I Simpósio Mineiro de Pós-Graduação, Saúde Pública e Desenvolvimento Sustentado

Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG, câmpus Sede – Alfenas, 13 a 15 de agosto de 2015.

Apresentação    Programação   Inscrições   Submissão de Trabalhos    Anais    Comissão Organizadora  Apoio/Patrocínio

Apresentação
Este evento tem como proposta reunir docentes, pesquisadores, discentes, profissionais de saúde, gestores, para a troca de experiências, apresentação de resultados de pesquisas na área da saúde e oportunizar o intercâmbio entre instituições de ensino e saúde, nos âmbitos da graduação e pós-graduação, com ênfase em saúde pública e desenvolvimento sustentado para o estado de Minas Gerais.
A Política Nacional de Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), busca contribuir para o desenvolvimento nacional sustentável, com base na produção de conhecimentos técnico-científicos adequados às necessidades econômicas, sociais, culturais e políticas do país. Com isso, desenvolver e fomentar a produção e a utilização de conhecimento científico e tecnológico pelas instituições de saúde, centros formadores, empresas do setor produtivo e outros setores da sociedade. Segundo a Política Nacional de Saúde (2012-2015), a produção científica e tecnológica está direcionada ao alinhamento das agendas da produção nacional e de inovação do setor saúde, com a agenda das necessidades do SUS. A Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, transformada em universidade, em 2005, iniciou a expansão dos cursos, entre eles, da área da saúde, conta atualmente com seis cursos de graduação (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Odontologia) e três cursos de pós-graduação stricto sensu, além de dois programas de residência em saúde, que produzem de forma sistemática pesquisas cientificas e tecnológicas, respondendo ativamente a demandas educacionais da sociedade e participando de maneira efetiva na resolução dos desafios impostos pelo desenvolvimento locorregional e nacional. O evento contará com a participação de renomados docentes e pesquisadores de universidades brasileiras, trazendo o que há de mais recente em ensino, pesquisa e inovação científico-tecnológica nos campos da Saúde Pública e da Enfermagem, contribuindo para a formação de futuros profissionais, a educação permanente dos profissionais do SUS e o estabelecimento de parcerias no desenvolvimento de pesquisas e de inovação na área da saúde. Nesse contexto, a realização desse evento passa a ser um marco na produção, disseminação e incorporação de resultados de pesquisas, que vai ao encontro dos grandes desafios de desenvolvimento sustentável a serem enfrentados, a partir da constituição de parcerias entre as instituições de ensino superior. Desse modo, abre-se caminhos para novas interlocuções na produção técnico-científicas para dar respostas efetivas às enormes demandas sociais, econômicas e culturais do estado de Minas Gerais.