Programas desenvolvidos em 2010

Programa Cidade Escola

.: Código PREAE: 522
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/10 a 30/11/14
.: Parceria(s) Firmada(s): Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas


Orientações a respeito do vínculo ao Programa Cidade Escola:
Excepcionalmente, solicitamos ao coordenador interessado em vincular sua ação ao Programa Cidade Escola que entre em contato com o professor Gilberto Faloni, na SMEC, para formulação da atuação nas escolas da rede municipal e para obtenção do aceite.


Resumo:
Programa Cidade Escola é uma iniciativa da SMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas – para promoção de atividades educacionais extra-classe e extra-turno em espaços públicos já existentes, de modo a transformar a cidade em uma grande escola.
A Unifal-Mg é parceira da SMEC no desenvolvimento de ações nas áreas de educação e cultura no município de Alfenas e, particularmente, no desenvolvimento do Programa. Deste modo, o Programa Cidade Escola está registrado formalmente na Pró-Reitoria de Extensão da Unifal-MG, sob coordenação, no âmbito da instituição, da Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, pró-reitora de extensão. Espera-se organizar e reunir em torno do programa as ações de extensão que atuam nas escolas da rede municipal de ensino.
Equipe do Cidade Escola:
.: Diretor: Gilberto Faloni
.: Vice-diretores de Teatro: Ademir Alves dos Santos, Nivaldo Martins e Ney Lima
.: Vice-diretor de Comunicação Audiosisual e Orçamento Participativo: Matheus Paccini Pereira
.: Vice-diretor de Alimentação/Culinária: Cláudia Martelli dos Santos
.: Vice-diretor de Cultura (Barracão Cultural): Julimar dos Santos
.: Vice-diretor de Meio Ambiente: Lincoln Quintino Alves
.: Vice-diretor de Saúde: Virgínia Novack Amaral Vieira
.: Vice-diretor de Informática: Paulo Rodrigo Sakae Santos
.: Vice-diretor de Cultura (Fanfarra e Happy Hour): Luziano Bento Filho

 Programa de Interação Unifal/Comunidades Rurais no Diagnóstico e Prevenção da Paracoccidioidomicose

.: Código PREAE: 207
.: Coordenação: Tânia Regina Grão Velloso
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/03/09 a 30/11/12
.: Parceria(s) Firmada(s): Ambulatório Municipal Dr. Plínio do Prado Coutinho
Resumo:
A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica endêmica na América Latina, causada pelo fungo termo-dimórfico Paracoccidioides brasiliensis (Pb). Quando o diagnóstico e tratamento são feitos tardiamente, pode levar às formas disseminadas graves e letais, com comprometimento rápido e progressivo dos pulmões, tegumento, gânglios, baço, fígado e órgãos linfóides do tubo digestivo. Sua distribuição é heterogênea, com áreas de altas e baixas endemicidade de acordo com as características climáticas e agrícolas das regiões. No Brasil entre as áreas de maior prevalência se encontra o sul de Minas Gerais. Neste se encontram áreas endêmicas em zonas rurais de cidades como Alfenas, Areado, Monte Belo e Divisa Nova, observadas pela afluência de moradores a UNIFAL-MG em busca de diagnóstico e tratamento. Como não se trata de doença com notificação compulsória, a real ocorrência da infecção não é conhecida, bem como a própria doença apesar de endêmica ainda é mistério para maioria dos habitantes. Com base nesta realidade propôs-se este programa cujos objetivos são: divulgar a doença em sua forma de infecção, contágio, sintomas, tratamento e controle, identificar os infectados pelo Pb com doença ou não, via a aplicação de testes de intradermoreação na área rural, encaminhar os portadores a UNIFAL para acompanhamento, e ou providências para tratamento, quando necessário. As ações envolvem oficinas desenvolvidas por membros da equipe integrante deste programa, para agentes e profissionais da saúde de PSFs rurais, palestras junto a comunidade das cidades citadas, além de teste de intradermoreação, sorologias e biópsias quando indicadas. Pretende-se ainda a promoção de enventos científicos (jornadas, simpósios) reunindo comunidade acadêmica, profissionais da saúde e pesquisadores, com comprovada experiência no estudo da doença. Assim será possível não apenas levar o conhecimento aprendido sobre a doença, mas também produzir novo conhecimento, importantes na evolução de formas de diagnóstico, tratamento e prevenção. Ainda possibilita a aplicação das novas diretrizes da extensão com o desenvolvimento de projetos em áreas estratégicas seguindo os principios da interdisciplinaridade, a articulação ensino-pesquisa-extensão e a resposta a problemas da sociedade.

 Longe: lugar que não existe

.: Código PREAE: 209
.: Coordenação: Paulo Romualdo Hernandes
.: Subcoordenação: Eliane Garcia Rezende
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/09 a 31/12/10
Resumo:
O programa de extensão Longe: Lugar que não Existe promoverá para a comunidade acadêmica da Unifal-MG, também para a comunidade de Alfenas e região, assim como para as comunidades dos Polos de apoio presencial dos cursos a Distância da Universidade Aberta do Brasil, projetos, cursos, oficinas, eventos, seminários temáticos, sobre Educação suas tecnologias, metodologias, linguagens. A intenção é desenvolver atividades que permitam aos participantes do programa debates, práticas sobre ferramentas, metodologias, linguagens para promover e facilitar o ensino-aprendizagem. Os projetos, cursos, eventos, simpósios, seminários temáticos, entre outras atividades, acontecerão nos formatos presenciais ou a distância mediados pela Internet, por Web conferências, entre outros recursos de comunicação. No mundo em que vivemos, nesse início de século XXI, de altos desenvolvimentos tecnológicos, novas tecnologias de comunicação, como Internet, por exemplo, é preciso levar para a comunidade da Unifal-MG, docentes, discentes, técnicos administrativos, assim como às comunidades dos polos de apoio presencial dos cursos ofertados pela UAB, uma visão ampliada de educação diferente daquela que a vê como restrita às salas de aula, ao professor, à lousa e ao giz.

Capacitação e Incentivo ao Aprendizado

.: Código PREAE: 210
.: Coordenação: Melise Maria Veiga de Paula
.: Subcoordenação: Luiz Eduardo da Silva
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/09 a 31/03/10
.: Parceria(s) Firmada(s): Instituto Girassol; Centro Vocacional Tecnológico – CVT; Escola Estadual “Dr. Emílio da Silveira”; Escola Estadual “Judith Vianna”
Resumo:
O Programa de Capacitação e Incentivo ao Aprendizado abrange um conjunto de projetos articulados separados em duas áreas: 1) Capacitação Tecnológica e 2) Incentivo ao aprendizado. Na área 1, estão articulados projetos em torno de processos de inclusão digital, treinamento em informática, cursos sobre noções básicas sobre computador e outros conteúdos relacionados a formação tecnológica básica. Na área 2, o foco principal são atividades relacionadas ao incentivo ao aprendizado, estimulando os alunos a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula. O principal objetivo do programa é oportunizar a implementação de novos cursos de capacitação, capaz de facilitar a criação de conhecimento e formação tecnológica básica e desenvolver atividades que despertem o interesse ao aprendizado de conteúdos abordados em sala de aula.

 Divulgação e Ensino de Ciências / Astronomia na Cidade de Alfenas e Região

.: Código PREAE: 211
.: Coordenação: Artur Justiniano Roberto Junior
.: Subcoordenação: Breno Arsioli Moura
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/05/09 a 31/12/11
Resumo:
A Astronomia é um domínio da ciência com grande potencial mobilizador, especialmente entre os jovens. O Brasil dispõe de pouquíssimos espaços de divulgação, como planetários e pequenos observatórios, e de ra-ras atividades organizadas nas escolas que estimulem o ensino/aprendizado da astronomia. O Ano Interna-cional da Astronomia 2009 comemorará os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta é uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. O programa de extensão aqui proposto dá uma forte ênfase às ações de divulgação junto ao grande público, às ações educacionais, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, por meio de atividades locais. Não só ao longo do ano de 2009, mas através da herança desta celebração, pretendemos estimuladar a criação de canais de comunicação, projetos de divulgação e de e-ducação a longo prazo e engajamento de jovens na carreira científica. Todas as pessoas têm o direito de serem bem informadas e perceberem o impacto da Astronomia e das ciências básicas em suas vidas diá-rias, e de compreender melhor como o conhecimento científico pode contribuir para uma sociedade pacífica e com maior justiça social.

Construindo Cidadãos

.: Código PREAE: 212
.: Coordenação: Denis da Silva Moreira
.: Subcoordenação: Soraia Matilde Marques
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/09 a 28/02/10
.: Parceria(s) Firmada(s): Clube de Desbravadores Luzeiro dos Lagos; 8a. Zona da Justiça Eleitoral de Minas Gerais; AgÊncia Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assitenciais – ADRA
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Trata-se de um programa de caráter educativo com ações articuladas executadas pela integração de projetos de extensão. Oferecerá amplas experiências de aprendizagem visando o desenvolvimento das áreas física, mental, social e cultural para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos. As ações executadas em cada projeto apresentam o eixo norteador da educação, promoção da saúde e prevenção de doenças proporcionando a melhoria na qualidade de vida. O processo ensino – aprendizagem será adequado as respectivas faixas etárias para uma apreensão eficaz dos ensinamentos. Acreditamos que a participação efetiva das crianças e adolescentes nas ações propostas em cada projeto possibilitará uma aplicação das experiências apreendidas em sua vida prática e também poderá contribuir para ser um agente multiplicador de informações em sua família e comunidade contribuindo para a construção da cidadania.

Promovendo Saúde e Reduzindo Danos

.: Código PREAE: 213
.: Coordenação: Verônica Ferreira Magalhães
.: Subcoordenação: Rosângela Vieira Siqueira
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/03/09 a 30/11/12
.: Parceria(s) Firmada(s): Instituto Girassol; Centro Vocacional Tecnológico – CVT; Escola Estadual “Dr. Emílio da Silveira”; Escola Estadual “Judith Vianna”
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Programa de extensão que propõe incentivar mudanças necessárias à promoção da saúde, à prevenção e ao controle de eventos adversos à mesma, como danos provocados pelas doenças relacionadas às más condições socioeconômicas e culturais, a estilos de vida não saudáveis e aquelas devidas a causas externas. O programa contribuirá para a promoção da saúde e redução de agravos adversos ao bem estar humano através de ações que: Promovam a qualificação dos educadores infantis de creches e de pré-escolas e escolas públicas da cidade de Alfenas, quanto à adoção de medidas preventivas e de primeiros socorros dos acidentes na infância no âmbito escolar e familiar. Orientem adolescentes e adultos, capacitando-os para a prevenção, multiplicação do conhecimento e minimização do preconceito em relação as DST (s). Conscientizem a população e os manipuladores de alimentos sobre a importância da higiene pessoal e dos alimentos; dos métodos corretos de conservação, cozimento, reaquecimento, sanificação e armazenamento de alimentos; da limpeza adequada do local de trabalho, dos equipamentos e utensílios utilizados, contribuindo assim, para a segurança alimentar da população. Demonstrem a importância da execução do serviço de atenção farmacêutica, de forma a contribuir para o processo de adesão do usuário ao tratamento farmacológico e para a prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados com medicamentos e avaliem a efetividade dos tratamentos por meio da avaliação de parâmetros: pressão arterial, colesterol e glicemia capilar. Acompanhem os pacientes que fazem uso de fórmulas/medicamentos para emagrecimento e verifiquem a ocorrência de efeitos indesejados e interações medicamentosas, buscando solucionar os problemas relacionados com estes medicamentos. Desenvolvam habilidades de socorrista através do aprendizado teórico e prático das técnicas utilizadas no atendimento a vítimas em situação de emergência traumática ou emergência clínica. Orientem crianças, jovens e adultos sobre como agir em situações de emergência, nas quais o tempo e o tipo de atendimento prestado são decisivos para a qualidade de vida que terá a vítima após o acidente. Proponham medidas higiênicas relacionadas ao ambiente, aos cuidados com o corpo e com os alimentos, visando a prevenção de doenças como as entero e ecto parasitoses. Realizem exames parasitológicos de fezes da população alvo.

Semeando Saúde

.: Código PREAE: 214
.: Coordenação: Ana Rute do Vale
.: Subcoordenação: Marcos Coelho Bissoli
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/04/09 a 30/11/10
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Considerando-se nos debates nacionais, atualmente, destacam-se os relativos à Reforma Agrária, ao Desenvolvimento Sustentável e à Segurança Alimentar, acreditamos que A Universidade Pública necessita aproximar-se dessa pauta social, no sentido de promover uma troca de saberes e ações que possibilitem o desenvolvimento socioeconômico integrado à sustentabilidade ambiental e propicie vivências à sua comunidade em direção à construção de saber concreto, livre e aplicado à mudança social. Apresenta-se, portanto, a proposta de um programa extensionista em que todos os sujeitos envolvidos serão agentes de transformações nas áreas da Saúde, Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável e Educação, tendo como espaço social um Assentamento Rural Primeiro do Sul, vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e localizado no município de Campo do Meio (MG). O presente programa visa implementar ações socioeconômicas e educativas que possibilitem à população envolvida uma maior convivência, organização, integração e qualificação, favorecendo a melhoria de sua qualidade de vida e colaborando para o desenvolvimento sustentável do Assentamento. As ações terão enfoque pedagógico que estimule a participação popular e a emancipação dos sujeitos, levando em consideração que detêm um saber prévio a ser respeitado.

Plantas Medicinais do Sul de Minas – PROPLANS – Sul de Minas/Unifal-MG

.: Código PREAE: 216
.: Coordenação: Sandro Barbosa
.: Subcoordenação: Breno Régis Santos
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/03/09 a 28/02/10
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Este programa configura-se em uma oportunidade singular para que tanto estudantes dos cursos afins a esta proposta, como também profissionais das áreas de saúde, biológicas e agrárias bem como toda a comunidade em geral possam ter acesso não só aos conhecimentos gerados pelas mais diversas áreas do saber sobre as plantas medicinais, mas também à própria planta e produtos que delas possam ser obtidos. Muitos são os trabalhos de pesquisa e atividades didáticas que envolvem plantas com potencialidades medicinais na UNIFAL. Embora, os resultados das pesquisas sejam divulgados por meio de artigos em periódicos, resumos e painéis em congressos, simpósios e outros eventos de natureza científica surge a necessidade de promover oportunidades que visem a popularização do conhecimento produzido nas diferentes áreas do saber relacionados ao objeto deste programa. Neste sentido, a presente proposta vai de encontro a comunidade acadêmica, aos profissionais das diferentes áreas do conhecimento e toda a comunidade em geral buscando integrar ensino e pesquisa às ações extensionistas permitindo a população acadêmica da UNIFAL bem como a comunidade externa o acesso a esse conhecimento. Este programa, que é por excelência de cunho interdisciplinar; permitirá, além da difusão do conhecimento, a integração entre estudantes, profissionais das diferentes áreas do saber e a população que utilizam como objeto de estudo e o consumo de plantas com potencialidades medicinais e outros atributos (como condimentos e/ou aromatizantes) facilitando o intercâmbio de informações e conhecimento.

Programa de Atendimento à Mulher – CAMUCA

.: Código PREAE: 219
.: Coordenação: Clícia Valim Cortes Gradim 
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 28/02/09 a 31/12/10
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
O referido programa visa organizar atividades que envolvam a saúde da mulher, assim promove cursos para discentes, comunidade no sentido de prevenção á saúde da mesma. Agrupa outros projetos de extensão referentes a saúde da mulher como: Projeto Mulher com Câncer de Mama, Mama , Meu Leite e Planejando Nossa Família.e permite a assessoria a orgãos públicos, a participação em comites de Mortalidade Materna. Está aberta a adesão de outros projetos que têm a mulher como alvo.

Programa de Estudos da Postura e do Movimento

.: Código PREAE: 220
.: Coordenação: Denise Hollanda Nunes
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/04/09 a 31/12/11
Resumo:
A postura corporal tem sido uma preocupação nos dias atuais devido ao diagnóstico cada vez mais precoce de alterações posturais e também devido a grande incidência de dores na coluna vertebral que, na maioria das vezes, comprometem a produção laborativa. Este programa tem como objetivo desenvolver grupo de estudo e pesquisas com o intuito de investigar aspectos biomecânicos, aspectos de avaliação postural e ergonômicos, bem como ações na comunidade que previnam alterações posturais. Pretende-se também a participação de outros profissionais que possam contribuir na manutenção das condições de saúde como a odontologia, a nutrição e a enfermagem. Metodologia: Formação de grupo de estudo envolvendo acadêmicos da UNIFAL para analisar a literatura cientifica sobre os temas desenvolvidos; desenvolvimento de investigação cientifica a respeito de técnicas de avaliação e problemas posturais; desenvolvimento de projetos de extensão que atendam as necessidades da sociedade no que diz respeito a orientações posturais e aspectos ergonômicos.

Saúde, Ambiente e Coletividade

.: Código PREAE: 221
.: Coordenação: Maria Inêz Barbosa Braga Bérgamo
.: Subcoordenação: Mara Lúcia Marques
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/03/09 a 30/11/10
Resumo:
O programa tem como proposta a multidisciplinaridade, tendo como finalidade diagnosticar as mudanças ambientais induzidas no meio ambiente urbano e sua interface com a saúde humana. Pretende-se realizar um diagnóstico situacional dos riscos ambientais na determinação do processo saúde-doença a partir da análise dos processos geomorfológicos e hidrológicos do entorno e condições sócio-ambientais da coletividade, utilizando para tal um Sistema de Informação Geográfica (SIG) como ferramenta para análise espacial. A ocupação inadequada de áreas instáveis nas cidades origina problemas ambientais que promovem riscos sócio-ambientais de grande magnitude. O campo de atuação está voltado para a área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família da cidade de Alfenas-MG. Dessa forma, espera-se fornecer subsídios à revisão de políticas para o Poder Público, Unidade de Saúde e coletividade, visando o planejamento e intervenções voltados à resolução dos problemas identificados

Memórias, Cultura e Patrimônios: experiências na Universidade Federal de Alfenas

.: Código PREAE: 233
.: Coordenação: Luciana Menezes de Carvalho
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Período de Realização: 01/03/09 a 28/02/10
Resumo:
O Programa “Memórias, Culturas e Patrimônios: experiências na Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG” visa auxiliar, facilitar e promover atividades relativas as diferentes manifestações culturais, patrimoniais e de memória que a comunidade da Unifal-MG poderã apresentar, relacionando assim formas distintas e pessoais com o Real complexo. Tais manifestações podem ocorrer, principalmente no âmbito de uma insti-tuição de ensino, a partir de projetos, eventos, cursos, palestras, oficinas, exposições, entre outros, com o intuito de trabalhar, de diferentes formas, temáticas que incluam experiências, vivências, questionamentos e discussões acerca de Memória, Cultura e/ou Patrimônio.

Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade

.: Código PREAE: 247
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant ‘Anna
.: Subcoordenação: Marcelo Armelin Pacheco
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/03/09 a 31/12/14
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
O Brasil vivencia um processo de envelhecimento populacional à semelhança dos países desenvolvidos, devido à diminuição da taxa de fertilidade e aos avanços na área da Saúde. O aumento rápido da população idosa nem sempre é acompanhado de espaços destinados ao lazer e aprendizado destas pessoas. O artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece as finalidades da Educação Superior, afirma, em seus parágrafos V e VI, que cabe às universidades, entre outras atribuições, “suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural” e “prestar serviços especializados à comunidade”. O Programa Unati foi criado em 1999 com o objetivo de contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade, abrindo-lhes as portas da Universidade e oferecendo-lhes orientação e serviços de saúde específicos, cursos de capacitação e oportunidades de lazer e entretenimento. O programa oferece, também, um campo de atuação aos futuros profissionais para o desenvolvimento de estudos e pesquisas principalmente nas áreas de saúde e educação.

Incluir – Acesso e Permanência na Universidade Pública

.: Código PREAE: 248
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant ‘Anna
.: Subcoordenação: Marcelo Armelin Pacheco
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/09 a 31/12/14
Resumo:
Ainda que a Universidade Pública amplie a quantidade de vagas oferecidas em seus cursos, sempre haverá uma demanda por tais oportunidades não totalmente contemplada: a dos jovens egressos da Educação Básica, mas com formação deficitária para o ingresso imediato no ensino superior e sem meios para custear um curso preparatório ao vestibular. O Programa “Incluir” oferece, no campus da Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG, cursos e atividades aos egressos da Educação Básica ainda não inseridos na Educação superior, não apenas aumentando suas chances de ingresso em Universidades Públicas, mas oferecendo formação mais ampla, incentivando-os a tomar parte das diversas atividades de extensão e cultura que a instituição oferece. Sua ação principal, o “Curso Pré-Vestibular da Unifal-MG” é destinado prioritariamente a egressos do Ensino Médio Público. Exerce uma ação afirmativa ao prepará-los e estimulá-los a participar dos processos seletivos das Universidades Públicas, contribuindo para uma disputa mais justa. O Curso Pré-Vestibular serve, também, de referencial positivo, ao oferecer aulas ministradas por discentes da instituição, que muitas vezes têm histórias de vida semelhantes à de seu público. O programa atua, também, na orientação vocacional de jovens e adultos, por meio de ações de divulgação dos cursos de graduação da Unifal-MG, de palestras e visitações aos campus.

Integrar – Programa de Integração Artística, Cultural e Esportiva da Unifal-MG

.: Código PREAE: 249
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant ‘Anna
.: Subcoordenação: Maria Regina Fernandes da Silva
.: Área Temática: Cultura
.: Período de Realização: 01/03/09 a 31/12/14
Resumo:
A arte tem considerável potencial de aprofundar a relação comunidade acadêmica-comunidade externa. A Universidade, modificadora da cultura, deve capacitar pessoas para o exercício da liberdade e reflexão crítica, promovendo a inclusão cultural. Mas não apenas. O batido chavão diz que uma mente sadia precisa estar acompanhada de um corpo nas mais perfeitas condições (“Mens sana in corpore sano”). O programa “Integrar” pretende, então, apoiar não apenas o desenvolvimento de ações de natureza cultural e artística, mas também o desenvolvimento de práticas desportivas, incentivando o hábito da atividade física sistemática e orientada e preparando o praticante para uma vida mais saudável. Seu objetivo principal é incentivar a prática de atividades artísticas, culturais e esportivas, promovendo a integração entre alunos, docentes, funcionários e pessoas da comunidade. Suas ações abrangem: 1. Divulgação, estímulo à produção e difusão de bens culturais e artísticos por meio de projetos, cursos, palestras, oficinas, workshop, exposições e espetáculos; 2. Incentivo à prática de atividades físicas por meio da formação de equipes esportivas e da promoção de torneios universitários.

Atividades extensionistas desenvolvidas na disciplina de Parasitologia da Unifal-MG

.: Código PREAE: 275
.: Coordenação: Adir Araújo
.: Subcoordenação: Marcos José Marques
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/04/09 a 31/03/10
Resumo:
As doenças causadas por parasitos tem afetado grande parte da população mundial. Neste sentido, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção têm que ser desenvolvidas no sentido de diminuir o impacto destas doenças nas populações, principalmente naquelas menos favorecidas socioeconomicamente. As Universidades mantidas com recursos públicos, inclusive com aqueles provenientes dos menos favorecidos socio-economicamente têm o dever moral de dar um retorno à sociedade, particularmente no desenvolvimento de políticas sociais, como a da saúde e a da educação. Diante desta demanda, os professores e os alunos que desenvolvem atividades relacionadas à disciplina de Parasitologia da Universidade Federal de Alfenas decidiram criar um Programa Institucional na Extensão, tendo em vista as necessidades da área da saúde no município de Alfenas. Para tanto serão desenvolvidas atividades em projetos que atuem tanto na área de educação como na saúde. Especificamente, na área de educação será desenvolvida uma parceria com professores da rede pública de ensino no município de Alfenas para dar suporte na formação (e informação) dos alunos sobre doenças causadas por parasitos. Na área de saúde, o foco será o trabalho relacionado ao controle e profilaxia envolvendo vetores e reservatórios de doenças. Assim, os roedores, os cães, os moluscos e os insetos serão objetos da nossa investigação em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Alfenas.

PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

.: Código PREAE: 310
.: Coordenação: Cláudio Antônio de Andrade Lima
.: Subcoordenação: Antonio Donizetti Gonçalves de Souza
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/09 a —
Resumo:
O Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia- BCT objetiva implementar metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem diferenciadas que auxiliem o discente na compreensão dos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula, potencializando aprendizados e atendimento aos objetivos pedagógicos do BCT que por sua vez tem como princípio a formação de cidadãos tecnicamente capazes, com responsabilidade social e com habilidades criativas para a inovação tecnológica. . Enquanto programa, o Piepex incorpora a integração dos conteúdos de graduação desenvolvidos em cada semestre letivo com a vinculação dos discentes em projetos, cursos e eventos, coordenados por docentes do BCT, abordando temas diretamente ligados ao BCT, durante todo o itinerário formativo seguido pelo discente. Em sua implementação o PIEPEX incorporará um complexidade crescente e gradual, par e passo com o estágio de aprendizagem discente, podendo ser destacado quatro etapas distintas: a) sensibilização dos alunos para problemas e necessidades da sociedade; b) elaboração de projetos de extensão e/ou pesquisa sob coordenação docente e trabalho em equipe; c) desenvolvimento dos projetos e d) realização de eventos e cursos para divulgação e/ou incremento dos projetos. As temáticas inicialmente propostas fazem parte do projeto pedagógico do BCT como eixos nucleadores de futuros programas de pós-graduação que também ocorrerão de forma integrada as atividades de ensino de graduação, a saber: Energia, Qualidade Ambiental, Recursos Minerais e Materiais.O Programa tem como resultados esperados, o continuo enriquecimento acadêmico dos alunos, através do envolvimento em projetos de pesquisa, bem como a interação com a comunidade de Poços de Caldas.

PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia

.: Código PREAE: 394
.: Coordenação: Letícia Lima Milani Rodrigues
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/09 a —
Resumo:
O Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia – BCE objetiva implementar metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem diferenciadas que auxiliem o discente na compreensão dos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula, potencializando aprendizados e atendimento aos objetivos pedagógicos do BCE que por sua vez tem como princípio a formação de cidadãos tecnicamente capazes, com responsabilidade social e com habilidades criativas. Enquanto programa, o PIEPEX incorpora a integração dos conteúdos de graduação desenvolvidos durante o decorrer do curso com a vinculação dos discentes em projetos, cursos e eventos, coordenados por docentes, abordando temas diretamente ligados ao BCE, durante todo o itinerário formativo seguido pelo discente. Em sua implementação o PIEPEX incorporará uma complexidade crescente e gradual, passo a passo com o estágio de aprendizagem discente, podendo ser destacado quatro etapas distintas: •    Sensibilização dos alunos para problemas e necessidades da sociedade; •    Elaboração de projetos de extensão e/ou pesquisa sob coordenação docente e trabalho em equipe; •    Desenvolvimento dos projetos •    Realização de eventos e cursos para divulgação e/ou incremento dos projetos.  O Programa tem como resultados esperados, o contínuo enriquecimento acadêmico dos alunos, através do envolvimento em projetos de pesquisa, bem como a interação com a comunidade de Varginha e região.