Programas desenvolvidos em 2012

Programa de Interação Unifal/Comunidades Rurais no Diagnóstico e Prevenção da Paracoccidioidomicose

.: Código PREAE: 207
.: Coordenação: Luiz Cosme Cotta Malaquias
.: Subcoordenação: Evandro Monteiro de Sá Magalhães
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Endemias e epidemias
.: Período de Realização: 01/03/2009 a 30/11/2012
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Interação Unifal/Comunidades Rurais no Diagnóstico e Prevenção da Paracoccidioidomicose 
Resumo:
A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica endêmica na América Latina, causada pelo fungo termo-dimórfico Paracoccidioides brasiliensis (Pb). Quando o diagnóstico e tratamento são feitos tardiamente, pode levar às formas disseminadas graves e letais, com comprometimento rápido e progressivo dos pulmões, tegumento, gânglios, baço, fígado e órgãos linfoides do tubo digestivo. Sua distribuição é heterogênea, com áreas de altas e baixas endemicidade de acordo com as características climáticas e agrícolas das regiões. No Brasil entre as áreas de maior prevalência se encontra o sul de Minas Gerais. Neste se encontram áreas endêmicas em zonas rurais de cidades como Alfenas, Areado, Monte Belo e Divisa Nova, observadas pela afluência de moradores a UNIFAL-MG em busca de diagnóstico e tratamento. Como não se trata de doença com notificação compulsória, a real ocorrência da infecção não é conhecida, bem como a própria doença apesar de endêmica ainda é mistério para maioria dos habitantes. Com base nesta realidade propôs-se este programa cujos objetivos são: divulgar a doença em sua forma de infecção, contágio, sintomas, tratamento e controle, identificar os infectados pelo Pb com doença ou não, via a aplicação de testes de intradermoreação na área rural, encaminhar os portadores a UNIFAL para acompanhamento, e ou tratamento quando necessário. As ações envolvem oficinas desenvolvidas por membros da equipe integrante deste programa, para agentes e profissionais da saúde de PSFs rurais, palestras junto a comunidade das cidades citadas, além de teste de intradermoreação, sorologias e biópsias quando indicadas. Pretende-se ainda a promoção de eventos científicos (jornadas, simpósios) reunindo comunidade acadêmica, profissionais da saúde e pesquisadores, com comprovada experiência no estudo da doença. Assim será possível não apenas levar o conhecimento aprendido sobre a doença, mas também produzir novo conhecimento, importantes na evolução de formas de diagnóstico, tratamento e prevenção. Ainda possibilita a aplicação das novas diretrizes da extensão com o desenvolvimento de projetos em áreas estratégicas seguindo os principios da interdisciplinaridade, a articulação ensino-pesquisa-extensão e a resposta a problemas da sociedade.

Longe: lugar que não existe

.: Código PREAE: 209
.: Coordenação: Paulo Romualdo Hernandes
.: Subcoordenação: Eliane Garcia Rezende
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 01/03/2009 a 31/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Longe: lugar que não existe 
Resumo:
O programa de extensão Longe: Lugar que não Existe promoverá para a comunidade acadêmica da Unifal-MG, também para a comunidade de Alfenas e região, assim como para as comunidades dos Polos de apoio presencial dos cursos a Distância da Universidade Aberta do Brasil, projetos, cursos, oficinas, eventos, seminários temáticos, sobre Educação suas tecnologias, metodologias, linguagens. A intenção é desenvolver atividades que permitam aos participantes do programa debates, práticas sobre ferramentas, metodologias, linguagens para promover e facilitar o ensino-aprendizagem. Os projetos, cursos, eventos, simpósios, seminários temáticos, entre outras atividades, acontecerão nos formatos presenciais ou a distância mediados pela Internet, por Web conferências, entre outros recursos de comunicação. No mundo em que vivemos, nesse início de século XXI, de altos desenvolvimentos tecnológicos, novas tecnologias de comunicação, como Internet, por exemplo, é preciso levar para a comunidade da Unifal-MG, docentes, discentes, técnicos administrativos, assim como às comunidades dos polos de apoio presencial dos cursos ofertados pela UAB, uma visão ampliada de educação diferente daquela que a vê como restrita às salas de aula, ao professor, à lousa e ao giz.

Promovendo Saúde e Reduzindo Danos

.: Código PREAE: 213
.: Coordenação: Verônica Ferreira Magalhães
.: Subcoordenação: Rosângela Vieira Siqueira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Jovens e adultos
.: Período de Realização: 01/03/2009 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Promovendo Saúde e Reduzindo Danos 
Resumo:
Programa de extensão que propõe incentivar mudanças necessárias à promoção da saúde, à prevenção e ao controle de eventos adversos à mesma, como danos provocados pelas doenças relacionadas às más condições socioeconômicas e culturais, a estilos de vida não saudáveis e aquelas devidas a causas externas. O programa contribuirá para a promoção da saúde e redução de agravos adversos ao bem estar humano através de ações que: Promovam a qualificação dos educadores infantis de creches e de pré-escolas e escolas públicas da cidade de Alfenas, quanto à adoção de medidas preventivas e de primeiros socorros dos acidentes na infância no âmbito escolar e familiar. Orientem adolescentes e adultos, capacitando-os para a prevenção, multiplicação do conhecimento e minimização do preconceito em relação as DST (s). Conscientizem a população e os manipuladores de alimentos sobre a importância da higiene pessoal e dos alimentos; dos métodos corretos de conservação, cozimento, reaquecimento, sanificação e armazenamento de alimentos; da limpeza adequada do local de trabalho, dos equipamentos e utensílios utilizados, contribuindo assim, para a segurança alimentar da população. Demonstrem a importância da execução do serviço de atenção farmacêutica, de forma a contribuir para o processo de adesão do usuário ao tratamento farmacológico e para a prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados com medicamentos e avaliem a efetividade dos tratamentos por meio da avaliação de parâmetros: pressão arterial, colesterol e glicemia capilar. Acompanhem os pacientes que fazem uso de fórmulas/medicamentos para emagrecimento e verifiquem a ocorrência de efeitos indesejados e interações medicamentosas, buscando solucionar os problemas relacionados com estes medicamentos. Desenvolvam habilidades de socorrista através do aprendizado teórico e prático das técnicas utilizadas no atendimento a vítimas em situação de emergência traumática ou emergência clínica. Orientem crianças, jovens e adultos sobre como agir em situações de emergência, nas quais o tempo e o tipo de atendimento prestado são decisivos para a qualidade de vida que terá a vítima após o acidente. Proponham medidas higiênicas relacionadas ao ambiente, aos cuidados com o corpo e com os alimentos, visando a prevenção de doenças como as entero e ecto parasitoses. Realizem exames parasitológicos de fezes da população alvo.

Programa de Estudos da Postura e do Movimento

.: Código PREAE: 220
.: Coordenação: Denise Hollanda Iunes
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde e proteção no trabalho
.: Período de Realização: 01/04/2009 a 31/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos da Postura e do Movimento 
Resumo:
A postura corporal tem sido uma preocupação nos dias atuais devido ao diagnóstico cada vez mais precoce de alterações posturais e também devido a grande incidência de dores na coluna vertebral que, na maioria das vezes, comprometem a produção laborativa. Este programa tem como objetivo desenvolver grupo de estudo e pesquisas com o intuito de investigar aspectos biomecânicos, aspectos de avaliação postural e ergonomicos, bem como ações na comunidade que previnam alterações posturais. Pretende-se também a participação de outros profissionais que possam contribuir na manutenção das condições de saúde como a odontologia, a nutrição e a enfermagem. Metodologia: Formação de grupo de estudo envolvendo acadêmicos da UNIFAL para analisar a literatura cientifica sobre os temas desenvolvidos; desenvolvimento de investigação cientifica a respeito de técnicas de avaliação e problemas posturais; desenvolvimento de projetos de extensão que atendam as necessidades da sociedade no que diz respeito a orientações posturais e aspectos ergonômicos.

Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade

.: Código PREAE: 247
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação: Marcelo Armelin Pacheco
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Terceira idade
.: Período de Realização: 01/03/2009 a 31/12/2013
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade 
Resumo:
O Brasil vivencia um processo de envelhecimento populacional à semelhança dos países desenvolvidos, devido à diminuição da taxa de fertilidade e aos avanços na área da Saúde. O aumento rápido da população idosa nem sempre é acompanhado de espaços destinados ao lazer e aprendizado destas pessoas. O artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece as finalidades da Educação Superior, afirma, em seus parágrafos V e VI, que cabe às universidades, entre outras atribuições, “suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural” e “prestar serviços especializados à comunidade”. O Programa Unati foi criado em 1999 com o objetivo de contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade, abrindo-lhes as portas da Universidade e oferecendo-lhes orientação e serviços de saúde específicos, cursos de capacitação e oportunidades de lazer e entretenimento. O programa oferece, também, um campo de atuação aos futuros profissionais para o desenvolvimento de estudos e pesquisas principalmente nas áreas de saúde e educação.

Incluir – Acesso e Permanência na Universidade Pública

.: Código PREAE: 248
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação: Marcelo Armelin Pacheco
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Jovens e adultos
.: Período de Realização: 01/03/2009 a 31/12/2013
.: Atividade Vinculada ao Programa: Incluir – Acesso e Permanência na Universidade Pública 
Resumo:
Ainda que a Universidade Pública amplie a quantidade de vagas oferecidas em seus cursos, sempre haverá uma demanda por tais oportunidades não totalmente contemplada: a dos jovens egressos da Educação Básica, mas com formação deficitária para o ingresso imediato no ensino superior e sem meios para custear um curso preparatório ao vestibular. O Programa “Incluir” oferece, no campus da Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG, cursos e atividades aos egressos da Educação Básica ainda não inseridos na Educação superior, não apenas aumentando suas chances de ingresso em Universidades Públicas, mas oferecendo formação mais ampla, incentivando-os a tomar parte das diversas atividades de extensão e cultura que a instituição oferece. Sua ação principal, o “Curso Pré-Vestibular da Unifal-MG” é destinado prioritariamente a egressos do Ensino Médio Público. Exerce uma ação afirmativa ao prepará-los e estimulá-los a participar dos processos seletivos das Universidades Públicas, contribuindo para uma disputa mais justa. O Curso Pré-Vestibular serve, também, de referencial positivo, ao oferecer aulas ministradas por discentes da instituição, que muitas vezes têm histórias de vida semelhantes à de seu público. O programa atua, também, na orientação vocacional de jovens e adultos, por meio de ações de divulgação dos cursos de graduação da Unifal-MG, de palestras e visitações aos câmpus.

Integrar – Programa de Integração Artística, Cultural e Esportiva da Unifal-MG

.: Código PREAE: 249
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação: Maria Regina Fernandes da Silva
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Artes integradas
.: Período de Realização: 01/03/2009 a 31/12/2013
.: Atividade Vinculada ao Programa: Integrar – Programa de Integração Artística, Cultural e Esportiva da Unifal-MG 
Resumo:
A arte tem considerável potencial de aprofundar a relação comunidade acadêmica-comunidade externa. A Universidade, modificadora da cultura, deve capacitar pessoas para o exercício da liberdade e reflexão crítica, promovendo a inclusão cultural. Mas não apenas. O batido chavão diz que uma mente sadia precisa estar acompanhada de um corpo nas mais perfeitas condições (“Mens sana in corpore sano”). O programa “Integrar” pretende, então, apoiar não apenas o desenvolvimento de ações de natureza cultural e artística, mas também o desenvolvimento de práticas desportivas, incentivando o hábito da atividade física sistemática e orientada e preparando o praticante para uma vida mais saudável. Seu objetivo principal é incentivar a prática de atividades artísticas, culturais e esportivas, promovendo a integração entre alunos, docentes, funcionários e pessoas da comunidade. Suas ações abrangem: 1. Divulgação, estímulo à produção e difusão de bens culturais e artísticos por meio de projetos, cursos, palestras, oficinas, Workshop, exposições e espetáculos; 2. Incentivo à prática de atividades físicas por meio da formação de equipes esportivas e da promoção de torneios universitários.

Memórias, Culturas e Patrimônios: Experiências na Universidade Federal de Alfenas-MG

.: Código PREAE: 504
.: Coordenação: Luciana Menezes de Carvalho
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Patrimônio cultural, histórico e natural
.: Período de Realização: 01/04/2010 a 31/12/2014
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Memórias, Culturas e Patrimônios: Experiências na Universidade Federal de Alfenas-MG 
Resumo:
O Programa “Memórias, Culturas e Patrimônios: experiências na Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG” visa auxiliar, facilitar e promover atividades relativas as diferentes manifestações culturais, patrimoniais e de memória que a comunidade da Unifal-MG poderá apresentar, relacionando assim formas distintas e pessoais com o Real complexo. Tais manifestações podem ocorrer, principalmente no âmbito de uma insti-tuição de ensino, a partir de projetos, eventos, cursos, palestras, oficinas, exposições, entre outros, com o intuito de trabalhar, de diferentes formas, temáticas que incluam experiências, vivências, questionamentos e discussões acerca de Memória, Cultura e/ou Patrimônio.

Programa de Estudos Interdisciplinares sobre necessidades de saúde

.: Código PREAE: 867
.: Coordenação: Mônica Lá-Salette da Costa Godinho
.: Subcoordenação: Maria Angélica Mendes
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: 00/01/1900 a 00/01/1900
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos Interdisciplinares sobre necessidades de saúde 
.: Apoio: Probext 2011 – prorrogação
.: Bolsista(1): Pablo José Idelbrando de Oliveira
.: Tipo: Probext 2011 – prorrogação
.: Período: abril a junho de 2012
Resumo:
Programa interdisciplinar, que favorece a interrelação e a interação das disciplinas de fisioterapia e enfermagem, com objetivo de desenvolver estudos que identifiquem as necessidades de saúde dos grupos e a implementação de intervenções na satisfação dessas necessidades.

Centro de Farmacovigilância da Unifal-MG – CEFAL

.: Código PREAE: 912
.: Coordenação: Ricardo Radighieri Rascado
.: Subcoordenação: Luciene Alves Moreira Marques
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Fármacos e medicamentos
.: Período de Realização: 01/04/2011 a 01/04/2013
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Centro de Farmacovigilância da Unifal-MG – CEFAL 
.: Apoio: Probext 2011 – prorrogação
.: Bolsista(1): Rafaela Cristine Guardia
.: Tipo: Probext 2011 – prorrogação
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
A velocidade no desenvolvimento de novos medicamentos e lançamento de novos produtos no mercado exigem o desenvolvimento de metodologias que garantam a segurança e eficácia dos produtos. Os ensaios clínicos e pré-clinicos exigidos pelas agências reguladoras para a liberação dos medicamentos ao mercado consumidor colaboram para essa segurança, entretanto, esses estudos são limitados e faz-se necessária uma vigilância pós-comercialização na busca por reações adversas não detectadas nos estudos clínicos. A essa vigilância denominamos de farmacovigilância. As novas reações adversas a medicamentos (RAM) são significativas para a saúde pública e necessitam de um processo adequado de monitorização. Este programa tem por finalidade consolidar um Serviço de Farmacovigilância na UNIFAL-MG, abrangendo a região do sul de Minas Gerais, oferecendo uma opção para empresas do ramo farmacêutico, farmácias e drogarias, médicos e profissionais de saúde e a população em geral um serviço de recepção de notificações em farmacovigilância e orientações relativo ao uso e segurança de medicamentos. Essas notificações serão coletadas através do preenchimento de fichas padronizadas com o intuito de detectar reações adversas a medicamentos e/ou erros de prescrição. As notificações serão recebidas por meio eletrônico, telefone e pessoalmente na farmácia-escola. Os funcionários e alunos participantes receberão treinamento para trabalhar com essas informações. E será constituida uma comissão de farmacêuticos e professores que analisarão as notificações para darem encaminhamento a Unidade Nacional de Farmacovigilância na ANVISA.Com as atividades realizadas pelo CEFAL em 2010 varias palestras foram realizadas, atingindo acadêmicos, profissionais de saúde e a população. As ações do centro precisam continuar, no inicio de 2011 começam a firmar parceria com a ANVISA

Programa Construindo Cidadãos

.: Código PREAE: 935
.: Coordenação: Dênis da Silva Moreira
.: Subcoordenação: Paulo Henrique de Souza
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Infância e adolescência
.: Período de Realização: 03/03/2010 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa Construindo Cidadãos 
.: Apoio: Probext 2011 – prorrogação
.: Bolsista(1): Cynthya Viana de Resende
.: Tipo: Probext 2011 – prorrogação
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Trata-se de um programa de caráter educativo com ações articuladas executadas pela integração de projetos de extensão. Oferecerá amplas experiências de aprendizagem visando o desenvolvimento das áreas física, mental, social e cultural para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos. As ações executadas em cada projeto apresentam o eixo norteador da educação por meio de estratégias que visam a promoção da saúde, preservação do meio ambiente, prevenção do uso/abuso de drogas, prevenção de acidentes e doenças, proporcionando a melhoria na qualidade de vida. O processo ensino – aprendizagem será adequado as respectivas faixas etárias para uma apreensão eficaz dos ensinamentos. Acreditamos que a participação efetiva das crianças e adolescentes nas ações propostas em cada projeto possibilitará uma aplicação das experiências apreendidas em sua vida prática e também poderá contribuir para ser um agente multiplicador de informações em sua família e comunidade contribuindo para a construção da cidadania.

PROGRAMA DE ATENÇÃO A DOENÇAS PARASITÁRIAS

.: Código PREAE: 936
.: Coordenação: Rosângela Vieira Siqueira
.: Subcoordenação: Adir Araújo
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 00/01/1900 a 00/01/1900
.: Atividade Vinculada ao Programa: PROGRAMA DE ATENÇÃO A DOENÇAS PARASITÁRIAS 
.: Apoio: Probext 2011 – prorrogação
.: Bolsista(1): Tatiane Jaqueline Aniceto
.: Tipo: Probext 2011 – prorrogação
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
As ações deste programa referem-se a medidas preventivas, educativas e prestação de serviços a comunidade universitária e a população dos municípios sob a jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Alfenas-MG, no que diz respeito a doenças parasitárias. Durante a execução deste programa serão desenvolvidos os projetos relacionados à identificação e exame de moluscos que podem transmitir tais doenças ao homem, identificação de triatomíneos possíveis transmissores da doenças de Chagas, exame parasitológico do material subungueal recolhido de crianças e jovens, exames parasitológicos de fezes de crianças, jovens e adultos e ações educativas para evitar a infecção acidental do homem por parasitas de cães errantes que frequentam o Campus I da Unifal-MG e ruas adjacentes.

Programa do Núcleo de Acessibilidade Institucional – ProNAI/Unifal-MG

.: Código PREAE: 937
.: Coordenação: Débora Felício Faria
.: Subcoordenação: Paulo César de Oliveira
.: Área Temática: Direitos Humanos e Justiça
.: Linha de Extensão: Pessoas c/ deficiências, incapacidades e necess. especiais
.: Período de Realização: 05/05/2011 a 13/12/2011
.: Parceria(s) Firmada(s): Pólo Regional de Atendimento ao Professor/ SER- Varginha e “Centro de Apoio ao Surdo/SER-Varginha”
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa do Núcleo de Acessibilidade Institucional – ProNAI/Unifal-MG 
.: Apoio: Probext 2011 – prorrogação
.: Bolsista(1): Aline Bastos Soares Oliveira
.: Tipo: Probext 2011 – prorrogação
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O programa, que ora se apresenta, caracteriza-se por promover a integração transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade, notadamente marcado pelas ações dialógicas, em prol de uma aliança com os movimentos sociais que se mobilizam com vistas a superação de desigualdades e da exclusão, por meio da interdisciplinaridade e reafirmando o princípio norteador constitucional da universidade de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como estabelece o Plano Nacional de Extensão (1999). Enfocando os Direitos Humanos, com destaque para os marcos legais em prol da garantia dos direitos da pessoa com deficiência, o programa propõe ações articuladas entre si, além de vincular-se a outros programas, com destaque para o Programa Incluir – MEC/SESu/SEESP, por meio do apoio à Reestruturação do Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI/Unifal-MG e o Programa Institucional de Formação Continuada que integra a Rede Nacional de Formação Continuada/RENAFOR. O ProNAI/Unifal-MG possui como proposta metodológica a formação de redes, reafirmando a necessidade de avançar na compreensão da necessidade de articulação entre todos os agentes sociais e promovendo a complementaridade entre instituições. Dessas ações vislumbramos a possibilidade de consolidar as políticas públicas de inclusão na região, reconhecendo a acessibilidade como eixo norteador.

Programa de Formação Continuada de Professores de Química – ProFoQui

.: Código PREAE: 943
.: Coordenação: Keila Bossolani Kiill
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: /1/19 a /1/19
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Formação Continuada de Professores de Química – ProFoQui 
.: Apoio: Proext 2011
.: Apoio: Probext 2011 – prorrogação
.: Bolsista(1): Allana Cristina Ferraz Ferreira
.: Tipo: Probext 2011 – prorrogação
.: Período: abril a julho de 2012
.: Bolsista(2): Sidnei Alberto Polisel Júnior
.: Tipo: Probext 2011 – prorrogação
.: Período: setembro a novembro de 2012
.: Bolsista(3): Carla Esper Barbosa
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: janeiro a dezembro
.: Bolsista(4): Cínthia das Dores Aguiar
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: março a dezembro
.: Bolsista(5): Giane Benvinda Damas
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: janeiro e fevereiro
.: Bolsista(6): Henrique Marques da Silva
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: março a dezembro
.: Bolsista(7): José Olímpio Domingues Junior
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: março a setembro
.: Bolsista(8): Lia Mara Silva Marcondes
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: janeiro a dezembro
.: Bolsista(9): Luciana Deividis Nascimento
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: outubro a dezembro
Resumo:
No contexto atual, o professor é um mediador do conhecimento, fazendo proposições e intervenções indispensáveis ao processo de aprendizagem. Para garantir o processo de mediação, devem-se integrar os aspectos pedagógicos à construção do conhecimento químico, rompendo as barreiras rígidas do campo da Química e garantindo uma articulação teoria e prática. Espera-se que uma formação adequada nos cursos de Licenciatura, cumpra este papel, porém, não se podedeixar de lado o profissional que já se encontra inserido no mercado de trabalho. A formação continuada é o temaa ser abordado nesta proposta. Sendo assim, este programa tem como objetivo proporcionar a interação universidade-escola por meio de ações que buscam a construção sistemática de atividades de atualização e reflexãosobre a prática pedagógica. Cabe destacar que as ações estão voltadas para o desenvolvimento de materiais e kitsexperimentais a serem utilizados pelos professores das escolas de ensino médio, com o intuito de melhorar e aumentar o rendimento dos alunos. Considerou-se também a necessidade de desenvolver materiais inclusivos, atendendo às legislações vigentes.

Consolidação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha

.: Código PREAE: 946
.: Coordenação: Ana Carolina Guerra
.: Subcoordenação: Virgínia Donizete de Carvalho
.: Área Temática: Trabalho
.: Linha de Extensão: Emprego e renda
.: Período de Realização: 01/03/2011 a 01/03/2013
.: Atividade Vinculada ao Programa: Consolidação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha 
.: Apoio: Probext 2011 – prorrogação
.: Bolsista(1): Lais Batista Pereira
.: Tipo: Probext 2011 – prorrogação
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Os problemas sociais e econômicos vividos pelo país nas ultimas décadas fizeram da questão da geração de trabalho e renda uma prioridade. Um grande contingente de indivíduos se vêem frente aos problemas decorrentes de sua marginalização, por não terem acesso a produtos e serviços básicos que garantam sua sobrevivência e de suas famílias. É nesta conjuntura que se apresentam as possibilidades da Economia Solidária: buscar alternativas que rompam os mandatos da economia capitalista convencional e ponham os trabalhadores como gestores das organizações onde eles produzem e geram riqueza. Mas, para que esta alternativa não se torne um modismo passageiro e paliativo é que as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares – ITCPs existem. Elas buscam articular, multidisciplinarmente, áreas de conhecimento de universidades brasileiras com grupos populares no intuito de gerar trabalho e renda, visando a contribuição na formação de cooperativas populares e/ou empresas autogestionárias, nas quais os trabalhadores têm o controle coletivo de todo o processo de produção. Nesse contexto, apresenta-se como objetivo deste programa a consolidação Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha, a fim de articular práticas de ensino, pesquisa e extensão.

Intervenções para a Prevenção de Condições Crônicas

.: Código PREAE: 950
.: Coordenação: Fernanda Borges de Araújo Paula
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: 00/01/1900 a 00/01/1900
.: Atividade Vinculada ao Programa: Intervenções para a Prevenção de Condições Crônicas 
.: Apoio: Proext 2011
.: Bolsista(1): Bruno Faria de Paula
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: março a junho
.: Bolsista(2): Daiane das Dores de Lima
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: março a novembro
.: Bolsista(3): Débora Oliveira Selicani
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: maio a novembro
.: Bolsista(4): Dyego Alvarenga de Souza
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: março a julho
.: Bolsista(5): Eduardo Costa Rimoli
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: maio a julho, outubro e novembro
.: Bolsista(6): Iara Auana Barbosa Alves
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: agosto a novembro
.: Bolsista(7): Jéssica Fernanda de Eleotério
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: agosto a novembro
.: Bolsista(8): Maria Paula de Souza e Silva
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: março a julho
.: Bolsista(9): Mônica Cristina Furtado Silva
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: agosto a novembro
Resumo:
Este projeto tem como objetivo promover a conscientização de jovens, adolescentes e seus familiares em relação a alguns valores básicos no cuidado com a sua saúde, com enfoque na atenção às condições crônicas, contribuindo para o fortalecimento dos princípios da Atenção Primária à Saúde. As atividades serão desenvolvidas com alunos da Escola Estadual Judith Viana, seus pais, atiradores do tiro de Guerra e casais do curso de noivos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Alfenas-MG). Serão proferidas palestras com apresentação de painéis, distribuição de cartilhas e folders ilustrativos, sendo abordados os seguintes temas: orientações sobre métodos anticoncepcionais e gravidez não planejada, aconselhamento genético a portadores de hemoglobinopatias e educação quanto aos aspectos preventivos em relação às doneças sexualmente transmissíveis (DST), câncer de colo do útero, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e anemia. Será oferecida à população, a realização de exame de sangue para a determinação da glicemia, hemoglobina glicada (HbA1c), colesterol total e frações, hemograma e para a identificação de hemoglobinas variantes. Os indivíduos com resultados alterados receberão as orientações pertinentes e se concordarem serão encaminhados a uma das Unidades de Atenção à Saúde de Alfenas-MG, onde serão acolhidos e inseridos na atenção programada para acompanhamento, conforme sua situação de saúde.

 NAFAU – Núcleo de Atenção Farmacêutica da Unifal-MG

.: Código PREAE: 1030
.: Coordenação: Ricardo Radighieri Rascado
.: Subcoordenação: Luciene Alves Moreira Marques
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/10/2011 a 31/12/2012
.: Atividade Vinculada ao Programa: NAFAU – Núcleo de Atenção Farmacêutica da Unifal-MG
Resumo:
O Núcleo de Atenção Farmacêutica da Unifal é um componente extracurricular para o curso de Farmácia, indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados inerentes ao perfil do farmacêutico generalista. Com o farmacêutico atuando nas diversas vertentes da Atenção Farmacêutica, este projeto visa conscientizar a população, promover a visão de que a Farmácia é um estabelecimento de saúde, e principalmente, orientar o paciente para que haja melhoria na sua qualidade de vida, identificando resultados negativos da terapêutica, e promovendo o uso correto e racional de medicamentos. Espera-se, com a realização deste programa, que haja maior procura dos profissionais farmacêuticos pelos pacientes, reafirmando a necessidade do profissional do medicamento nos serviços de saúde. Além disto, permitir que o estudante de farmácia tenha um maior contanto com o paciente desde os primeiros períodos do curso de farmácia.

 Programa PET Cultural

.: Código PREAE: 1316
.: Coordenação: Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Artes integradas
.: Período de Realização: 00/01/1900 a 00/01/1900
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa PET Cultural
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Condições Crônicas: Cuidados Inovadores

.: Código PREAE: 1324
.: Coordenação: Silvana Maria Coelho Leite Fava
.: Subcoordenação: Eliza Maria Rezende Dázio
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/10/2012 a 01/03/2013
.: Atividade Vinculada ao Programa: Condições Crônicas: Cuidados Inovadores 
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia>

.: Código PREAE: 310
.: Coordenação: Antônio Donizetti Gonçalves de souza
.: Subcoordenação: Cláudio Antônio de Andrade Lima
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 01/03/2009 a não informado
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia 
Resumo:
O Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia- BCT objetiva implementar metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem diferenciadas que auxiliem o discente na compreensão dos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula, potencializando aprendizados e atendimento aos objetivos pedagógicos do BCT que por sua vez tem como princípio a formação de cidadãos tecnicamente capazes, com responsabilidade social e com habilidades criativas para a inovação tecnológica. . Enquanto programa, o Piepex incorpora a integração dos conteúdos de graduação desenvolvidos em cada semestre letivo com a vinculação dos discentes em projetos, cursos e eventos, coordenados por docentes do BCT, abordando temas diretamente ligados ao BCT, durante todo o itinerário formativo seguido pelo discente. Em sua implementação o PIEPEX incorporará um complexidade crescente e gradual, par e passo com o estágio de aprendizagem discente, podendo ser destacado quatro etapas distintas: a) sensibilização dos alunos para problemas e necessidades da sociedade; b) elaboração de projetos de extensão e/ou pesquisa sob coordenação docente e trabalho em equipe; c) desenvolvimento dos projetos e d) realização de eventos e cursos para divulgação e/ou incremento dos projetos. As temáticas inicialmente propostas fazem parte do projeto pedagógico do BCT como eixos nucleadores de futuros programas de pós-graduação que também ocorrerão de forma integrada as atividades de ensino de graduação, a saber: Energia, Qualidade Ambiental, Recursos Minerais e Materiais.O Programa tem como resultados esperados, o continuo enriquecimento acadêmico dos alunos, através do envolvimento em projetos de pesquisa, bem como a interação com a comunidade de Poços de Caldas.

PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia>

.: Código PREAE: 394
.: Coordenação: Letícia Lima Milani Rodrigues
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 01/03/2009 a 31/12/2013
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia 
Resumo:
O Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia – BCE objetiva implementar metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem diferenciadas que auxiliem o discente na compreensão dos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula, potencializando aprendizados e atendimento aos objetivos pedagógicos do BCE que por sua vez tem como princípio a formação de cidadãos tecnicamente capazes, com responsabilidade social e com habilidades criativas. Enquanto programa, o PIEPEX incorpora a integração dos conteúdos de graduação desenvolvidos durante o decorrer do curso com a vinculação dos discentes em projetos, cursos e eventos, coordenados por docentes, abordando temas diretamente ligados ao BCE, durante todo o itinerário formativo seguido pelo discente. Em sua implementação o PIEPEX incorporará uma complexidade crescente e gradual, passo a passo com o estágio de aprendizagem discente, podendo ser destacado quatro etapas distintas: • Sensibilização dos alunos para problemas e necessidades da sociedade; • Elaboração de projetos de extensão e/ou pesquisa sob coordenação docente e trabalho em equipe; • Desenvolvimento dos projetos • Realização de eventos e cursos para divulgação e/ou incremento dos projetos. O Programa tem como resultados esperados, o contínuo enriquecimento acadêmico dos alunos, através do envolvimento em projetos de pesquisa, bem como a interação com a comunidade de Varginha e região.

Programa Cidade Escola

.: Código PREAE: 522
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Infância e adolescência
.: Período de Realização: 01/04/2010 a 31/12/2014
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: Programa Cidade Escola 
Resumo:
O Programa Cidade Escola é uma iniciativa da – Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas para promoção de atividades educacionais extra-classe e extra-turno em espaços públicos já existentes, de modo a transformar a cidade em uma grande escola. A Unifal-Mg é parceira da SMEC no desenvolvimento de ações nas áreas de educação e cultura no município de Alfenas e, particularmente, no desenvolvimento do Programa. Deste modo, o Programa Cidade Escola está registrado formalmente na Pró-Reitoria de Extensão da Unifal-MG, sob coordenação, no âmbito da instituição, da Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, pró-reitora de extensão. Espera-se organizar e reunir em torno do programa as ações de extensão que atuam nas escolas da rede municipal de ensino.

PET- CONEXÕES DOS SABERES – Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional

.: Código PREAE: 1044
.: Coordenação: Antônio Donizetti Gonçalves de souza
.: Subcoordenação: Claudio Antonio Andrade Lima
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Grupos sociais vulneráveis
.: Período de Realização: 01/01/2011 a 31/12/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PET – Conexões dos Saberes – Tecnologias Sociais, trabalho e Desenvolvimento Social Regional 
Resumo:
O Programa PET-Conexões de Saberes: Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento social regional é voltado a estudantes oriundos de comunidades populares e tem como objetivo ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares, sob a perspectiva das Tecnologias Sociais – TS apropriadas para o fortalecimento das iniciativas de geração de trabalho e renda, especialmente, em atividades de economia solidária. O programa visa também aprofundar a formação dos jovens universitários de origem popular como pesquisadores e extensionistas, visando sua intervenção qualificada em comunidades populares e o fortalecimento da sua capacidade de articular competência acadêmica com compromisso social, de construir indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais e ambientais na região, bem como de planejar políticas publicas em Tecnologia Social e direitos sociais. O Programa está alicerçado sobre três eixos centrais que delimitam seus campos de ações: 1. Formação, Pesquisa e Extensão; 2. Formação, Arte e Cultura; 3. Apoio Político e Institucional. O programa utiliza abordagem interdisciplinar tanto para estudo como para subsidiar ações transformadoras na realidade local. Ele apresenta mecanismos de inserção dos extensionistas em aspectos integrados do conhecimento pautados pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Programa Segundo Tempo (PST) Unifal-MG

.: Código PREAE: 1080
.: Coordenação: Leonardo César Carvalho
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: 00/01/1900 a 00/01/1900
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: Programa Segundo Tempo (PST) Unifal-MG 
.: Apoio: Ministério dos Esportes
Resumo:
O Segundo Tempo, como Programa Estratégico do Governo Federal, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. A Unifal-MG é uma das instituições conveniadas ao PST.

Programa PET – Conexões de Saberes – Letras

.: Código PREAE: 1141
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 01/02/2012 a 31/12/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: Programa PET – Conexões de Saberes – Letras 
Resumo:
O PET/Conexão de Saberes da UNIFAL-MG nasceu de discussões em aula, diálogos informais com alunos em reuniões e intervalos, que apresentaram diversas propostas, relatando anseios e dificuldades. As turmas de Letras (2010) estão constituídas por alunos das redes pública e privada. Após levantamento, constatou-se que 49% dos acadêmicos concluíram o ensino médio na rede pública, tendo ingressado na UNIFAL-MG, por meio do ENEM/SISU, sem o qual, acreditam, não seria possível o acesso ao ensino superior. Assim, este Programa foi elaborado, de forma coletiva, baseando-se nesses dados e objetivando: a elevação da qualidade da formação dos graduandos/ Letras; a oferta de atividades extracurriculares acadêmicas, culturais, científicas, tecnológicas e interdisciplinares, buscando contribuir para a formação técnica e cidadã dos discentes e reduzir índices de evasão e repetência. Para tal, as ações se articulam indissociavelmente em atividades de ensino/pesquisa/ extensão, estruturadas a partir dos objetivos, das competências e habilidades a serem desenvolvidas e dos núcleos do curso, constantes no PPC de Letras: Núcleo Comum (NC), Núcleo de Língua Portuguesa (NLP), Núcleo de Língua Espanhola (NLE) e Núcleo das Licenciaturas (NL), alinhando-se ainda aos componentes curriculares: Estágio Supervisionado, Laboratórios de Ensino, Linguística, Prática e produção de gêneros textuais, Linguística Aplicada e Atividades Formativas.

Seminários Internos de Avalição de Ações de Extensão 2012