I Curso de Atualização Teórico-Prático em Citogenética Humana e Médica

Unifal-MG, 11 a 15 de setembro de 2017.

Apresentação
O campo da Citogenética Humana nasceu em 1956 com a importante descoberta de que células humanas normais contem 46 cromossomos. Desde estão, este campo diagnóstico-científico e a nossa compreensão da relação entre os defeitos cromossômicos e doenças tem crescido aceleradamente, estimulada pelos avanços na tecnologia citogenética. Como uma ciência madura, a citogenética humana contribui atualmente com diferentes níveis diagnósticos, a genômica humana, a genética oncológica e as diferentes doenças, a evolução cromossômica e a relação entre estrutura nuclear com a função. O I Curso de Atualização Teórico-Prático de Citogenética Humana visa aprimorar os conceitos teóricos e as bases metodológicas da área da Citogenética Humana, seja ela na sua abordagem clássica e/ou molecular, e seu impacto nas diferentes dimensões da prática médica de aplicação diagnóstica e de pesquisa, sendo ela, clínica, oncológica, pré-natal, na infertilidade conjugal e terapia celular, entre outras. (texto informado pela coordenação do curso)

Programa
As atividades teóricas e práticas acontecerão entre os dias 11 a 15 de setembro das 8 h até as 11 h e das 13 até as 17 horas, cumprindo um total de 35 horas.

Inscrições (Evento não gratuito)
1ª data de Inscrições: 01/08 e 18/08

2ª data de Inscrições: 19/08 e 06/09.

Inscreva-se no CAEX

Taxa de investimento
Inscrição entre 01/08 e 18/08
Estudantes: 60 reais
Profissionais: 120 reais.

Inscrição entre 19/08 e 06/09.
Estudantes: 90 reais
Profissionais: 180 reais.

É recomendável (porém não obrigatório) a compreensão de textos em inglês para melhor acompanhamento das atividades do curso.

Cronograma de atividades

Os temas teóricos a serem apresentados serão:

•    Arquitetura e fisiologia cromossômica.
•    Histórico, classificação e nomenclatura dos cromossomos humanos.
•    Ferramentas diagnósticas de Citogenética Clássica
•    Técnicas diagnósticas e pesquisa de Citogenética Molecular.
•    Biossegurança no Laboratório de Citogenética Humana.
•    Anomalias cromossômicas numéricas e estruturais.
•    Citogenética e câncer.
•    Ética, Implicâncias Diagnósticas e Aconselhamento Genético.

As atividades práticas compreenderão:

•    Cultura de células.
•    Colheita de células metafásicas.
•    Preparo de lâminas, bandeamento GTG e coloração.
•    Análise microscópica e montagem de cariótipo.
•    Análise cariotípica e emissão de laudos.
•    Discussão de casos.

Prof. Angel Mauricio Castro Gamero