Jornada do Bimilenário da Morte da Ovídio

Unifal-MG, câmpus Sede – Alfenas, 13 e 14 de setembro de 2017.

Apresentação
Ovídio é um dos mais importante poetas da Roma Antiga e do Ocidente. É o principal responsável pela difusão de diversos lugares comuns das muitas formas de literatura do Ocidente que falam de amor. É por de Ovídio, também, que ouvimos as histórias de Narciso e Eco, Pã e a ninfas, Orfeu e Eurídice, Perseu e Andrômeda…desde a Antiguidade, passando pela Idade Média e pela Era Moderna, ele é a leitura indispensável para os que desejaram saber quem é quem nos mitos gregos e latinos, inspirando um sem número de outras obras em diversas mídias. A Jornada do Bimilenário da Morte de Ovídio é uma ação do projeto Atentados Poéticos, do programa “Ciuitas: teorias e práticas do literário”, com indispensável aporte financeiro da FAPEMIG e da Pró-Reitoria de Extensão da Unifal-MG, que visando o público universitário, secundarista e demais interessados por literatura intenta apresentar ou aprofundar o conhecimento sobre este importante poeta na ocasião do bimilenário de sua morte.

Tipo Título Local Data Início Término Palestrante(s)/
Ministrante(s)
Conferência de Abertura Ovídio 2000: tradução e transformação Leão de Faria 13/09/17 19h 20h40 Brunno Vinicius Gonçalves Vieira (Unesp)
Palestra O amor é um assunto imbecil Leão de Faria 13/09/17 21h 20h40 Eloésio Paulo dos Reis (Unifal)
Mini-Curso Introdução à pixação romana: os poemas nos muros de Pompeia Sala R102 14/09/17 15h 18h Brunno Vinicius Gonçalves Vieira (Unesp)
Conferência de encerramento A metamorfose da arte de escrever. Leão de Faria 14/09/17 20h 22h Neiva Ferreira Pinto (UFMG/UFJF)
Instalação Dizei que Nasão foi seu mestre. Hall do Leão de faria 13/09/17 e 14/09/17 8h 22h
Seminário Seminário de pesquisas do Grupo de Estudos Clássicos – UFJF – seção I Sala L310 13/09/17 14h 18h Drª Fernanda Cunha Souza (UFJF);

Drª Charlene Miotti (UFJF),

Dr. Edson Ferreira Martins (UFV),

Dr. Fábio de Oliveira Fortes (UFJF),

Dr. Wellington Ferreira Lima (Unifal-MG)

Seminário Seminário de pesquisas do Grupo de Estudos Clássicos – UFJF – seção II Sala L310 14/09/17 8h 12h Drª Fernanda Cunha Souza (UFJF);

Drª Charlene Miotti (UFJF),

Dr. Edson Ferreira Martins (UFV),

Dr. Fábio de Oliveira Fortes (UFJF),

Dr. Wellington Ferreira Lima (Unifal-MG)