Programas desenvolvidos em 2008

 Construindo Cidadãos

.: Código PREAE: 028
.: Coordenação: DENIS DA SILVA MOREIRA
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/08 a 30/11/08
Resumo:
Programa de caráter educativo, com ações articuladas e executadas pela integração de vários projetos de extensão, para promover o desenvolvimento dos aspectos físico, mental, social e cultural de crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos. As ações executadas pelos projetos são norteadas pela promoção da saúde, pela prevenção de doenças e pela qualidade de vida através da educação. Pretende-se, com processos de ensino-aprendizagem adequados às faixas etárias dos participantes, formar agentes multiplicadores dos aspectos trabalhados nas ações do programa no interior das comunidades e das famílias dessas crianças e adolescentes.

 Cuidando de Quem Cuida

.: Código PREAE: 053
.: Coordenação: LÚCIA HELENA SILVEIRA ÁVILA TERRA
.: Subcoordenação: Antônio Carlos Silvério
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/08 a 31/12/08
Resumo:
Programa, desenvolvido na Escola Municipal “Tancredo Neves”, que reúne ações para melhoria no convívio escolar através da promoção da saúde física, psíquica e emocional de seus professores.

Plantas Medicinais do Sul de Minas. PROPLAMS – Sul de Minas/Unifal-MG

.: Código PREAE: 056
.: Coordenação: SANDRO BARBOSA
.: Subcoordenação: Breno Régis dos Santos
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/03/08 a 31/12/08
Resumo:
A Unifal-MG produz, em diversas áreas, uma quantidade considerável de estudos a respeito das plantas medicinais e seus derivados. Embora os conhecimentos resultantes dessas pesquisas sejam divulgados na publicação de artigos e de apresentações de painéis em eventos de natureza científica, muitas vezes não chegam àqueles que deles se beneficiariam. Este programa articula atividades desenvolvidas com a comunidade e com os estudantes e profissionais das áreas de Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias, para difusão desses conhecimentos.

Semeando Saúde

.: Código PREAE: 065
.: Coordenação: MARCOS COELHO BISSOLI
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/03/08 a 31/12/08
Resumo:
O programa visa implementar ações socioeconômicas e educativas para qualificação e melhoria na convivência, organização e integração social da população do Assentamento “Primeiro do Sul”, em Campo do Meio – MG. Pretende-se promover melhorias da qualidade de vida de seus habitantes e colaborar para o desenvolvimento sustentável do Assentamento, formando agentes transformadores nas áreas da Saúde, Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável, com enfoque na Agroecologia. As organizações do próprio Assentamento são parceiras do programa, participando dos processos decisórios relacionados à eleição de prioridades de ação. O programa é constituído por cinco projetos integrados, de autonomia de gerência estratégica, a saber: Nutrição e Saúde, Saúde Bucal, Relações Humanas, Agroecologia, e Educação Ambiental.

Gestação Segura: Orientações à Comunidade

.: Código PREAE: 077
.: Coordenação: FERNANDA BORGES DE ARAÚJO PAULA
.: Subcoordenação: Stella Maris da Silveira Duarte
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/03/08 a 30/11/08
Resumo:
O programa consiste da preparação e da execussão, por docentes e discentes dos cursos de Farmácia e Odontologia da Unifal-MG, de ações educativas dirigidas às gestantes atendidas nos ambulatórios das Unidades Básicas de Saúde – UBS – do município de Alfenas, para promoção do auto-cuidado e conscientização da importância do exame pré-natal.

Instrumentação ao Ensino em áreas Biológicas e da Saúde

.: Código PREAE: 110
.: Coordenação: ANDRÉA AMARANTE PAFFARO
.: Subcoordenação: Valdemar Antônio Pafaro Júnior
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/08 a 31/12/08
Resumo:
Programa para produção, na Unifal-MG, de materiais didáticos e metodologias de ensino a serem utilizadas por alunos da Instituição e por professores do ensino fundamental e médio do município de Alfenas. Suas ações darão continuidade a projetos em desenvolvimento desde 2007: “Confecção de laminário para as disciplinas de Embriologia e Biologia do Desenvolvimento”; “Instrumentação para o ensino de Embriologia e Biologia do Desenvolvimento” e “Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia para o ensino de biologia celular fase II”. Estes serão acrescidos dos novos projetos: “Instrumentação para o ensino de Biologia Celular e Histologia”, “Ensinando biologia para deficientes visuais”, “Aprendendo a ensinar” e “Experimentoteca”

 ANALISE

.: Código PREAE: 116
.: Coordenação: FERNANDA BORGES DE ARAÚJO PAULA
.: Subcoordenação: Selmo de Ávila Lima
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/03/08 a 30/11/08
Resumo:
Os projetos integrantes deste programa oferecem exames laboratoriais e desenvolvem ações educativas para pais e alunos da Escola Municipal “Tancredo Neves” com o objetivo de esclarecer-lhes os diferentes métodos contraceptivos, e orientá-los quanto à prevenção das DST’s, das anemias, da aterosclerose e do diabetes mellitus. O programa oferece também aconselhamento genético a portadores de hemoglobina S.

Reprodução humana

.: Código PREAE: 122
.: Coordenação: ANDRÉA AMARANTE PAFFARO
.: Subcoordenação: Valdemar Antônio Pafaro Júnior
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/08 a 31/12/08
Resumo:
Este programa surgiu das necessidades de ampliar as frentes de trabalho das ações do projeto “Reprodução Humana na Escola”, desenvolvido há mais de dois anos nas escolas públicas de Ensino Médio do município de Alfenas, e de realizar um levantamento psico-social do comportamento sexual dos jovens do município.

Instrumentação para o ensino de histologia e biologia celular

.: Código PREAE: 123
.: Coordenação: ANDRÉA AMARANTE PAFFARO
.: Subcoordenação: Valdemar Antônio Pafaro Júnior
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/08 a 31/12/08
Resumo:
Os alunos envolvidos neste projeto reunem-se semanalmente para organização e tabulação de todo o material didático destas disciplinas produzido pela Unifal-MG para as disciplinas dos cursos de Ciências Biológicas. Todo este material será fichado e terá um manual de descrição e instrução confeccionado para utilização em aulas do ensino médio, fundamental ou superior. Este material será disponibilizado para empréstimo, inicialmente para os nossos acadêmicos e, em curto prazo, também para professores de escolas de Educação Básica da região.

Perfil da Juventude de Alfenas

.: Código PREAE: 143
.: Coordenação: MARCELO RODRIGUES CONCEIÇÃO
.: Subcoordenação: Fábio de Barros Silva
.: Área Temática: Cultura
.: Período de Realização: 01/07/08 a 31/12/08
Resumo:
O programa consiste do levantamento das características da população residente na cidade, com idade entre 15 e 29 anos, com o objetivo de analisar um amplo perfil – sexo, raça, escolaridade, profissão, renda familiar, etc. – e os anseios desses jovens. A pesquisa será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Adolescente, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento Social, de Alfenas, por meio da realização de entrevistas com jovens do município. Posteriormente os dados coletados serão analisados e disponibilizados para servirem de suporte ao delineamento de políticas públicas destinadas a este segmento da população.

Capacitação da Cidades Integrantes da Alago (ProextMecCidades: Divulgação e capacitação Técnica em sistemas de informações geográficas e Insumos digitais (GeoSNIC/TerraView/Edit – Sistema Nacional de Informações das Cidades) no âmbito dos municípios integrantes da ALAGO – Associação dos Municípios do Lago de Furnas)

.: Código PREAE: 170
.: Coordenação: CLÁUDIO ANTÔNIO DE ANDRADE LIMA
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e produção
.: Período de Realização: 01/01/08 a 31/12/08
Resumo:
Cursos de Capacitação e Formação; eventos de mobilização e concientização de agentes públicos e sociais, prestação de serviços técnicos. Projetos em andamento: Inclusão Digital, PROEXT MEC/ CI-DADES – 1/2007, PROEXT MEC/ CIDADES – 1/2007-Divulgação e capacitação técnica em sistemas de informações geográficas e insumos digitais (GeoSNIC/Terraview/Edit – Sistema Nacional de Infor-mações das Cidades) no âmbito dos municípios integrantes da ALAGO – Associação dos Municípios do Lago de Furnas; Capacitação técnica em sistemas de informações geográficas nos municípios da ALAGO no ano de 2008;Capacitação em Geoprocessamento: utilização de técnicas e métodos de análise espacial, Ações: Sala das Cidades. Prestação de Serviços: Apoio técnico na implantação dos Planos Diretores Participativos.
.: Clique aqui para mais informações.