Eventos e Palestras promovidos em 2008

XXIX Semana da Enfermagem

.: Código PREAE: 001
.: Coordenação: DENIS DA SILVA MOREIRA
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 28/05/08 a 30/05/08
Resumo:
Para promover o estímulo e a valorização do exercício da enfermagem no âmbito do cuidado e para incentivar, regionalmente, o desenvolvimento científico/tecnológico em enfermagem, o departamento de Enfermagem da Unifal-MG, organizador do evento, programou mesas redondas, cursos e apresentações de resumos de trabalhos científicos, sob o eixo articulador temático “Saúde, Poder e Cidadania”.
.: Clique aqui para mais informações.
.: Fotos do evento.

XV Jornada Mineira de Estomatologia

.: Código PREAE: 006
.: Coordenação: João Adolfo Costa Hanemann
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: saúde
.: Período de Realização: 15/05/08 a 17/05/08
Resumo:
As JOME’s, que ocorrem anualmente, se caracterizam pela discussão de Casos Clínicos, com ênfase nos métodos de diagnóstico e de tratamento das doenças bucais. Os casos clínicos são apresentados por acadêmicos orientados por docentes de Cursos de Odontologia, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais e o envolvimento dos acadêmicos com esta especialidade.
.: Clique aqui para mais informações.

IV Sumire Sudminasa Rekongio de Esperanto

.: Código PREAE: 112
.: Coordenação: MARCOS COELHO BISSOLI
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Período de Realização: 29/06/08 a 29/06/08
Resumo:
O IV Sumire Sudminasa Renkonti?o de Esperanto (4º Encontro Sul-Mineiro de Esperanto) é um evento da Sociedade Esperantista Mineira. O evento, realizado anualmente, objetiva divulgar o Esperanto no Sul de Minas Gerais.
.: Clique aqui para mais informações.
.: Fotos do evento.

Acidentes por serpentes

.: Código PREAE: 126
.: Coordenação: Verônica Ferreira Magalhães
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: saúde
.: Período de Realização: 14/04/08 a 14/04/08
Resumo:
Os acidentes provocados por serpentes peçonhentas têm importância médica em virtude de sua grande freqüência e gravidade. Esta palestra destina-se aos acadêmicos da área da saúde e visa fornecer informações atualizadas para identificação, diagnóstico e conduta de emergência frente a esse tipo de agravo à saúde.

XLI – Semana Científica Odontológica

.: Código PREAE: 127
.: Coordenação: HEITOR MARQUES HONÓRIO
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 02/06/08 a 06/06/08
Resumo:
A Semana Científica Odontológica visa compartilhar a seus participantes os mais modernos e atuais conhecimentos técnicos, científicos e culturais no exercício da Odontologia.
.: Clique aqui para mais informações.

Dermocosméticos e cosmecêuticos na manipulação

.: Código PREAE: 128
.: Coordenação: LUCIENE ALVES MOREIRA MARQUES
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 14/04/08 a 14/04/08
Resumo:
Essa palestra objetiva aprofundar os conhecimentos sobre os ativos utilizados na manipulação de dermocosméticos e cosmecêuticos a fim de garantir uma manipulação racional e de melhorar o atendimento ao cliente.

Biosegurança: A Importância da Imunização para o Trabalhador de Saúde

.: Código PREAE: 129
.: Coordenação: MARIA INÊZ BARBOSA BRAGA BÉRGAMO
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 18/04/08 a 18/04/08
Resumo:
Palestra promovida em parceria com a Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais sobre a ocorrência de acidentes mais comuns observados entre os trabalhadores da área da saúde e cuidados preventivos com ênfase na imunização. Foram abordados o calendário de imunização específica dos trabalhadores da saúde, a importância do cartão de vacina como documento e os procedimentos corretos em relação a doses atrasadas.

Os Novos Rumos da Educação Farmacêutica e o Papel do Farmacêutico no Pró-Saúde

.: Código PREAE: 131
.: Coordenação: Denise Aparecida Correia Moreira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 29/04/08 a 29/04/08
Resumo:
Palestra de esclarecimentos aos acadêmicos do curso de Farmácia quanto à transição do curso de formação de farmacêuticos especialistas para formação de farmacêuticos generalistas e do papel, no Pró-Saúde, dos profissionais formados na nova modalidade.

Jornada Científica da Unifal

.: Código PREAE: 134
.: Coordenação: CIBELE MARLI CAÇÃO PAIVA GOUVÊA
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e produção
.: Período de Realização: 25/09/08 a 27/09/08
Resumo:
A Jornada Científica da Unifal-MG subtitui a realização da JICA e do WorkShop da Pós-Graduação, que ocorreram, em 2007, conjuntamente à IX Mostra de Extensão, estendendo seus objetivos à divulgação, discussão e avaliação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Unifal-MG e em outras instituições. A realização do evento visa também auxiliar a Instituição na viabilização de um currículo mais flexível, de modo a suscitar, em seus discentes, o desejo de novas buscas, novas descobertas, novos questionamentos e de tornar seus processos de formação mais sólidos e críticos.

Mídia e Poder em Debate

.: Código PREAE: 136
.: Coordenação: MARCOS COELHO BISSOLI
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Direitos humanos e justiça
.: Período de Realização: 27/05/08 a 27/05/08
Resumo:
A mídia constitui um dos veículos mais influentes de formação de opinião, com efeitos positivos e negativos na construção da justiça social. Esse seminário visa ampliar as discussões acadêmicas sobre os efeitos da mídia na sociedade contemporânea, e seus impactos políticos, sociais e econômicos. Espera-se contribuir para a construção de massa crítica, com capacidade de transformação social, na comunidade universitária, uma vez que a universidade pública deve nortear suas ações para a promoção da eqüidade e atuar na análise crítica e construtiva dessa conjuntura.
.: Clique aqui para mais informações.

Interações Medicamento-álcool

.: Código PREAE: 137
.: Coordenação: LUCIENE ALVES MOREIRA MARQUES
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 15/05/08 a 15/05/08
Resumo:
Muitos pacientes, ao utilizarem medicamentos, ingerem bebidas alcoólicas, o que resulta em interações que podem tornar a terapia insegura e ineficiente. A palestra “Interações Medicamento-Álcool” abordará essas interações e a importância de seu conhecimento na farmacoterapia segura.

Determinação de Grupo Sanguíneo de fator RH

.: Código PREAE: 145
.: Coordenação: SELMO DE ÁVILA LIMA
.: Subcoordenação: Stella Maris da Silveira Duarte
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 23/06/08 a 23/06/08
Resumo:

Caracterização da Vegetação Arbustivo-Arbórea de Fragmentos de floresta ambrófila densa montana

.: Código PREAE: 147
.: Coordenação: FLÁVIO NUNES RAMOS
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio ambiente
.: Período de Realização: 27/06/08 a 27/06/08
Resumo:
O projeto AERP – Assistência Educacional à Rede Pública, criado no segundo semestre de 2006, visa à melhoria do ensino aplicado a crianças e adolescentes da rede pública da cidade de Alfenas. A atividade consiste de aulas de reforço nas disciplinas básicas do ensino fundamental (primeiro ciclo), noções de saúde coletiva e atividades que proporcionem a interação social do corpo discente em duas escolas públicas do município.

II Seminário sobre Adoção

.: Código PREAE: 148
.: Coordenação: Eliane Garcia Rezende
.: Subcoordenação: Rosemarie Budal de Melo
.: Área Temática: direitos humanos e justiça
.: Período de Realização: 19/08/08 a 19/08/08
Resumo:
Trata-se de palestra introdutória à teoria da ecologia de fragmentação florestal e a vegetação dirigida aos alunos de Ciências Biológicas e áreas afins. Será relatada, ainda, a experiência do palestrante, Guilherme Henrique de Aguirre, em uma paisagem fragmentada no estado de São Paulo que foi o tema de sua tese de mestrado pelo programa Ecologia da Universidade Estadual de Campinas.

I Jornada Científica da Geografia

.: Código PREAE: 149
.: Coordenação: MARTA FELÍCIA MARUJO FERREIRA
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio ambiente
.: Período de Realização: 10/09/08 a 13/09/08
Resumo:
Este evento esta sendo estruturado por uma parceria existente entre a Associação de Estudo e Apoio à Adoção de Alfenas (ADOTA) e o projeto de extensão “Adota um aconchego” da UNIFAL-MG. A proposta terá o objetivo de discutir eixos temáticos sobre aspectos jurídicos, sociais e psicológicos que envolvem a adoção. Na programação estão previstos: 1 -palestra e debate sobre o Cadastro Nacional unificado para adoção, onde a Juíza da 2ª Vara Regional da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, Dra. Cristiana de Faria Cordeiro, fará sua explanação; 2 – debate sobre aspectos psicológicos da adoção, com a participação da Psicóloga do TJSP e fundadora do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de São Bernardo do Campo/SP, Dra. Marta Wiering Yamaoka e 3 – mesa redonda com a equipe técnica do Fórum da Comarca de Varginha discutindo e exemplificando o tema: A família acolhedora e convivência familiar comunitária.
.: Clique aqui para mais informações.

43a. Semana Farmacêutica

.: Código PREAE: 150
.: Coordenação: Denise Aparecida Correia Moreira
.: Subcoordenação: Fábio Kummrow
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 02/09/08 a 06/09/08
Resumo:
A iniciativa da 1ª. Jornada Científica da Geografia da Unifal-MG, ao mesmo tempo que congrega o desejo de crescimento e consolidação do curso de bacharelado e licenciatura em Geografia, abre espaço a oportunidades de enriquecimento na formação dos graduandos. A realização de eventos acadêmicos é fundamental para o desenvolvimento do curso de Geografia, pois promove o debate e a discussão de idéias acerca da realidade social e ambiental do mundo contemporâneo e a importância da geografia escolar na formação sócio-ambiental dos educandos. A 1ª. Jornada Científica da Geografia da Unifal-MG, intitulada Olhares da Geografia: sociedade, educação e meio ambiente, propõe a reflexão sobre paradigmas permeados pela relação sociedade e natureza e inovações no campo educacional.
.: Clique aqui para mais informações.

Apresentação do Portal de Periódicos da CAPES

.: Código PREAE: 151
.: Coordenação: MÁRCIA APARECIDA DOMINGUES CARVALHAES
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Período de Realização: 06/06/08 a 06/06/08
Resumo:
Treinamento com o objetivo de ampliar a divulgação dos recursos disponíveis do Porta de Periódicos, qualificando os usuários: pesquisadores, docentes, estudantes, bibliotecários das instituições participantes do programa e funcionários técnico-administrativos envolvidos em pesquisa. O evento é composto por palestras e demonstração das bases referenciais, e de textos completos, pelos instrutores da Capes e editores.
.: Clique aqui para mais informações.

Treinamento nas bases de dados Elsevier

.: Código PREAE: 152
.: Coordenação: MÁRCIA APARECIDA DOMINGUES CARVALHAES
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Período de Realização: 06/06/08 a 06/06/08
Resumo:
Tem como objetivo familiarizar pesquisadores, docentes, estudantes, bibliotecários e demais funcionários da instituição, com as bases de dados ScienceDirect, Scopus e Engineering Village e com os mecanismos de busca de informações científicas e da produção científica dos autores cadastrados.
.: Clique aqui para mais informações.

Ao povo o que é do povo… … Pró-Saúde: Reformulando a Saúde Pública

.: Código PREAE: 154
.: Coordenação: Denise Aparecida Correia Moreira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 26/05/08 a 26/05/08
Resumo:
Seminário promovido pelo PET – Farmácia para apresentar os objetivos do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde – e o histórico da Saúde Pública brasileira desde sua criação, os interesses políticos envolvidos, as mudanças sofridas e a participação popular na fundação do sistema Único de Saúde.

Kio Estas Esperanto

.: Código PREAE: 155
.: Coordenação: ANDERSON FRANCISCO DA SILVA
.: Subcoordenação: Marcos Coelho Bissoli
.: Área Temática: Comunicação
.: Período de Realização: 19/06/08 a 19/06/08
Resumo:
O evento levantará a questão sobre a diversidade lingüística existente no planeta versus a necessidade de uma comunicação globalizada, por meio de um idioma neutro, que possibilite a comunicação entre povos de línguas diferentes. Será apresentado um breve histórico sobre a origem do Esperanto, idioma idealizado com tais propósitos, sobre seu idealizador e, em linhas gerais, o cenário atual do Movimento Esperantista Mundial.

I simpósio sul mineiro de gerontologia

.: Código PREAE: 156
.: Coordenação: ELIANA BERNARDES LOURENÇO
.: Subcoordenação: Márcio Silva
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 18/08/08 a 27/08/08
Resumo:
O aumento da população idosa tem fomentado reflexões sobre as transformações e demandas produzidas nos diversos segmentos da sociedade. A identificação e a valorização do papel do idoso nas comunidades poderão contribuir para a transformação de valores e do modo de existir humano. Dessa forma, o I Simpósio Sul Mineiro de Gerontologia apresenta temas relacionados a experiências científicas no âmbito do envelhecimento: epidemiologia, políticas públicas, promoção e proteção à saúde do idoso, aspectos éticos e legais, educação e serviços de saúde. O tema central do Simpósio é “Gerontologia no Brasil: novos desafios” e seus expositores são filiados à SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), com vasta experiência profissional na área.
.: Clique aqui para mais informações.

Kio estas esperanto

.: Código PREAE: 159
.: Coordenação: ANDERSON FRANCISCO DA SILVA
.: Subcoordenação: Marcos Coelho Bissoli
.: Área Temática: Comunicação
.: Período de Realização: 06/08/08 a 06/08/08
Resumo:
Com o objetivo de apresentar, de maneira introdutória, a filosofia acerca do idioma Esperanto, essa palestra levantará a questão da diversidade lingüística existente no planeta versus a necessidade de uma comunicação globalizada, por meio de um idioma neutro, que possibilite a comunicação entre povos de línguas diferentes. Serão apresentados o cenário atual do Movimento Esperantista Mundial, em linhas gerais, e um breve histórico da origem do Esperanto, idioma idealizado com tais propósitos, e de seu idealizador.

Hipnose Clínica

.: Código PREAE: 163
.: Coordenação: VERÔNICA FERREIRA MAGALHÃES
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 11/08/08 a 12/08/08
Resumo:
Palestra sobre o estado atual da hipnose no Brasil e a sua aplicação nas clínicas médica, odontológica e psiquiátrica. Hipnose é qualquer procedimento que venha a causar, por meio de sugestões, mudanças no estado físico e mental, podendo produzir alterações na percepção, nas sensações, no comportamento, nos sentimentos, nos pensamentos e na memória. Depois de conquistar a maioria dos profissionais da Europa e Estados Unidos, começa a ser difundida no Brasil como uma excelente ferramenta de trabalho para todos os profissionais da área de saúde e vem sendo utilizada com grande sucesso no tratamento de náuseas e vômitos, em casos de medo de tratamento dentário, barulho de alta rotação, hábitos viciosos, depressão, síndrome do pânico, bulimia, enurese, anorexia, doenças dermatológicas, maus hábitos no falar, engolir, mastigar e respirar, na realização de exames invasivos e como substituto da anestesia química, dentre outras aplicações. 

Palestras do PET

.: Código PREAE: 171
.: Coordenação: Denise Aparecida Correia Moreira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 12/08/08 a 12/08/08
Resumo:
Série de palestra promovidas pelo grupo PET – Farmácia, no decorrer do segundo semestre de 2008: “Transtorno Bipolar: O Pêndulo do Humor”; “A Vida em Coma”; “Células Tronco: A Ciência a Serviço da Vida ou a Vida a Serviço da Ciência?” e “Exercício Físico é um Bom Negócio?”

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e X Mostra de Extensão

.: Código PREAE: 174
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant ‘Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 20/10/08 a 25/10/08
Resumo:
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento realizado anualmente, em todo o país, com objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia – C&T. Neste ano, em comemoração aos 150 anos da Teoria da Seleção Natural, de Charles Darwin, estados, municípios e instituições de ensino desenvolverão, no período de 20 a 26 de outubro, atividades em torno do tema “Evolução e Diversidade”. Neste ano, conjuntamente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Pró-Reitoria de Extensão, responsável pela organização do evento, promoverá a X Mostra de Extensão da Unifal-MG. Dentro do contexto da Semana Nacional de C&T, a X Mostra de Extensão terá como tema principal: “Mais que evoluir, reinventar a relação Universidade-Sociedade” e permitirá a divulgação e avaliação das atividades de extensão desenvolvidas pela Unifal-MG e por outras Instituições de Ensino Superior – IES.
.: Clique aqui para mais informações.

I Simpósio Soja: “A soja e a (in)segurança alimentar e nutrição sustentável

.: Código PREAE: 176
.: Coordenação: VALÉRIA CRISTINA RIBEIRO VIEIRA
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 05/11/08 a 07/11/08
Resumo:
I Simpósio Soja objetiva proporcionar aos interessados de vários campos do saber a oportunidade de debater essas questões, conhecendo as evidências e reconhecendo as lacunas científicas que ainda permanecem, identificando os aspectos sociais relacionados, bem como se comprometendo com a busca de soluções científicas e políticas para as problemáticas referentes a essa leguminosa (ou commodity?): do modelo adotado para a sua produção ao seu dúbio, por vezes polêmico, papel na nutrição.
.: Clique aqui para mais informações.

I Jornada da Liga Acadêmica de Cirurgia BMF e Implantodontia: Reabilitar através da arte cirúrgica

.: Código PREAE: 179
.: Coordenação: RONALDO CÉLIO MARIANO
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 07/11/08 a 08/11/08
Resumo:
A Liga Acadêmica de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia (LACBMFI) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal – MG) realizará a I Jornada da LACBMFI – “Reabilitar através da Arte Cirúrgica”. A Liga é um grupo de estudos que desenvolve atividades como seminários e discussões para reciclagem e atualização dos alunos do Curso de Odontologia da Unifal-MG e que tem ampliado os atendimentos de cirurgia bucal à comunidade de Alfenas e da região através de projetos de extensão. O evento, sem fins lucrativos, é dirigido a alunos e profissionais de Odontologia da rede pública envolvidos no atendimento cirúrgico de portadores de trauma buco-maxilo-facial, edentulismo parcial e total e no tratamento de doenças periodontais que comprometam o sistema estomatognático. Durante o evento, que contará com a participação de profissionais ministrantes de Araraquara, Porto Ferreira e Araçatuba, serão abordados o atendimento ao paciente politraumatizado e a relevância dos conceitos na redução, contenção e imobilização dos segmentos ósseo-dentários para a reabilitação futura do paciente; o controle periodontal de dentes remanescentes e as implicações microbiológicas periodontais na reabilitação do paciente e reabilitação com implantes zigomáticos como opção para severas atrofias de maxila. A apresentação de trabalhos sobre Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e áreas afins promoverá o compartilhamento de experiências e a troca de idéias como forma de aquisição de novos conhecimentos.
.: Clique aqui para mais informações.

Trânsito mais seguro: Um exercício de Cidadania – traumatologia BMF

.: Código PREAE: 180
.: Coordenação: FRANCISCO ALVES NETO
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 30/09/08 a 30/09/08
Resumo:
Campanha de educação para o trânsito com objetivo de promover a prevenção de traumas, a conscientização e a mudança de hábitos, para tornar o trânsito mais seguro.

OPA: Odontologia de Portas Abertas

.: Código PREAE: 182
.: Coordenação: WAGNER COSTA ROSSI JÚNIOR
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 07/11/08 a 07/11/08
Resumo:
Os integrantes do grupo PET-Odontologia, em homenagem ao dia do cirurgião-dentista (25 de outubro) realizarão no campus da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG um evento com atividades que visem oferecer melhor entendimento sobre a Universidade e sobre o curso de Odontologia.Das atividades incluem-se as apresentações de seminários sobre temas variados como a História da Odontologia, a carreira universitária, a realidade atual da profissão e as perspectivas e tendências futuras. Outra atividade será a visita monitorada aos diversos laboratórios, salas de aula e demais instalações nos prédios da Universidade. Para maior interação com o público-alvo, mesas redondas com temas atuais serão realizadas. Temas como política ou mesmo sobre desafios da profissão, onde os participantes apresentarão seus questionamentos e pontos de vistas a respeito dos assuntos serão discutidos.

Acidentes ofídicos

.: Código PREAE: 184
.: Coordenação: VERÔNICA FERREIRA MAGALHÃES
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 06/10/08 a 06/10/08
Resumo:
Os acidentes provocados por serpentes peçonhentas têm grande importância médica, em virtude de sua freqüência e gravidade. Esta palestra destina-se aos acadêmicos da área da saúde e abordará informações atualizadas para identificação, diagnóstico e conduta de emergência, frente a esse agravo à saúde.

I Seminário do Programa de Reorientação da formação Profissional em Saúde – PRO-Saúde

.: Código PREAE: 187
.: Coordenação: OLINDA MARIA GOMES DA COSTA VILAS BOAS
.: Subcoordenação: Simone Albino da Silva
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 04/11/08 a 04/11/08
Resumo:
O Programa de Reorientação Profissional em Saúde – PRÓ-SAÚDE, resultado de política interministerial Saúde e Educação, desde 2005 tem levado as instituições de ensino superior o repensar de sua prática educacional. Esse seminário visa apresentar à comunidade interna e externa, o processo de construção coletiva do Pró-Saúde na Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas-MG (SMSA), selecionada em 2008, pelo edital nº 13, de 11/12/07, envolvendo os cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição.
.: Clique aqui para mais informações.

Atendimento odontológico sob anestesia geral

.: Código PREAE: 189
.: Coordenação: ANA CLÁUDIA PEDREIRA DE ALMEIDA
.: Subcoordenação: Francisco Alves Neto
.: Área Temática: educação
.: Período de Realização: 20/11/08 a 20/11/08
Resumo:
Os atendimentos odontológicos atualmente não se restringem ao ambiente ambulatorial, advindo necessidades de intervenções sobre sedação ou até mesmo anestesia geral. Determinados pacientes com necessidades especiais, distúrbios emocionais e até mesmo pacientes vítimas de traumas provenientes de acidentes diários muitas vezes necessitam de atendimento em ambiente hospitalar sob anestesia geral. É importante que o cirurgião dentista tenha conhecimento desta realidade e de seus limites neste ambiente. Na tentativa de suprir a carência e vivência do futuro cirugião dentista (CD) a disciplina de Anestesiologia do curso de Odontologia propoem a realização de uma palestra com o objetivo de proporcionar aos discentes este conhecimento.

Acupuntura: o cuidar holístico

.: Código PREAE: 190
.: Coordenação: Maria Inêz Barbosa Braga Bérgamo
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 07/11/08 a 07/11/08
Resumo:
A acupuntura, técnica milenar chinesa, datada de mais de cinco mil anos, criada no intuito de atender as necessidades da população, no que dizia respeito à saúde, foi reconhecida como técnica de especialidade médica em 1998. Em 2006, o Ministério da Saúde autorizou as unidades de saúde a adotarem a acupuntura, a homeopatia e a fitoterapia como tratamentos alternativos e passou a oferecê-las pelo Sistema Único de Saúde – SUS. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem a técnica e seus benefícios, podendo dificultar sua ampla utilização. Como o projeto “Ciranda para Saúde: ações para promover saúde; saúde para promover ações”, ao qual o evento é vinculado, tem o objetivo de incentivar técnicas que possam contribuir para a promoção da saúde e entende a socialização do saber como instrumento importante para se atingir a qualidade de vida, organizou-se esta palestra com o objetivo de conhecer os aspectos teóricos da acupuntura e também demonstrá-la.

Palestra sobre Vocalização de Primatas Brasieliros: Situação atual e perspectivas

.: Código PREAE: 191
.: Coordenação: VINÍCIUS XAVIER DA SILVA
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio ambiente
.: Período de Realização: 17/11/08 a 17/11/08
Resumo:
Palestra com duração de duas horas ministrada pelo Biológo Dr. Rogério Grassetto Teixeira da Cunha a respeito das pesquisas (estado da arte e perspectivas de estudos) envolvendo bioacústica (vocalizações) de primatas brasileiros. A palestra versará sobre as espécies brasileiras e os diferentes contextos nos quais cada tipo de vocalização se apresenta, como registrar isso no campo, analisar os dados, e possíveis dificuldades, descobertas recentes neste campo da Etologia (comportamento animal).

Saúde Bucal na 3a. Idade

.: Código PREAE: 192
.: Coordenação: ALESSANDRO APARECIDO PEREIRA
.: Subcoordenação: Daniela Coelho de Lima
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/11/08 a 30/11/08
Resumo:
Palestra sobre saúde bucal ministrada aos idosos institucionalizados no asilo do município de Areado. 

Espaço Criança: um trabalho pedagógico

.: Código PREAE: 194
.: Coordenação: Helena Maria dos Santos Felício
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: educação
.: Período de Realização: 16/11/08 a 16/11/08
Resumo:
Em comemoração aos seus 100 anos, as Casas Pernambucanas promoverão um evento onde serão oferecidas diversas atrações de entretenimento e serviços para a comunidade. A Unifal-MG participará com o “Espaço Criança”, com trabalho pedagógico desenvolvido em parceria entre acadêmicos (as) do 5º período do curso de Pedagogia da Unifal – MG, Casas Pernambucanas e Secretaria Municipal de Educação.

Atenção à Saúde dos Idosos Participantes do Emei

.: Código PREAE: 199
.: Coordenação: LUCIENE ALVES MOREIRA MARQUES
.: Subcoordenação: Valéria Maria das Dores Heyden
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 26/09/08 a 26/09/08
Resumo:
Serão atendidos aproximadamente duzentos idosos Participantes do II Encontro da Melhor Idade – Emei, que farão teste de glicemia capilar e aferirão a pressão arterial. Estes idosos serão orientados quanto aos procedimentos necessários conforme os resultados obtidos. Quando for o caso, serão orientados também a procurar o serviço de Atenção Farmacêutica da Farmácia-Escola para uma orientação mais individualizada e em momento mais apropriado.

Trabalho de campo em São João del-Rei (MG) Aspectos históricos e transformações no espaço urbano

.: Código PREAE: 200
.: Coordenação: ANA RUTE DO VALE
.: Subcoordenação: Renato Anselmo da Cruz Filho
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/11/08 a 30/11/08
Resumo:
O evento referido integra as atividades desenvolvidas na disciplina Geografia do Brasil, ofertada aos alunos do 2º período do curso de Geografia da UNIFAL-MG e se realizará durante uma visita ao município de São João del Rei (MG). Considerando a necessidade de conhecer, na prática, cidades históricas mineiras originadas a partir do ciclo do ouro, que ainda preservam em sua arquitetura elementos desse período e que atualmente são explorados pela atividade turística, nosso evento contribuirá para ampliar o conhecimento dos alunos sobre o processo de ocupação do interior do território brasileiro.

Roteiro de campo para o entendimento da gênese e evolução do espinhaço meridional e sua ocupação

.: Código PREAE: 201
.: Coordenação: ANA RUTE DO VALE
.: Subcoordenação: Marcelino Santos de Morais
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/11/08 a 30/11/08
Resumo:
O evento referido integra as atividades desenvolvidas na disciplina Geografia Regional, ofertada aos alunos do 3º período do curso de Geografia da UNIFAL-MG e será realizada durante uma visita ao município de Diamantina (MG). Tendo em vista, as diversidades regionais do Brasil, a atividade de campo proposta pretende desenvolver um trabalho de observação in loco e análise de parte de uma realidade histórica e geográfica muito distinta do restante do Estado de Minas Gerais e até mesmo da região Sudeste, que é o Vale do Jequitinhonha. Essa região mineira sempre foi vista como o “bolsão de pobreza”, a “região problema”, o “vale da miséria”, a “ferida de subdesenvolvimento”, entre outras formas de denominação pejorativas. Assim, a atividade de campo permitirá aos alunos a complementação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas de Geografia Regional, destacando a gênese e formação da Serra do Espinhaço (geografia física) e sua ocupação humana no município de Diamantina (geografia humana).

Acolhida ao Calouro 2008/1

.: Código PREAE:
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant ‘Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 25/02/08 a 01/03/08
Resumo:
Semana de atividades para recepção e integração dos calouros à Unifal-MG.

I Simpósio Mineiro de Estresse Oxidativo

.: Código PREAE: 000A
.: Coordenação: MAÍSA RIBEIRO PEREIRA LIMA BRIGAGÃO
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 29/03/08 a 29/03/08
Resumo:
A Realização do I Simpósio Sul-Mineiro de Estresse Oxidativo visa reunir pesquisadores de diferentes áreas para aprimoramento teórico e discussão de metodologias laboratoriais empregadas na área. O evento foi idealizado para atender à demanda crescente dos cursos de mestrado da Unifal-MG e será extensivo a outras instituições que desenvolvam pesquisas pertinentes ao tema.

I Jornada Científica da Biotecnologia

.: Código PREAE: 000B
.: Coordenação: SANDRO BARBOSA
.: Subcoordenação: Marcos José Marques
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/04/08 a 05/04/08
Resumo:
Evento organizado pelos departamentos de Ciências Biológicas e de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas com objetivo de promover a interação entre comunidade, Universidade e pesquisadores de outras instituições; de proporcionar a seus participantes a aquisição de conhecimentos em Biotecnologia e de divulgar a produção científica e tecnológica na área.

VI Jornada Científica Cultural dos Grupos PET da UNIFAL-MG

.: Código PREAE: 000C
.: Coordenação: ALESSANDRO ANTÔNIO COSTA PEREIRA
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 10/04/08 a 12/04/08
Resumo:
Evento organizado pelos grupos PET da Unifal-MG, para integrar a comunidade acadêmica por meio de palestras, mesas redondas e oficinas, que discutirão temas pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa na universidade. Também serão trabalhados o papel do ensino e da extensão e suas relações com a pesquisa. Pretende-se realizar, portanto, um evento que reforce o princípio da indissociabilidade da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão na formação acadêmica de qualidade.