Língua Portuguesa – Segunda língua para surdos na UNIFAL

Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG,
ambiente virtual de aprendizagem – Moodle Unifal-MG,
de 10 de abril a 10 de dezembro de 2016.

Apresentação
O Curso “Língua Portuguesa – Segunda língua para surdos na UNIFAL” é uma iniciativa socializadora por se tratar do ensino das especificidades de uma língua na modalidade oral-auditiva, com muitas características ligadas à audição (fonemas, tonicidade, etc) para pessoas usuárias de outra língua na modalidade espaço visual. O município de Varginha tem, oficialmente, segundo o último CENSO, 5971 surdos inseridos nas diversas camadas da sociedade. Diante disso, propõe-se o ensino de Português como segunda língua para surdos com os objetivos que se seguem: Ensinar português escrito como segunda língua, a fim de promover a socialização da pessoa surda; Proporcionar aos estudantes, preferencialmente de Letras, a oportunidade de vivenciarem o conteúdo da matéria Libras; Criar vínculos dessa instituição, UNIFAL-MG, com outras que já atuam com assistência aos surdos chamando a atenção dessa comunidade.

Modalidade e cronograma
O curso será oferecido na modalidade “a distância”, via plataforma Moodle, e será oferecido no período de 10 de abril a 10 de dezembro de 2016.

Objetivos
O curso Língua Portuguesa – Segunda língua para surdos na UNIFAL, objetiva ensinar a língua portuguesa escrita aos surdos usuários da Língua brasileira de sinais (Libras), proporcionando uma melhor interação comunicativa com a sociedade que, em sua maioria, é usuária dessa língua. Visa ainda a interação da comunidade surda com os discentes da Unifal-MG.

Inscrições
Para se inscrever, o interessado deve ser maior de 16 anos, estar matriculado em uma escola de ensino regular, estar trabalhando ou estar cadastrado em um programa de empregos estadual ou municipal.

Você pode se inscrever de três formas:

De 22 a 01/04/2016, utilizando o ambiente de inscrições do sistema CAEX, clique aqui.
De 22 a 01/04/2016, pelo e-mail: cassio.vasconcelos@unifal-mg.edu.br.
De 22 a 30/03/2016, na Unifal-MG, campus Varginha, sala A 108b. Das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00, com o servidor Cassio Vasconcelos.

Responsáveis pelo curso
Cássio Vasconcelos