luciene Resende Gonçalves
.: Subcoordenação: Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Empreendedorismo
.: Período de Realização: 10/03/2015 a 19/05/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso visa fazer uma apresentação introdutória do assunto séries temporais. Esta metodologia, diferentemente das metodologias estatísticas clássicas, é justificada pela dependência entre as observações e também pela relevância da ordem cronológica. O objetivo do curso será capacitar os alunos a construir modelos que descrevam de forma satisfatória dados com tais comportamentos.

Curso de Capacitação em Instrumentação Cirurgica 2105/2

.: Código PREAE: 2408
.: Coordenação: Maria Silvana Totti da Costa
.: Subcoordenação: Maria Betânia Tinti de Andrade
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação Profissional
.: Período de Realização: 15/08/2015 a 12/12/2015
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Este curso tem a proposta de preparar profissionais da área da saúde – enfermeiros, estudantes de enfermagem e de medicina e técnicos de enfermagem, para atuar em toda a evolução cirúrgica – tempos cirúrgicos, desenvolvendo habilidades para o desempenho da função de instrumentador cirúrgico.

CAPACITAÇÃO EAD – MOODLE

.: Código PREAE: 2409
.: Coordenação: Edna de Oliveira
.: Subcoordenação: Sílvia Ferreira Caproni Gonçalves
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de Professores
.: Período de Realização: 16/06/2015 a 30/06/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O Projeto Local ?Capacitação em Educação a distância – MOODLE? é uma ação que visa capacitar os professores do ICSA (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas), instalado no campus de Varginha, para trabalhar na modalidade de Educação a Distância, possibilitando o domínio de ferramentas e recursos disponíveis para esta modalidade de ensino. O projeto prevê atividades presenciais e a distância, em que os professores poderão desenvolver habilidades que possam contribuir para o trabalho docente a partir da utilização de novas tecnologias da informação e comunicação.

Capacitação em Saúde Bucal para Agentes Comunitários de Saúde

.: Código PREAE: 2424
.: Coordenação: Wagner Costa Rossi Júnior
.: Subcoordenação: Alessandra Esteves
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde Humana
.: Período de Realização: 14/08/2015 a 02/10/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
No contexto da educação em saúde, as equipes de saúde bucal devem ter como papel central uma prática educativa voltada para a promoção da saúde, trabalhando questões que vão além da questão biológica, com o objetivo de estimular na população atendida o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e comportamentos favoráveis ao cuidado da saúde e a emancipação, tanto individualmente quanto coletivamente.

Pneumonia associada a ventilação: implantação do protocolo de cuidados denominado ?Bundle de Ventilação?

.: Código PREAE: 2425
.: Coordenação: Silvia Graciela Ruginsk Leitão
.: Subcoordenação: Maria Regina Martinez
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Gestão Institucional
.: Período de Realização: 10/08/2015 a 14/08/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Este curso pretende desenvolver-se por meio de treinamento presencial na Santa Casa de Alfenas, no qual serão abordados assuntos especificamente relacionados às premissas e aplicação de um protocolo de cuidados ?Bundle de Ventilação?? em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva neste mesmo hospital, como meio de prevenção e minimização de riscos de desenvolvimento de Pneumonia Associada a Ventilação. Tal atividade é constituinte do ?Programa Observatório de Gestão Hospitalar da UNIFAL-MG? e do projeto de iniciação científica ?Observatório de Gestão Hospitalar: Validação de biomarcadores para avaliação do estado clínico de pacientes em ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva da cidade de Alfenas? e por isso a necessidade de se realizar esse curso para treinamento e capacitação dos colaboradores discentes e equipe médica da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Alfenas.
 

I Curso em Morfologia, Biologia Celular e do Desenvolvimento

.: Código PREAE: 2427
.: Coordenação: Angel Roberto Barchuk
.: Subcoordenação: Valdemar Antônio Paffaro Júnior
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação Profissional
.: Período de Realização: 27/07/2015 a 30/07/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento (DBCD) da Universidade Federal de Alfenas-MG promoverá o I Curso em Morfologia, Biologia Celular e do Desenvolvimento no período entre os dias 27 a 30 de julho.

Redação de textos científicos

.: Código PREAE: 2431
.: Coordenação: Rogério Grassetto Teixeira da Cunha
.: Subcoordenação: Flávio Nunes Ramos
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Temas Específicos / Desenvolvimento Humano
.: Período de Realização: 14/12/2015 a 18/12/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Ao longo do curso os alunos receberão noções detalhadas de como redigir um bom título e um bom resumo, terão noções básicas sobre como estruturar cada uma das seções do seu trabalho e receberão treinamento sobre como elaborar tabelas e figuras. Para facilitar a compreensão, foram selecionados centenas de exemplos do que fazer e do que nunca fazer quando estiver escrevendo um texto científico. Ao final do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de: (1) atrair a atenção do seu leitor com um bom título; (2) transmitir a ideia geral do seu trabalho em um resumo curto e informativo; (3) organizar melhor suas ideias e estruturar seu texto antes de começar a escrevê-lo; (4) redigir um trabalho em uma sequência lógica, direta e clara para o seu leitor.

Administração da Carreira Acadêmica

.: Código PREAE: 2432
.: Coordenação: Rogério Grassetto Teixeira da Cunha
.: Subcoordenação: Érica Hasui
.: Área Temática: Trabalho
.: Linha de Extensão: Gestão do trabalho
.: Período de Realização: 02/09/2015 a 04/09/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A formação de cientistas na pós-graduação tem grande ênfase nas habilidades técnicas em campo e laboratório, mas raramente prepara para as responsabilidades profissionais que a carreira acadêmica impõe. Nosso curso pretende aparelhar docentes e pós-graduandos de algumas ferramentas da administração voltadas para a gestão de equipe de pesquisa, Networking, administração do tempo e gestão de projetos.

Nutrição do Esporte

.: Código PREAE: 2433
.: Coordenação: Cristiane da Silva Marciano Grasselli
.: Subcoordenação: Hudsara Aparecida de Almeida Paula
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde Humana
.: Período de Realização: 14/08/2015 a 11/12/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trata-se de um curso que terá como objetivo oferecer conhecimento a respeito dos princípios básicos da nutrição esportiva, da avaliação nutricional do esportista e das necessidades nutricionais em diferentes modalidades de esporte.
 

Introdução à Museologia e aos Museus

.: Código PREAE: 2434
.: Coordenação: Luciana Menezes de Carvalho
.: Subcoordenação: Cláudio Umpierre Carlan
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Patrimônio Cultural, Histórico e Natural
.: Período de Realização: 09/09/2015 a 09/12/2015
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O presente curso visa iniciar os participantes no universo dos museus e da Museologia, tratando dos seguintes temas: Museologia e sua reivindicação por um espaço específico entre os campos disciplinares; Introdução à história dos museus; Construção de narrativas e discursos dos museus: o caso dos Museus Históricos; Tipologia de museus: dos Museus Tradicionais aos Museus Comunitários; Noções básicas sobre organização e gestão de museus; Museografia, expografia e comunicação; Os museus e seus públicos; e Preservação em Museus. Ainda, o curso contará com visitas técnicas a museus de diferentes tipologias. Esta atividade visa capacitar seus participantes com requisitos mínimos para atuação em museus.

Aptidão agrícola, capacidade de uso, levantamento conservacionista e uso planejado do solo

.: Código PREAE: 2442
.: Coordenação: Ronaldo Luiz Mincato
.: Subcoordenação: Breno Régis Santos
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
.: Período de Realização: 10/09/2015 a 11/09/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Curso de extensão, ministrado voluntariamente pelo Prof. Dr. Marx Leandro Naves Silva do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras, sobre os aspectos pedológicos e relação com a erosão do solo; fatores determinantes e mecanismos de erosão; modelagem da erosão hídrica; erodibilidade do solo; erosividade da chuva; fator topográfico; fator cobertura; práticas conservacionistas e sistemas de manejo; tolerância de perdas; pesquisa em conservação do solo; qualidade do solo; recuperação de áreas degradadas pela erosão; levantamento e planejamento conservacionista; conservação do solo e água em sub-bacias hidrográficas; poluição do solo e da água.

A formação de licenciandos/as dos Cursos de Pedagogia, Química, Geografia da UNIFAL-MG na vertente dialógica: desafios e possibilidades

.: Código PREAE: 2448
.: Coordenação: Renata Sebastiana dos Santos
.: Subcoordenação: Vanessa Cristina Girotto
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de Professores
.: Período de Realização: 05/09/2015 a 07/11/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Em minha atuação profissional tenho percebido que uma parcela considerável do corpo docente, discente e das instituições de ensino da educação básica apresenta uma inquietação acerca da construção do currículo dos cursos de formação de professores/as e, em decorrência dessa inquietação e da ocorrência de situações de insucesso na escola, especialmente quando há necessidade de atender a todos/todas os/as alunos/alunas. As bases teóricas que orientarão este trabalho fundamentam-se principalmente na perspectiva da Aprendizagem Dialógica que está dentro do que Flecha (1999) chama de paradigma comunicativo, pois confronta as concepções da aprendizagem positivista com uma postura crítica às ações autoritárias e com as relações de poder comumente estabelecidas na sociedade. O enfoque desta perspectiva é interdisciplinar e contempla as dimensões: pedagógica, sociológica e epistemológica e, por esse motivo, acredita-se que trará transformações no contexto em que a pesquisa será desenvolvida.

Avaliação de ações de Extensão

.: Código PREAE: 2450
.: Coordenação: Eliane Garcia Rezende
.: Subcoordenação: Ana Rute do Vale
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação Profissional
.: Período de Realização: 28/09/2015 a 09/11/2015
.: Classificação do Curso: À distância
Resumo:
Curso na modalidade semipresencial, oferecido pela Pró-reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, com 30 horas de carga horária, objetivando discutir sobre avaliação de ações de extensão, desde a concepção da proposta, perpassando pelo desenvolvimento e produção do relatório final. Essa atividade esta vinculada ao Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC).
 

I Curso de Anatomia Radiológica da UNIFAL

.: Código PREAE: 2483
.: Coordenação: Augusto Castelli Von Atzingen
.: Subcoordenação: Evelise Aline Soares
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde Humana
.: Período de Realização: 17/09/2015 a 12/11/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso de extensão em Anatomia Radiológica pretende esclarecer aspectos importantes sobre a anatomia humana e interpretação das imagens de raios-x, ultrassonografia (US), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).

Curso de Extensão para Cantineiras de Paraguaçu (MG)

.: Código PREAE: 2489
.: Coordenação: Tânia Mara Rodrigues Simões
.: Subcoordenação: Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Segurança Alimentar e Nutricional
.: Período de Realização: 14/10/2015 a 16/10/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Curso para reciclagem dos profissionais envolvidos com a merenda escolar da rede municipal de ensino de Paraguaçu (MG). O curso acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2015, abordando temas como manipulação de alimentos e manual de boas práticas, relações humanas e educação ambiental, aproveitamento integral dos alimentos e elaboração de cardápios criativos para a merenda escolar. Tais assuntos serão ministrados, em Paraguaçu, por três alunos do 8º período do curso de Nutrição, sob orientação docente, nos dias 14/10 e 15/10. Também será realizada, em 16/10, uma oficina dietética ?Aproveitamento integral dos alimentos e receitas criativas para a merenda escolar?, no laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG.

Teatro para iniciantes

.: Código PREAE: 2492
.: Coordenação: Luiz Antonio Sabeh
.: Subcoordenação: Walter Francisco Figueiredo Lowande
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Artes Cênicas
.: Período de Realização: 26/09/2015 a 26/09/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A oficina Teatro para iniciantes é uma ação do projeto de extensão Novas mídias para a divulgação do conhecimento histórico, que visa para promover reflexões teóricas e ações práticas voltadas à elaboração de um acervo capaz de divulgar o conhecimento histórico desenvolvido no ambiente acadêmico nacional e internacional para um público amplo que não apenas o da comunidade científica. Nessa perspectiva, a oficina destina-se a apresentar o teatro como ferramenta didática e de comunicação social capaz, também, de divulgar o conhecimento histórico.

Estudo de Volumes através da História e do jogo RPG

.: Código PREAE: 2503
.: Coordenação: Andréa Cardoso
.: Subcoordenação: Ângela Leite Moreno
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
.: Período de Realização: 19/10/2015 a 06/11/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O estudo de Geometria vem sendo abandonado pelos professores de educação básica desde Movimento da Matemática Moderna nas escolas brasileiras. Atualmente os pesquisadores tem indicado o resgate da aprendizagem de Geometria na prática escolar por meio de recursos e métodos alternativos ao tradicional. Este projeto propõe o desenvolvimento de uma sequência didática para o estudo de volumes como parte dos conceitos estudados em Geometria Espacial em turmas do Ensino Médio de uma escola pública. A sequência didática será elaborada a partir de um jogo didático envolvendo aspectos da História da Matemática. O uso de jogos e da História foi pensando como recurso motivador para a aprendizagem dos alunos como instrumento para o desenvolvimento de habilidades requeridas para este nível de ensino.

Farmacologia para residência médica

.: Código PREAE: 2526
.: Coordenação: Márcia Helena Miranda Cardoso Podestá
.: Subcoordenação: Larissa Helena Lobo Torres Pacheco
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Fármacos e Medicamentos
.: Período de Realização: 09/04/2015 a 05/11/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trata-se de uma ação pedagógica, de caráter teórico, presencial, da disciplina de Farmacologia, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária 60 horas e critérios de avaliação definidos.

Educação Financeira

.: Código PREAE: 2531
.: Coordenação: Roni Antônio Mendes
.: Subcoordenação: Daniel Juliano Pamplona da Silva
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Emprego e Renda
.: Período de Realização: 23/09/2015 a 04/11/2015
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso de Educação Financeira tem sido oferecido sistematicamente à comunidade acadêmica do Instituto de Ciência e Tecnologia e à Comunidade de Poços de Caldas – MG desde o segundo semestre de 2014. Neste curso abordam-se conceitos básicos de matemática financeira, cálculos envolvendo financiamentos (Tabelas SAC e PRICE) e rendimentos de aplicações. Aborda-se também, de maneira geral, como devemos lidar de maneira racional com o dinheiro, evitando-se gastos supérfluos e poupando para as emergências e necessidades. A formação de patrimônio emergencial e patrimônio de independência financeira é estimulada. Por fim, abordamos também os vários ativos financeiros que podem ser utilizados pelo poupador para atingir seus objetivos, sendo eles Renda Fixa (poupança, CDBs, Letras e Tesouro Direto), Moedas (Dólar e Ouro), Fundos de Investimento Imobiliário (FII), Ações e noções básicas de derivativos (Opções).

Capacitação de tutores do Mentoring: Projeto de Apoio ao Estudante de Medicina

.: Código PREAE: 2546
.: Coordenação: Vânia Regina Bressan
.: Subcoordenação: Carlos Dumas Gomes
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde Humana
.: Período de Realização: 07/11/2015 a 05/12/2016
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Este curso de capacitação a tutores é parte inicial do Mentoring: Projeto de Apoio ao Estudante de Medicina, que iniciará em fevereiro de 2016 e posteriormente será cadastrado como Projeto de Extensão. Este projeto tem por objetivo desenvolver ações de caráter preventivo e curativo para que se possa, em um ambiente humanizado, compreender, conhecer e acompanhar a vida do acadêmico, proporcionando-lhe momentos de reflexão, tomada de consciência e competências para enfrentar as dificuldades no meio acadêmico-social, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Contará com cerca de 20 tutores/mentores que acompanharão, no decorrer de todo o curso, mensalmente, um grupo de até 20 alunos. Para o bom desempenho de figura que inspira, dá conselhos e auxilia o estudante de Medicina a atravessar a jornada, sem assumir a postura de avaliador, papel de pai, amigo ou psicoterapeuta, os tutores/mentores serão capacitados. Por isso, propomos este curso de capacitação a tutores.

Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais

.: Código PREAE: 2554
.: Coordenação: Antonio Carlos Andrade Ribeiro
.: Subcoordenação: Gleyton Carlos da Silva Trindade
.: Área Temática: Direitos Humanos e Justiça
.: Linha de Extensão: Gestão Pública
.: Período de Realização: 26/11/2015 a 26/11/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O objetivo do curso é apresentar aos alunos os princípios do planejamento estratégico. Serão discutidos os principais instrumentos de planejamento e os seus componentes principais. Dentre eles, destaca-se a importância de se planejar a intervenção por meio da elaboração de indicadores, que são instrumentos para que as atividades e ações possam ser monitoradas e avaliadas. O segundo módulo do curso está centrado na discussão sobre os tipos de indicadores e sobre os processos de avaliação de políticas públicas. O terceiro módulo selecionará uma área específica de política pública ? a assistência social ? para que sejam apresentados alguns aplicativos criados para auxiliar o monitoramento e avaliação das políticas públicas. Obs.: A ação proposta não irá gerar ônus à Pró-Reitoria de Extensão da Unifal-MG. O convidado ficará hospedado na casa do coordenador e o transporte do convidado será custeado pelos coordenadores. 

SUSTENTABILIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

.: Código PREAE: 2556
.: Coordenação: Breno Régis Santos
.: Subcoordenação: Marcelo Polo
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões Ambientais
.: Período de Realização: 05/11/2015 a 10/12/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso visa trazer o conhecimento teórico e prático sobre a temática de sustentabilidade e Mudanças Climáticas.

Jogos e Materiais Manipuláveis para o Ensino de Matemática: um curso para licenciandos em Matemática

.: Código PREAE: 2560
.: Coordenação: Ângela Leite Moreno
.: Subcoordenação: Andréa Cardoso
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de Professores
.: Período de Realização: 06/10/2015 a 24/11/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Neste curso pretende-se primeiramente apresentar conceitualmente o que são Materiais Manipuláveis e Jogos Didáticos, que são utilizados em algumas tendências de Educação Matemática, discutir sobre a importância do uso metodologias diferenciadas para o ensino-aprendizagem de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio, conscientizar os participantes que o uso simplesmente pelo uso não leva a um ganho significativo em termos de aprendizagem, que toda a intervenção com este tipo de material precisa ser bem planejada. Deste modo, esta ação pretende capacitar e incentivar a utilização de Materiais Manipuláveis e Jogos para o Ensino de Matemática.

Inserindo o GeoGebra no Ensino de Matemática

.: Código PREAE: 2565
.: Coordenação: Ângela Leite Moreno
.: Subcoordenação: Andréa Cardoso
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de Professores
.: Período de Realização: 01/10/2015 a 10/12/2015
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Devido a demanda dos professores da rede de ensino pública do município de Elói Mendes em compreender como funciona o software GeoGebra para a elaboração de avaliações e como a sociedade necessita de inovações nas metodologias de Ensino de Matemática nos dias atuais, o presente curso de introdução ao uso do GeoGebra visa capacitar os professores participantes a utilizá-lo inicialmente na elaboração de avaliações, e, como o uso de tal tecnologia é incorporado em diversas metodologias de ensino como: Modelagem Matemática, Investigação em Matemática, Resolução de Problemas, TIC?s, Construtivismo, entre outras, também pretende-se incentivá-los a incorporar o software em suas aulas.

ACONSELHAMENTO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

.: Código PREAE: 2577
.: Coordenação: Carlos Dumas Gomes
.: Subcoordenação: Paulo Paiva Baisi
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Uso de Drogas e Dependência Química
.: Período de Realização: 01/03/2016 a 30/06/2016
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O uso de substâncias psicoativas, incluindo as substâncias licitas álcool e nicotina; tornaram-se um grande problema de saúde pública. Em torno de dois bilhões de pessoas no mundo são usuárias de álcool. A nicotina é consumida por 1,3 bilhões de pessoas e 185 milhões são usuários de drogas ilícitas Ambas, as drogas lícitas e ilícitas; são responsáveis por 12,4% das mortes ocorridas no mundo. No Brasil o II levantamento domiciliar sobre o uso de drogas apontou a prevalência de 12,3% de dependência química de álcool, e um índice crescente do consumo de substâncias ilícitas. A dependência química trata-se de um problema complexo e multifacetado, devendo ser vista como uma doença de cunho biopsicossocial. A formação de profissionais de saúde treinados sobre o tema é um aspecto fundamental no sucesso das intervenções, urge a necessidade de treinamento e informação na graduação dos cursos de saúde, assim como especializações e cursos de extensão. Com esses objetivos é que propomos um curso com noções básicas sobre dependência com objetivo de treinamento da comunidade acadêmica para futuras intervenções na comunidade.