Orientações para registro, emissão dos comprovantes de participação e perguntas frequentes

Orientações para registro

Enviar a documentação para o registro informada na Resolução PROEX/UNIFAL-MG 02/2018 via Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Os arquivos encaminhados deverão conter as assinaturas dos membros mencionados nos documentos.

Modelo de estatuto de Liga Acadêmica (Atenção: a PROEC não possui um modelo obrigatório de estatuto. Este modelo é uma sugestão e foi disponibilizada devido a demanda e por atender plenamente a Resolução PROEX/UNIFAL-MG 02/2018)

Perguntas frequentes

1 – Como atualizar os dados regimentais e dos integrantes da Liga Acadêmica junto à Proec?
R: O coordenador da liga acadêmica deverá enviar para a PROEC, via Sistema Eletrônico de Informações – SEI, preferencialmente no mesmo processo de registro da liga, o documento que foi atualizado (estatuto, ata, declaração de orientador(a)/coodenador(a), termo de responsabilidade, termo de parceria, etc) ou a relação de novos integrantes.

2 – Todas as ações da liga acadêmica devem ser registradas no Sistema CAEX?
R: A PROEC segue as definições das ações de extensão propostas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Dessa forma, se o tipo de atividade oferecida pela liga acadêmica  estiver de acordo com a definição de uma ação de extensão catalogada pelo FORPROEX, deverá ser registrada na PROEC através do Sistema de Controle de Ações de Extensão (CAEX). As definições de ação de extensão podem ser encontradas nos Editais de registro de ações de extensão da PROEC ou mais detalhadamente no livro do FORPROEX “Extensão Universitária: Organização e Sistematização” .

3 – Como emitir os comprovantes de participação na liga acadêmica?
R: PROCEDIMENTOS DECLARAÇÕES DE LIGA ACADÊMICA

1) Acessar o SEI na unidade em que foi criado o processo pertinente a Liga.
2) clicar no processo já aberto pertinente a Liga.
3) incluir tipo de documento Declaração no processo já aberto pertinente a Liga.
3.1) Digitar no campo Número: de Participação.
3.2) No texto da Declaração incluir o texto abaixo, editar e salvar:

O PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, em especial a disposta no art. 60, inciso XV do Regimento Interno da UNIFAL-MG, aprovado pelo Conselho Universitário – Consuni, RESOLUÇÃO Nº 004 DE 09 DE ABRIL DE 2010, declara, para fins de comprovação de currículo que (nome do membro da liga) participou da (Nome completo da liga com a sigla), como membro (Tipo de participação, por exemplo: Presidente, Secretária, Coordenador, Membro efetivo, etc), no período de XX de XXXXX de 2024 a XX de XXXX de 2024, totalizando uma carga horária de XX horas.

 

Por ser expressão da verdade, firmo a presente.

 

JOSÉ FRANCISCO LOPES XARÃO

Pró-Reitor de Extensão E Cultura

4) Incluir o documento criado no item 3 em Blocos de Assinatura.
4.1) clicar no menu lateral esquerdo Blocos=>Blocos de Assinatura.
4.2) clicar no botão Novo no canto superior direito.
4.3) digitar no campo Descrição: Declaração de Participação em Liga.
4.4) no campo Unidades para Disponibilização selecionar: PROEC – Pró-Reitoria Extensão e Cultura.
4.5) clicar em Salvar.
Observação: O Bloco de Assinatura, se não for concluído, pode ser utilizado para outras declarações. Por conseguinte, é necessário realizar os procedimentos 4.1 a 4.5 somente uma vez.

4.6) clicar novamente em cima do documento criado no item 3.
4.7) clicar no botão Incluir em Blocos de Assinatura .

4.8) No campo Bloco selecionar Declaração de Participação em Liga.
4.9) clicar em Incluir (Observação: a linha ficará com o fundo amarelo).
4.10) clicar em Incluir e Disponibilizar.
5) Enviar o processo para Sec-PROEC (sem assinatura).