Orientações para Avaliação de Proposta de Ação

Após a submissão pelo proponente no CAEX  a proposta fica disponível no perfil CECUNA do sistema e pode ser acessada através do link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/proposta/ –> login com usuário e senha> coordenador de extensão e cultura da unidade acadêmica > propostas > acompanhar

O primeiro passo após o recebimento da proposta é solicitar a anuência da Unidade Acadêmica ou Administrativa – UA da/do proponente para a execução da ação. O modelo desse termo “ Termo de Anuência – Aprovação da Unidade Acadêmica ou Administrativa para o desenvolvimento da ação de extensão” pode ser acessado em: https://www.unifal-mg.edu.br/extensao/formularios/. A anuência deverá ser solicitada, à chefia imediata da/do proponente, e anexada na coluna Anuir.

A habilitação é a etapa que antecede a avaliação propriamente dita, quando prevista em edital. Nessa etapa deve-se observar os elementos mais gerais e objetivos, exigidos pelo edital, que possam impedir o avanço da avaliação da proposta.

ATENÇÃO! O descumprimento do edital gerará a não habilitação da proposta. No casos dos Editais de Fomento, a proposta ficará impedida de concorrer, no caso dos editais de Fluxo Contínuo, essa etapa integra a avaliação e a proposta poderá ser devolvida para revisão.
Os comandos para habilitação da ação no CAEX são os seguintes: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/proposta/ –> login com usuário e senha> coordenador de extensão da unidade acadêmica > propostas > acompanhar>habilitar

As propostas submetidas aos editais de fluxo contínuo não são distribuídas para pareceristas e a responsabilidade por suas avaliações é da CECUNA.
– Para acessar a proposta no CAEX e realizar sua avaliação, siga os seguintes comandos: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/proposta/ –> login com usuário e senha> coordenador de extensão da unidade acadêmica > propostas > acompanhar> apreciar

Além dos aspectos gerais observados no processo de habilitação, quanto à adequação ao edital, a avaliação deverá considerar:
1. O atendimento da proposta à modalidade de extensão indicada
– As ações de extensão devem se adequar a uma das modalidades previstas: curso, evento, projeto, programa ou prestação de serviços. Cada uma tem suas especificidades e características e as propostas devem estar adequadas à modalidade selecionada. Na dúvida, consultar o material disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Organizacao-e-Sistematizacao.pdf
2. Atendimento à área temática indicada;
3. A exequibilidade da proposta, tendo em vista sua estrutura e características;
4. O atendimento às diretrizes da Extensão Universitária:

A proposta deve explicitar de que maneira a Ação se orienta para o desenvolvimento de relações entre Universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. Trata-se da produção de um conhecimento novo, em interação com a sociedade, que contribua para a superação da desigualdade e da exclusão social e para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática. Para observar se a proposta submetida atende a essa diretriz, faça perguntas como: Como surgiu esta Ação? Por qual demanda? De que forma a execução dessa Ação promove transformação entre a universidade e a sociedade?

A proposta deve explicitar de que maneira a Ação busca materializar a combinação de especialização e visão holista na interação de modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela construção de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais. Para observar se a proposta submetida atende a essa diretriz, faça perguntas como: É possível integrar modelos, conceitos e metodologias de diversas áreas do conhecimento? Essa Ação pode favorecer a construção de alianças interorganizacionais e interprofissionais? Essa Ação pode envolver estudantes e servidores de diversas áreas da nossa instituição?

Para que se atinja essa diretriz, deve haver um esforço em vincular ações de extensão ao processo de formação de pessoas (ensino) e de geração de conhecimento (pesquisa). Isso permite que se alcance maior unidade entre teoria e prática. A articulação com o ensino e com a pesquisa promove a interação crítica do eixo extensão com a sociedade. A sala de aula é ampliada para um espaço em que se participa do processo histórico-social e essa atuação oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de outras competências. Para observar se a proposta submetida atende a essa diretriz, faça perguntas como: O programa prevê o envolvimento de alunos de vários períodos do mesmo curso ou de outros cursos? Envolve aluno da residência ou pós-graduação? Com objetivo de fortalecer a produção acadêmica, relaciona prática com teoria? Do programa de extensão é possível gerar trabalho de conclusão de curso ou associação com a iniciação científica?

As atividades de extensão constituem fatores decisivos à formação do estudante, seja por ampliar o universo de referência que os mesmos ensejam ou pelo contato direto com as questões contemporâneas. Esses resultados são enriquecedores ao mesmo tempo em que abrem espaços para a reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública Brasileira. Para observar se a proposta submetida atende a essa diretriz, faça perguntas como: As atividades previstas possibilitam reforçar o papel das/dos estudantes na comunidade promovendo sua formação como profissional e cidadã? As/Os estudantes conseguirão desempenhar bem seu papel como agente de transformação da sociedade, aplicando os conhecimentos adquiridos?

A extensão reafirma o mecanismo de inter-relação da universidade com os demais setores da sociedade com vistas à atuação transformadora, voltada para interesses e demandas da maioria da população e causadora de desenvolvimento social e regional como também aprimoramento de políticas públicas. Para observar se a proposta submetida atende a essa diretriz, faça perguntas como: O programa consegue apresentar contribuições significativas de mudanças na comunidade local, produzindo soluções efetivas na resolução de problemas? A proposta do programa visa promover também mudanças na Universidade, na medida em que ela se envolve com a comunidade local?

1. Fluxo contínuo: caso a proposta submetida não atenda à alguma exigência do edital ou precise de qualquer outra revisão por parte da/do proponente, você poderá devolvê-la, com comentários, para que as alterações sejam realizadas. No CAEX, siga os comandos: apreciar > avalição/parecer (revisão) > comentários (adicionar as recomendações) > sim, quero enviar os comentários.
2. Para os demais editais, observar as regras específicas de devolução para revisão.

Após as avaliações, a CECUNA ainda precisará Apreciar a proposta, aprovando-a ou não, e enviá-la ao Colegiado. Os comandos para essa ação no CAEX são os seguintes: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/proposta/ –> login com usuário e senha> coordenador de extensão da unidade acadêmica > propostas > acompanhar> apreciar > fazer o comentário (recomenda-se aprovação ou não recomenda-se aprovação justificar a resposta) > enviar a decisão.

Perguntas que auxiliam na avaliação
ATENÇÃO! Essas perguntas devem ser feitas tendo sempre em mente que a extensão se dá no intercâmbio com a sociedade/comunidade externa para troca e produção de novos conhecimentos.

1. O período de execução é adequado?
2. A proposta apresenta cronograma das atividades?
3. Quanto à estrutura e às características, a Ação:
● Possui clareza, objetividade e adequação às normas da Língua Portuguesa.
● Os objetivos se apresentam de forma clara?
● Apresenta coerência entre objetivos, metodologia, plano de trabalho e resultados esperados?
● É exequível?
● Explicita os fundamentos teóricos que orientam a Ação?
4. A Ação contribui para a formação cidadã do discente?
5. A Ação possibilita o enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos?
6. A Ação pode incentivar organização e iniciativas cidadãs pelos participantes?
7. A Ação pode produzir transformação social?
8. A Ação pode apresentar impacto nas políticas públicas?9. A Ação se origina de demanda(s) social(is)?
10. A Ação evidencia uma relação de diálogo, desenvolvendo suas atividades com a sociedade?
11. A Ação estabelece parceria(s) com setor(es) da sociedade civil?
12. Apresenta termo de parceria com os setores?
13. A Ação se caracteriza como interdisciplinar?
14. A Ação prevê a participação de membros da comunidade acadêmica com atuação em duas ou mais áreas de conhecimento?
15. A Ação prevê a participação de pessoas externas à comunidade acadêmica?
16. A Ação apresenta potencial para gerar conhecimento?

Ações propostas para atender determinadas demandas não são ações de extensão quando, por exemplo: 

  • Visam apenas assistir/acolher/acompanhar estudantes da UNIFAL-MG;
  • Visam suprir demandas de determinados conteúdos curriculares e se direcionem a um público restrito de estudantes da UNIFAL;
  • Se restrinjam ao público interno e não envolvam a comunidade externa em seu desenvolvimento;
  • Não viabilizem contato e troca de saberes com outros setores da sociedade;
  • Se propõem a, apenas, realizar divulgação científica, compreendendo a comunidade externa como receptora de informações.

Dependendo das características da proposta, o parecer poderá indicar a submissão das mesmas em outros editais para registro de demandas internas, como por exemplo:
Programa de Mentoria – Prograd
Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico – Progrida – Prace

>> Propostas de Renovação de ações desenvolvidas em períodos anteriores também precisam ser reavaliadas!
– Reformulações em campos do sistema podem gerar inconsistência em seus preenchimentos quando as informações são baixadas de propostas anteriores;
– Aspectos gerais que também geram inconsistência nas informações:
> Menção ao período de desenvolvimento: muitas propostas renovadas são enviadas contendo, no corpo do texto e em diferentes campos, datas e referências a anos anteriores;
> Programas: menção a componentes de anos anteriores mesmo quando houve alteração dessas ações.