Eventos e Palestras promovidos em 2012

III Jornada de Biotecnologia da Unifal-MG

.: Código PREAE: 1070
.: Coordenação: Ernandes Benedito Pereira
.: Subcoordenação: Vanessa Bergamin Borali Marques
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 25/04/2012 a 27/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Essa jornada visa proporcionar aos alunos oportunidades para aperfeiçoar e ampliar conhecimentos técnico científicos em diferentes áreas de formação do profissional em Biotecnologia e em áreas afins e correlatas. Além disso, essa jornada terá o apoio e colaboração de professores, pesquisadores e biotecnologistas de grande expressão, reconhecimento e prestígio na comunidade científica nacional, os quais ministrarão minicursos, palestras, mesas-redondas, entre outras atividades, durante o evento.

X Semana Nacional de Museus / IV Semana Nacional de Museus na Unifal-MG

.: Código PREAE: 1110
.: Coordenação: Luciana Menezes de Carvalho
.: Subcoordenação: Claudio Umpierre Carlan
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Patrimônio cultural, histórico e natural
.: Período de Realização: 14/05/2012 a 18/05/2012
.: Atividade Vinculada ao Programa: Memórias, Culturas e Patrimônios: Experiências na Universidade Federal de Alfenas-MG 
Resumo:
O Conselho Internacional de Museus (ICOM) já escolheu o tema para a próxima edição do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Em 2012, o tema será “Museus em um Mundo em Transformação – Novos desafios, novas inspirações”. Este também será o tema da 10ª Semana de Museus, iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) que tem como objetivo sensibilizar museus e comunidade para o debate sobre temas atuais. A 10ª Semana de Museus acontecerá entre os dias 14 e 20 de maio de 2012. Com a escolha do tema, o Dia Internacional de Museus de 2012 vai se concentrar tanto no crescimento dos museus e na construção de seu futuro quanto em questões como mudanças climáticas e os novos meios de comunicação eletrônica. Assim, o Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas organiza a IV Semana Nacional de Museus na Unifal-MG / “Museus e Patrimônio em um mundo em Transformação – Novos desafios, novas inspirações” entre os dias 14 e 18 de maio de 2012. Este ano, como na edição anterior, abriremos espaços para apresentação de Comunicações, com o envio prévio de documentos de trabalho entre os dias 23 de janeiro a 29 de fevereiro de 2012. Os trabalhos poderão ser enviados no âmbito das seguintes temáticas: “Museus em um mundo em Transformação” e “Patrimônios: novos desafios, novas inspirações”.

Seminário de Oportunidades Togni-Unifal

.: Código PREAE: 1114
.: Coordenação: Rodrigo Fernando Costa Marques
.: Subcoordenação: Gael Yvës Poîrier
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 14/02//2012 a 17/02/2012
Resumo:
As parcerias entre as Universidades e as empresas tem aumentando consideravelmente nos últimos anos, haja vista a crescente demanda por inovações em produtos e processos. Neste sentido, o evento tenciona aprofundar as estratégias de parceria da Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG, Campus Poços de Caldas, com o Grupo Togni S/A., com vistas a eliminar/reduzir as divergências entre a Universidade e o mercado de trabalho, incentivando a aprendizagem e troca de experiências entre as organizações parceiras, de forma a alinhar as pesquisa desenvolvidas na Unifal-MG à demanda em PD&I do Grupo Togni S/A.

Calouro Cidadão VII

.: Código PREAE: 1115
.: Coordenação: Osvaldo Adilson de Carvalho Junior
.: Subcoordenação: Keri Ribeiro Prosperi
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Organizações da soc. civil e movimentos sociais e populares
.: Período de Realização: 29/02/2012 a 01/03/2012
Resumo:
O evento Calouro Cidadão, em sua sétima edição, visa integrar alunos ingressantes e pregressos a toda comunidade acadêmica e, através do trabalho em grupo, promover valores como solidariedade: com a arrecadação de alimentos, a doação no asilo e a convivência com os idosos, amplia-se a noção de cidadania de todos os envolvidos no evento, promovendo uma maneira saudável de receber os novos estudantes do Campus Poços de Caldas.

Ofidismo – Serpentes Brasileiras, Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros

.: Código PREAE: 1116
.: Coordenação: Vinícius Xavier da Silva
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 09/02/2012 a 09/02/2012
.: Atividade Vinculada ao Projeto: Educação verde e consciente, em rumo à uma agroecologia sustentável. 
Resumo:
Palestra de Educação ambiental sobre acidentes ofídicos.

Acolhida ao Calouro 2012/1

.: Código PREAE: 1122
.: Coordenação: Marcos Roberto de Faria
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 06/03/2012 a 08/03/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
O evento “Acolhida ao Calouro” consiste na apresentação da Universidade e de sua Reitoria aos novos discentes da Unifal-MG. É um momento do primeiro contato dos novos alunos com os estudantes de outros cursos e da apresentação da organização e das competências de cada órgão administrativo da Universidade. Nesse sentido, a abrangência do evento também inclui a apresentação dos órgãos de representação discente, palestras e esclarecimento de dúvidas dos calouros. Realiza-se, ainda, apresentações de grupos de teatro e propostas dos chamados “trotes solidários”. Por fim, o evento inclui apresentações de conscientização dos estudantes com relação à prática do trote e outros assuntos pertinentes ao evento.

O Política editoral universitária, Docência e a publicação da produção cientifico-cultural da comunidade acadêmica

.: Código PREAE: 1123
.: Coordenação: Marcos de Abreu Nery
.: Subcoordenação: Luciana Maria Oliveira Ribeiro
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Gestão do trabalho
.: Período de Realização: 08/03/2012 a 08/03/2012
Resumo:
Mesa -redonda sobre O Política editoral universitária, Docência e a publicação da produção cientifico-cultural da comunidade acadêmica.

Semana Pedagógica do instituto de Ciência e Tecnologia

.: Código PREAE: 1124
.: Coordenação: Amanda Rezende Costa Xavier
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 14/02/2012 a 16/02/2012
Resumo:
O Projeto Local “Semana Pedagógica do Instituto de Ciência e Tecnologia” é fruto da necessidade de reflexão contínua acerca de temáticas que circundam a prática docente, como forma de mantê-la, invariavelmente, fidedigna aos ideários e objetivos propostos nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de cada curso. Esta reflexão acerca da prática docente permite (re)construir os conhecimentos indispensáveis à rotina da sala de aula, propiciando condições de aprimoramento pedagógico e troca de experiências e saberes, salutares ao profissional educador.

Pesquisas e investigações do CEIPAC em Roma

.: Código PREAE: 1125
.: Coordenação: Cláudio Umpierre Carlan
.: Subcoordenação: Adailson josé Rui
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 21/03/2012 a 21/03/2012
Resumo:
Palestra do professor doutor Antonio Aguillera, titular de História Antiga e Arqueologia da Universidade de Barcelona, Espanha, vice diretor do CEIPAC (Centro para el Estudio de la Interdependencia Provincial en la Antigüedad Clásica) e da Escola Espanhola de Roma. Professor Aguillera estará no Brasil, a convite da Pós Graduação em História da UNESP/Franca, entre os dias 12 a 30 de março, realizando uma série de palestras. Nesse evento, será discutido e apresentado um dos mais importantes centros de pesquisas da Europa, CEIPAC, da Universidade de Barcelona. O CEIPAC e a Escola Espanhola de Roma, fazem trabalhos periódicos de escavações no Monte Testaccio, localizado na periferia de Roma, Itália. Nossos alunos, demais membros da comunidade acadêmica, órgãos municipais e estaduais, como também os alunos da região, terão oportunidade de trocar ideias e experiências com um dos mais importantes pesquisadores europeus, sobre o tema relacionado com comércio e abastecimento no Império Romano.

História Militar no Mundo Antigo

.: Código PREAE: 1126
.: Coordenação: Cláudio Umpierre Carlan
.: Subcoordenação: Adailson josé Rui
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Patrimônio cultural, histórico e natural
.: Período de Realização: 26/03/2012 a 26/03/2012
Resumo:
Palestra e lançamento do livro História Militar do Mundo Antigo, organizados pelos professores Cláudio Umpierre Carlan (Unifal-MG), Pedro Paulo Funari (Unicamp) e Margarida Maria de Carvalho (Unesp/Franca). Trata-se de uma obra impar na Historiografia Brasileira, organizada em 3 volumes. Os capítulos foram escritos por renomados pesquisadores na aérea de Antiguidade, tanto brasileiros, quanto de universidades estrangeiras (Estados Unidos e Europa). Nossos alunos, demais membros da comunidade acadêmica, órgãos municipais e estaduais, como também os alunos da região, terão oportunidade de trocar ideias e experiências sobre um tema ainda pouco pesquisado no Brasil.

Quero Voltar para Casa

.: Código PREAE: 1128
.: Coordenação: Gustavo Dias Maia
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Artes cênicas
.: Período de Realização: 11/03/2012 a 12/03/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Artes NEMRES: Filme Óleo de Lorenzo

.: Código PREAE: 1130
.: Coordenação: Erika de Cássia Lopes Chaves
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Artes cênicas
.: Período de Realização: 14/03/2012 a 14/03/2012
Resumo:
O evento será realizado pelo NEMRES – Núcleo de Estudos Multidisciplinar: Religião e Espiritualidade, núcleo vinculado a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), será destinado a todo público acadêmico e à comunidade externa, com abertura por meio de um teatro, mostrando aos discentes, principalmente aos calouros, a importância da espiritualidade na vida de um jovem, como prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Depois haverá a apresentação do filme Óleo de Lorenzo (Lorenzo’s Oil), direção de George Miller, com duração de 135 minutos e após a mesma, será feita uma mesa de discussão sobre o filme, com abordagem na saúde e espiritualidade.

I Fórum de Inclusão, Diversidade e acessibilidade na educação: As Fronteiras entre o Discurso Educacional e a Prática Docente

.: Código PREAE: 1131
.: Coordenação: Débora Felício Faria
.: Subcoordenação: marcos Nery
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 09/04/2012 a 12/04/2012
Resumo:
O presente evento é uma ação intersetorial, que integra as Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis, de Graduação e de Pesquisa, por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI/Unifal-MG, a Equipe do Apoio Pedagógico e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Processos, respectivamente. O evento tem por objetivo instaurar o diálogo sobre a inclusão e consolidar as políticas de acessibilidade na Unifal, de modo que a equidade e o respeito à diversidade sejam reconhecidos como elementos basilares para que se alcance uma convivência social solidária. Para tanto, optou-se pela metodologia de guiar o diálogo em torno de eixos orientadores, ou seja, I Fórum de Inclusão, Diversidade e acessibilidade na educação: cruzando as fronteiras entre o discurso educacional e a prática docente está estruturado em 4 eixos: 1) Sociocultural; 2) Gênero; 3) Religião; 4) Pessoas com deficiência. Para cada eixo haverá um conjunto de atividades, como mini-cursos, oficinas, atividade cultural, vídeo-fórum, comunicações e mesas redondas que terão o propósito de fortalecer o sistema teoria-prática, assim como de reafirmar a Unifal-MG como um espaço de participação democrática para tratar de forma integrada as múltiplas dimensões do processo de universalização dos direitos em contextos de desigualdades e para propor ações interventivas em articulação com a comunidade em prol da promoção e proteção dos direitos da pessoa humana.

A atuação do enfermeiro nos serviços hemodinâmica intervencionista

.: Código PREAE: 1132
.: Coordenação: Silvana Maria Coelho Leite Fava
.: Subcoordenação: Eliza Maria Rezende Dázio
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 12/03/2012 a 12/03/2012
Resumo:
Tendo em vista a demanda crescente de enfermeiros na área de cardiologia intervencionista, faz-se necessário proporcionar conhecimentos teóricos e apresentar a experiência profissional na área de forma a estimular os acadêmicos para atuação neste campo de cardiologia.

3º seminário do marolo

.: Código PREAE: 1133
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento de produtos
.: Período de Realização: 16/03/2012 a 16/03/2012
Resumo:
O 3º Seminário do Marolo faz parte das atividades que serão desenvolvidas durante a 3ª Festa do Marolo a ser realizada no município de Paraguaçu-MG no período de 14 a 18 de março de 2012. A festa do Marolo é o resultado de parcerias estabelecidas entre a administração do município de Paraguaçu, Emater, Unifal-MG, Associação terra do Marolo e o projeto de iniciativa privada “Marolo, um fruto várias ideias” cujo intuito é a sobrevivência deste fruto dificultada pela degradação do bioma cerrado na região do sul de minas em decorrência da implantação de monoculturas como café , milho e a pecuária. Na programação da festa foi inserido, como nos outros anos, um seminário com o objetivo de criar espaço de discussão sobre as implicações do fruto marolo no desenvolvimento sustentável da região. Nestes 3 anos de realização da festa e também do seminário, aspectos científicos, socioculturais envolvendo este fruto tem sido debatidos. Em 2012 a proposta é que as discussões girem em torno do tema “Marolo e a Biodiversidade do Bioma Cerrado”, tendo em vista a importância que as outras espécies frutíferas nativas do cerrado tem na preservação deste bioma e portanto do próprio fruto Marolo, objeto da festa. (2) (1) O 3º Seminário do Marolo faz parte das atividades que serão desenvolvidas durante a 3ª Festa do Marolo a ser realizada no município de Paraguaçu-MG no período de 14 a 18 de março de 2012. A festa do Marolo é o resultado de parcerias estabelecidas entre a administração do município de Paraguaçu, Emater, Unifal-MG, Associação terra do Marolo e o projeto de iniciativa privada “Marolo, um fruto várias ideias” cujo intuito é a sobrevivência deste fruto dificultada pela degradação do bioma cerrado na região do sul de minas em decorrência da implantação de monoculturas como café , milho e a pecuária. Na programação da festa foi inserido, como nos outros anos, um seminário com o objetivo de criar espaço de discussão sobre as implicações do fruto marolo no desenvolvimento sustentável da região. Nestes 3 anos de realização da festa e também do seminário, aspectos científicos, socioculturais envolvendo este fruto tem sido debatidos. Em 2012 a proposta é que as discussões girem em torno do tema “Marolo e a Biodiversidade do Bioma Cerrado”, tendo em vista a importância que as outras espécies frutíferas nativas do cerrado tem na preservação deste bioma e portanto do próprio fruto Marolo, objeto da festa. (2) (1) O 3º Seminário do Marolo faz parte das atividades que serão desenvolvidas durante a 3ª Festa do Marolo a ser realizada no município de Paraguaçu-MG no período de 14 a 18 de março de 2012. A festa do Marolo é o resultado de parcerias estabelecidas entre a administração do município de Paraguaçu, Emater, Unifal-MG, Associação terra do Marolo e o projeto de iniciativa privada “Marolo, um fruto várias ideias” cujo intuito é a sobrevivência deste fruto dificultada pela degradação do bioma cerrado na região do sul de minas em decorrência da implantação de monoculturas como café , milho e a pecuária. Na programação da festa foi inserido, como nos outros anos, um seminário com o objetivo de criar espaço de discussão sobre as implicações do fruto marolo no desenvolvimento sustentável da região. Nestes 3 anos de realização da festa e também do seminário, aspectos científicos, socioculturais envolvendo este fruto tem sido debatidos. Em 2012 a proposta é que as discussões girem em torno do tema “Marolo e a Biodiversidade do Bioma Cerrado”, tendo em vista a importância que as outras espécies frutíferas nativas do cerrado tem na preservação deste bioma e portanto do próprio fruto Marolo, objeto da festa. (2)

Núcleo de Estudos Americanos (NEA)

.: Código PREAE: 1134
.: Coordenação: Raphael Nunes Nicoletti Sebrian
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: 29/03/2012 a 22/11/2012
Resumo:
Trata-se de projeto de extensão cuja finalidade é a oficialização e institucionalização do Núcleo de Estudos Americanos (NEA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). O referido Núcleo, coordenado pelo professor Raphael Nunes Nicoletti Sebrian, vincula-se ao curso de História da UNIFAL-MG e tem como objetivo promover, na universidade e na cidade de Alfenas e região, atividades (reuniões de estudo, encontros e eventos acadêmicos, entre outras) nas quais serão discutidos temas, abordagens, problemas e interpretações acerca da História da América, com o intuito de permitir aos participantes, alunos ou não do curso de História da UNIFAL-MG, o aprofundamento da compreensão dos temas e questões debatidos. Eventualmente, dessas reuniões resultarão projetos e propostas de pesquisa, que poderão ser objeto de discussão no âmbito das reuniões do NEA. Espera-se incentivar os estudos de História da América junto aos cursos da UNIFAL-MG, dialogando com experiências anteriores bem sucedidas do professor coordenador do Núcleo e apresentando contribuições para a universidade, para o curso de graduação em História da UNIFAL-MG e, principalmente, para a formação mais ampla de profissionais que atuarão na cidade de Alfenas e região de abrangência.

Citometria de Fluxo: Conhecendo o FACS Verse

.: Código PREAE: 1137
.: Coordenação: Luiz Cosme Cotta Malaquias
.: Subcoordenação: Luiz Felipe Leomi Coelho
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 05/03/2012 a 05/03/2012
Resumo:
Seminário sobre citometria de fluxo como subsídio para escolha de aparelho citômetro de fluxo.

II Seminário de Socialização do PIBID/Unifal-MG

.: Código PREAE: 1138
.: Coordenação: Helena Maria dos Santos Felício
.: Subcoordenação: Cláudia Gomes
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 16/05/2012 a 18/05/2012
Resumo:
Trata-se de um seminário, onde pretende-se socializar as ações desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIFAL-MG.

Seminário do PET Farmácia – Como tornar a Ciência sem Fronteiras?

.: Código PREAE: 1139
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 23/03/2012 a 23/03/2012
Resumo:
Trata-se de uma palestra sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras,que será proferida pelo Prof. Dr. Masaharu Ikegaki e organizada pelos integrantes do PET Farmácia. Durante o evento o assunto será apresentado e haverá tempo reservado para o esclarecimento de dúvidas.

Ciclo de Estudos – Língua Portuguesa e Espanhol

.: Código PREAE: 1140
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 27/03/2012 a 15/12/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PET – Conexões Saberes – Letras 
Resumo:
Os ciclos de estudos tem como objetivo propiciar momentos semanais para o aprofundamento de temas na área de Letras/Linguística, tanto em Língua Portuguesa quanto Espanhol, abordando temáticas referentes à análise e reflexão linguística. Para tal, serão realizados encontros semanais para a abordagem de diversos temas. Cada tema será estudado e discutido, por mínimo, um mês. As Jornadas serão organizadas a partir de dois eixos: I Ciclo de Estudos – Língua Portuguesa; II Ciclo de Estudos – Espanhol. As temáticas serão abordadas por meio da leitura de textos/capítulos/livros acerca de cada tema, em seguida serão fomentados debates com o objetivo de aprofundar nos temas e de motivar pesquisas nessas áreas. Espera-se que 100% dos petianos participem das atividades e que graduandos em Letras e demais interessados participem das atividades, propondo, inclusive, projetos de iniciação científica a partir desses estudos e elaboração de materiais didáticos para o ensino de Língua Materna e Estrangeira. Os encontros acontecerão em dias a serem divulgados , sendo que cada encontro terá uma carga horária de 2 horas e a leitura orientada (em casa) terá a previsão de 2 horas. Os encontros são abertos a alunos de Letras e de outras graduações, e à comunidade.

Palestra “A profissão do economista”

.: Código PREAE: 1142
.: Coordenação: Thiago Fontelas Rosado Gambi
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Jovens e adultos
.: Período de Realização: 20/03/2012 a 20/03/2012
Resumo:
Palestra sobre a profissão do economista com o professor da UFJF e Conselheiro do Corecon-MG, Dr. Lourival Batista de Oliveira Junior.

I Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em gestão pública e sociedade

.: Código PREAE: 1143
.: Coordenação: Thiago Fontelas Rosado Gambi
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Gestão pública
.: Período de Realização: 03/03/2012 a 02/03/2012
Resumo:
Primeiro seminário interno do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade. O evento pretende promover a discussão entre os professores do programa sobre o andamento de suas pesquisas atuais e as perspectivas para os próximos três anos. Visa à integração do corpo docente e maior interação na produção científica sempre tendo em vista as linhas e projetos do programa.

II Ciclo de Oficinas sobre a Língua Espanhola do PIBID letras-Espanhol

.: Código PREAE: 1146
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação: Wanderlei de Abreu Freire Neto
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 14/04/2012 a 02/06/2012
Resumo:
O II Ciclo de Oficinas sobre a Língua Espanhola do PIBID Letras-Espanhol se apresenta como a continuidade de uma proposta de sensibilização, aproximação e integração do PIBID Letras-Espanhol com a comunidade escolar (alunos, pais, professores, funcionários, entre outros) da E. E. Emílio da Silveira, escola na qual o projeto se desenvolve e da Unifal-MG. (2) A partir das oficinas, oferecidas pelos alunos bolsistas do programa, tem-se por objetivo integrar a comunidade escolar e levar ao seu conhecimento as ações que o PIBID Letras-Espanhol desenvolve atualmente. Além disso, com as oficinas, o público participante poderá ter contato com diferentes aspectos da língua, cultura e literaturas de língua espanhola. (1) O II Ciclo de Oficinas sobre a Língua Espanhola do PIBID Letras-Espanhol se apresenta como a continuidade de uma proposta de sensibilização, aproximação e integração do PIBID Letras-Espanhol com a comunidade escolar (alunos, pais, professores, funcionários, entre outros) da E. E. Emílio da Silveira, escola na qual o projeto se desenvolve e da Unifal-MG. (2) A partir das oficinas, oferecidas pelos alunos bolsistas do programa, tem-se por objetivo integrar a comunidade escolar e levar ao seu conhecimento as ações que o PIBID Letras-Espanhol desenvolve atualmente. Além disso, com as oficinas, o público participante poderá ter contato com diferentes aspectos da língua, cultura e literaturas de língua espanhola. (1) O II Ciclo de Oficinas sobre a Língua Espanhola do PIBID Letras-Espanhol se apresenta como a continuidade de uma proposta de sensibilização, aproximação e integração do PIBID Letras-Espanhol com a comunidade escolar (alunos, pais, professores, funcionários, entre outros) da E. E. Emílio da Silveira, escola na qual o projeto se desenvolve e da Unifal-MG. (2) A partir das oficinas, oferecidas pelos alunos bolsistas do programa, tem-se por objetivo integrar a comunidade escolar e levar ao seu conhecimento as ações que o PIBID Letras-Espanhol desenvolve atualmente. Além disso, com as oficinas, o público participante poderá ter contato com diferentes aspectos da língua, cultura e literaturas de língua espanhola.

Desafio Sebrae 2012 – A natureza do sucesso

.: Código PREAE: 1149
.: Coordenação: Paulo Roberto Rodrigues de Souza
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 12/04/2012 a 12/04/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

VIII Jornada Científico-cultural dos Grupos PET-Unifal-MG

.: Código PREAE: 1150
.: Coordenação: Leonardo César Carvalho
.: Subcoordenação: Rosângela R. Borges
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 02/05/2012 a 05/05/2012
Resumo:
A Jornada Científico–Cultural dos Grupos PET da Unifal-MG, realizada pelos Grupos PET-Unifal-MG, é um evento de caráter regional, organizado pelos próprios petianos e tutores com a finalidade de agregar a comunidade universitária, inteirando-a das atividades desenvolvidas pelos grupos, possibilitando ainda a troca de experiências e promovendo uma melhor formação acadêmica. Este evento insere-se nas atividades coletivas de todos os grupos PET da Unifal-MG para o ano de 2012. Será realizado no campus de Alfenas, nos dias 03, 04 e 05 de maio, perfazendo uma carga horária de 14h. Tem como objetivo socializar o conhecimento acadêmico, promover a interação entre os grupos e comunidades acadêmica e externa, possibilitar a discussão de temas atuais e necessários para a formação dos acadêmicos e comunidade externa, divulgar e socializar resultados de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, fomentar a apresentação de atividades culturais, incentivar a participação de graduandos e comunidade em eventos de caráter científico e cultural. A programação conta com apresentações culturais, palestra, mesa-redonda, minicursos, oficinas e apresentação de pôsteres e comunicações orais. Desse modo, os grupos PET da UNIFAL-MG pretendem, num mesmo evento, proporcionar atividades científicas e culturais, de forma a demonstrar a íntima relação entre as diversas formas do conhecimento. Serão discutidos temas atuais que contribuem para o conhecimento de assuntos diversos e essenciais aos estudantes e à comunidade. Portanto, a Jornada oferece à Unifal-MG e comunidade externa a possibilidade de uma nova visão da educação voltada para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

II Semana Acadêmica da Física

.: Código PREAE: 1151
.: Coordenação: Leandro Londero da Silva
.: Subcoordenação: Artur Roberto Justiniano Junior
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 18/04/2012 a 20/04/2012
Resumo:
Realização Bianual da Semana Acadêmica do Curso de Física Licenciatura da UNIFAL-MG.

IV Ciclo de Seminários – PET Biologia

.: Código PREAE: 1152
.: Coordenação: Cibele Marli Cação Paiva Gouvêa
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 18/04/2012 a 31/05/2012
Resumo:
A atividade consiste na realização de seminários individuais sobre temas diversificados, tendo como objetivo contribuir para o aprimoramento do aluno com relação à postura em público, a capacidade de argumentação e a ampliação do conhecimento próprio e da comunidade acadêmica. (2) A realização de seminários é uma atividade importante, para promover a integração do grupo PET com a comunidade acadêmica em geral, proporcionando melhorias nos cursos de graduação, abordando temas atuais, científicos e culturais. A atividade consiste na realização de seminários individuais sobre temas diversificados, tendo como objetivo contribuir para o aprimoramento do aluno com relação à postura em público, a capacidade de argumentação e a ampliação do conhecimento próprio e da comunidade acadêmica. (2) A realização de seminários é uma atividade importante, para promover a integração do grupo PET com a comunidade acadêmica em geral, proporcionando melhorias nos cursos de graduação, abordando temas atuais, científicos e culturais. A atividade consiste na realização de seminários individuais sobre temas diversificados, tendo como objetivo contribuir para o aprimoramento do aluno com relação à postura em público, a capacidade de argumentação e a ampliação do conhecimento próprio e da comunidade acadêmica. (2) A realização de seminários é uma atividade importante, para promover a integração do grupo PET com a comunidade acadêmica em geral, proporcionando melhorias nos cursos de graduação, abordando temas atuais, científicos e culturais. A atividade consiste na realização de seminários individuais sobre temas diversificados, tendo como objetivo contribuir para o aprimoramento do aluno com relação à postura em público, a capacidade de argumentação e a ampliação do conhecimento próprio e da comunidade acadêmica. (2) A realização de seminários é uma atividade importante, para promover a integração do grupo PET com a comunidade acadêmica em geral, proporcionando melhorias nos cursos de graduação, abordando temas atuais, científicos e culturais.

SEMINÁRIOS PET CONEXÕES DE SABERES – LETRAS

.: Código PREAE: 1153
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 09/04/2012 a 15/12/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PET – Conexões Saberes – Letras 
Resumo:
Em 2011, iniciou-se a discussão, em seminários, acerda das seguintes temáticas: direitos humanos, diversidade, gênero, relações etnorraciais, formação de professores, gêneros textuais e discursivos, história e cultura afro-brasileira. Em 2012, o grupo PET – Conexões de Saberes – Letras propõe a retomada desses temas com a realização de diversos seminários com o objetivo propiciar um espaço, na universidade, para discussão desses temas no contexto das licenciaturas e do currículo da Educação. Para tal, serão realizados, no mínimo, quatro seminários em 2012 com a participação de docentes da UNIFAL-MG e de outras instituições, de professores da Educação Básica e acadêmicos da UNIFAL-MG. Como público-alvo, além dos participantes citados, espera-se a participação da comunidade, em especial, de alunos de Ensino Médio que tenham o interesse de ingressar em uma licenciatura. Os resultados esperados são uma maior participação do público citado e a proposição de projetos de iniciação científica sobre formação de professores e ensino. Cada seminário terá a carga horária mínima de 2 horas e as datas de sua realização serão divulgadas com, no mínimo, dez dias de antecedência, pela homepage da UNIFAL-MG/PROEX, e-mails, Facebook e cartazes.

XXXI Semana da Enfermagem e II Semana de Fisioterapia

.: Código PREAE: 1159
.: Coordenação: Clícia Valim Côrtes Gradim
.: Subcoordenação: Leonardo César Carvalho
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 30/05/2012 a 01/06/2012
Resumo:
A Escola de Enfermagem promoverá por meio de seus docentes, discentes e funcionários, no período de 30 de maio a 1º de junho de 2012, a XXXI Semana de Enfermagem e II Semana da Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas.O Ensino de Enfermagem no Brasil vem re-significando a formação e a prática profissional do enfermeiro determinado por condicionantes históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais, entendendo a Enfermagem como prática social.Perante essa premissa o Curso de Enfermagem da UNIFAL=MG vem durante seus 34 anos de existência formando profissionais conscientes de seu papel frente à sociedade.Além de suas atividades curriculares vêm por meio da Semana de Enfermagem atualizar conhecimentos específicos na área, discutir políticas públicas de saúde e melhorando a formação que influenciará os discentes e docentes.O Curso de Fisioterapia iniciado em 2009 veio engrandecer a Escola de Enfermagem e busca formação complementar de seus alunos por meio da Semana de Fisioterapia fortalecendo os laços da interdisciplinaridade e a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão.As semanas de Enfermagem e Fisioterapia recebem o apoio organizacional do Programa de Educação Tutorial (PET), coordenado pelo profº Dr. Denis Moreia da Silva (Enfermagem) e profº Dr. Leonardo César Carvalho (Fisioterapia), que respectivamente e visam desenvolver atividades orientadas pelo princípio de indissociabilidade na educação tutorial.

Palestra: O que é engenharia aeroespacial

.: Código PREAE: 1160
.: Coordenação: Cássius Anderson Miquele de Melo
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 05/03/2012 a 05/03/2012
.: Atividade Vinculada ao Projeto: Reativação do Observatório astronômico de Poços de Caldas 
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.
 

O profissional Engenheiro – Conhecendo o CREA

.: Código PREAE: 1161
.: Coordenação: Antônio Donizetti Gonçalves de souza
.: Subcoordenação: Cláudio Antônio Andrade Lima
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 11/04/2012 a 11/04/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PET – Conexões dos Saberes – Tecnologias Sociais, trabalho e Desenvolvimento Social Regional 
Resumo:
Os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Minas iniciados no campus Poços de Caldas em 2012 são cursos regulamentados pelo sistema CONFEA/CREA (Conselho Federal e Regional de Engenharia e Agronomia). (2) Os discentes oriundos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia ainda não tiveram contato formal com agentes responsáveis pelas atribuições legais de sua futura profissão. Desta maneira o evento tem se justifica no sentido de abrir as discussões, esclarecer dúvidas tanto dos discentes quanto do próprio órgão regulador. (3) O objetivo geral deste evento é divulgar as atribuições e regulamentações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia aos alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e das Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Minas. Além disto, o evento visa contribuir para as seguintes açoes: (4) a) Promover o debate acerca das normais legais relacionadas às atribuições legais da profissão de Engenheiro atualmente existente no Brasil; (5) b) Iniciar o processo de discussão do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e cursos de Engenharia do campus Poços de Caldas com o CREA-Minas; (6) c) Esclarecer os discentes do campus Poços de Caldas e futuros engenheiros sobre o registro profissional e regulamentações do CREA. Os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Minas iniciados no campus Poços de Caldas em 2012 são cursos regulamentados pelo sistema CONFEA/CREA (Conselho Federal e Regional de Engenharia e Agronomia). (2) Os discentes oriundos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia ainda não tiveram contato formal com agentes responsáveis pelas atribuições legais de sua futura profissão. Desta maneira o evento tem se justifica no sentido de abrir as discussões, esclarecer dúvidas tanto dos discentes quanto do próprio órgão regulador. (3) O objetivo geral deste evento é divulgar as atribuições e regulamentações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia aos alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e das Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Minas. Além disto, o evento visa contribuir para as seguintes açoes: (4) a) Promover o debate acerca das normais legais relacionadas às atribuições legais da profissão de Engenheiro atualmente existente no Brasil; (5) b) Iniciar o processo de discussão do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e cursos de Engenharia do campus Poços de Caldas com o CREA-Minas; (6) c) Esclarecer os discentes do campus Poços de Caldas e futuros engenheiros sobre o registro profissional e regulamentações do CREA.

Seminário sobre tópicos especiais de bombeamento de polpas

.: Código PREAE: 1162
.: Coordenação: Mauricio Guimarães Bergerman
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 12/06/2012 a 12/06/2012
Resumo:
Trata-se de seminário que será ministrado pela empresa Weir Minerals, sobre tópicos especiais de bombeamento de polpa, que irão incluir bombas para polpa com espuma, dimensionamento de bombas para moagem e bombas para líquidos viscosos. Trata-se de assunto complementar ao já visto pelo alunos em sala de aula nas UCs de mecânica dos fluidos, operações unitárias I e beneficiamento de minérios I. O profissional que irá ministrar o seminário é um profissional com mais de 20 anos de experiência na área de bombeamento de polpas. Trata-se de uma excelente oportunidade para que alunos e professores tenham contato com outros aspectos do bombeamento de polpas, principalmente relacionado a tópicos pouco comentados na literatura em português.

Prevalência da Deficiência de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase em Estudantes de Alfenas

.: Código PREAE: 1208
.: Coordenação: Stella Maris da Silveira Duarte
.: Subcoordenação: Fernanda Borges de Araújo Paula
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 19/04/2012 a 19/04/2012
Resumo:
Realização de palestra educativas e distribuição de folders para jovens de Alfenas, falando sobre a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase. Em seguida, oferecer aos indivíduos do sexo masculino interessados, a realização de exame para determinar se possui ou não a enzima G6PD, após a assinatura de terma de consentimento livre e esclarecido.

Campanha 5 de maio: Uso Racional de Medicamentos

.: Código PREAE: 1209
.: Coordenação: Márcia Helena Miranda Cardoso Podestá
.: Subcoordenação: Walnéia Aparecida de Souza
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Fármacos e medicamentos
.: Período de Realização: 02/05/2012 a 05/05/2012
Resumo:
O movimento estudantil de farmácia se organiza a partir de seus centros acadêmicos, executivas regionais, e nacionais. Sendo esta última o órgão máximo de representação estudantil. Cientes do papel do farmacêutico como profissional da saúde capaz de se integrar com as equipes de saúde e interagir mais com paciente e a comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, em especial, no que se refere à otimização da farmacoterapia e o uso racional de medicamentos (URM), a executiva nacional propõe como atividade para todos os centros acadêmicos de Farmácia a realização da Campanha 5 de maio pelo uso correto de medicamentos. A campanha tem como objetivo construir a interação dos estudantes de farmácia com a comunidade, esclarecendo-a acerca do uso correto dos medicamentos e sobre a profissão farmacêutica e suas atribuições. Serão realizadas a aferição de pressão arterial, determinação de glicemia capilar e dadas orientações sobre uso correto das medicações, descarte e armazenagem. Para participação do evento será realizada a capacitação dos alunos, através de uma palestra na qual obterão informações com relação ao URM, atenção farmacêutica e a abordagem a ser realizada junto a população. Também serão dadas informações sobre valores de referências, e orientações farmacoterapêuticas.

Projeto Futuro Profissional

.: Código PREAE: 1210
.: Coordenação: Elaine Manso Oliveira Franco de Carvalho
.: Subcoordenação: Wagner Costa Rossi
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 02/05/2012 a 02/05/2012
Resumo:
Higienização, técnica de escovação, dentifrício.

PET – BICE – Projeto Viagens Técnicas

.: Código PREAE: 1211
.: Coordenação: Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 29/04/2012 a 31/12/2012
Resumo:
O projeto de Viagens Técnicas desenvolvido pelo grupo PET-BICE (Pet do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia) foi implementado no segundo semestre letivo do ano de 2011. O projeto é parte das atividades contidas no cronograma geral que o grupo PET se propôs a realizar. O projeto de Viagens Técnicas tem como objetivo ofertar no mínimo uma viagem durante o ano letivo sendo que para o ano de 2012 a proposta é de realização de duas viagens técnicas. O caráter dessas viagens é agregar conhecimento aos discentes estabelecendo a conexão entre os conteúdos apreendidos em sala de aula e a realidade prática. Nesse sentido busca-se alcançar tal objetivo por meio de visitas a instituições publicas e/ou privadas que permitam aos discentes estar mais próximos às áreas de conhecimento que o curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia oferece. Assim, as viagens proporcionam aos discentes um contato concreto com as suas respectivas potenciais áreas de atuação e interesse – Economia, Administração Pública e Ciências Atuarias– , bem como visa esclarecer eventuais dúvidas pertinente à área de interesse do aluno.

I ciclo de palestras do Projeto de Extensão Integra-Ação: Interdisciplinaridade em foco

.: Código PREAE: 1213
.: Coordenação: Sueli de Carvalho Vilela
.: Subcoordenação: Flávia de Oliveira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 18/05/2012 a 15/06/2012
Resumo:
Esse ciclo de palestras tem por objetivo instrumentalizar aos participantes do projeto de extensão “Integra-Ação” e aos demais interessados a respeito dos temas: Política de Saúde Mental, Serviço Residencial Terapêutico, Abordagem de Reabilitação Psicossocial, Relação Interpessoal e Comunicação Terapêutica, Instrumentos de abordagem das atividades de vida diária e atividades instrumentais da vida diária.

Workshop “Diagnósticos de Saúde no contexto da Estratégia de Saúde da Família”

.: Código PREAE: 1227
.: Coordenação: Sueli Leiko Takamatsu Goyata
.: Subcoordenação: Mônica Lá-Salette da Costa Godinho
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 26/05/2012 a 26/05/2012
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos Interdisciplinares sobre necessidades de saúde 
Resumo:
O Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família a distância foi aprovado pelo CONSUNI em 07 de novembro de 2011 e conta atualmente com 50 alunos da região macrossul. No módulo de planejamento os alunos elaboram um disgnóstico de saúde locorregional que representa uma grande contribuição para o conhecimento sobre a situação de saúde da população. O Workshop será realizado no primeiro encontro presencial, no dia 26 de maio de 2012, na Sala R-109 e Pavilhão V, de 8 às 12h, em que os alunos deverão apresentar o diagnóstico de saúde na modalidade pôster.

Sucesso: A Arte de Realizar Sonhos – Lançamento do Desafio Sebrae 2012

.: Código PREAE: 1230
.: Coordenação: Márcia Paranho Veloso
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Trabalho
.: Linha de Extensão: Empreendedorismo
.: Período de Realização: 16/04/2012 a 16/04/2012
Resumo:
A Unifal-MG por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo, organizou o evento disponibilizando a infraestrutura para realização da palestra. Os itens disponibilizados foram: sala R105, equipamento de som, microfone sem fio, computador com leitor de CD/DVD e projetor multimídia. Elaboração da notícia para divulgação do evento nos sites da Unifal-MG e da Agência de Inovação e Empreendedorismo. Solicitação de apoio às Empresas Juniores da Unifal-MG para a divulgação do evento nas salas de aula e a arrecadação e doação de alimentos para instituições de caridade. As Entidades escolhidas foram: Lar São Vicente, Educandário Santa Inês e Casa dos Meninos.

Sons da Greve: Ensaio Aberto

.: Código PREAE: 1263
.: Coordenação: Leonardo Turchi Pacheco
.: Subcoordenação: Thales de Astrogildo e Trez
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Música
.: Período de Realização: 30/05/2012 a 30/05/2012
.: Atividade Vinculada ao Projeto: Ritmos e elementos do Maracatu de Baque Virado 
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Ciclo de Palestras e Grupos de Discussão

.: Código PREAE: 1267
.: Coordenação: Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 01/03/2012 a 31/12/2012
.: Atividade Vinculada ao Programa: PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia 
Resumo:
O projeto “Ciclo de Palestras e Grupos de Discussão” se caracteriza como evento que tem por objetivo oferecer ao alunos do PET e demais discentes, docentes e técnicos do campus oportunidades de aprendizado mediante o oferecimento de palestras e desenvolvimento de grupos de discussão sobre diversos temas de interesse dos docentes e discentes, que possuam relação direta com os conteúdos e disciplinas ministrados no decorrer do BI e das demais disciplinas profissionalizantes a saber, Ciencias Atuariais, e Economia, bem como quaisquer outras que possam vir a contribuir na complementação da formação curricular dos discentes ampliando este conhecimento também à esfera política e social. Tal atividade também tem por objetivo propiciar aos alunos do PET a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas à prospecção de temas potenciais, à organização e coordenação da atividade propriamente dita, bem como do estreitamento de relações junto a profissionais das áreas correlatas ao curso como forma de desenvolver habilidades de relacionamento e construção de Networking. Nesse sentido, no que se refere à freqüência da atividade, esta proposta tem por objetivo a organização e realização de no mínimo 2 palestras anuais sob a coordenação e apoio de todos os integrantes do PET – BICE. Com relação ao Grupos de Discussão a proposta é de fomentar a leitura e discussão de obras literárias, artigos científicos, entre outros, sobre temas diversos e atuais e que possuam relação com os conteúdos inerentes ao BI e suas áreas de formação e/ou que dêem subsídios teóricos e metodológicos ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa e extensão do PET, bem como das temáticas dos grupos de pesquisa já estabelecidos no Campus. Tem como objetivo a criação de um espaço para argumentação e debate, ampliando o aprendizado, motivando os discentes a uma cultura de discussão de temas relevantes ao desenvolvimento científico, social e político, desenvolvendo uma percepção crítica e auxiliando na formação discente de forma a complementar a sua formação profissional. Tem também o objetivo de inseri-los em uma cultura de estímulo a continuidade na carreira acadêmica, os aproximando e habituando às dinâmicas de estudo normalmente encontradas na pós-graduação. A proposta é de leitura e discussão de pelo menos duas obras durante o ano sendo os grupos de discussão abertos à participação da comunidade acadêmica. Os temas a serem sugeridos serão de responsabilidade dos petianos sob a orientação do tutor e demais docentes do campus buscando suprir as demandas da comunidade acadêmica e tendo sempre como referência o projeto político pedagógico do Campus Varginha.

Uso correto das formas farmacêuticas

.: Código PREAE: 1271
.: Coordenação: Ricardo Radighieri Rascado
.: Subcoordenação: Luciene Alves Moreira Marques
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 26/04/2012 a 26/04/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável. 

1º Campeonato Interno de Xadrez- Unifal-MG Campus Poços de Caldas

.: Código PREAE: 1277
.: Coordenação: Rodrigo Sampaio Fernandes
.: Subcoordenação: Eduardo Horta
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Esporte e lazer
.: Período de Realização: 28/05/2012 a 06/06/2012
Resumo:
O presente evento consiste na realização de um campeonato interno de xadrez, o qual será aberto para a participação da comunidade acadêmica. Procura-se através da realização deste campeonato despertar o interesse da comunidade para este jogo tão importante para o desenvolvimento intelectual de seus praticantes. Uma vez que o xadrez é um jogo que envolve estratégias e outras articulações mentais objetivando a vitória mediante a imobilização do Rei adversário. Hoje, em vários países como Russia, Inglaterra, Argentina, França,Romênia, México, entre outros, a prática do xadrez é muito difundida e se encontra inserida de diferentes maneiras na rotina das populações de cada um desses países. Infelizmente não observamos fato semelhante ocorrendo no Brasil, e entre outras razões que poderíamos apontar para justificar um carente desenvolvimento do Xadrez, certamente recai na grande valorização atribuída à pratica dos jogos coletivos, sobretudo os esportivismos e, entre eles, o sempre apaixonante futebol.Por outro lado, observa-se também certa resistência à iniciação nessa atividade em função de seu estigma de atividade com alto grau de cognitividade, sendo muitas vezes atribuída somente a privilegiados em inteligência. Sendo assim, o presente evento, tem por intuito principal além de promover a interação entre a comunidade acadêmica, incentivar a pratica deste esporte.

1º Campeonato Interno de Tênis de Mesa-UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas

.: Código PREAE: 1279
.: Coordenação: Rodrigo Sampaio Fernandes
.: Subcoordenação: Eduardo Horta
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Esporte e lazer
.: Período de Realização: 22/05/2012 a 25/05/2012
Resumo:
O presente evento consiste na realização de um campeonato interno de xadrez, o qual será aberto para a participação da comunidade acadêmica. Procura-se através da realização deste campeonato despertar o interesse da comunidade para este jogo tão importante para o desenvolvimento intelectual de seus praticantes. Uma vez que o xadrez é um jogo que envolve estratégias e outras articulações mentais objetivando a vitória mediante a imobilização do Rei adversário. Hoje, em vários países como Russia, Inglaterra, Argentina, França,Romênia, México, entre outros, a prática do xadrez é muito difundida e se encontra inserida de diferentes maneiras na rotina das populações de cada um desses países. Infelizmente não observamos fato semelhante ocorrendo no Brasil, e entre outras razões que poderíamos apontar para justificar um carente desenvolvimento do Xadrez, certamente recai na grande valorização atribuída à pratica dos jogos coletivos, sobretudo os esportivizados e, entre eles, o sempre apaixonante futebol.Por outro lado, observa-se também certa resistência à iniciação nessa atividade em função de seu estigma de atividade com alto grau de cognitividade, sendo muitas vezes atribuída somente a privilegiados em inteligência. Sendo assim, o presente evento, tem por intuito principal além de promover a interação entre a comunidade acadêmica, incentivar a pratica deste esporte.

Cineclube PIBID Ciências Sociais

.: Código PREAE: 1285
.: Coordenação: Marcelo Rodrigues Conceição
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Infância e adolescência
.: Período de Realização: 21/06/2012 a 21/06/2012
Resumo:
Dentro do planejamento do PIBID/Ciências Sociais está estabelecido uma vista de alunos do ensino médio das escolas parceiras à Universidade. O intuito é permitir o contato com a instituição para que vislumbrem possibilidades de acesso à estrutura acadêmica. Para tanto será exibido um filme institucional e posteriormente o filme “O menino do pijama listrado” para que se debatam em torno do tema amizade.

O Aterro Controlado de Poços de Caldas – Projetos Multidisciplinares – Integração do conhecimento

.: Código PREAE: 1286
.: Coordenação: Antônio Donizetti Gonçalves de souza
.: Subcoordenação: Carolina Del Roveri
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Resíduos sólidos
.: Período de Realização: 31/05/2012 a 31/05/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PET – Conexões dos Saberes – Tecnologias Sociais, trabalho e Desenvolvimento Social Regional 
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

I Congresso Nacional – Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas Projeções no século XVI

.: Código PREAE: 1287
.: Coordenação: Adailson José Rui
.: Subcoordenação: Claudio Umpierre Carlan
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 22/10/2012 a 26/10/2012
Resumo:
Trata-se de um evento organizado pelo GP Península Ibérica: da Antiguidade Tardia a Reconquista cuja finalidade é reunir pesquisadores de varias Universidades brasileiras que trabalham com diferentes campos da cultura ibérica desenvolvida na Antiguidade, no Medievo e projetada para século XVI. A programação do evento é composta por conferências, mesas redondas, sessões de comunicações e mini cursos.

II Encontro de Problemas Inversos

.: Código PREAE: 1290
.: Coordenação: Nelson Henrique Teixeira Lemes
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 10/08/2012 a 11/08/2012
Resumo:
O II Encontro de Problemas Inversos, cujo tema do evento é “Os próximos 10 anos”, será realizado no Campus de Alfenas da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG entre os dias 10 a 11 de agosto de 2012. Este evento será constituído por minicursos, palestras e outras atividades. O evento é aberto a todos os estudantes, professores e profissionais da Química das instituições de ensino do estado de Minas Gerais com interesse e trabalhos na área de Problemas inversos. O assunto da área envolve otimização de parâmetros fundamentais a partir do tratamento direto de dados experimentais de cinética, termodinâmica, espalhamento, propriedades de transporte entre outros. O encontro será coordenado em parceria pelo grupo de Coloides da UNIFAL-MG e pelo grupo de Dinâmica Atômica e Molecular da UFMG. O evento tem como objetivo reunir discentes e profissionais que atuam nos diversos setores de Química para discutir os caminhos da área de Problemas Inversos nos próximos 10 anos. Espera-se, como no evento anterior, estimular o intercâmbio de experiências e informações entre ensino e pesquisa na área.

XIX Jornada Mineira de Estomatologia – JOME

.: Código PREAE: 1291
.: Coordenação: Alessandro Antônio Costa Pereira
.: Subcoordenação: João Adolfo Costa Henemann
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 22/08/2012 a 24/08/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

3ª Jornada Científica da Geografia – A Geografia Diante das Complexidades Contemporâneas

.: Código PREAE: 1292
.: Coordenação: Paulo Henrique de Souza
.: Subcoordenação: Fernando Shinji Kawakubo
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 03/09/2012 a 06/09/2012
Resumo:
A 3ª Jornada Científica da Geografia ocorrerá entre dias 03 a 06 de setembro de 2012, nas dependências da UNIFAL-MG situadas nos dois Campi que a Instituição possui na cidade de Alfenas. O evento que acontece a cada dois anos é destinado a alunos de graduação em geografia (licenciatura e bacharelado), professores da rede pública e privada, graduandos dos cursos das áreas de humanidades além de profissionais que atuam na área de consultoria e meio ambiente. A realização da 3ª Jornada Científica da Geografia tem como tema “A Geografia diante das Complexidades Contemporâneas” e procura discutir os desafios que se apresentam ao exercício profissional dos geógrafos ante as demandas que a pós-modernidade apresenta para os profissionais que lidam com as questões situadas na interface do Homem com a Natureza. A comissão organizadora procurou sistematizar a programação estabelecendo três eixos de discussões; a saber, Pesquisa, Ensino e Extensão; incentivando com isso a participação de todos os integrantes da comunidade acadêmica que acabam trilhando esse ou aquele caminho dando ênfase a uma ou duas dessas áreas de atuação e exercício do conhecimento. Durante o evento serão discutidos temas relacionados ao Ensino da Geografia, à importância da Pesquisa para a Ciência Geográfica, e, toda a colaboração que as Ações Extensionistas proporciona para a integração da Academia com a Sociedade e para a otimização das atividades que articulam Ensino e Pesquisa. As palestras, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, oficinas e minicursos ocorrerão nos dias 03, 04 e 05 de setembro, enquanto que a atividade de campo será realizada no dia 06 de setembro durante o período da manhã. Diferentemente dos eventos anteriores, para este ano, o trabalho de campo será coordenado pelos membros do Centro Acadêmico de Geografia, que propuseram a realização de um Trekking com duração de 04 horas no entorno rural do município. Neste Trekking, os conceitos e os referencias teóricos explorados em sala de aula serão aplicados para o entendimento dos diversos elementos que compõe o arranjo da paisagem geográfica. A realização da 3ª Jornada Científica da Geografia é de suma importância, pois proporcionará aos discentes e docentes do curso, uma oportunidade de intercâmbio com os palestrantes convidados que desenvolvem suas atividades acadêmicas em outras Instituições de Ensino Superior; bem como de aprendizado e enriquecimento acadêmico a partir das informações recebidas nas palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos frequentados. Também permitirá a todos os participantes a apresentação dos resultados obtidos nas pesquisas que estão desenvolvendo, cooperando com a produção científica e com a troca de experiências.

I Congresso Interdisciplinar de Espiritualidade e II Jornada Vida Plena

.: Código PREAE: 1293
.: Coordenação: Ericson Hideki Hayakawa
.: Subcoordenação: Érika de Cássia Lopes Chaves
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 18/10/2012 a 20/10/2012
Resumo:
A realização da I Jornada Vida Plena entre 18 e 20 de agosto de 2010 iniciou um ciclo diferente dos eventos comumente realizados na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Com o objetivo de congregar as diferentes áreas de conhecimento da UNIFAL em debates sobre diversos temas de interesse de toda a sociedade, como células tronco, aborto, drogas, dentre outros, o evento se destacou não só pelo contexto acadêmico, como pela preocupação no ser humano. Quase dois anos após a realização do primeiro evento, surge o anseio pela realização de um novo evento. Professores, acadêmicos, técnicos e demais funcionários da UNIFAL-MG em conversas informais revelaram o interesse na realização de um novo evento. Neste ano, o evento também será fortalecido pelo surgimento do Núcleo de Estudos Multidisciplinar Religião e Espiritualidade – NEMRES. Idealizado em 2011, o núcleo tem como objetivos, estimular na comunidade acadêmica ações para o desenvolvimento integral do ser humano, visando à promoção do seu bem-estar físico, emocional, social e espiritual, conforme preconiza o conceito de saúde da Organização Mundial da Saúde. Pautando-se ainda nos objetivos que nortearam a I Jornada Vida Plena, mas com o incremento do NEMRES e dos diversos temas que permeiam a sociedade, surge o desejo da realização de um novo evento. Dessa forma, o I Congresso Interdisciplinar de Espiritualidade e II Jornada Vida Plena tem por objetivo apresentar alguns pontos da atualidade que discutem sobre possíveis ameaça a vida em sua plenitude, e os exemplos de estratégias que a estão salvando. Propostas criativas e audaciosas de pessoas que enxergaram necessidades específicas na sociedade podem inspirar a idealização de trabalhos que atendam não apenas carências da população alfenense, mas que abarquem também demais indivíduos para onde os profissionais formados na UNIFAL-MG ou em outra Instituição de Ensino Superior irão atuar.

Sensibilização ao uso do Software Livre

.: Código PREAE: 1294
.: Coordenação: Anderson Francisco da Silva
.: Subcoordenação: Wagner Roberto Dias Nascimento
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Tecnologia da informação
.: Período de Realização: 20/06/2012 a 20/06/2012
.: Atividade Vinculada ao Projeto: Seja Livre, Seja Linux 
Resumo:
Sensibilizar os cidadãos sobre o uso dos Programas de Código Aberto. • Esclarecer as questões legais sobre direitos autorais e Programas Proprietários. • Promover uma oportunidade de conhecer um outro Sistema Operacional. • Estimular o uso dos “Softwares Livres”.

Seminário de Imunização

.: Código PREAE: 1296
.: Coordenação: Mônica Lá-Salette da Costa Godinho
.: Subcoordenação: Patrícia Mônica Ribeiro
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 11/09/2012 a 14/09/2012
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos Interdisciplinares sobre necessidades de saúde 
Resumo:
Evento que prevê a participação de profissionais de saúde coletiva, professores e estudantes da área de saúde , para debater e refletir sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças imunopreviníveis; atualização em imunização, enfatizando mudanças recentes propostas pelo Ministério da Saúde, no Calendário de Vacinação; oportunidade de entender os efeitos adversos da vacina BCG e esclarecer dúvidas oriundas da vivência dos profissionais de saúde, professores e alunos, em sala de vacina; alinhamento conceitual sobre vacinação nas várias fases de vida do indivíduo, tais como, criança, adolescente, gestante e trabalhador de saúde, por meio de artigos científicos desenvolvidos por acadêmicos do curso de enfermagem. Oportunidade de conhecer a cobertura vacinal do município de Alfenas/MG, além da forma de acompanhamento e monitoramento vacinal pela SRS – Superintendência Regional de Saúde. Apresentação de experiências exitosas na macrorregião e importância da Responsabilidade Técnica do(a) enfermeiro(a) na Sala de Vacina.

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB)

.: Código PREAE: 1305
.: Coordenação: Maria de Fátima Rodrigues Sarkis
.: Subcoordenação: Leonardo Henrique Soares Damasceno
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 28/06/2012 a 28/06/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável. 

45ª Semana Farmacêutica da UNIFAL-MG

.: Código PREAE: 1306
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação: Fernanda Borges de Araújo Paula
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 02/10/2012 a 05/10/2012
Resumo:
O Curso de Farmácia da Unifal-MG, por meio de sua coordenação, professores, funcionários e alunos promoverá, no período de 02 a 05 de outubro de 2012, a 45ª Semana Farmacêutica da Unifal-MG. Este evento contará com a valiosa colaboração de professores, pesquisadores e farmacêuticos de grande expressão, reconhecimento e prestígio na comunidade científica nacional, os quais ministrarão minicursos e palestras e participarão efetivamente das mesas-redondas. Seu objetivo é proporcionar à comunidade acadêmica oportunidade para ampliação de seus conhecimentos técnico-científicos nas diferentes áreas de formação do farmacêutico generalista (fármacos e ao medicamentos, saúde pública e vigilância em saúde, análises clínicas e toxicológicas e produção e análise de alimentos). Ainda, possibilitar a interação entre os discentes, professores e técnicos da UNIFAL-MG e participantes/convidados de outras instituições/empresas, favorecendo o intercâmbio científico e tecnológico.

Faculdade de Ciências Farmacêutica versus Greve 2012

.: Código PREAE: 1307
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Comunicação estratégica
.: Período de Realização: 24/05/2012 a 24/05/2012
Resumo:
Mesa-redonda abrangendo assuntos que envolvem a greve nas universidades Federais, com ênfase nas particularidades da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Os assuntos abordados serão estágio de interesse curricular, curricular e estágio final, alunos do último período, posição da FCF em relação a greve e situação da Farmácia Universitária.

Prevenção e Diagnóstico da Hepatite C e Manicures

.: Código PREAE: 1310
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde e proteção no trabalho
.: Período de Realização: 25/06/2012 a 25/06/2012
.: Atividade Vinculada ao Projeto: Prevenção e Diagnóstico de Hepatite C em Manicures 
Resumo:
As hepatites virais constituem um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Dentre elas, as hepatites A, B, e C são as de maior importância, tanto pelo contingente acometido, quanto pela gravidade dos sintomas acarretados pelas formas aguda e crônica. A hepatite C é uma doença causada pelo vírus HCV, e possui como característica marcante a capacidade de se manter assintomática por um longo tempo, tornando-se crônica na maioria dos casos, levando a sérias complicações como cirrose, insuficiência hepática e câncer de fígado. Devido à via principal de transmissão do vírus, sanguínea, certas populações são mais propícias à infecção por este vírus. As manicures constituem um grupo vulnerável, pois estão constantemente em contato com materiais perfurocortantes (tesouras,alicates, espátulas, palitos e lixas de unha), que podem ser veículos de transmissão do HCV e, por vezes, essas profissionais não adotam os devidos cuidados na higienização do instrumental. Neste contexto, torna-se importante a conscientização das manicures quanto à gravidade da hepatite C e das consequências advindas desta patologia. Somando-se a isso, tem-se a característica silenciosa da doença, que faz da prevenção a melhor forma de combate. Assim, este evento objetiva a multiplicação da informação inerente à hepatite C, seus riscos, formas de prevenção e segurança no trabalho para as manicures, além de incentivar o diagnóstico precoce com a disponibilização do teste sorológico rápido e consequente suporte médico-psicológico por meio da parceria com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Alfenas, MG.

II Colóquio Literatura, Linguagem e outros Saberes

.: Código PREAE: 1317
.: Coordenação: Cláudio Umpierre Carlan
.: Subcoordenação: Wellington Ferreira Lima
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 17/09/2012 a 19/09/2012
Resumo:
O II Colóquio Literatura, Linguagem e outros Saberes é a continuação do esforço iniciado em 2010 de criar e manter em Alfenas um espaço de debates e trocas de experiências nas áreas de estudos de literatura e seus diálogos com linguística, artes plásticas, história, cinema, arqueologia e diversos outros saberes. Como no primeiro ano, que possuía como tema os 90 anos de Clarice Lispector, este ano o colóquio terá como eixo temático “Perspectivas de Interpretação”. Somado ao espaço de comunicações e debates que se fará por meio de Grupos de Trabalhos, cada um encerrando um subtema, o colóquio terá como convidados importantes nomes no meio acadêmico brasileiro que pelas pesquisas no tema terão, sem dúvida, muito a somar ao esforços de pesquisas locais.

II Simpósio Sul Mineiro de Geriatria e Gerontologia

.: Código PREAE: 1320
.: Coordenação: Maria Angélica Mendes
.: Subcoordenação: Maria Regina Martinez
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Terceira idade
.: Período de Realização: 28/09/2012 a 28/09/2012
.: Atividade Vinculada ao Projeto: A Pessoa Idosa no Contexto de Saúde 
Resumo:
O Grupo de Pesquisa Tecnologias na Saúde da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, por meio de seus docentes e discentes, promoverá no dia 28 de setembro de 2012, o II Simpósio Sul Mineiro de Geriatria e Gerontologia, com o tema “A Vez e a Voz da Pessoa Idosa”. Tem como propósito proporcionar, aos estudantes e profissionais, a oportunidade de ampliação e aprofundamento de seus conhecimentos técnico-científico-culturais na área de Geriatria e Gerontologia, bem como propiciar encontro científico entre profissional, discente e pessoa idosa; permitindo uma reflexão crítica sobre as práticas de assistência voltadas para a população idosa e o conhecimento das percepções do idoso frente ao seu processo de envelhecimento.

Master Class de violino, violoncelo e fagote

.: Código PREAE: 1321
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Música
.: Período de Realização: 23/08/2012 a 23/08/2012
.: Atividade Vinculada ao Projeto: Camerata Theophillus 
Resumo:
Trata-se da realização de máster- class de violino, violoncelo e fagote para toda a comunidade interessada, com o objetivo de proporcionar o contato com instrumentos musicais pouco conhecidos no cotidiano das pessoas, como por exemplo, o fagote, e para os quais faltam instrumentistas e professores na região de Alfenas. Oferecerá oportunidade de formação aos músicos instrumentistas além de despertar o interesse do público presente por instrumentos pouco conhecidos, ou simplesmente apreciar a música por eles produzida.

III Ciclo de Oficinas sobre a Língua Espanhola do PIBID Letras-Espanhol

.: Código PREAE: 1328
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 15/09/2012 a 10/11/2012
Resumo:
O II Ciclo de Oficinas sobre a Língua Espanhola do PIBID Letras-Espanhol se apresenta como a continuidade de uma proposta de sensibilização, aproximação e integração do PIBID Letras-Espanhol com a comunidade escolar (alunos, pais, professores, funcionários, entre outros) das escolas E. E. Samuel Engel e E.E. Napoleão Sales, escolas nas quais o projeto se desenvolve e da Unifal-MG. A partir das oficinas, oferecidas pelos alunos bolsistas do programa, tem-se por objetivo integrar a comunidade escolar e levar ao seu conhecimento as ações que o PIBID Letras-Espanhol desenvolve atualmente. Além disso, com as oficinas, o público participante poderá ter contato com diferentes aspectos da língua, cultura e literaturas de língua espanhola.

Com boas atitudes,você pode ECOAR sustentabilidades!

.: Código PREAE: 1331
.: Coordenação: Cristiane Moreira Mendes
.: Subcoordenação: Marcos Roberto de Faria
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Mídias-artes
.: Período de Realização: 03/09/2012 a 03/09/2012
Resumo:
É produzir imagens/frases capazes de conduzir as pessoas que fazem parte da comunidade universitária (docentes, discentes e técnico-administrativos) a pensarem sobre a forma que cada um, individualmente, possa colaborar com a sustentabilidade dos campi. Haverá uma banca para avaliar uma ou mais imagens/frases. A imagem/frase vencedora será utilizada em banner, flyers, etc…; e a partir daí, alavancaremos outras ações em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, para fomentar ainda mais a idéia de cuidar dos bens naturais oferecidos na Instituição e, além disso, uma destas imagens será a logomarca do Projeto ECOAR. Concomitantemente haverá um workshop onde o Prof. Ronaldo Mincato, Luciano Tavares da Costa e Magali Benjamim de Araújo, alunos do PIBID do ICB e a coordenadora de projetos de extensão sobre Educação Ambiental, estarão expondo seus banners cuja temática é sustentabilidade e meio ambiente. Os visitantes não serão meros espectadores, mas poderão ouvir e estabelecer uma profunda abertura de diálogo com o facilitador. Durante a exposição os professores Vinícius Xavier da Silva e Flávio Nunes Ramos estarão estimulando as criações por meio da exposição de seus trabalhos (charges) e criando painéis que comporão o ambiente e ao mesmo tempo fomentando a imaginação dos concorrentes, além disto, estaremos nos utilizando de recursos de multimídia para apresentar vídeos sobre sustentabilidade. Este workshop poderá ser fonte de prática ou contribuições da criatividade e inteligência para a busca da logomarca e ao mesmo tempo conscientização do papel que cada um deve assumir frente às economias de água e de energia elétrica da UNIFAL-MG. Além disto o Prof. Ronaldo Auad estará colaborando inclusive com a exposição de suas obras de arte.

Noções Básicas de CorelDraw X5

.: Código PREAE: 1333
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Tecnologia da informação
.: Período de Realização: 03/09/2012 a 03/09/2012
Resumo:
O Minicurso de Noções Básicas de CorelDraw X5 abordará os aspectos e conceitos que envolvem a edição e produção de imagens neste software, bem como atividades práticas que facilitem o aprendizado. Este, vem para complementar a formação acadêmica, propiciando ao acadêmico desenvolver atividades e trabalhar com a edição de imagens e logotipos.

IV Primavera dos Museus na Unifal-MG / VI Primavera dos Museus – IBRAM

.: Código PREAE: 1334
.: Coordenação: Luciana Menezes de Carvalho
.: Subcoordenação: Gilmara Aparecida de Carvalho
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 28/09/2012 a 30/11/2012
Resumo:
Coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus tem por objetivo chamar a atenção dos museus e sociedade para o debate em torno de assuntos atuais por meio de atividades como exposições, seminários, oficinas e palestras, entre outros. O tema deste ano – A Função Social dos Museus – homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades. Assim, o Museu da Memória e Patrimônio organiza a exposição “Arte & Inclusão: da Oficina ao Museu”, no âmbito da IV Primavera dos Museus na Unifal-MG / VI Primavera dos Museus – IBRAM, convidando instituições de Alfenas e Paraguaçu que promovem oficinas de Artes com crianças para exporem seus trabalhos na referida mostra. A exposição inaugurará no dia 28 de setembro de 2012 e ficará disponível até o dia 30 de novembro do mesmo ano.

40º Encontro FORPROEX Suldeste

.: Código PREAE: 1335
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: 00/01/1900 a 00/01/1900
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

II CICLO DE SEMINÁRIOS DO PET FISIOTERAPIA

.: Código PREAE: 1336
.: Coordenação: Leonardo César Carvalho
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 19/09/2012 a 21/09/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: Pet Fisioterapia 
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Minicurso Hepatite C: Não está na cara, mas pode estar no sangue

.: Código PREAE: 1338
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde e proteção no trabalho
.: Período de Realização: 24/09/2012 a 24/09/2012
.: Atividade Vinculada ao projeto: Prevenção e Diagóstico de Hepatite C 
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Assistência Farmacêutica na Unifal-MG

.: Código PREAE: 1340
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Fármacos e medicamentos
.: Período de Realização: 20/09/2012 a 20/09/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 – campus poços de caldas

.: Código PREAE: 1342
.: Coordenação: Cássius Anderson Miquele de Melo
.: Subcoordenação: Keri Ribeiro Prosperi
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: Espaços de ciência
.: Período de Realização: 15/10/2012 a 20/10/2012
Resumo:
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004. Trata-se de um evento promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em conjunto com Universidades e outras instituições brasileiras. Neste contexto, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) está realizando esta semana nos campi de Alfenas e Poços de Caldas. XXIII) Em Poços de Caldas, a Semana está sendo organizada pela coordenação de Extensão universitária do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, com o apoio do Centro de Divulgação Científica e Tecnológica (CDCT). (1) A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 ocorrerá entre 15 e 21 de outubro de 2012 no Brasil todo e entre 15 e 20 de outubro de 2012 em Poços de Caldas. O tema principal será: “Sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza”. Ele foi escolhido em função de serem estes os assuntos principais da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil em 2012, com a participação de quase todos os países do mundo.

Conhecendo a Unifal-MG – Atividades integradas no campus Poços de Caldas

.: Código PREAE: 1343
.: Coordenação: Antônio Donizetti Gonçalves de souza
.: Subcoordenação: Cassius Anderson Miqueli de Melo
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Espaços de ciência
.: Período de Realização: 27/09/2012 a 27/09/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PET – Conexões dos Saberes – Tecnologias Sociais, trabalho e Desenvolvimento Social Regional
Resumo:
OUNIFAL-MG – campus Poços de Caldas” voltado a alunos carentes da rede publica de ensino médio do município. O curso é oferecido no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, totalmente gratuito e vem sendo ministrado pelos alunos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologias e Engenharias. O projeto apresenta dentre seus objetivos: a) integrar os alunos de ensino médio ao campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG e b) divulgar as ações da UNIFAL-MG no município de Poços de Caldas voltadas ao ensino publico estadual e municipal. Neste contexto, o presente evento visa cumprir estes objetivos de forma a atender as especificidades do projeto e também permitir a integração de diferentes áreas do conhecimento no campus Poços de Caldas.
 

Tunneling and Engineering Geological Constraints of the New Metro Line in Budapest, Hungary

.: Código PREAE: 1344
.: Coordenação: Fabiano Cabañas Navarro
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento urbano
.: Período de Realização: 27/09/2012 a 27/09/2012
Resumo:
A palestra abordará técnicas modernas de tunelagem focando a aplicação para metrô, considerando os condicionantes geológicos e suas restrições a partir do estudo de caso em Budapeste.

Quero Linux no meu Notebook

.: Código PREAE: 1345
.: Coordenação: Wagner Roberto Dias Nascimento
.: Subcoordenação: Paulo Oliveira Avelino
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Tecnologia da informação
.: Período de Realização: 01/10/2012 a 01/10/2012
.: Atividade Vinculada ao Projeto: Seja Livre, Seja Linux
Resumo:
Mostrar como fazer a instalação do Ubuntu Linux 12.04 em: (2) – dual boot (paralelo a outro SO) (3) – virtualizado (dentro de outro SO)

COREBIO/SE – Conselho Regional dos Estudantes de Biologia do Sudeste

.: Código PREAE: 1346
.: Coordenação: Ronaldo Luiz Mincato
.: Subcoordenação: Maria de Los Angeles Castro Ballesteros
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: Organizações da soc. civil e movimentos sociais e populares
.: Período de Realização: 31/10/2012 a 04/11/2012
Resumo:
O COREBIO (Conselho Regional dos Estudantes de Biologia) é um instrumento de organização da ENEBIO (Entidade Nacional do Estudantes de Biologia), é uma reunião dos coletivos e centros acadêmicos de cada instituição que constroem a ENEBIO, para planejar e articular ações da entidade que representa nacionalmente os estudantes de Biologia.

IV SEMANA DO PROGRAMA INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E III SEMANA DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E ECONOMIA

.: Código PREAE: 1348
.: Coordenação: Ana Carolina Guerra
.: Subcoordenação: Elisa Zwick
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 05/12/2012 a 07/12/2012
Resumo:
Este evento técnico – científico tem como proposta a publicização e a troca de experiências das atividades de ensino, pesquisa e extensão, que vem sendo desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha. Além disso, propõe-se também em fomentar novos conhecimentos e discussões que perpassam as áreas de Administração Pública, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas. O desenvolvimento dessas ações, se dará através da realização de palestras, conferências e sessões de apresentação de trabalhos de alunos. Estas atividades permitirão aos alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia o contato com profissionais, professores, pesquisadores e estudantes das três áreas, possibilitando a apresentação e discussão de diferentes metodologias, além da construção de novas redes de conhecimento. É importante destacar que o Campus de Varginha, da UNIFAL – MG é um Campus novo, que teve a implantação do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Economia. O objetivo do Bacharelado Interdisciplinar é promover a formação de um profissional com visão crítica para colaborar na interpretação e solução de problemas pertinentes a área de gestão social, econômica e política. Nesta proposta de curso, o aluno poderá escolher, ao final do ciclo básico de formação, entre os Cursos de Administração Pública, Ciências Econômicas e Ciências Atuariais. Constitui-se como uma experiência inovadora onde o acadêmico pode amadurecer sua opção pela carreira específica após cursar os três primeiros anos do Bacharelado Interdisciplinar. O Programa Integrado de Ensino, Pesquisa Extensão (PIEPEX), atividade central do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE) da UNIFAL-MG, tem como objetivo ampliar as possibilidades de aprendizagem, proporcionando ao discente o acesso a conhecimentos teóricos e práticos nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão nas áreas de Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais e afins. O PIEPEX busca envolver os discentes do BICE nas mais variadas experiências extra-curriculares, incluindo participação em projetos de pesquisa e extensão, atividades de ensino e eventos como palestras e apresentação de trabalhos. Dessa forma, a realização deste evento incentiva os alunos a participarem ativamente desse Programa e apresentarem os resultados obtidos nas atividades nele desenvolvidas. Além disso, essa Semana busca proporcionar, através de palestras e conferências o contato de alunos, professores e profissionais com assuntos diversificados, aprofundados e atualizados, nas áreas de Economia, Administração Pública e Ciências Atuariais. Portanto, este evento, poderá contribuir para a formação dos alunos, bem como torná-los sujeito de transformação da realidade, com respostas para os grandes problemas contemporâneos.

Um dia na Unifal

.: Código PREAE: 1350
.: Coordenação: Rodrigo Fernando Costa Marques
.: Subcoordenação: Daniel Juliano Pamplona da Silva
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Espaços de ciência
.: Período de Realização: 21/08/2012 a 22/11/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Alfenas

.: Código PREAE: 1352
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: 00/01/1900 a 00/01/1900
Resumo:
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004. Trata-se de um evento promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em conjunto com Universidades e outras instituições brasileiras. Neste contexto, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) está realizando esta semana nos campi de Alfenas e Poços de Caldas. Em Poços de Caldas, a Semana está sendo organizada pela coordenação de Extensão universitária do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, com o apoio do Centro de Divulgação Científica e Tecnológica (CDCT). A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 ocorrerá entre 15 e 21 de outubro de 2012 no Brasil todo e entre 15 e 20 de outubro de 2012 em Poços de Caldas. O tema principal será: “Sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza”. Ele foi escolhido em função de serem estes os assuntos principais da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil em 2012, com a participação de quase todos os países do mundo.

I Jornada Científica de Letras

.: Código PREAE: 1354
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação: Farnanda Aparecida Ribeiro
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 28/11/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PET – Conexões Saberes – Letras
Resumo:
A I Jornada Científica de Letras da UNIFAL-MG, promovida pelo Grupo PET/Conexões de Saberes – Letras (UNIFAL-MG), tem a finalidade de de promover reflexões acerca de áreas profissionais e formação continuada de professores da área, divulgando os trabalhos de iniciação científica de graduandos e de professores pesquisadores. Este evento será realizado no campus de Alfenas, nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2012, perfazendo uma carga horária de ?? horas. A programação conta com mesas-redondas que trarão discussões acerca de ensino e aprendizagem de línguas, formação docente, avaliação, análise do discurso, literatura, cinema e política linguística. Conta, também, com uma conferência sobre a atuação dos profissionais de Letras em outros ramos, além da licenciatura, e apresentações de trabalhos em forma de comunicação oral e e-pôster. No evento, será lançado o livro “Jornal para eremitas”, do Prof. Dr. Eloésio Paulo dos Reis (UNIFAL-MG). Espera-se, com a realização do evento, proporcionar uma reflexão acerca da área de Letras e incentivar a produção científica tanto dos discentes quanto dos docentes da graduação em Letras. Os trabalhos submetidos e apresentados na Jornada serão publicados num Caderno de Resumos online, com ISSN a ser solicitado, havendo a possibilidade de publicação de artigos completos, sujeitos à aprovação, na segunda edição, em 2013, da Revista (Entre Parênteses), ISSN 2238-4502. Justifica-se a realização da I Jornada Científica de Letras (UNIFAL-MG) pelo fato de objetivar a socialização do conhecimento científico da área, promover a formação continuada de profissionais desse ramo e a reflexão das áreas profissionais da área de Letras, além da Licenciatura. Tem como objetivos: promover reflexões acerca de áreas profissionais e formação continuada de professores da área de Letras e afins, divulgando os trabalhos de iniciação científica de graduandos e de professores pesquisadores; promover reflexões sobre as áreas profissionais de Letras; divulgar e socializar resultados de pesquisas dos graduandos e docentes da área de Letras; incentivar a participação de graduandos em eventos de caráter científico; promover a formação continuada de profissionais da área; possibilitar que o acadêmico possa apresentar e-pôsteres e realizar comunicações orais como forma de prepará-lo para realização desse tipo de atividade em eventos externos; possibilitar que o acadêmico se familiarize com os gêneros acadêmicos “resumo”, “comunicação oral” e “pôster”, comuns em eventos de caráter científico.

Dia da Sociologia / Pibid – Ciências Sociais

.: Código PREAE: 1355
.: Coordenação: Marcelo Rodrigues Conceição
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Infância e adolescência
.: Período de Realização: 07/11/2012 a 08/11/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PIBID – Ciências Sociais
Resumo:
O PIBID/Unifal-MG se desenvolve em diversas escolas da cidade com o intuito de melhorar a formação dos futuros professores e de contribuir com a formação dos professores em atuação. Por meio de diversas atividades, os universitários bolsistas acompanham os trabalhos dos professores das escolas públicas ajudando-os no planejamento e na execução de algumas delas. Dentre as diversas atividades elaboradas pelo PIBID-Ciências Sociais está o Dia da Sociologia que visa trazer os alunos do ensino médio das escolas parceiras para discutir temas da realidade social por meio de palestra com o professor do curso de Ciências Sociais, Leonardo Turchi Pacheco, e de uma atividade didático-pedagógica elaborada pelos pibidianos.

Programa Futuro Profissional Colgate

.: Código PREAE: 1356
.: Coordenação: Daniela Coelho de Lima
.: Subcoordenação: Alessandro Aparecido Pereira
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 12/11/2012 a 12/11/2012
Resumo:
Higienização, técnica de escovação, dentifrício.

Higiene dos Alimentos para Agentes Comunitários de Saúde e Usuários dos PSF de Alfenas-MG

.: Código PREAE: 1357
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Segurança alimentar e nutricional
.: Período de Realização: 05/07/2012 a 24/11/2012
Resumo:
Considerando-se que os hábitos inadequados de manipulação, processamento e conservação de alimentos são os principais fatores desencadeantes de doenças de origem alimentar, pretende-se, com essa atividade, capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Alfenas, MG para a higiene e boas práticas em serviços de alimentação e no ambiente doméstico. O ACS é o profissional da atenção primária de saúde que está mais próximo da população, assim, espera-se que os mesmos multipliquem as informações adquiridas para a comunidade assistida. Esta ação contribuirá para o aumento da segurança alimentar e para a melhor conservação dos alimentos, diminuindo sofrimentos, gastos desnecessários provocados pelas doenças de origem alimentar e perdas alimentícias.
 

MINICURSO – ATUALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR PARA CANTINEIRAS

.: Código PREAE: 1358
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Segurança alimentar e nutricional
.: Período de Realização: 08/11/2012 a 08/11/2012
Resumo:
Os hábitos inadequados de manipulação são os principais fatores desencadeantes de doenças de origem alimentar. Um grande número de doenças pode ser veiculadas pela água e alimentos, representando esse fato um dos grandes desafios para os órgãos de saúde pública e de educação do mundo atual. Uma forma eficaz de prevenção destas doenças se dá por meio da capacitação e treinamento da população em geral, sobretudo aqueles profissionais envolvidos no manuseio dos alimentos e limpeza das escolas. Assim, o minicurso proposto de atualização e capacitação sobre segurança alimentar destina-se às merendeiras e auxiliares de serviços gerais da rede escolar municipal de Alfenas-MG, objetivando capacitá-las para a segurança alimentar (abastecimento, quantidade, regularidade e qualidade). Para atender o maior número possível dessas profissionais, o curso será oferecido no dia 08/11/2012,em dois horários, a saber, 8-12h e 13:30-17:30h.

Seminário Os 20 anos do Impeachment de Fernando Collor de Mello (1992-2012)

.: Código PREAE: 1362
.: Coordenação: MÁRIO DANIELI NETO
.: Subcoordenação: MARCELO HORNOS STEFFENS
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: Organizações da soc. civil e movimentos sociais e populares
.: Período de Realização: 06/12/2012 a 06/12/2012
Resumo:
Em 29 de setembro de 2012 completaram-se 20 anos do impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello. Este seminário tem por objetivo debater o contexto político e histórico que culminou no afastamento do presidente da República em meio a uma grave crise política. Pretende-se discutir o conturbado período inaugurado com a eleição de Collor de Mello em 1989, no tocante aos problemas econômicos, sociais e políticos que permearam essa administração, buscando-se compreender os motivos que levaram à deposição do presidente bem como os desafios que se abriram aos governos posteriores.

Rondônia no Meio Ambiente

.: Código PREAE: 1363
.: Coordenação: Maria de Fátima Rodrigues Sarkis
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 11/10/2012 a 11/10/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Smile Day

.: Código PREAE: 1364
.: Coordenação: Rodrigo Sampaio Fernandes
.: Subcoordenação: Ivan Silva Prado
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: Esporte e lazer
.: Período de Realização: 25/09/2012 a 05/10/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Calouro Cidadão VIII

.: Código PREAE: 1365
.: Coordenação: Osvaldo Adilson de Carvalho Junior
.: Subcoordenação: Keri Ribeiro Prosperi
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: Organizações da soc. civil e movimentos sociais e populares
.: Período de Realização: 27/11/2012 a 29/11/2012
Resumo:
O evento Calouro Cidadão, em sua oitava edição, visa integrar alunos ingressantes e pregressos a toda comunidade acadêmica e, através do trabalho em grupo, promover valores como solidariedade. A arrecadação de alimentos, doação no asilo e a convivência com os idosos, amplia-se a noção de cidadania de todos os envolvidos no evento, promovendo uma maneira saudável de receber os novos estudantes do Campus Poços de Caldas.

I Simpósio de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Campus Poços de Caldas

.: Código PREAE: 1369
.: Coordenação: Rodrigo Fernando Costa Marques
.: Subcoordenação: Érika Mageste de Almeida Candido
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 04/12/2012 a 04/12/2012
Resumo:
Esse evento tem como proposta uma exposição em forma de palestras sobre promoção de saúde e qualidade de vida que objetiva esclarecer dúvidas, informar e conscientizar o público-alvo quanto a relevância dos cuidados com a saúde e sua repercussão na qualidade de vida. No final do evento haverá uma mesa redonda com profissionais da saúde que discutirão a temática “qualidade de vida no campus de Poços de Caldas” e proporão um plano de ação a ser implementado na UNIFAL-MG/Poços de Caldas e demais campus.

Seminário sobre mineração de bauxita

.: Código PREAE: 1370
.: Coordenação: Mauricio Guimarães Bergerman
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 07/12/2012 a 07/12/2012
Resumo:
Trata-se de seminário que será ministrado pelo Prof. Arthur Pinto Chaves, da Universidade de Sâo Paulo, sobre mineração de bauxita. O referido professor é uma das melhores referências nesta área no país e o tema é de grande interesse para a região, tendo em vista a grande quantidade de minerações de bauxita existentes em Poços de Caldas.

Workshop sobre Geoprocessamento aplicados à estudos ambientais

.: Código PREAE: 1371
.: Coordenação: Eduardo Carvalho Dias
.: Subcoordenação: Luis Antônio Fonseca Teixeira
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 06/12/2012 a 07/12/2012
Resumo:
Pretende-se com o evento divulgar o campus da Unifal com o intuito de promover um ambiente propício para troca de conhecimentos e formação de parcerias entre os profissionais da área e gestores que desejem implementar ou otimizar o Geoprocessamento dentro de suas organizações como forma de ajudar o alcance de resultados. As áreas relacionadas ao evento correspondem a um campo de atividade que, adotando uma abordagem sistemática, integra todos os meios utilizados para a aquisição e gerenciamento de dados espaciais necessários como parte de operações científicas, administrativas, legais e técnicas envolvidas no processo de aquisição, armazenamento, análise e discriminação e gerenciamento de dados georreferenciados. As aplicações são muito variadas, incluindo os levantamentos topográficos, a cartografia, o mapeamento digital, os sistemas de informações geográficas, a fotogrametria, o sensoriamento remoto, os estudos ambientais, o planejamento, o turismo e outras atividades que empregam dados espacialmente relacionados. O workshop visa complementar a formação de profissionais com competências técnicas e científicas e capacidade de relacionamento humano, que permita aos participantes o conhecimento de novas tecnologias capazes de promover a geração, aquisição, armazenamento, análise, disseminação e gerenciamento de informações espaciais relacionadas com o ambiente e recursos terrestres, atendendo às necessidades da sociedade e do processo produtivo.

I Seminário Florestan Fernandes

.: Código PREAE: 1373
.: Coordenação: Paulo Roberto Rodrigues de Souza
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 03/12/2012 a 04/12/2012
Resumo:
O I Seminário Florestan Fernandes é um evento promovido pelo Diretório Acadêmico Florestan Fernandes -DAFF- e por estudantes de graduação do Instituto de ciências Sociais Aplicadas. Tendo como base as áreas de Economia, Administração Pública e ciências Atuarias, objetiva fomentar discussões de temas que interessem à academia, tanto no que respeito a universidade, como a questão do REUNI, quanto à sociedade, como tema da dívida pública brasileira, investindo também em atividades de formação intelectual, acadêmica e política com palestra que serão ministradas trazendo conteúdos concernentes aos cursos que são oferecidos no ICSA. Reunindo indivíduos e grupos que atuam nos meios acadêmicos, públicos e afins, o seminário pretende promover um amplo debate acerca de importantes questões atuais. Alçamos com isso ter um resultado que seja capaz de despertar no estudante o senso crítico para o foco social e, proporcionalmente, uma análise academicista dos assuntos respectivos às mudanças políticas que estão ocorrendo e das que são necessárias, vislumbrando não só uma formação do acadêmico para o mercado de trabalho, mas, uma formação do acadêmico para a vida social.

Meio ambiente e saúde na melhor idade

.: Código PREAE: 1374
.: Coordenação: Cibele Marli Cação Paiva Gouvêa
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Terceira idade
.: Período de Realização: 05/12/2012 a 13/12/2012
.: Atividade Vinculada ao programa: Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade
Resumo:
A ação será realizada na forma de curso, ministrado em 4 tardes, durante duas semanas. O curso abordará temas com o objetivo de mostrar a importância de fatores ambientais na saúde humana; como ocorre a formação do ser humano; a conscientização ambiental e preservação da fauna; parasitas humanos e a lavagem das mãos, para orientação de higiene e de cuidados com a saúde. Para finalizar será realizada uma gincana cultural sobre os conteúdos tratados no curso, seguido de confraternização. Esta atividade será realizada de maneira condensada em aulas teóricas e práticas, compondo a maioria da carga horária, sendo uma abordagem mais prática e dinâmica. Espera-se integrar a comunidade local com a comunidade acadêmica, desenvolver o interesse por questões ambientais e relacionados à saúde humana.

Ciclo de seminários- As drogas e suas interfaces

.: Código PREAE: 1376
.: Coordenação: Dênis da Silva Moreira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 10/12/2012 a 17/12/2012
Resumo:
Esse evento se propõe expor a problemática das drogas em forma de seminários, tendo como objetivo esclarecer dúvidas, informar e conscientizar o público-alvo quanto à relevância da temática abordada.

Oficinas de Sociologia – Pibid – Ciências Sociais

.: Código PREAE: 1379
.: Coordenação: Marcelo Rodrigues Conceição
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Jovens e adultos
.: Período de Realização: 29/09/2012 a 04/12/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PIBID/Unifal-MG
Resumo:
Dentro do planejamento do PIBID/Ciências Sociais foi estabelecido o desenvolvimento de oficinas nas escolas parceiras acerca de três temas: Cidadania e Política; Música e Sociologia e Redação. As atividades tem por objetivo fazer com os alunos-bolsistas desenvolvam ações que os preparem para a futura atuação como professores nas escolas públicas. Por outro lado, tentar despertar o interesse dos alunos do ensino médio pela Sociologia por meio da análise e discussões de questões atuais como: movimentos sociais, meio-ambiente, bullying, violência, participação política, cidadania, desigualdade social, música, dentre outros.

I COLÓQUIO DE PESQUISA DO GERES – Território e Territorialidades: identidades quilombolas e indígenas

.: Código PREAE: 1382
.: Coordenação: Flamarion Dutra Alves
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento rural e questão agrária
.: Período de Realização: 12/12/2012 a 12/12/2012
Resumo:
Objetivo do evento é discutir temas atuais da sociedade sobre os conflitos territoriais no Brasil, no caso indígenas e quilombolas. 

9º Encontro dos músicos de Alfenas e região

.: Código PREAE: 1385
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Música
.: Período de Realização: 23/12/2012 a 23/12/2012
.: Atividade Vinculada ao programa: Integrar – Programa de Integração Artística, Cultural e Esportiva da Unifal-MG
Resumo:
O 9º Encontro dos Músicos de Alfenas e Região tem a proposta de oferecer um espaço de confraternização para músicos de Alfenas e região que terão a disposição um palco aberto para relembrar antigas parcerias, experimentar formações e, sobretudo, celebrar a beleza desta arte. Nas oito edições anteriores tiveram a oportunidade de se apresentar artistas da terra que seguiram a carreira musical e se destacam no cenário nacional bem como outros tantos que embora exerçam profissões diferenciadas mantem apreço pela boa música. Lugar de revelações, novos artistas também ganharam luz ao participarem pela primeira vez no encontro. Já outros, com grande contribuição para a cultura da cidade, foram relembrados e homenageados simbolicamente com troféus – tal como ocorrerá em 2012. (2) O evento tem como idealizadores membros da família Tiso Veiga, com reconhecida trajetória e atuação em prol da música no Sul de Minas, como o trabalho realizado pelo pianista e maestro Wagner Tiso. O reconhecimento da atuação musical da família Tiso Veiga em Alfenas e região esta expresso na denominação do Conservatório de Música de Alfenas: Walda Tiso Veiga professora de música e matriarca da família. A organização do encontro é conduzida por Isaura Clara Tiso, André Tiso e pelo jornalista e produtor cultural João Marcos Veiga. Em 2012 o encontro será realizado na Estação Cafezal em Flor, espaço de eventos com ótima infraestrutura de palco, banheiros, cozinha e acessibilidade para deficientes, além de propiciar aos presentes o diálogo com a natureza característica do Sul do estado de Minas Gerais: os cafezais e montanhas. Além da tradicional apresentação e confraternização dos músicos de Alfenas e região o evento terá como atração principal o músico Tadeu Franco, artista de renome na MPB, com parcerias importantes em gravações e discos com Milton Nascimento e Wagner Tiso, o que comprova seu vínculo com os músicos da terra e justifica sua participação neste encontro.

Exposição de Quadros Artísticos

.: Código PREAE: 1386
.: Coordenação: Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Artes plásticas
.: Período de Realização: 13/12/2012 a 13/12/2012
Resumo:
O Programa PET Cultural visa a organização de mostras culturais e esportivas que permitam a interação entre a universidade e a sociedade na qual se insere o Campus Varginha, envolvendo apresentações artísticas, exposições, organização de atividades esportivas, apresentação de filmes e discussões temáticas que auxiliem na efetivação do papel científico e social do ICSA, bem como no desenvolvimento profissional e humano do seu corpo docente e discente. Sendo assim, buscou-se trazer algo inovador aos discentes com o objetivo de aprimorar a cultura e aguçar a criatividade dos mesmos.

CINEPET Farmácia com o filme: “Decisões Extremas”

.: Código PREAE: 1387
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Mídias
.: Período de Realização: 18/12/2012 a 18/12/2012
Resumo:
O CINEPET é um evento que permite a integração cultural dentre as atividades realizadas pelo grupo. Representa uma forma de lazer para a comunidade acadêmica da Unifal-MG. O Grupo PET-Farmácia vem apostando na escolha de filmes que abordaram assuntos polêmicos, sendo temas atuais como eutanásia, doenças degenerativas, novas terapias. Tais temas proporcionam momentos de reflexão ao público presente, sendo mostrado um ponto de vista interessante dos assuntos abordados, além de as histórias contadas nos filmes serem baseadas em fatos reais. Portanto, o CINEPET é uma forma de proporcionar cultura e lazer à comunidade acadêmica e outros jovens, além de propiciar aos participantes uma oportunidade lúdica de ampliar o conhecimento. O filme escolhido pelo grupo foi “Decisões Extremas”, que vem retratar a luta de um casal para encontrar a cura de uma doença genética rara que atinge seus filhos. A intenção do grupo PET é gerar discussões acerca do tema: conflito no ambiente da pesquisa, poder das indústrias farmacêuticas, doenças genéticas, dentro outros assuntos abordados pelo filme.

Oficina de Cordas

.: Código PREAE: 1389
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Música
.: Período de Realização: 23/12/2012 a 23/12/2012
Resumo:
As oficinas de música são atividades pedagógicas que visam a construção e o aprimoramento do conhecimento musical, intelectual e técnico dos músicos e do público envolvidos. Oficinas dessa natureza são essenciais para a formação de público de músicos, sobretudo aqueles envolvidos com a prática musical em grupo como a pratica orquestral. Utilizando de temas propostos a partir de atividades pedagógicas como ensaios e máster-class, mesas redondas, cursos de apreciação e musical e concertos didáticos, trabalha-se em um repertório selecionando a leitura a interpretação, compreensão, e estética, bem como a técnica proposta pelas peças.

Engenharia Ambiental – Consolidação da Profissão e Perspectiva

.: Código PREAE: 1390
.: Coordenação: Leonardo Henrique Soares Damasceno
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 14/12/2012 a 14/12/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Workshop Dispositivos Inalatórios

.: Código PREAE: 1649
.: Coordenação: Luciene Alves Moreira Marques
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 18/12/2012 a 19/12/2012
Resumo:
Este workshop teve importância no aprimoramento do conhecimento dos acadêmicos do curso de Farmácia sobre como e quando utilizar os dispositivos inalatórios nos tratamentos e distúrbios do trato respiratório, podendo orientar pacientes na Atenção Farmacêutica sobre a utilização dos mesmos.