I Workshop dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem

Unifal-MG, câmpus Alfenas – Sede, 30 e 31 de março de 2017.

TRABALHOS APROVADOS

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 08 de fevereiro a 24 de março de 2017, no Sistema de controle de Ações de Extensão – CAEX:
https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/

Público

Ouvinte: Discentes de graduação, discentes de Pós-graduação-mestrado, discentes de Residências Multiprofissional Saúde da Família e Enfermagem Obstétrica, docentes e profissionais de saúde.

Apresentação de trabalhos: discentes de Pós-graduação-mestrado e egressos, discentes de Residências Multiprofissional em Saúde da Família em Enfermagem Obstétrica e egressos.

Submissões

As submissões serão recebidas de 20 de fevereiro a 6 de março de 2017 (prorrogado para até 10 de março de 2017), também por meio do CAEX.
Serão aceitos até dois trabalhos submetiros por autor, nas seguintes áreas:

  • O processo de cuidar em enfermagem
  • Gestão em serviços de saúde
  • Enfermagem e saúde materno-nfantil
  • Políticas e práticas em enfermagem e saúde
  • Ética e bioética em enfermagem e saúde
  • Tecnologias em saúde
  • Educação em saúde

14/03/2017 até 17/03/2017: correção dos autores.
17/03/2017 até 21/03/2017: reavaliação.

Os interessados devem redigir seu resumo expandido, de 03 a 05 páginas – e enviá-lo no formato MSWord, de acordo com as orientações abaixo:

Cabeçalho: “Workshop do Programa de Pós-graduação em Enfermagem” (O número de série do evento (I) não deve constar no cabeçalho)
Título: Centralizado, letras maiúsculas, negrito
Linha de Pesquisa : Identificar qual a Linha de Pesquisa do estudo
Responsável pelo trabalho: SOBRENOME,A.B.C.
Instituição: Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG.
Nome dos Autores: Colocar todos os autores na ordem de apresentação, isto é, colocar os nomes separados por ponto e vírgula; sendo que o primeiro será o apresentador. Poderão ter até três (aumentado para seis (6)) nomes por estudo
Resumo:  Até 250 palavras  estruturado em: Introdução; objetivos; método; resultados; discussão e conclusões.  Para estudos qualitativos os resultados e discussão poderão ser apresentados em conjunto.
Palavras-chave: Usar de três a seis palavras que sintetizem o objeto de trabalho e que permitam a localização posterior em base de dados.
Introdução: Demonstrar a importância/relevância do trabalho. Contextualizar o problema de pesquisa e sua relevância para o ensino e para a enfermagem. Apresentar os objetivos do trabalho ao final da introdução.
Método: Descrever o local, método, materiais utilizados , etapas do estudo. Aspectos éticos. Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa para pesquisas que envolvem seres humanos.
Resultados e Discussões: Apresentar os dados obtidos, análise e discussão dos resultados. Poderão ser apresentadas imagens,  gráficos, quadros ou tabelas.
Conclusão: Concluir a obtenção dos objetivos do estudo. Não usar referência.
Referências: Seguir as Normas para Referências da UNIFAL-MG.
Orientações Gerais:
– Tamanho final do trabalho de 03 a 05 páginas;
– papel  A4;
– fonte Times New Roman, tamanho 12;
– margens: 3,0cm;
– itens e subitens em negrito e centralizado;
– espaçamento: entre o Título e Autores e no texto:  1,5cm;
– tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão Word).
Como submeter resumo

Para submeter resumo o autor principal deverá estar inscrito no evento (Mais informações em “Inscrições”).

  • Após concluir sua inscrição no evento, clique novamente na aba “Inscrições”;
  • na linha correspondente à sua inscrição neste evento, clique em “gerenciar” – na coluna correspondente às “Submissões”;
  • preencha o “Formulário de Submissão” e envie o arquivo – em formato “doc” ou “docx” – do resumo elaborado conforme os modelos fornecidos;
  • no link “Gerenciar Autores” informe ao sistema os nomes – inclusive o seu – de todos os autores do trabalho, assinalando seu próprio nome como primeiro autor.

Importante:

A emissão do certificado de apresentação de trabalho é condicionada à sua apresentação no evento e à efetivação da incrição do submetedor no evento (mediante pagamento da taxa de inscrição ou isenção desta taxa informada pela coordenação do evento).
Os certificados de apresentação de trabalhos são emitidos com o titulo do trabalho exatamente conforme inserido no CAEX no ato da submissão.
Somente autores inseridos/vinculados ao resumo no ato de sua submissão constarão no certificado de apresentação do trabalho.
A listagem dos autores neste certificado é iniciada pelo nome do primeiro autor, seguido dos demais autores na ordem em que foram inseridos/vinculados ao resumo.

Forma de apresentação

Os trabalhos serão apresentados na forma de tertúlia orientada por um e-pôster, de formato livre, contendo os mesmo itens do resumo expandido e também o logotipo/logomarca do Programa a qual o autor pertence:

Tempo de apresentação de 20 minutos em salas equipadas com projetores mutltimídia.

Tertúlia

Tertúlia é uma reunião de pessoas interessadas em um mesmo tema para debate, informação e compartilhar opiniões. Esse tipo de apresentação de trabalhos era uma tradição muito frequente até meados do século XX nos países que foram colonizados pela Espanha. Uma tertúlia de bom nível pode ser um excelente instrumento educativo, já que os conhecimentos mais importantes que podem ser construídos neste encontro são o senso crítico e a tolerância pelas ideias alheias. Além disto, as tertúlias podem fomentar a amizade, as relações sociais e enriquecer a cultura dos envolvidos.

As sessões serão organizadas preferencialmente por linha de pesquisa, pois a intenção é a discussão de metodologias, inovações na pesquisa, assim como a integração da pesquisa com o  ensino da pós-graduação.
Cada tertúlia poderá ter a participação de, aproximadamente, dez trabalhos e será mediada por um coordenador. A tertúlia será composta de duas fases:
1. Apresentação e debate, com questionamento; e
2. Réplica entre os participantes.

Os participantes da tertúlia devem vir preparados para o debate, podendo se apoiar em elementos gráficos(e-poster). Os resumos ou trabalhos na íntegra de todos os trabalhos serão disponibilizados antes da realização das sessões, de forma a propiciar que os participantes da mesma sessão conheçam os outros trabalhos e preparem as questões para o debate.
Para a execução da Tertúlia teremos, portanto, os apresentadores e os coordenadores dispostos em salas com, no máximo, dez trabalhos.
Apresentadores: Cada trabalho poderá levar até três integrantes para a tertúlia, mas deverá haver a indicação de um apresentador principal, que controlará a participação dos demais na apresentação, questionamento e debate.
Coordenadores: Cada sala terá apresentação de no máximo dez trabalhos, e caberá ao coordenador organizar a apresentação, o debate, os questionamentos e a réplica entre os participantes.
Duração: As apresentação terão duração 20 minutos cada, e o restante do tempo será para a discussão.Cabendo ao mediador a conciliação de conflitos e a observância do objetivo da modalidade, evitando a monopolização do debate. A dinâmica de apresentação será estabelecida pelo próprio grupo.

Trabalhos aprovados

Lista de trabalhos aprovados e respectivos locais de apresentação:

Clique aqui para baixar (versão pdf)

Programação Científica

 

Local Data Início Término Palestrantes
Solenidade de abertura A Pós- graduação latu e stricto sensu em Enfermagem no contexto atual Auditório Dr. João Leão de Faria 30/03/2017 09:00 10:00 Pró- reitora de Pesquisae Pós- graduação Profa.Dra.Eva Burger
Roda de Conversa Roda de conversa: egressos do mestrado e das residências (mesa redonda “A contribuição da pós-graduação na trajetória profissional”) Auditório Dr. João Leão de Faria 30/03/2017 10:00 12:00 Egressos
Palestra Aplicabilidade do conhecimento produzido na pós-graduação à prática de Enfermagem Auditório Dr. João Leão de Faria 30/03/2017 13:30 15:30 Profa. Dra. Luciana Regina Ferreira da Mata – Universidade Federal de São João Del Rei – Divinópolis
Oficina de trabalho Apresentação e avaliação de dados e normas do Programa R: 209 30/03/2017 15:30 17:00 Coordenação do PPGENF e docentes
Palestra Inovação em publicação científica R:101 31/03/2017 08:00 10:00 Profa.Dra.Simone Botelho – Universidade Federal de Alfenas
Palestra Panorama e perspectivas da pós-graduação em Enfermagem R:101 31/03/2017 10:00 12:00 Prof.Dra.Márcia de Assunção Ferreira – Coordenadora Adjunta da Àrea de Enfermagem – CAPES
Apresentação de trabalhos Apresentação de trabalhos científicos de discentes e egressos do mestrado e das residências Salas de aulas 31/03/2017 14:00 18:00 Docentes, discentes e egressos dos programas de Pós- graduação Mestrado e Residências.

 

Organização

Coordenadora:
Silvana Maria Coelho Leite
silvanalf@unifal-mg.edu.br
(35)3701-9471

Coordenadora Adjunta:
Eliana Peres Rocha Carvalho Leite