Projetos desenvolvidos em 2012

Mucama: um modo especial de atender mulheres com câncer de mama

.: Código PREAE: 956
.: Coordenação: Clícia Valim Côrtes Gradim
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: *** a ***
.: Apoio: Proext 2011
.: Bolsista(1): Alice Silva Costa
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: março a dezembro
.: Bolsista(2): Graciele Guimarães Pitelli
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: janeiro e fevereiro
.: Bolsista(3): Luiz Paulo Ferreira Bianco
.: Tipo: Proext 2011
.: Período: janeiro a dezembro
Resumo:
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Mulher e Câncer de Mama – Projeto MUCAMA iniciou-se em 2006. Este é um espaço à mulher portadora de câncer de mama e, visa oferecer assistência de enfermagem e de fisioterapia com a finalidade de adaptá-la ao retorno de suas atividades diárias. O projeto oferece atendimento de enfermagem que realiza a avaliação física da cliente, orienta sobre o autocuidado e realiza a roda da dúvida, que é o espaço onde as mulheres podem colocar suas angústias e questionamentos sobre a sua doença e tratamento. A cliente realiza exercícios individuais ou em grupo,sob a supervisão da fisioterapia, com a finalidade de ampliar os movimentos dos braços, diminuir a dor e prevenir o linfedema. As mulheres com linfedema são atendidas para drenagem linfática e as clientes que apresentam alterações odontológicas devido à quimioterapia são encaminhadas para tratamento.Além das atividades de atendimento direto a cliente, o grupo participa de eventos para promoção do autoexame das mamas, assim como possui um período para o estudo sobre a patologia e os participantes são estimulados a participarem de eventos sobre a temática.

O processo de incubação em cooperativas populares e a percepção de valores do trabalho

.: Código PREAE: 973
.: Coordenação: Virgínia Donizete de Carvalho
.: Subcoordenação: Ana Carolina Guerra
.: Área Temática: Trabalho
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento regional
.: Período de Realização: *** a ***
.: Atividade Vinculada ao Programa: Consolidação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha 
.: Apoio: .
.: Apoio: Fapemig Interface 21 (APQ-1566-1) O Processo De Incubação Em Cooperativas Populares E A Percepção De Valores Do Trabalho – 33.796,35
.: Apoio: .
Resumo:
As cooperativas, dentre outras formas de organizações autogestionárias, têm se mostrado empreendimentos que cumprem um papel social relevante. Entretanto, não se podem desprezar os desafios implicados na concretização de princípios tais como solidariedade, cooperação, mutualismo e autogestão no interior das organizações de Economia Solidária, considerando que estas se inserem em um espaço fortemente marcado pelos valores do sistema capitalista de produção e consumo, os quais caminham numa direção diametralmente oposta àquela traçada nos princípios da gestão social. Nesse sentido, um processo de conscientização e de repensar dos valores que estão sendo atribuídos às atividades laborais no âmbito de tais organizações torna-se uma prática fundamental. Tendo em vista que os valores são um dos pontos-chave na compreensão das ações humanas, funcionando como um padrão coletivo que identifica os grupos, suas maneiras de perceber, pensar, sentir e agir, o projeto propõe incubar uma cooperativa popular realizando, simultaneamente, o levantamento dos valores atribuídos ao trabalho pelos sujeitos que constituem o grupo a ser incubado, visando subsidiar a identificação dos limites e possibilidades a eles colocados, para o exercício pleno dos princípios que regem a Economia Solidária, os quais são fundamentais para garantir a sustentabilidade de tais iniciativas.

Camerata Theophilus

.: Código PREAE: 992
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: *** a ***
.: Apoio: Apoio à Cultura
.: Bolsista(1): Bruno Araujo Ribeiro
.: Tipo: Bolsa de Apoio à Cultura
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Organizada como um Projeto de Extensão da Unifal-MG. a Camerata Theophilus é uma orquestra de câmara criada a partir de um grupo de músicos da comunidade Alfenense com o intuito de obter um aperfeiçoamento musical técnico e artístico de peças mais delicadas e refinadas do repertório erudito.Como projeto de extensão cultural da Unifal-MG está inserida no contexto da formação acadêmica e acolhe em sua constituição alunos dos cursos de graduação da instituição além de membros da comunidade externa.

Orquestra Experimental

.: Código PREAE: 993
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: 35 – Música
.: Período de Realização: *** a ***
.: Apoio: Apoio à Cultura
.: Bolsista(1): Gustavo de Magalhães Engel
.: Tipo: Bolsa de Apoio à Cultura
.: Período: abril a novembro de 2012
.: Bolsista(2): Denis Ribeiro de Souza
.: Tipo: Bolsa de Apoio à Cultura
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
A Orquestra Experimental Jovem de Alfenas nasceu no primeiro semestre de 2011 como resultado de uma parceria entre a Unifal-MG, a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Alfenas) e a ACECRA (Associação Comunitária de Evangélicos e Cristãos da região de Alfenas), uma entidade sem fins lucrativos que tem, dentre suas finalidades, a missão de atuar em assuntos relacionados à saúde, à educação, à cultura e ao lazer da população. Com estes objetivos, a entidade começou a oferecer em sua sede aulas de instrumentos musicais, principalmente para crianças e jovens oriundos de famílias carentes, moradores de seu entorno. A ação resultou, em 2010, na formação de um pequeno grupo orquestral aproximadamente 35 integrantes em diversos estágios de aprendizado musical.

Praticando com Ciência

.: Código PREAE: 1157
.: Coordenação: Cibele Marli Cação Paiva Gouvêa
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 26/03/2012 a 15/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
A atividade consistirá na realização de aulas práticas de ciências para os oitavos e nonos anos dos alunos da Escola Estadual Dr. Napoleão Salles.

Dimensões africanas nos livros infantojuvenis

.: Código PREAE: 1163
.: Coordenação: Elaine Ribeiro da Silva dos Santos
.: Subcoordenação: Daniela Aparecida Eufrásio
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 17/04/2012 a 17/12/2012
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Ana Julia Godinho Pereira
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O projeto Dimensões africanas nos livros infanto-juvenis tem por objetivo difundir o conhecimento da história e cultura africanas por meio dos livros infanto-juvenis publicados por editoras brasileiras em número cada vez mais crescente após a publicação da Lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade da história e cultura africanas e afro-brasileiras na rede de ensino brasileira. Em atividades com licenciandos do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG e com professores da educação básica de ensino, atuantes na região de Alfenas, promover novas reflexões sobre práticas docentes referentes ao uso dos livros infanto-juvenis como recursos didáticos, numa tentativa de transformar o conhecimento acadêmico em conhecimento escolar e contribuir para aplicabilidade da referida Lei.

Brinquedoteca: um espaço de vivências e convivências

.: Código PREAE: 1164
.: Coordenação: Dênis da Silva Moreira
.: Subcoordenação: Valdete Custódio da Silva
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Infância e adolescência
.: Período de Realização: 05/03/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Tammy Silveira Ito
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Brinquedoteca: um espaço criativo de vivências e convivências é um projeto interdisciplinar que envolve discentes de vários cursos de graduação da UNIFAL-MG, tendo sua origem e decorrência no projeto de extensão “Brinquedoteca hospitalar” desenvolvido desde 2007. Tem por finalidade a manutenção da Brinquedoteca universitária e a re-instalação da brinquedoteca hospitalar na Casa de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alfenas. O projeto atende a tríade universitária, desenvolvendo atividades do ensino, pesquisa e extensão, possibilitando a integração da universidade com a comunidade acadêmica e externa, por meio da prestação de serviço sob a forma discussão em grupo sobre os eixos norteadores do brincar, ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, oferecimento de atividades sócio-culturais e vivências lúdicas com crianças, famílias e educadores, fomentar a iniciação científica por meio de projetos de pesquisa acerca do lúdico, além de colaborar com a formação dos alunos de diferentes cursos da universidade. A brinquedoteca apresenta relevância, a medida que, a partir da perspectiva de diferentes campos do conhecimento, permite um espaço o estudo da infância e da criança mediante a compreensão do brincar no processo de crescimento e desenvolvimento. (2) (1) Brinquedoteca: um espaço criativo de vivências e convivências é um projeto interdisciplinar que envolve discentes de vários cursos de graduação da UNIFAL-MG, tendo sua origem e decorrência no projeto de extensão “Brinquedoteca hospitalar” desenvolvido desde 2007. Tem por finalidade a manutenção da Brinquedoteca universitária e a re-instalação da brinquedoteca hospitalar na Casa de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alfenas. O projeto atende a tríade universitária, desenvolvendo atividades do ensino, pesquisa e extensão, possibilitando a integração da universidade com a comunidade acadêmica e externa, por meio da prestação de serviço sob a forma discussão em grupo sobre os eixos norteadores do brincar, ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, oferecimento de atividades sócio-culturais e vivências lúdicas com crianças, famílias e educadores, fomentar a iniciação científica por meio de projetos de pesquisa acerca do lúdico, além de colaborar com a formação dos alunos de diferentes cursos da universidade. A brinquedoteca apresenta relevância, a medida que, a partir da perspectiva de diferentes campos do conhecimento, permite um espaço o estudo da infância e da criança mediante a compreensão do brincar no processo de crescimento e desenvolvimento. (2).

Planejando o Museu da Unifal: a relação dos discentes com o Patrimônio e a Memória da Unifal

.: Código PREAE: 1165
.: Coordenação: Luciana Menezes de Carvalho
.: Subcoordenação: Cláudio Umpierre Carlan
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Patrimônio cultural, histórico e natural
.: Período de Realização: 01/03/2012 a 15/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Memórias, Culturas e Patrimônios: experiências na Universidade Federal de Alfenas-MG 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Eloise Iara Braghini David
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas é órgão suplementar da Reitoria, na forma do artigo 22 do Regimento Geral da Unifal-MG, tendo como sigla MMP-Unifal-MG. A sede do MMP-Unifal-MG está localizada na Praça Emílio da Silveira, 14, Centro, na cidade de Alfenas – MG, onde se encontra instalada sua administração central, áreas expositivas, laboratórios e demais dependências.

Horta escolar: um caminho para a educação ambiental e alimentar no Centro Educacional Nossa Senhora da Rosa Mística

.: Código PREAE: 1166
.: Coordenação: Ana Rute do Vale
.: Subcoordenação: Julieta Aparecida Moreira
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 23/04/2012 a 30/11/2012
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Tania Cristina de Faria Milanezi
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Partindo do pressuposto de que vivemos em uma sociedade cada vez mais consumista e que vem adotando hábitos alimentares nada saudáveis, o projeto de extensão aqui apresentado, buscará desenvolver na teoria e na prática conceitos ligados às temáticas da educação ambiental e alimentar, por meio da implantação e manuseio de uma horta no Centro Educacional Nossa Senhora da Rosa Mística, no município de Alfenas (MG), que oferece atividades diversificadas a alunos, em horários opostos aos que eles frequentam as escolas públicas, como forma de tirá-los dos riscos da rua. Para desenvolver esse projeto, contaremos com uma equipe de docentes, técnicos e discentes dos cursos da geografia, biologia, pedagogia e nutrição, que atuarão nessa entidade oferecendo palestras, oficinas e práticas pedagógicas sobre questões ambientais (agricultura orgânica, reciclagem, compostagem, consciência ambiental) e alimentação saudável (valor nutricional das hortaliças, propriedades medicinais das ervas) e ensinando o manejo da horta escolar e o preparo dos alimentos nela cultivados. Pretendemos com esse projeto contribuir para a formação da cidadania não apenas desses alunos, bem como de toda equipe do projeto, que certamente terá muito a aprender com esses jovens e adolescentes.

Hola, ?que tal? – Curso de Língua e Cultura Hispânica

.: Código PREAE: 1167
.: Coordenação: Italo Oscar Riccardi Léon
.: Subcoordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Terceira idade
.: Período de Realização: 13/03/2012 a 23/11/2012
.: Atividade Vinculada ao Programa: Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Natália Pereira martins
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Ensinar língua espanhola e conhecer a cultura hispânica para integrantes da Terceira Idade da UNATI, Programa da UNIFAL-MG. Nesta iniciativa, se pretende ensinar espanhol de forma comunicativa, aspectos gerais da língua para se comunicar e também incluir diversos aspectos da cultura hispânica como festas tradicionais, música, danças, cinema, culinária, etc.

Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Mulher e Câncer de Mama

.: Código PREAE: 1168
.: Coordenação: Clícia Valim Côrtes Gradim
.: Subcoordenação: Denise Hollanda Iunes
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Direitos individuais e coletivos
.: Período de Realização: 09/02/2012 a 13/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Atendimento à Mulher – CAMUCA 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Graciele Guimaraes Pitelli
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O projeto desenvolve ações junto à mulheres que tiveram um diagnostico de câncer de mama no sentido de reabilitá-las para inserção das atividades diárias e permitir que passem pelo período de tratamento coadjuvante com o menor nível de desconforto. O projeto permite a inserção de alunos da graduação da disciplina Enfermagem na Saúde da Mulher e dos alunos do Mestrado em Enfermagem que executam pesquisas.O projeto tem uma boa aceitação pela população alvo e os discentes tanto do curso de enfermagem como os de fisioterapia permanecem conosco em média 2 anos, o que permite um elo com o paciente, mas sobretudo com a sua aprendizagem da profissão na área oncológica.

Inclusão Digital por Meio da Reabilitação Virtual – Incluir

.: Código PREAE: 1169
.: Coordenação: Leonardo César Carvalho
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Terceira idade
.: Período de Realização: 20/03/2012 a 01/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos da Postura e do Movimento 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Jadina Santos Vieira
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O presente projeto tem por objetivo promover a inclusão por meio de ambientes virtuais obtidos a partir de vídeo games de última geração e utilizados como procedimentos de reabilitação virtual. Terá como público alvo idosos que participem ou não de outros projetos ou programas de extensão. Os mesmos serão divididos em grupos por horários. Inicialmente serão avaliados utilizando um questionário que permitirá identificar o grau de conhecimento de acesso a internet por vídeo games. Após a avaliação o público terá o seu primeiro contato com os ambientes virtuais utilizados na reabilitação de distúrbios do equilíbrio. Cada voluntário será submetido a uma sessão de 50 minutos, duas vezes por semana durante o período de vigência do projeto. Serão coletados dados de qualidade de vida antes do início das atividades e após o período de intervenção, além disso, os participantes deverão responder um questionário que busca identificar se o objetivo de inclusão foi alcançado.

Odontologia Hospitalar

.: Código PREAE: 1170
.: Coordenação: Alessandro Aparecido Pereira
.: Subcoordenação: Daniela Coelho de Lima
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 05/03/2012 a 17/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Carolina Maria Campos
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
A participação do cirurgião – dentista na equipe hospitalar visa apoiar à equipe para dinamizar e otimizar o trabalho interdisciplinar, desenvolvendo atividades assistenciais específicas da área, além de atuar como educador na prevenção de doenças e promoção de saúde. No ambiente hospitalar, o cirurgião – dentista pode atuar como promotor de saúde bucal e/ou como prestador de serviços, tanto em nível ambulatorial quanto em regime de internação, sempre com o objetivo de colaborar, oferecer e agregar forças ao que caracteriza a nova identidade do hospital. Diante da forte relação entre as condições sistêmicas e a cavidade bucal é de fundamental importância a presença do cirurgião – dentista dentro de uma unidade hospitalar. Manifestações de doenças sistêmicas graves podem ser identificadas inicialmente por meio dos sinais e sintomas presentes na cavidade bucal. Desse modo, é de fundamental importância que o cirurgião-dentista esteja presente nos hospitais e que o mesmo esteja preparado para o atendimento odontológico em condições específicas e diferenciadas do cotidiano do consultório. Além disso, a maior ênfase da retórica promocional da saúde está em estimular a “saúde positiva”, prevenindo doenças, desenvolvendo indicadores de desempenho baseados em objetivos específicos, estimulando comportamentos e atitudes (estilos de vida) saudáveis, focando no trabalho com comunidades (indissociabilidade) para desenvolver ambientes saudáveis e, também, diminuir os gastos na assistência à saúde. Por esse motivo e pelos demais citados anteriormente, é necessário que haja a integração da promoção de saúde bucal aos programas de saúde pública hospitalar a fim de que, dessa forma, busquem uma melhor qualidade de vida e saúde geral aos pacientes.

Higiene dos Alimentos

.: Código PREAE: 1171
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação: Luiz Carlos do Nascimento
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Segurança alimentar e nutricional
.: Período de Realização: 01/03/2012 a 10/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Promovendo Saúde e Reduzindo Danos 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Camila Ribeiro Vieira
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Este projeto multiplica informações sobre as Boas Práticas em Servicos de Alimentação, conforme as exigências da RDC n. 216/2004 da ANVISA. Os temas abordados são: Higiene pessoal e saúde do manipulador, manipulação higiênica dos alimentos (métodos corretos de preparo, conservação, cozimento, reaquecimento, sanificação e armazenamento de alimentos), Higiene de superfícies e do ambiente (limpeza adequada do ambiente de trabalho, dos equipamentos e utensílios) e doenças transmitidas por alimentos. Além disso, poderão ser realizadas ensaios laboratoriais para avaliação microbiológica da água e dos alimentos. Esclarecemos que as atividades são desenvolvidas por alunos dos curso de Farmácia e Nutrição da Unifal-MG, podendo ser organizadas palestras, Stand’s educativos, treinamentos, oficinas educativas, cursos e minicursos conforme a necessidade da empresa ou instituição parceira. Vale ressaltar que as parcerias firmadas permitem maior divulgação do conhecimento sobre o tema e interatividade dos acadêmicos com os manipuladores de alimentos e comunidade, conhecendo melhor sua realidade e anseios.

Procedimentos Odontológicos Preventivos em Pacientes com Necessidades Especiais na APAE de Alfenas-MG

.: Código PREAE: 1172
.: Coordenação: Daniela Coelho de Lima
.: Subcoordenação: Daniela Coelho de Lima
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 09/03/2012 a 07/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Danilo Silva Corrêa Barroso
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
São denominados pacientes portadores de necessidades especiais aqueles que necessitam de atenção especializada, durante uma parte ou por toda a sua vida, por apresentarem alterações mentais, físicas, orgânicas, sociais e/ou comportamentais. Atualmente, as políticas de inclusão buscam integrar estes indivíduos a sociedade, melhorando suas condições de vida. A odontologia vem seguindo tal tendência, preocupando-se, cada vez mais, com o atendimento direcionado a tais pacientes. A implantação de um programa de prevenção em saúde bucal compreende um conjunto de medidas para impedir o estabelecimento das doenças ou limitar a extensão do dano quando a doença já está instalada. Instituir hábitos saudáveis e preocupar-se com ações preventivas são requisitos essenciais para alcançar um padrão ideal de saúde bucal, principalmente para os pacientes portadores de necessidades especiais. É essencial para o sucesso de um programa preventivo voltado a estes pacientes, que os pais estejam envolvidos e comprometidos com as atividades preventivas. O processo educativo está centrado na mudança de comportamento para a manutenção e a promoção de saúde. Assim, o objetivo deste projeto é implementar ações preventivas para a construção de um programa de saúde bucal, baseado nas orientações, motivação e exercício da higienização, para o controle do biofilme, realizados com os pacientes na APAE e através das visitas domiciliares, envolvendo e motivando os pais para o sucesso do programa.

Educalimentando: Aprender a comer brincando

.: Código PREAE: 1173
.: Coordenação: Marcos Coelho Bissoli
.: Subcoordenação: Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Segurança alimentar e nutricional
.: Período de Realização: 14/03/2012 a 31/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Thays de Oliveira Stevam
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a julho de 2012
.: Bolsista(2): Mateus Ferraroni
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: agosto a novembro de 2012
Resumo:
O Educalimentando propõe-se a promover saúde de estudantes matriculados na Escola Estadual Dr Arlindo Silveira Filho, tomando como foco o aspecto alimentar e nutricional. A proposta surgiu a partir de demanda apresentada pela professora responsável pela única turma vinculada ao Projeto Escola em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. A proposta inicial direcionará dois grandes eixos de atividade: educação nutricional e gestão da unidade de alimentação e nutrição (UAN). Um diagnóstico foi realizado no ano de 2011 por meio da avaliação nutricional, portanto isto irá permitir um planejamento mais refinado das ações. Entretanto, algumas propostas já foram aprovadas pelas equipes de trabalho, baseando-se em quadros epidemiológicos nacionais, tais como visitas ao Restaurante Popular e ao Auditório Leão de Faria da Unifal-MG, onde os estudantes assistirão um filme educativo dentre outras atividades que será elaboradas. Espera-se, assim, contribuir para a execução da proposta pedagógica da escola no que tange à turma de tempo integral, priorizando sempre a formação de cidadãos que prezem por uma democracia responsável, com prioridade na justiça social. Por outro lado, para estudantes e professores universitários, o projeto é uma oportunidade ímpar para a consolidação de saberes baseados na vivência, permitindo uma articulação mais íntima entre pesquisa, ensino e extensão.

Prevenção e diagnóstico de hepatite C

.: Código PREAE: 1174
.: Coordenação: Stella Maris da Silveira Duarte
.: Subcoordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/03/2012 a 03/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Salomão Fortes Santana
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
A infecção pelo virus da hepatite C (HCV) representa atualmente um dos mais relevantes problemas de saúde pública, devido a características como o longo período de infecção assintomática, fazendo com que o indivíduo não tome conhecimento da doença e, assim, não procure atenção especializada. Além disso, sua capacidade de se tornar crônica em até 85% dos infectados, aumenta o risco de desenvolvimento de complicações graves, como cirrose hepática e câncer de fígado. Segundo Fagundes et al (2008), a prevalência global da hepatite C é de 3% e nas Américas é de 1,7%. No Brasil a prevalência é de 1% a 2%. Por ser um virus transmitido preponderantemente por contato com sangue contaminado, as manicures, sobretudo devido ao uso de material cortante, estão entre os indivíduos com maiores riscos. (2) O presente trabalho tem como objetivo geral a prevenção e diagnóstico da hepatite C entre manicures e jovens estudantes visando interferir na redução desta enfermidade no Brasil. Para atingir tal objetivo, inicialmente será realizado o treinamento dos discentes e confecção dos materiais educativos a serem utilizados. Este treinamento consiste em fornecimento de materiais para estudo, orientação para pesquisa na internet e esclarecimento de dúvidas. Após treinamento dos discentes será realizado o cadastramento das manicures, realização de palestras, distribuição de folders e coleta de sangue para análise.

“De perto ninguém é normal”: educação em nutrição e saúde para pessoas com transtorno mental

.: Código PREAE: 1175
.: Coordenação: Tânia Mara Rodrigues Simões
.: Subcoordenação: Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 16/04/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Juliana Cristina Moreira
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Projeto desenvolvido por acadêmicos e docentes dos Cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia da UNIFAL-MG, com atividades na área de Saúde Coletiva. Como instituições parceiras, têm-se o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do município de Alfenas – MG, com a participação dos usuários e seus cuidadores e profissionais de saúde das unidades (Residências Terapêuticas e CAPS). O trabalho propõe avaliar, em portadores de transtornos mentais, usuários do SRT ou do CAPS, o estado nutricional e o estado de saúde promovendo orientações nutricionais e em saúde para grupos compostos por usuários, seus cuidadores, auxiliares gerais e profissionais de saúde envolvidos, levando-se em consideração as alterações nutricionais e de saúde encontradas. As orientações são transmitidas por meio de oficinas educativas sobre temas em saúde e nutrição mais relevantes, tendo como base as avaliações realizadas, utilizando-se materiais educativos (cartazes, fôlderes, cartilhas, entre outros), cursos, palestras e dinâmicas de grupo nas dependências das Residências Terapêuticas e do CAPS, assim como na UNIFAL-MG.

Águas, Minas e Nascentes

.: Código PREAE: 1176
.: Coordenação: Luiz Carlos do Nascimento
.: Subcoordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/03/2012 a 31/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Afranio Teodoro Martins
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Dando continuidade ao projeto, iniciado em 2005, que vem analisando a qualidade de água de fontes alternativas de abastecimento de água (minas e nascentes da cidade e região); e atendendo aos requisitos necessários para considerar estas fontes como próprias ou impróprias, de acordo com a nova legislação (Portaria 2.419/2011/MS), serão coletadas amostras de água e avaliada a sua qualidade higiênico-sanitária, através do monitoramento nas quatro estações do ano (ou, se possível, mensalmente), além das análises de pH e cloro. Os resultados serão divulgados para os órgãos públicos de vigilância e, por meio da criação de um site, para a população local (de acordo com a legislação vigente). Além disso, serão desenvolvidas atividades educativas referentes à importância da água para a saúde nas escolas próximas às minas estudadas, nos locais frequentados pelos usuários destas fontes e para a população local. Foram incluídas também análises de alguns pontos de coleta de água em Alfenas (Rampa Náutica, Gutierrez), em Fama (três pontos) e em Boa Esperança (onde ocorreu surto de gastroenterite, sem motivo encontrado).

Utilização de farinha de casca de banana em produtos destinados à alimentação escolar

.: Código PREAE: 1177
.: Coordenação: Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento de produtos
.: Período de Realização: 17/04/2012 a 17/12/2012
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Laila Santos Vieira
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento, bem como seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. O desperdício é um sério problema a ser resolvido na produção e distribuição de alimentos, principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. O combate ao desperdício pode começar de maneiras bem simples, como através do aproveitamento integral dos alimentos, sendo importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois esse aproveitamento, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos e torna possível a criação de novas receitas, como, por exemplo, sucos, doces, geleias e farinhas. A proposta deste projeto vem de encontro à ampliação das possibilidades de elaboração e utilização da farinha de casca de banana, visto que é a banana é um fruto de muita aceitação e consumo pela população brasileira, e, além disso, pode contribuir para o enriquecimento nutricional da dieta. Além disso, podem-se obter produtos baratos, de fácil preparo e de boa aceitabilidade.

Cuidando da Gente – Atividades lúdicas na minimização das tensões no ambiente hospitalar e o ensino do autocuidado

.: Código PREAE: 1178
.: Coordenação: Zélia Marilda Rodrigues Resck
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 05/03/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Roberta Vieira
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Atividade extensionista que envolve o lúdico e o ensino do autocuidado à clientela em regime de internação em hospital geral na minimização das tensões e ansiedades. O cuidado à vida não pode estar desvinculado e descontextualizado da humanização nas instituições hospitalares, pois somente será possível exercê-lo se compreendermos o ser humano em sua totalidade. Para tanto, instrumentalizados nas atividades lúdicas, no incentivo e orientações para o autocuidado, apresentam-se como bases científicas das atividades desenvolvidas por este Projeto Extensionista a filosofia dos “Doutores da Alegria” e a “Teoria do Autocuidado” de Dorothéia Oren. As atividades acontecem aos sábados, das 13:00 às 17:00 horas nos diversos setores do hospital geral conveniado à universidade, instituição parceira, envolvendo os trabalhos de quatro equipes, a da papoterapia, a do autocuidado, a da musicoterapia e a da risoterapia. São também realizadas reuniões quinzenais como oficinas de trabalho para a instrumentalização dos participantes para as visitas. Mediante a relevância do Projeto extensionista na instituição hospitalar, desde 1998, este foi incorporado às atividades do Programa de Humanização da mesma.

Jogos no ensino de matemática

.: Código PREAE: 1179
.: Coordenação: Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiróz
.: Subcoordenação: Regiane Siqueira Julio
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 21/09/2012 a 17/12/2012
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Erika Santos de Jesus
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Jogos são atividades lúdicas que fazem parte do nosso contexto cultural. A matemática é o ponto mais fraco de 3.292.022 alunos brasileiros, como foi provado no último relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês). Em 2007, o Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, entrevistou pessoas de todas as faixas etárias buscando mapear o analfabetismo funcional matemático, um paralelo com o que é feito na área das humanas, identificando aqueles que sabem ler, mas não entendem o que estão lendo. Pouco menos da metade da população com idade entre 15 e 64 anos, com ensino médio e superior completos, pode ser considerada plenamente alfabetizada em matemática. No âmbito deste projeto, propomos um resgate da origem do nome Matemática, que vem do grego Mathemátikos e significa “prazer de aprender”. Assim, nosso interesse se volta para o jogo pedagógico, mais especificamente, para o jogo no ensino da Matemática. O ambiente de desenvolvimento é a sala de aula, o instrumento é o jogo e a investigação surge da compreensão dos aspectos cognitivos envolvidos na utilização deste instrumento. Mais do que interesse no processo de ensino/aprendizagem Matemática, o objetivo é a construção da cidadania. Considerando este cenário, o projeto visa atender diversas demandas da sociedade, desde alunos de séries iniciais estimulando a compreensão, seus professores conhecendo novas metodologias e ainda os alunos participantes do projeto, na sua formação como professores e pesquisadores, pelo desenvolvimento e analise dos resultados obtidos.

Inclusão Digital para pessoas com necessidades especiais

.: Código PREAE: 1180
.: Coordenação: Mariane Moreira de Souza
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Pessoas c/ deficiências, incapacidades e necess. especiais
.: Período de Realização: 09/03/2012 a 07/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Capacitação e Incentivo ao Aprendizado 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Renata Faria de Oliveira
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O projeto Inclusão Digital para Pessoas com Necessidades Especiais vem sendo realizado em parceria com o Instituto Girassol. O objetivo do Instituto é desenvolver as potencialidades de cada jovem com necessidades especiais (juntamente com outros jovens), para aumento da sua auto-estima e de sua aprendizagem, numa dimensão ampla, para que ele se sinta como cidadão de deveres e direitos na sociedade. Especificamente, o objetivo do projeto é desencadear processos de inclusão digital, entendida como familiarização com o meio digital e criação de uma cultura própria a esse meio, sendo os sistemas de informação os catalisadores desses processos. Alem da inclusão digital, o projeto representa uma oportunidade de incluir socialmente pessoas com necessidades especiais através de um ambiente plural de convivência e aprendizado. O projeto possui ainda interface com outro projeto de pesquisa que procura levantar requisitos e desenvolver jogos específicos para o aprendizado de pessoas com necessidades especiais, uma vez que os softwares existentes não foram criados levando em conta as principais características e limitações deste tipo de público.

Minha Mama, Meu Leite

.: Código PREAE: 1181
.: Coordenação: Eliana Peres Rocha Carvalho Leite
.: Subcoordenação: Patrícia Mônica Ribeiro
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde da família
.: Período de Realização: 15/03/2012 a 15/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Atendimento à Mulher – CAMUCA 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Larissa Lucas Vilela
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a agosto de 2012
.: Bolsista(2): Jaqueline de Lima
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: setembro a novembro de 2012
Resumo:
Planejar uma família constitui um direito sexual e reprodutivo fundamentada na livre decisão da pessoa sobre ter filhos ou não, bem como o momento em que deseja tê-los, sendo tal direito assegurado pela Constituição Federal. Cabe ao Estado propiciar acesso aos recursos educacionais, científicos e técnicos incluindo-se o método anticoncepcional mais adequado e vedar qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais e privadas sobre o casal ou individuo. Considerando a relevância da inserção da Universidade em ações voltadas à Comunidade Alfenense e a necessidade de expandir os conhecimentos que os acadêmicos adquirem no Curso de Enfermagem sobre Planejamento Familiar, criou-se o Projeto de extensão “Planejando Nossa Família”, hoje com 21 anos de existência, para oferecer à população informações que garantam ao cidadão o conhecimento do direito estabelecido, bem como possibilidade de discutir temas importantes para a promoção do direito a cidadania e qualidade de vida através do Planejamento Familiar de forma responsável, sólida e saudável.

TEIA: TECENDO MÚLTIPLOS OLHARES E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

.: Código PREAE: 1182
.: Coordenação: Luciana Resende Allain
.: Subcoordenação: Thales de Astrogildo Tréz
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: abril a dezembro
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Giovana Carine Leite
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O projeto propõe-se a desenvolver ações de extensão no âmbito da educação socioambiental, por meio de oficinas de intervenção relativas ao tema “Ecologia e Meio Ambiente” junto a alunos de escolas urbanas e rurais do município de Alfenas, dentre elas 3 escolas parceiras do PIBID Biologia e do PIBID Ciências. A proposta é intensificar os vínculos entre escolas, órgãos públicos e pesquisadores da área ambiental da universidade, de modo a promover uma “rede de proteção ambiental” na cidade de Alfenas. Por meio de atividades nas escolas os graduandos atuarão junto aos alunos em projetos de divulgação dos dados de pesquisa científica e no plantio de espécies nativas regionais no entorno das escolas e em áreas públicas da cidade, tais como praças, ruas e parques. O projeto pretende, portanto, oferecer ações formativas junto aos alunos das escolas e graduandos da universidade, bem como restaurar o ambiente urbano e rural com espécies nativas da região, transformando este ambiente em um potencial refúgio da fauna local.

Viva bem com um estoma

.: Código PREAE: 1183
.: Coordenação: Eliza Maria Rezende Dázio
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/03/2012 a 14/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Carla Rocha de Castro
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Estoma é uma abertura cirúrgica entre a pele e um órgão formando uma boca que fica em contato com o meio externo para administração de dietas, eliminação de secreções, dejetos, fezes ou urina. A pessoa com estoma passa pela experiência da alteração da imagem corporal, enfrenta grandes transtornos na vida pessoal e de relações. A equipe multiprofissional, em especial o enfermeiro desempenha importante papel na reabilitação e qualidade de vida desse cliente. O enfermeiro deve desenvolver ações no pré, pós-operatório, na alta hospitalar e no acompanhamento domiciliar visando autocuidado e qualidade de vida. Nesse contexto, o acadêmico de enfermagem deve adquirir habilidades e competências para a assistência. O Projeto “VIVA BEM COM UM ESTOMA” objetiva oferecer à pessoa com estoma uma assistência de enfermagem para o autocuidado e melhor qualidade de vida; proporcionar ao acadêmico uma experiência autêntica da prática profissional, realizar visitas domiciliares. O Projeto será desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas no CEMAPE (Centro Municipal de Atenção às Pessoas com Deficiência). O público alvo será composto pelas pessoas com estomas cadastradas no serviço.

Consolidação do Clube de trocas na Unifal-MG/Campus Varginha: a continuação pela busca de relações solidárias e desenvolvimento cultural

.: Código PREAE: 1184
.: Coordenação: Ana Carolina Guerra
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Trabalho
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 06/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Consolidação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Luiz Renan Toffanin da Silva
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O debate sobre alternativas de desenvolvimento econômico local vem sendo crescentemente difundido. Entretanto, quando se fala em desenvolvimento, sobretudo em desenvolvimento local, a dimensão econômica não é a única a ser considerada. Assim, a necessidade de integrar desenvolvimento econômico e social faz com que as alternativas de desenvolvimento local encontrem como alternativa o campo da economia solidária. A Economia Solidária tem criado possibilidades de inclusão social e de reorganização da sociedade com base na mudança das relações sociais de produção e de gestão pública. E é nesse contexto que surgem as experiências de clube de trocas. Os Clubes de Trocas são um espaço onde as pessoas trocam entre elas produtos, serviços e saberes sem o uso de dinheiro, de uma forma solidária, que promove a cooperação em vez da competição, própria do “outro” mercado, respeitando normas éticas e ecológicas ao produzir e consumir. Além disso, os clubes de troca vêm se apresentando também, como espaços para socialização cultural, uma vez que nas suas dependências são realizadas as trocas, mas também apresentações culturais de toda natureza, o que demonstra mais uma perspectiva de atuação dos clubes de troca, que de alguma forma se apresentam como um instrumento de difusão cultural. Nesse contexto, este projeto tem como proposta a continuação e, consequente, consolidação do Clube de Trocas, na Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha, numa tentativa de continuidade de ações que se pautem por relações solidárias e estímulo ao desenvolvimento cultural.

Sorrir com saúde não tem idade

.: Código PREAE: 1185
.: Coordenação: Leandro Araújo Fernandes
.: Subcoordenação: Daniela Coelho de Lima
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 05/03/2012 a 17/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Ana Carla Araujo Caetano
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a julho de 2012
.: Bolsista(2): Rafaele Aline da Silva Colares
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: agosto a novembro de 2012
Resumo:
Em 2009 foi criado o projeto de extensão “Sorrir com Saúde não tem Idade”, que é vinculado ao programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) com a finalidade de proporcionar uma atenção diferenciada à saúde do idoso e uma formação acadêmica mais preparada e qualificada. Com o aumento de expectativa da vida da população idosa nas últimas décadas surgiu a necessidade de que profissionais da saúde e cidadãos auxiliassem na melhoria da qualidade de vida dessa faixa etária. Por meio deste projeto, torna-se possível minimizar os danos causados à cavidade bucal e dispor de um atendimento mais qualificado, promovendo a saúde e a prevenção de doenças bucais relacionadas à terceira idade além de melhorar a estética e a função, proporcionando um bem-estar físico e psicológico dos idosos da UNATI. Na primeira etapa do projeto são realizadas entrevistas avaliando a percepção e perspectiva de saúde bucal e posteriormente são agendados exames clínico minuciosos para a avaliação das condições da saúde bucal desse público. A segunda etapa envolve o planejamento dos procedimentos odontológicos necessários. Além disso, os pacientes receberão informações individuais sobre saúde bucal, aprimoramento e reeducação no que se refere a higiene bucal e cuidados com o uso de prótese. São ministradas palestras educativas durante as aulas da UNATI em horários pré-agendados. Dessa forma, pretende-se oferecer uma atenção integral à saúde bucal do idoso, em uma ação multifatorial e interdisciplinar, vendo o idoso como um ser humano integral e sua saúde como algo inserido em um processo amplo de qualidade de vida.

Guisado – Grupo Universitário Interdisciplinar e Itinerante pela promoção da Segurança alimentar e nutricional em parceria com adolescentes

.: Código PREAE: 1186
.: Coordenação: Valéria Cristina Ribeiro Vieira
.: Subcoordenação: Ana Kelley de Rezende
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Segurança alimentar e nutricional
.: Período de Realização: 16/04/2012 a 15/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Alison Douglas da silva
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O Guisado (Grupo Universitário Interdisciplinar e Itinerante pela promoção da Segurança Alimentar e Nutricional em parceria com Adolescentes) é um projeto de Extensão Universitária que visa a contribuir na formação de “Agentes Jovens de Segurança Alimentar e Nutricional”. Com base em conceitos como a Educação Popular e o Protagonismo Juvenil, prima pela relação horizontal entre os participantes, estabelecendo-se diálogo de saberes e parcerias na execução de atividades educativas e culturais diversas. As estratégias utilizadas incentivam a participação ativa e criativa dos envolvidos, centrando-se em atividades interativas e de caráter lúdico e/ou artístico-cultural, as quais são desenvolvidas em parceria com o “Grupo Mundo: Teatro Itinerante, Prazer em conhecê-lo”, composto por também jovens atores, atrizes e diretor teatral do município de Alfenas-MG.

Literatura: um outro olhar

.: Código PREAE: 1187
.: Coordenação: Beatriz Gaydeczka
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Alfabetização, leitura e escrita
.: Período de Realização: 12/03/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Juliane Suellen Moreira Borges
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O projeto “Literatura: um outro olhar” tem como objetivo realizar uma ação cultural que considera o livro um direito e a leitura um instrumento fundamental para o exercício pleno da cidadania e para o acesso a atividades culturais. A ideia principal do projeto é trazer o livro à realidade das crianças, não como uma obrigação tediosa, mas como uma parte de seu cotidiano que lhes traga conhecimento e divertimento de forma simultânea. Os alunos da Universidade Federal de Alfenas terão a oportunidade de se tornarem mediadores entre os livros e as crianças por meio de brincadeiras, contação de histórias e atividades dirigidas.

PUCA-SAÚDE Projeto do uso consciente do avental

.: Código PREAE: 1188
.: Coordenação: Ana Cláudia Pedreira de Almeida
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde e proteção no trabalho
.: Período de Realização: 15/03/2012 a 15/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Silvia Helena de Melo Terra
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Para prevenir a contaminação por agentes infecciosos, os profissionais de saúde, adotam medidas de biossegurança no ambiente de trabalho, um desses meios é a utilização do jaleco. A carência do zelo na prevenção dos contágios é uma evidência patente para a maioria dos profissionais que agem por desconhecimento ou negligência, com o uso inadequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nos seus ambientes de trabalho. A contaminação da pele e vestimentas por respingos e por toque é praticamente inevitável em hospitais e ambulatórios, assim como em consultórios odontológicos. Desta forma, os jalecos dos profissionais da área de saúde, passam a ser o primeiro sítio de contato em termos de indumentária com a pele, líquidos e secreções dos pacientes, tornando-se com isto um verdadeiro fômite. Bactérias multirresistentes, que podem provocar doenças, são carregadas para lugares públicos e retornam das ruas para o ambiente de trabalho nos jalecos dos mais diversos profissionais de saúde. É comum, principalmente em áreas hospitalares e universitárias, ver nas ruas profissionais da área de saúde andando com aventais, estetoscópios no pescoço e até mesmo vestimentas cirúrgicas. Este projeto tem como objetivo conscientizar os acadêmicos e profissionais de saúde sobre a importância do uso do jaleco exclusivamente em ambiente de contaminação, onde servirá de proteção para o profissional; informar a população e os estabelecimentos públicos que os jalecos são fontes potenciais de infecções cruzadas e não devem ser aceitos nestes locais.

Elaboração e implantação de boas práticas de fabricação de alimentos em lanchonete universitária

.: Código PREAE: 1189
.: Coordenação: Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo
.: Subcoordenação: Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Segurança alimentar e nutricional
.: Período de Realização: 17/04/2012 a 17/12/2012
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Mariana Pacifico dos Santos
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Seja livre, seja linux

.: Código PREAE: 1190
.: Coordenação: Anderson Francisco da Silva
.: Subcoordenação: Wagner Roberto Dias Nascimento
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Tecnologia da informação
.: Período de Realização: 01/02/2012 a 31/12/2012
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Mei Abe Funcia
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Esta ação se resume em concretizar a socialização do conhecimento referente ao uso dos programas de código aberto, ampliando a competitividade das empresas privadas, gerando economia para órgãos públicos, além de oferecer oportunidade ao corpo discente de ampliar conhecimentos enquanto contribui com a sociedade. Para isso, esta ação de desdobra em realizar a divulgação de informativos, promover reuniões periódicas, estimular discussões abertas, propor cursos de capacitação, realizar treinamentos técnicos, zelar pela realização de eventos e viabilizar visitas e estudos de casos.

Jogos: Teoria e Prática

.: Código PREAE: 1191
.: Coordenação: Deive Ciro de Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 30/03/2012 a 15/12/2012
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Fabio Hideo Kunikawa Fonseca Silva
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Muitas brincadeiras e jogos são de domínio popular. Muitos desses jogos possuem fundamentação matemática, o que permite a aplicação de estratégia para obtenção de melhores resultados. Canceitos como probabilidades, indução matemática, recorrência são amplamente utilizados em campos como engenharia, computação bem como atividades de investigação científica. Estes mesmos conceitos podem ser apresentados de formas lúdicas, utilizando – se dos jogos. Este projeto tem como objetivos produzir apresentações de jogos e dinâmicas de domínio público e introduzir os conceitos relacionados a estratégias aplicadas aos jogos. Estas apresentações serão realizadas em escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e se caracterização como eventos onde os alunos irão jogar e aprender sobre a estratégia utilizada.

Orientações aos familiares e pacientes portadores de sequelas neurológicas – Projeto Renascer

.: Código PREAE: 1192
.: Coordenação: Zélia Marilda Rodrigues Resck
.: Subcoordenação: Carmélia Bonfim Jacó Rocha
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Pessoas c/ deficiências, incapacidades e necess. especiais
.: Período de Realização: 05/03/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Gabriella Santos Lima
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O paciente é cadastrado durante a internação e realizado atendimento no domicílio pela equipe de trabalho multidisciplinar ao cliente portador de sequelas neurológicas, trabalhando as suas capacidades remanescentes. E também, na mobilização da família para o enfrentamento das dificuldades encontradas. Assim, a proposta do Projeto é tanto trabalhar com o cuidador como com o paciente estimulando-o ao autocuidado, buscando fazê-lo alcançar a independência, ou seja, manter-se o mais auto-suficiente possível. Para tanto, fundamenta-se nos princípios da Teoria do Autocuidado de Dorotheia Oren e da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta.

Monitoramento da Glicemia na prevenção do diabetes Mellitus

.: Código PREAE: 1193
.: Coordenação: Fernanda Borges de Araújo Paula
.: Subcoordenação: Maria Rita Rodrigues
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 15/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Mayara Athina Reis
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Este projeto tem como objetivo promover a conscientização de jovens, adolescentes e seus familiares em relação aos fatores de risco, importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e tratamento do diabetes mellitus. Inicialmente será realizado o treinamento dos alunos e a confecção dos materiais educativos a serem utilizados. Serão proferidas palestras com apresentação de painéis, distribuição de cartilhas e folders ilustrativos. Em seguida será oferecida à população alvo, a realização de exame de sangue para a determinação da glicemia em jejum. Os indivíduos com resultados alterados receberão as orientações pertinentes e se concordarem poderão ser encaminhados (pelo médico integrante do projeto) a uma Unidade Básica de Saúde do Município de Alfenas para que sejam acolhidos e inseridos na atenção programada, conforme sua situação de saúde. Os dados obtidos poderão fornecer subsídios para o diagnóstico da situação de saúde da população envolvida neste estudo, favorecendo assim a implementação de ações preventivas que possam ser oferecidas não somente a estes indivíduos, mas à população em geral. Além disso, o encaminhamento destes indivíduos às Unidades Básicas de Saúde, contribuirá para reforçar os princípios da Atenção Primária à Saúde no Município de Alfenas, principalmente em relação ao primeiro contato, longitudinalidade e integralidade. (2) (3) XXIII) Parecer do Coordenador de Extensão da unidade Acadêmica de origem do coordenador da ação (Campo a ser preenchido após impressão deste formulário. Desconsiderar este campo no caso de submissão de Projeto de Extensão a editais internos de concessão de bolsa de Extensão (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) Assinatura (12) (13) Data:08/03/2012 (14) (15) Nome do Coordenador de Extensão da Unidade Acadêmcia de origem do coordenador da ação: Profa. Dra. Fernanda Borges de Araujo Paula (16) (1) Este projeto tem como objetivo promover a conscientização de jovens, adolescentes e seus familiares em relação aos fatores de risco, importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e tratamento do diabetes mellitus. Inicialmente será realizado o treinamento dos alunos e a confecção dos materiais educativos a serem utilizados. Serão proferidas palestras com apresentação de painéis, distribuição de cartilhas e folders ilustrativos. Em seguida será oferecida à população alvo, a realização de exame de sangue para a determinação da glicemia em jejum. Os indivíduos com resultados alterados receberão as orientações pertinentes e se concordarem poderão ser encaminhados (pelo médico integrante do projeto) a uma Unidade Básica de Saúde do Município de Alfenas para que sejam acolhidos e inseridos na atenção programada, conforme sua situação de saúde. Os dados obtidos poderão fornecer subsídios para o diagnóstico da situação de saúde da população envolvida neste estudo, favorecendo assim a implementação de ações preventivas que possam ser oferecidas não somente a estes indivíduos, mas à população em geral. Além disso, o encaminhamento destes indivíduos às Unidades Básicas de Saúde, contribuirá para reforçar os princípios da Atenção Primária à Saúde no Município de Alfenas, principalmente em relação ao primeiro contato, longitudinalidade e integralidade. (2) (3) XXIII) Parecer do Coordenador de Extensão da unidade Acadêmica de origem do coordenador da ação (Campo a ser preenchido após impressão deste formulário. Desconsiderar este campo no caso de submissão de Projeto de Extensão a editais internos de concessão de bolsa de Extensão (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) Assinatura (12) (13) Data:08/03/2012 (14) (15) Nome do Coordenador de Extensão da Unidade Acadêmica de origem do coordenador da ação: Profa. Dra. Fernanda Borges de Araujo Paula (16) 

Monitoramento dos Níveis Séricos de Colesterol total e frações na prevenção da aterosclerose

.: Código PREAE: 1194
.: Coordenação: Fernanda Borges de Araújo Paula
.: Subcoordenação: Stella Maris da Silveira Duarte
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 15/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Maisa Suelen de Oliveira Silva
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Este projeto tem como objetivo promover a conscientização de jovens, adolescentes e seus familiares em relação quanto aos fatores de risco, importância do diagnóstico e formas de prevenção das dislipidemias; . Inicialmente será realizado o treinamento dos alunos e a confecção dos materiais educativos a serem utilizados. Serão proferidas palestras com apresentação de painéis, distribuição de cartilhas e folders ilustrativos. Em seguida será oferecida à população alvo, a realização de exame de sangue para a determinação do perfil lipídico (colesterol total e frações). Os indivíduos com resultados alterados receberão as orientações pertinentes e se concordarem poderão ser encaminhados (pelo médico integrante do projeto) a uma Unidade Básica de Saúde do Município de Alfenas para que sejam acolhidos e inseridos na atenção programada, conforme sua situação de saúde. Os dados obtidos poderão fornecer subsídios para o diagnóstico da situação de saúde da população envolvida neste estudo, favorecendo assim a implementação de ações preventivas que possam ser oferecidas não somente a estes indivíduos, mas à população em geral. Além disso, o encaminhamento destes indivíduos às Unidades Básicas de Saúde, contribuirá para reforçar os princípios da Atenção Primária à Saúde no Município de Alfenas, principalmente em relação ao primeiro contato, longitudinalidade e integralidade. (2) (3) XXIII) Parecer do Coordenador de Extensão da unidade Acadêmica de origem do coordenador da ação (Campo a ser preenchido após impressão deste formulário. Desconsiderar este campo no caso de submissão de Projeto de Extensão a editais internos de concessão de bolsa de Extensão (4) (2) (5) (3) (6) (4) (7) (5) (8) (6) (9) (7) (10) (8) (11) (9) Assinatura (12) (10) (13) (11) Data:08/03/2012 (14) (12) (15) (13) Nome do Coordenador de Extensão da Unidade Acadêmica de origem do coordenador da ação: Profa. Dra. Fernanda Borges de Araujo Paula

Cuidado de Mãe

.: Código PREAE: 1195
.: Coordenação: Daniela Coelho de Lima
.: Subcoordenação: Daniela Silva Barroso de Oliveira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 05/03/2012 a 17/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Anielly Fernandes Cruz
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a julho de 2012
.: Bolsista(2): Giselen dos Santos Souza
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: agosto a novembro de 2012
Resumo:
A gestação é um período bastante oportuno para o comprometimento da mãe com a sua saúde bucal, tornando-a mais receptível às informações que reverterão em benefícios próprios e a seu bebê. Durante a gravidez é de extrema importância a participação do cirurgião-dentista na formação de uma equipe multidisciplinar, haja visto que esse poderá influenciar de maneira positiva na saúde bucal da mulher e consequentemente na sua saúde geral. O projeto Cuidado de mãe tem como objetivo orientar e sensibilizar as gestantes usuárias das unidades de saúde da rede pública do município de Alfenas/ MG quanto a importância da saúde bucal. Os cenários de atuação para as abordagens serão a Unidade Básica de Saúde Aparecida, o PSF Itaparica e o Consultório médico do Doutor Boaventura Passos Vinhas. A proposta desse projeto está fundamentada na sensibilização das mães quanto a uma odontologia preventiva, assim como orientar modificações de hábitos e esclarecimentos de informações incorretas transmitidas não só as gestantes como também a grande parte de uma população carente de conhecimento. Isso provavelmente reverterá em maiores benefícios a saúde bucal de mães e bebês. O desenvolvimento das ações será iniciada por meio de uma abordagem guiada por um roteiro estruturado a fim de observar as principais dúvidas, fornecer orientações sobre saúde bucal e fazer uma abordagem dos questionamentos mais frequentes entre o público-alvo. Além disso, esse contará com um sistema de cadastramento denominado “Sempre Juntos” que visa dar assistência domiciliar a gestante e proporcionar a criação de um vínculo e confiabilidade com as futuras mães. Esse sistema dará continuidade à conversa iniciada nas primeiras abordagens e/ou buscará novas gestantes as quais não foram assistidas. Pelo fato do período gestacional tornar as mulheres mais susceptíveis às alterações bucais e o atendimento odontológico durante a gravidez ainda causar insegurança e medo por parte das gestantes e dos profissionais de odontologia decidiu-se executar o presente projeto.

Mãos que aliviam: massoterapia

.: Código PREAE: 1196
.: Coordenação: Carmélia Bomfim Jacó Rocha
.: Subcoordenação: Leonardo César Carvalho
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 19/03/2012 a 04/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos da Postura e do Movimento 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Julia Risso Parisi
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
A massagem é uma arte antiga de cura e há evidências crescentes de sua efetividade no tratamento de pacientes com uma ampla variedade de estados traumáticos e de doenças. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo ele, para curar traumas físicos, aliviar estresse psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação. A rotina de trabalho acarreta aos funcionários o acúmulo de estresse, gerando a falta de estímulo para a realização do mesmo, o que pode levá-lo ao absenteísmo. A massoterapia busca contribuir para a melhora da qualidade de vida, do bem-estar físico e psicológico, minimiza os incômodos que diminuem a funcionalidade do servidor, além de transformar o ambiente de trabalho em um local onde o funcionário possa melhorar sua auto-estima, proporcionando o alívio de dores e do estresse. O projeto tem o objetivo de promover um ambiente de trabalho descontraído e estimulante que dê suporte ao indivíduo, conscientizando sobre como a saúde está diretamente relacionada à sua qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho.

Sensibilização, divulgação, identificação e acompanhamento de portadores da paracoccidioidomicose em áreas rurais do sul de Minas Gerais

.: Código PREAE: 1197
.: Coordenação: Luiz Cosme Cotta Malaquias
.: Subcoordenação: Evandro Monteiro de Sá Magalhães
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 02/04/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Daniela Cristina da Silva
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
As ações envolvem oficinas desenvolvidas por membros da equipe integrante deste programa (professores, médicos, estudantes e agentes de saúde), palestras junto a comunidade das cidades a serem visitadas. A primeira ação é capacitação dos alunos integrantes do projeto; A segunda envolve o contato e o estabelecimento de um cronograma de trabalho com as secretarias de saúde das cidades a serem visitadas e uma apresentação do projeto aos gestor.A seguir são planejadas visitas às localidades rurais com os agentes de saúde. Na visita, são realizadas ações de divulgação e informações sobre a doença e projeto aos moradores da localidade. É apresentado um teatro para melhor compreensão dos objetivos do projeto. Após concordância, é aplicado o teste de intradermoreação e leitura do teste 48 horas após. Todos os participantes tem o sangue coletado para realização de testes sorológicos e hemograma. Para os participantes com o teste positivo, é solicitado um exame de raio X. Após conclusão dos exames laboratoriais, é agendada uma vista com médico especialista.

Grupo Teatral “CIÊNCIA NO PALCO”

.: Código PREAE: 1198
.: Coordenação: Rodrigo Fernando Costa Marques
.: Subcoordenação: Daniel Juliano Pamplona da Silva
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Artes cênicas
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 31/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Apoio à Cultura
.: Bolsista(1): Henrique Afonso Candido
.: Tipo: Bolsa de Apoio à Cultura
.: Período: julho a novembro de 2012
Resumo:
O projeto CIÊNCIA NO PALCO é constituído por um grupo de alunos de cursos do Campus Avançado de Poços de Caldas (UNIFAL-MG), coordenados por professores, e visando a divulgação da Ciência e da Tecnologia para alunos do ensino médio e fundamental, além de outros setores interessados da comunidade e turistas da região. Isto é feito através da demonstração de experiências envolvendo conceitos e fundamentos de ciências. A divulgação é baseada em um tema do cotidiano ilustrado em uma cena utilizando-se o método de teatralização para transmitir os fatos observados na experiência dentro de um contexto dirigido, seguido da interpretação e explicação do fenômeno abordado com experimentos e outros recursos necessários para o devido esclarecimento. Além de divulgar Ciência e Tecnologia na comunidade de estudantes secundários, o Grupo Ciência no Palco terá como objetivos: projetar a Cidade de Poços de Caldas e a UNIFAL na comunidade e turistas como um centro de formação de recursos humanos em Ciência e Tecnologia; divulgar as atividades didática do Bacharelado em Ciência Tecnologia (BCT) para os alunos de ensino médio visando a orientação para a opção no vestibular do ENEM, disseminar as atividades da profissão junto aos estudantes e instruir a população sobre benefícios alcançados com o conhecimento em Ciência e Tecnologia.

Integra-ação

.: Código PREAE: 1199
.: Coordenação: Sueli de Carvalho Vilela
.: Subcoordenação: Flávia de Oliveira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 09/04/2012 a 30/11/2012
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Ana Carolina de Souza
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) surgiram no Brasil como importante estratégia para garantir o princípio da desinstitucionalização proposto pela reforma psiquiátrica brasileira. O município de Alfenas-MG possui sete desses serviços que iniciaram seu funcionamento no ano de 2008. Surgiram como uma solução de moradia aos pacientes crônicos, egressos do hospital psiquiátrico, que perderam os vínculos familiares e sociais. A maioria desses moradores apresentam déficits de memória, dificuldades em atividades de vida diária (AVD), atividades instrumentais de vida diária (AIVD) e de circulação e reinserção no meio social onde estão inseridos. A resistência da comunidade em aceitar os moradores, a falta de informação sobre o que são os SRTs e o preconceito em relação à doença mental são dificuldades encontradas com a implantação desse serviço na comunidade. Este projeto tem o objetivo de auxiliar os moradores dos SRT em suas dificuldades por meio do desenvolvimento de atividades interdisciplinares com oficinas de memória, AVD e AIVD preparando-os para o convívio em sociedade, assim como a integração dos mesmos com a população do bairro onde estão inseridos. Quanto à comunidade locorregional pretende-se trabalhar a sensibilização por meio de encontros, festividades e atividades de integração a fim de tornar a convivência mais humana, integrada e com respeito. Quanto aos cuidadores pretende-se trabalhar os princípios da reabilitação psicossocial, relação terapêutica, comunicação terapêutica, resolução de conflitos, conduta em situação de crise, bem como outras demandas detectadas ou solicitadas pelos mesmos.

Crescendo consciente

.: Código PREAE: 1200
.: Coordenação: Cristiane da Silva Marciano Grasselli
.: Subcoordenação: Érica de Cássia Lopes Chaves
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Uso de drogas e dependência química
.: Período de Realização: 10/04/2012 a 16/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa Construindo Cidadãos 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Ana Caroline Alves
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
A adolescência corresponde a um período de descobertas das próprias limitações, de curiosidade por novas experiências, caracterizada pela necessidade de integração social, pela busca da independência individual, do desenvolvimento da personalidade e definição da identidade sexual (SOARES et al., 2008). É caracterizada por uma transição da infância para a idade adulta e é marcada por atitudes de experimentação e exploração, inclusive para o uso indevido de álcool e drogas. No Brasil, essas drogas são comumente usadas em todos os grupos de idade e seu consumo entre adolescentes vem aumentando, especialmente entre os mais jovens (12-15 anos) (CARLINI-CONTRIN, 1999). O Projeto tem o intuito de trazer à população de adolescentes do Município de Alfenas, princípios de vida que conjecturem com um desenvolvimento saudável. Serão realizadas visitas em escola pública de ensino fundamental, nos períodos de aula, com frequência quinzenal, para o desenvolvimento de atividades dinâmicas e utilização de métodos lúdicos com a finalidade de trabalhar a assimilação de temas como moral e ética, problemas sociais, psicológicos e médicos associados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, mecanismo de ação, as formas de dependência dentre outros. Tais informações serão utilizadas como ações de prevenção e sensibilização para o abandono do uso substâncias psicoativas.

Gestão financeira de pequenos negócios-apoio ao mercado dos bairros do Jardim Sion e Santana-Varginha/MG

.: Código PREAE: 1201
.: Coordenação: Leandro Rivelli Teixeira Nogueira
.: Subcoordenação: Adriano Antônio Nuintin
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 15/04/2012 a 05/12/2012
.: Atividade Vinculada ao Programa: PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Jonatas Martins de Assis
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Promover apoio à gestão de financeira dos pequenos negócios dos bairro Jardim Sion e Santana em Varginha-MG, por meio de ação de extensão. Bem como integrar a comunidade à universidade no processo de realocação dos estudantes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA – da Unifal – MG, campus de Varginha no ano de 2012.

Fotografia aérea com Pipa: uma prática lúdica e interdisciplinar na construção do conhecimento

.: Código PREAE: 1202
.: Coordenação: Evânio dos Santos Branquinho
.: Subcoordenação: Rogério souza Bernardes
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Espaços de ciência
.: Período de Realização: 14/03/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Michele Fernanda Marcelino Renzo
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Levar às escolas da rede pública de ensino de Alfenas uma proposta de ensino-aprendizagem a partir da Fotografia Aérea com Pipa (FAP), técnica de obtenção de fotografia aérea em baixa altitude, que oferece diversas possibilidades para o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem lúdico, interdisciplinar e de uma forma prática. A ideia é subverter uma estrutura de ensino engessada. Visa-se a construção do conhecimento, do senso comum e do nosso cotidiano para os princípios científicos de uma forma integrada, principalmente em relação à Geografia, à Física, à História e às práticas pedagógicas. Trata-se também de uma prática interativa, pois além de uma fase de pesquisa e inter-relação do conhecimento dessas disciplinas, sua prática requer a associação maior entre os professores e alunos, e entre os alunos.

Adote uma vida

.: Código PREAE: 1203
.: Coordenação: Alessandra Esteves
.: Subcoordenação: Wagner Costa Rossi Júnior
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Maria Thereza de Andrade Pereira Santos
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
A doação de órgãos é uma ação de solidariedade e cidadania absolutamente importantes para salvar vidas e para a sociedade como um todo. Assim o projeto “ADOTE UMA VIDA” tem como missão atuar no sentido de promover mudanças de atitudes e valores dentro da instituição acadêmica e na sociedade, realizando intervenções educativas para formar doadores de órgãos conscientes e alertando o público alvo do seu papel na sociedade. A visão do projeto compreende-se que a doação é uma forma de proporcionar a continuação da vida além da vida. Inicialmente os alunos serão orientados a abranger melhor o assunto e atualizar dados através de um estudo sobre RDC mais recente, leitura de artigos e pesquisa em “sites” relacionados; após esta etapa os orientados produzirão recursos didáticos para realização de palestras informativas na universidade, em escolas e em outros locais interessados; produzirão também possíveis campanhas como no dia 27 de setembro, data comemorativa da doação de órgãos, e em outras campanhas solicitadas na área temática da saúde. 

A pessoa idosa no contexto da saúde

.: Código PREAE: 1204
.: Coordenação: Maria Angélica Mendes
.: Subcoordenação: Mônica Lá-Salette da Costa Godinho
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Terceira idade
.: Período de Realização: 02/03/2012 a 07/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos Interdisciplinares sobre necessidades de saúde 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Ana Virgínia de Paula alves Pereira
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Este Projeto interdisciplinar favorece a inter-relação e a interação das disciplinas de Fisioterapia, Enfermagem e Odontologia, no contexto das necessidades de saúde da pessoa idosa cadastrada no Programa de Atenção ao Idoso (PAI) do Ambulatório Municipal Dr. Plínio do Prado Coutinho em Alfenas – MG. Nesse sentido, propõe-se articular ações de extensão com as de pesquisa e as de ensino, utilizando-se de novas metodologias colaborativas entre as disciplinas e, construir novos conhecimentos referentes à última etapa do ciclo vital – envelhecimento. Nessa perspectiva, este Projeto foi conformado no conceito das necessidades de saúde restrito ao grupo social de pessoas idosas não institucionalizadas. Assim, este Projeto de extensão objetiva investigar as necessidades de saúde da pessoa idosa e planear intervenções, sejam preventivas ou curativas, no sentido de satisfazê-las em direção à saúde plena.
 

Cineclube, espaço de extensão, cultura e cidadania

.: Código PREAE: 1205
.: Coordenação: Italo Oscar Riccardi Léon
.: Subcoordenação: Ronaldo Auad
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Artes visuais
.: Período de Realização: 13/03/2012 a 23/11/2012
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Moises Henrique Mietto Romao
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Considerando o cinema como linguagem estética audiovisual, o Projeto de Extensão intitulado “Cineclube, espaço de extensão, cultura e cidadania” foi concebido como um espaço imagético sociocultural que visa promover, por meio da exibição de filmes selecionados brasileiros e de outras nacionalidades, a formação integral do homem, sua inclusão em processos socioeducativos de letramento audiovisual e de acesso aos bens culturais e artísticos, dos quais o cinema é considerado a sétima arte. O projeto segue a linha metodológica que considera o Cineclube como um “espaço colaborativo de caráter tradicional” (PELLEGRINI, 2004), ou seja, aquela que é composta pela exibição de filmes, sessões de cinema e seus diversos gêneros cinematográficos (longas-metragens, documentários, curtas-metragens, musicais, etc.) seguidas de debate. Por intermédio do cinema, esta iniciativa tem a intenção de atender às necessidades da demanda cinematográfica de cultura, lazer e desenvolvimento tanto da comunidade acadêmica interna da UNIFAL-MG como as várias solicitações da comunidade externa e região. O Projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa Literatura, Linguagens e outros Saberes do Curso de Letras da UNIFAL-MG.

Elaboração de um projeto para implantação de um laboratório de tratamento e recuperação de resíduos químicos na Unifal-MG

.: Código PREAE: 1206
.: Coordenação: Luciano Tavares da Costa
.: Subcoordenação: Fabiano Magalhães
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Resíduos sólidos
.: Período de Realização: 08/03/2012 a 31/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Apoio a projetos em atendimento a demanda institucional
.: Bolsista(1): Lucas Ferrarezi
.: Tipo: Apoio a projetos em atendimento a demanda institucional
.: Período: janeiro a novembro de 2012
.: Bolsista(2): Marina Godoi Evangelista
.: Tipo: Apoio a projetos em atendimento a demanda institucional
.: Período: janeiro a novembro de 2012
.: Bolsista(3): Mayra Guerra
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Capacitação de ONGs no município de Varginha/MG: integrando universidade e sociedade

.: Código PREAE: 1207
.: Coordenação: Elisa Zwick
.: Subcoordenação: Virgínia Donizete Carvalho
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Organizações da soc. civil e movimentos sociais e populares
.: Período de Realização: 17/04/2012 a 17/12/2012
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Sarah Santos Alves
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
As ONGs – Organizações Não-Governamentais –, caracterizadas pela prestação de serviços à coletividade, vem crescendo e alcançado diferentes áreas da sociedade. No Brasil, essas instituições surgiram na década de 1970, carregando consigo um caráter contestatório, o qual foi perdendo forças e deixando de lado um caráter mais crítico. Nas décadas de 1990 e 2000 houve um aumento expressivo no número de ONGs no país. Devido a esse fenômeno, este projeto busca mapear as ONGs do município de Varginha – Minas Gerais, e por meio de um questionário estruturado, elaborado pelos alunos sob orientação dos docentes envolvidos no projeto, perceber as principais demandas encontradas por essas instituições. Visa-se, assim, a elaboração de oficinas e mini-cursos focados na capacitação de membros das ONGs por meio de conteúdos de gestão e aspectos sócio-políticos, promovendo discussões que visem resgatar a consciência de seu papel social e político junto à comunidade para que haja um melhor funcionamento de sua capacidade de atendimento a população, a maior beneficiária dos projetos realizados nessas instituições. Outro aspecto que o projeto abrangerá será o de aproximar sociedade universidade, pelo intercâmbio de informações que as oficinas irão oferecer.

Teoriza-ação Inclusiva

.: Código PREAE: 1215
.: Coordenação: Cláudia Gomes
.: Subcoordenação: Débora Felício Faria
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Pessoas c/ deficiências, incapacidades e necess. especiais
.: Período de Realização: 06/05/2012 a 31/12/2012
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa do Núcleo de Acessibilidade Institucional – ProNAI/Unifal-MG 
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Ligia da Silva Marques
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
Trata-se do processo de continuidade do projeto iniciado em maio de 2011, que caracteriza-se como uma ação de extensão universitária sob o preceito da indissociabilidade extensão, ensino e pesquisa com vista a formação técnica e cidadã do estudante universitário. O projeto pauta-se pelo compromisso da produção e promoção de novos conhecimentos e novas metodologias, a serem apresentadas a sociedade, para que sustentem de forma interativa e participativa uma relação com a comunidade, para o desenvolvimento de ações educacionais de transformação sobre as expectativas e necessidades vividas no cenário de inclusão nas instituições educacionais da cidade de Alfenas. A fim de possibilitar diferentes e divergentes olhares quanto a questão educacional inclusiva na região, o projeto é estruturado para a contemplação de três eixos temáticos: acessibilidade atitudinal, acessibilidade metodológica e acessibilidade relacional com enfoque aos temas família, trabalho e sociedade, temas estes apresentados e desenvolvidos pelas disciplinas de Educação Inclusiva I e II, ministradas nos cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade Federal de Alfenas.

Ritmos e elementos do Maracatu de Baque Virado

.: Código PREAE: 1216
.: Coordenação: Thales de Astrogildo e Tréz
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Música
.: Período de Realização: 15/03/2012 a 03/12/2012
.: Apoio: Probext 2012
.: Bolsista(1): Natalia Sampaio de sousa
.: Tipo: Probext 2012
.: Período: abril a novembro de 2012
Resumo:
O projeto busca introduzir o trabalho com elementos diversos (percussivos, coreográficos, estéticos, etc.) do maracatu de baque virado – um folguedo de origem afro-brasileira característico de Pernambuco – para a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, bem como para a comunidade externa. Neste ano, o projeto pretende firmar trabalhos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas, de forma a estreitar a relação do projeto com a comunidade Alfenense.

Organização da documentação histórica manuscrita dos acervos da prefeitura e da câmara municipal de Alfenas

.: Código PREAE: 1217
.: Coordenação: Alisson Eugênio
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Patrimônio cultural, histórico e natural
.: Período de Realização: 11/04/2012 a 11/12/2012
Resumo:
Por meio desse projeto será organizada a documentação histórica manuscrita dos acervos da Prefeitura e da Câmara Municipal de Alfenas (que está sob a custódia da Unifal-MG, e abrigada no prédio A dessa instituição) para ser consultada pela população em geral e, particularmente, pela comunidade acadêmica da Unifal-MG, para fins de investigação histórica, ou visitação de caráter cultural e educativo de instituições educacionais do ensino médio e fundamental. A organização será realizada pelo coordenador desse projeto, pelos alunos que fazem o curso de extensão por mim ministrado nessa instituição nesse semestre (organização de arquivo histórico) bem como por alunos voluntários da disciplina prática de pesquisa por mim ministrada no primeiro semestre de 2011 (prática de pesquisa 1) para o quinto período de História da Universidade Federal de Alfenas, disciplina que prepara os futuros profissionais de História para lidar com manuscritos.

Promovendo Educação Ambiental através de exposições e visitas monitoradas ao Laboratório Didático de Zoologia

.: Código PREAE: 1218
.: Coordenação: Julieta Aparecida Moreira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 02/04/2012 a 14/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
A Educação Ambiental, como tantas outras áreas de conhecimento, pode tornar-se um processo intelectual, a serviço da solução dos problemas da comunidade, da conscientização do ser humano, quanto à sua cidadania e os seus direitos e deveres para com a natureza, pois trata-se de um aprendizado social, onde o diálogo e a criação de informação podem advir de experiência pessoal. Faz-se urgente buscar o conhecimento nessa área específica, voltado para a transformação social dos cidadãos quanto ao respeito ao meio ambiente, destacando principalmente os animais, nosso objeto de estudo. Uma das finalidades do projeto é abrir as portas à comunidade com exposições do material da coleção, para divulgar a diversidade dos grupos animais, além de transmitir conhecimento, promovendo a conscientização e quebrando paradigmas quanto à biologia e comportamento de alguns animais, que mantemos vivos em cativeiro para este trabalho.

O meio ambiente e o cidadão: uma estratégia de ação

.: Código PREAE: 1219
.: Coordenação: Paulo Henrique de Souza
.: Subcoordenação: Marta Maria Pereira de Souza
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 02/04/2012 a 07/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Este projeto de Educação Ambiental será desenvolvido junto a Escola Estadual Coronel José Bento, Escola Nosso Amiguinho e Clube de Desbravadores Luzeiro dos Lagos. Nele, as atividades pedagógicas levadas a cabo objetivarão o fortalecimento da consciência ecológica em cada mente infanto-juvenil abrangida pela iniciativa. Sob este propósito, desenvolverá uma série de atividades educativas ocupadas com o repasse de informação sobre os temas situados na interface sociedade/natureza. (2) (2) Sob esta perspectiva, organiza ações coletivas e lúdicas juntamente com estes parceiros, promovendo os princípios da preservação ambiental junto aos lares envolvidos com o projeto. Paralelo a conscientização e as diversas atividades exploradas para ensino e aprendizagem (música, aulas expositivas, passeatas, campanhas de conscientização e visitas dirigidas entre outros), elegerá a revisão do consumo domiciliar de água e energia elétrica de cada família abrangida em sua execução com o propósito de estabelecer uma base concreta de ação para apreciação de cada criança, permitindo assim que as mesmas se sintam estimuladas na medida em que observam as reais conquistas advindas do projeto – redução do consumo e consequente contribuição com os ecossistemas.

Educando para o trânsito

.: Código PREAE: 1220
.: Coordenação: Ana Cláudia Pedreira de Almeida
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Direitos individuais e coletivos
.: Período de Realização: 15/03/2012 a 15/12/2012
Resumo:
O Brasil está em sinal de alerta, o trânsito mata mais que as guerras! As estatísticas de acidentes só crescem principalmente em nosso País. O trânsito envolve cidadania, valores e princípios fundamentais para um convício social pacífico como, respeito ao próximo, obediência às leis, solidariedade, prudência. A falta de tais princípios revela uma situação alarmante, não somente no trânsito, mas na própria sociedade que passa por uma crise, que tem como pilares a agressividade, individualismo e desrespeito. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) torna obrigatório em todo o território nacional o ensino desta matéria nas escolas particulares e públicas, em todos os níveis. A educação para o trânsito, e especialmente a do público infanto-juvenil, pode contribuir para a redução dos acidentes de trânsito, a médio e a longo prazos, através da mudança de comportamentos de risco e do desenvolvimento de comportamentos adequados, da consciência da responsabilidade individual e do respeito aos direitos dos outros. A sociedade pode conseguir mais facilmente que seus cidadãos desenvolvam estes valores se, desde cedo, as crianças e os adolescentes forem educados, para que, quando adultos, tornem-se pedestres e, principalmente, motoristas mais conscientes. Este projeto tem como objetivo contribuir para a disceminação de saberes sobre segurança no trânsito, cidadania e qualidade de vida.

Apoio aos alunos do segundo grau : “Aprendendo a aprender”

.: Código PREAE: 1222
.: Coordenação: Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 10/02/2012 a 31/12/2012
Resumo:
O presente projeto, inspirado nas práticas realizadas na Tendência Progressista Libertadora de Paulo Freire, visa atender a comunidade onde se encontra instalado o Curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da Universidade Federal de Alfenas. Portanto o devido projeto, de caráter extensivo, visa colaborar na aprendizagem e preparação dos alunos oriundos das escolas públicas, especificamente a Escola Estadual Domingues de Figueiredo (Colégio Industrial) para a realização das avaliações que proporcionam a entrada dos alunos no Ensino Superior, especificamente o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM). O ensino aqui referido não se traduz apenas na aceitação dos conteúdos passados, mas no desenvolvimento da consciência crítica do público-alvo, o que em primeiro momento aparece como maior desafio do projeto. Espera-se que tais alunos ao final do projeto, saiam não só preparados para o ENEM, mas que consigam indagar de forma dinâmica, inventando e não simplesmente acomodado com o conhecimento já aprendido, mas sim seres interessados pela busca crítica da realidade, pela busca do conhecimento e da “práxis” (ação e reflexão).

Inglês em Debate

.: Código PREAE: 1223
.: Coordenação: Thiago Fontelas Rosado Gambi
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Jornalismo
.: Período de Realização: 18/04/2012 a 29/06/2012
Resumo:
A língua inglesa se mostra imprescindível no meio acadêmico e, portanto, nós alunos, que pretendemos participar da comunidade acadêmica, precisamos ultrapassar os limites da leitura de inspeção a fim de obtermos uma leitura crítica. Também para eventual participação no projeto do governo federal “ciências sem fronteiras” e para a continuidade dos estudos em nível superior. Pretendemos fazer discussões em inglês sobre temas da atualidade. Os textos para discussão serão retirados de jornais ingleses e americanos de grande circulação e abrangência. O objetivo é estimular a pratica e a fluência no inglês, para que posteriormente os alunos possam melhorar sua comunicação e compreensão nesta língua estrangeira, sobretudo no que se refere ao campo da economia e das ciências sociais em geral.

Madrigal Renascentista Unifal

.: Código PREAE: 1228
.: Coordenação: Maria de Los Angeles Castro Ballesteros
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Música
.: Período de Realização: 10/01/2012 a 30/12/2012
.: Apoio: Apoio à Cultura
.: Bolsista(1): Mickaela Schwab Muniz
.: Tipo: Bolsa de Apoio à Cultura
.: Período: abril a julho de 2012
.: Bolsista(2): Erika dos Santos Silva
.: Tipo: Bolsa de Apoio à Cultura
.: Período: agosto a novembro de 2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Gestão da Vida Universitária: o ser-pensar-agir discente e sua inserção e integração na universidade

.: Código PREAE: 1231
.: Coordenação: Marcos de Abreu Nery
.: Subcoordenação: Maria Regina Martinez
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 16/03/2012 a 30/11/2012
Resumo:
Considerando e problematizando que no atual contexto de expansão e de surgimento de índices de evasão acima da média nacional em alguns cursos da UNIFAL-MG, o desenvolvimento deste projeto justifica-se pela inexistência de programas institucionais que possam auxiliar os alunos em sua inserção/integração ao meio universitário e identificação profissional nos diferentes cursos oferecidos pela instituição. Neste sentido, defendemos este projeto como uma primeira iniciativa que poderá desencadear ou induzir uma série de outras ações ou programas de mesma natureza que contribuam com a diminuição nas taxas de evasão dos diferentes cursos.Este projeto visa desenvolver, por meio de oficinas e dinâmicas de grupo, entre os alunos participantes, competências de auto-gestão de sua vida universitária, para que possam, com autonomia, enfrentar as dificuldades e barreiras que surgirão ou com as quais já convivem ao buscar se inserir e integrar ao ambiente sócio-acadêmico que se impõe a eles no cotidiano e na rotina de sua vida em uma universidade.

Programa Radiofônico e podcast “Encontros com a Ciência”

.: Código PREAE: 1232
.: Coordenação: Samuel Bueno Soltau
.: Subcoordenação: Juliana Maria Abreu da Silva Morbec
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Espaços de ciência
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 30/07/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
A ação prevista neste projeto trata da criação, realização e registro digital de programas de radio difusão de entrevistas e debates a respeito de temas da atualidade acerca da ciência e da tecnologia. Os temas objeto dos programas serão recolhidos a partir dos assuntos em destaque na mídia em geral, ao longo da semana na qual o programa será criado e gravado. Os programas serão disponibilizados para o público em geral na forma de arquivos sonoros na internet (podcast).

Conversando sobre Física na Escola

.: Código PREAE: 1233
.: Coordenação: Samuel Bueno Soltau
.: Subcoordenação: Leandro Londero da Silva
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Espaços de ciência
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 30/07/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
A ação prevista neste projeto trata da realização de palestras e demonstrações experimentais na área da física, com o propósito de despertar e estimular o interesse na física. Os temas objeto das palestras e experimentos serão escolhidos a partir de contatos com o corpo docente das escolas.

Ciclo de Debates: Realidade política e social brasileira

.: Código PREAE: 1234
.: Coordenação: Gleyton Carlos da Silva Trindade
.: Subcoordenação: Sandro Amadeu Cerveira
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Organizações da soc. civil e movimentos sociais e populares
.: Período de Realização: *** a ***
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Ecoar: com boas atitudes você pode ecoar

.: Código PREAE: 1235
.: Coordenação: Marcos Roberto de Faria
.: Subcoordenação: Tomás Dias Santana
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 06/03/2012 a 07/12/2012
Resumo:
O projeto “ecoar” nasceu da iniciativa dos alunos do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da UNIFAL-MG, que manifestaram interesse em trabalhar a ideia de sustentabilidade, de reflorestamento de praças da cidade e do processo de arborização dos campi da UNIFAL-MG na cidade de Alfenas. Em sua essência, trata-se de um projeto que tem como finalidade despertar o interesse da comunidade acadêmica para a questão da sustentabilidade dentro dos campi da UNIFAL-MG e envolver a comunidade externa da cidade de Alfenas. Tal envolvimento da comunidade externa se fará, sobretudo, por meio dos alunos da UNIFAL-MG participantes no projeto. Para tanto, o projeto será lançado no evento de “acolhida ao calouro” que é promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis no início de cada semestre letivo. Aos alunos envolvidos, caberá a socialização do projeto, o processo de panfletagem dentro dos campi universitários de Alfenas e a participação no evento de “acolhida ao calouro”.

Museu de Anatomia Comparada o elo entre Extensão, Pesquisa e Graduação

Museu de Anatomia Comparada o elo entre Extensão, Pesquisa e Graduação

.: Código PREAE: 1236
.: Coordenação: Alessandra Esteves
.: Subcoordenação: Wagner Costa Rossi Júnior
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Patrimônio cultural, histórico e natural
.: Período de Realização: 06/03/2012 a 07/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
A anatomia visa a descrição dos diversos sistemas dentre este, ósseo, muscular e nervoso e também dedica-se ao estudo em conjunto de todos os sistemas contidos em cada região do corpo e das relações entre eles. O desejo natural de conhecimento e as necessidades vitais levaram o homem, desde a pré-história, a interessar-se pela anatomia, iniciando com a dissecação de animais e posteriormente a de seres humanos. Nesse meio procurou-se variadas técnicas de conservação das peças anatômicas desenvolvidas para um estudo mais produtivo, que colaborou com o desenvolvimento da Anatomia atual, especialmente para a visualização de peças reais (frescas). As concepções estabelecidas hoje, a cerca do estudo dos cadáveres pelas instituições de pesquisa e de ensino, promoveram nas universidades o surgimento de museus de Anatomia Humana e Animal também conhecida como Anatomia Comparada. Para a conservação das peças anatômicas há uma série de técnicas indispensáveis. Isso para facilitar aos técnicos de Anatomia e aos estudantes de Graduação e Pós-Graduação obterem a aprendizagem do assunto “Técnicas Anatômicas”. 01/04/2012 30/11/2012.

Importância da higienização das mãos como medida profilática de endoparasitoses: análise do material subungueal

.: Código PREAE: 1237
.: Coordenação: Adir Araújo
.: Subcoordenação: Raquel Lopes Martins
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: *** a ***
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Planejando Nossa Família

.: Código PREAE: 1238
.: Coordenação: Eliana Peres Rocha Carvalho Leite
.: Subcoordenação: Dênis da Silva Moreira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde da família
.: Período de Realização: 15/03/2012 a 15/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Atendimento à Mulher – CAMUCA 
Resumo:
Planejar uma família constitui um direito sexual e reprodutivo fundamentada na livre decisão da pessoa sobre ter filhos ou não, bem como o momento em que deseja tê-los, sendo tal direito assegurado pela Constituição Federal. Cabe ao Estado propiciar acesso aos recursos educacionais, científicos e técnicos incluindo-se o método anticoncepcional mais adequado e vedar qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais e privadas sobre o casal ou individuo. Considerando a relevância da inserção da Universidade em ações voltadas à Comunidade Alfenense e a necessidade de expandir os conhecimentos que os acadêmicos adquirem no Curso de Enfermagem sobre Planejamento Familiar, criou-se o Projeto de extensão “Planejando Nossa Família”, hoje com 21 anos de existência, para oferecer à população informações que garantam ao cidadão o conhecimento do direito estabelecido, bem como possibilidade de discutir temas importantes para a promoção do direito a cidadania e qualidade de vida através do Planejamento Familiar de forma responsável, sólida e saudável.

Se é bomba, um dia ela estoura! Orientação, avaliação e acompanhamento dos usuários de anabolizantes no município de Alfenas

.: Código PREAE: 1239
.: Coordenação: Elisângela Monteiro Pereira
.: Subcoordenação: Ricardo Radghieri Rascado
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 02/04/2012 a 02/12/2012
Resumo:
Este projeto é uma importante ferramenta de conscientização de adolescentes, jovens e adultos sobre os riscos que estão expostos ao utilizarem substâncias ergogênicas e/ou anabolizantes. Será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que envolve as áreas da farmácia, biomedicina e medicina, e levantará dados que demonstrarão como está a saúde dos usuários de anabolizantes e/ou substâncias ergogênicas. Palestras educativas serão ministradas com o objetivo de passar informações sobre os anabolizantes e substâncias ergogênicas (conceitos, indicações, efeitos adversos e problemas ocasionados pelo uso inadequado). Nas palestras os indivíduos serão convidados a participar da próxima fase do projeto, que apresenta objetivos vinculados com a pesquisa científica, e visa fazer levantamento de dados através de questionários e ainda, exames laboratoriais de sangue, esperma e urina para avaliação do perfil lipídico, da função hepática, da função renal, da função tireoidiana e da atividade reprodutiva. Esses exames serão feitos após o encaminhamento médico, através do Sistema Único de Saúde (SUS), no Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN) da UNIFAL-MG. Os indivíduos que apresentarem alterações nos exames laboratoriais receberão orientações farmacêuticas e também, serão orientados a procurarem a Unidade de Atenção Primária à Saúde para que possam receber o acompanhamento clínico adequado. Esses indivíduos serão convidados a submeter-se novamente a esse projeto, após 6 e 12 meses, para novo questionário e bateria de exames, que mostrarão não só o seu estado fisiopatológico mas também, a repercussão desse trabalho na sua saúde. Os alunos envolvidos no projeto terão a oportunidade de desempenhar um trabalho em equipe multidisciplinar e conhecer a importância da participação do profissional da área da saúde na sociedade, tentando sempre buscar o diagnóstico e os meios de prevenção, acompanhamento e/ou erradicação dos problemas de saúde pública.

Métodos contraceptivos e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis

.: Código PREAE: 1240
.: Coordenação: Elisângela Monteiro Pereira
.: Subcoordenação: Maria Rita Rodrigues
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 02/04/2012 a 02/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
O projeto “Métodos contraceptivos” será aplicado em parceria com escolas municipais e estaduais do município de Alfenas, ressaltando a importância da prevenção e do diagnóstico das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), e as implicações de uma gravidez precoce e indesejada. Destinado aos jovens do ensino médio e do ensino fundamental (a partir do 5° ano), esse projeto tem o propósito de informar, esclarecer, orientar e explicar, utilizando-se linguagem simples, a respeito dos métodos contraceptivos mais usados (principalmente a respeito do uso de preservativos). Outros temas abordados enfatizam doenças como a AIDS e outras DST mais comuns, tais como: HPV, sífilis, gonorréia, herpes genital, hepatites B e C, etc. Com isso, temos como objetivo suprir a deficiência da orientação sexual oferecida por parte dos pais, escolas e comunidade destinada a esses jovens, através de palestras educativas. As palestras serão ministradas com auxílio de apresentações em data-show, cartazes, painéis ilustrativos, e panfletos educativos elaborados pelos responsáveis pelo projeto. As dúvidas dos adolescentes serão esclarecidas no decorrer das palestras de forma clara e com explicações fáceis de serem compreendidas. Questionários serão aplicados ao público no fim de cada ação, a fim de obtermos dados sobre o conhecimento e o comportamento desses jovens em relação ao tema.

Práticas Dialógicas de Leitura: Tertúlia Literária Dialógica

.: Código PREAE: 1241
.: Coordenação: Vanessa Cristina Girotto
.: Subcoordenação: Fabiana de Oliveira
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Alfabetização, leitura e escrita
.: Período de Realização: 02/04/2012 a 30/11/2012
Resumo:
A Tertúlia Literária Dialógica é uma atividade que compreende a leitura dos clássicos da literatura universal na perspectiva dialógica. Pode ser definida pela interação social entre as pessoas mediada pela linguagem. É um processo não apenas de leitura, mas também de diálogo, por meio do qual as pessoas podem ler, trocar ideias, aprender conjuntamente e produzir mais conhecimento, encontrando, assim, novos significados que transformam a linguagem e o conteúdo de suas vidas. O ler dialogicamente implica mover o centro do ato de significado de uma interação subjetiva entre a pessoa e o texto, em nível individual, para uma interação intersubjetiva entre crianças e ou pessoas jovens e adultas em relação a este mesmo texto. Os estudos em torno da Tertúlia Literária Dialógica evidenciam que a aprendizagem, especialmente da leitura, depende de muitos elementos que vão além das abordagens metodológicas de ensino de leitura na escola, que prezam desde o processo cognitivo de decodificação, passando pela experiência subjetiva do (a) leitor (a), ou ainda o apoio por parte do (a) professor (a). A Tertúlia Literária Dialógica se apresenta como alternativa para a difusão do conhecimento formal, instrumental do ler e do escrever, auxiliando na democratização de acesso à Literatura Clássica Universal, outros conhecimentos e a outros modos de vida. O projeto aqui desenvolvido prevê a formação de estudantes universitários na condução dessa atividade, além do envolvimento com a comunidade do entorno, num processo de formação teórica e cidadã.

Identificação e exame parasitológico de caramujos

.: Código PREAE: 1242
.: Coordenação: Rosângela Vieira Siqueira
.: Subcoordenação: Raquel Lopes Martins Souza
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 02/01/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: PROGRAMA DE ATENÇÃO A DOENÇAS PARASITÁRIAS 
Resumo:
Diferentes espécies de caramujos são encontradas no território brasileiro, assumindo grande importância epidemiológica aquelas capazes de transmitir doenças ao homem e causar danos ao meio ambiente. Ressalta-se, pela importância médica, os caramujos do gênero Biomphalaria – hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni, agente etiológico da esquistossomose mansônica, que ocorre de forma endêmica em várias regiões geográficas e afeta cerca de 8 milhões de brasileiros. Introduzido no Brasil, na década de 80, o Achatina fulica – conhecido popularmente como “caramujo africano” é uma espécie terrestre, nativa do leste e nordeste da África, que encontrou, no país, condições ideais para a reprodução e, atualmente, encontra-se em expansão em várias regiões geográficas do território nacional. è considerado um dos principais hospedeiros intermediários dos nematódeos Angiostrongylus cantonensis e A. costaricensis responsáveis, respectivamente, pela angiostrongilíase meningocefálica e angiostrongilíase abdominal, além de ser capaz de destruir lavouras gerando prejuízos à agricultura e danos ao meio ambiente. Este projeto será desenvolvido em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, que abrange 25 municípios do Sul de Minas Gerais e, espera-se que os resultados alcançados possam contribuir para a implementação das ações de vigilância epidemiológica que possam prevenir a instalação de focos de transmissão do S. mansoni na região e o surgimento de casos de angiostrogilíase. (2)

Perspectivas de reaproveitamento de óleo de cozinha

.: Código PREAE: 1244
.: Coordenação: Gislene Regina Fernandes
.: Subcoordenação: Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 17/04/2012 a 17/12/2012
Resumo:
O consumo de alimentos fritos tem aumentado nos últimos anos, pois as pessoas dispõem de menos tempo para preparar seus alimentos e o processo de fritura é uma alternativa rápida. Com isso, tem gerado grande quantidade de óleos residuais de fritura, o que gera preocupação em relação ao meio ambiente, pois o aumento do uso do óleo de cozinha produz dano ao meio ambiente se jogado pelo ralo da pia, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os seus custos de tratamento. Em função do elevado consumo de óleo alimentício pela população brasileira em geral, e tendo em vista os programas de aproveitamento de óleos residuais como combustível em usinas de biodiesel, propõe-se esse trabalho, a fim de realizar um diagnóstico sobre a quantidade de óleo alimentício consumido e descartado pela população da cidade de Alfenas, e propor alternativas de conservação e reaproveitamento que garantam qualidade nutricional, geração de renda para a população, preservação ambiental, além das perspectivas de utilização como biocombustível.

Nós da Nutrição – entre o sabor, o saber e o fazer

.: Código PREAE: 1245
.: Coordenação: Cristina Garcia Lopes
.: Subcoordenação: Luciano Bruno de Carvalho Silva
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 16/04/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Considerando-se a educação nutricional como campo de conhecimento específico do nutricionista, seu objetivo é a adoção de práticas saudáveis de alimentação e nutrição que possam tanto promover e manter a saúde de indivíduos em geral, como melhorar as condições de saúde de indivíduos portadores de doença ou em fase de recuperação de processos patológicos. Nesse âmbito da atuação profissional, várias estratégias pedagógicas têm sido empregadas para a educação e orientação de públicos diversos, visando à adoção de práticas alimentares adequadas. O projeto “Nós da Nutrição – entre o sabor, o saber e o fazer” pretende refletir criticamente sobre essas estratégias pedagógicas, de forma que tais experiências possam ser avaliadas, contextualizadas e reproduzidas no meio acadêmico, com ampla participação de alunos e docentes do curso de Nutrição. Também é previsto o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, que podem ser derivadas do desenvolvimento e organização dos conhecimentos na área, propondo-se novas reflexões e abordagens práticas para os diversos campos de atuação do Nutricionista, seja na área clínica enquanto atendimento individualizado, ou em outras áreas da nutrição, onde são previstos atendimentos para grupos de indivíduos ou populações.

Primeiros socorros

.: Código PREAE: 1246
.: Coordenação: Verônica Ferreira Magalhães
.: Subcoordenação: Rosângela Vieira Siqueira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 14/03/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Promovendo Saúde e Reduzindo Danos 
Resumo:
O trauma é considerado como a principal causa de morte entre as idades de 1 a 44 anos. Aproximadamente 80% das mortes em adolescentes, 60% na infância e ainda, sétima causa de óbito no idoso são decorrentes de acidentes. Os Primeiros Socorros são “as ações imediatas aplicadas às vítimas em situação de emergência, no local em que ocorreram ou manifestaram. Estas têm por finalidade preservar a vida, sem contudo, provocar novas lesões ou agravar as prováveis lesões já existentes, enquanto aguarda a chegada do pessoal qualificado ou até que chegue ao recurso hospitalar adequado”. Uma situação de emergência se divide em emergência clínica (desmaio, convulsão, obstrução das vias aéreas por objeto estranho, parada cardiorrespiratória súbita, etc.) e emergência traumática, que são provocados por causas externas, que são os ferimentos em geral provocados por acidentes (acidentes de trânsito, domiciliares, de trabalho, lazer e decorrentes de violência interpessoal). O atendimento, principalmente, das emergências traumáticas deverá ser efetuado por profissional habilitado. Sendo necessário assumir a responsabilidade de cuidar da vítima da melhor forma possível, não podendo esta assistência ser feita, se o prestador de socorro não possuir conhecimento teórico e treinamento prévio.

Saúde é tudo

.: Código PREAE: 1247
.: Coordenação: Verônica Ferreira Magalhães
.: Subcoordenação: Rosângela Vieira Siqueira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 30/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Promovendo Saúde e Reduzindo Danos 
Resumo:
As condições higiênicas do ambiente podem refletir as condições sanitárias, econômicas e sociais nas quais vive o homem e, estas, por sua vez, exercem profunda influência na cadeia de transmissão de doenças como as entero e ectoparasitoses. O objetivo deste projeto é realizar ações educativas para crianças, jovens e adultos da cidade de Alfenas-MG, que abordem noções sobre a pediculose do couro cabeludo e parasitoses intestinais, seus agentes etiológicos, mecanismos de transmissão ao homem e medidas de controle que possam minimizar o risco de adoecer. As atividades serão desenvolvidas utilizando metodologia inovadora como o teatro de fantoches com representação do Pediculus capitis, Taenia solium/Taenia saginata, Ascaris lumbricoides, profissionais da saúde, escolares, professores e instrumentos de higienização do corpo como sabonete, chuveiro, pente, pasta dental e escova de dentes.Para crianças em idade escolar e matriculadas a partir do terceiro ano do ensino fundamental,que já estejam recebendo instruções nas suas escolas, sobre doenças causadas por protozoários e helmintos intestinais será realizada a demonstração de helmintos adultos conservados em frascos e a demonstração de suas formas evolutivas de diagnóstico ao microscópio, com o intuito de permitir ao professor recursos que facilitem o processo ensino-aprendizagem. As atividades serão complementadas pela distribuição de folderes e cartilhas informativas sobre ecto e enteroparasitoses com linguagem adaptada a cada faixa etária. Espera-se, dessa forma, contribuir para a promoção da saúde e formação de multiplicadores do conhecimento que possam influenciar mudanças de atitudes e incorporação de hábitos adequados a prevenção de doenças.

PAI – Prevenção de Acidentes na Infância

.: Código PREAE: 1248
.: Coordenação: Valdete da Silva Custódio
.: Subcoordenação: Dênis da Silva Moreira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 12/03/2012 a 30/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Promovendo Saúde e Reduzindo Danos 
Resumo:
Trata-se de um projeto de educação em saúde que busca contribuir na discussão e implementação de ações que visem à prevenção de acidentes na infância em escolas públicas do município de Alfenas – MG. Esta temática tem sido objeto de estudo na produção de conhecimento na área de atenção integral a saúde da criança e do adolescente. Embora a literatura mostre que a escola e o ambiente domiciliar sejam locais de risco para acidentes na infância, muitos educadores, pais, funcionários e os que cuidam de crianças ainda desconhecem a medidas adequadas para evitá-los e, se conhecem, não as implementam durante as atividades do cotidiano. As atividades versarão sobre a prevenção de acidentes na infância. Consistirão de dinâmicas, dramatizações e aulas práticas sobre a temática. As ações que serão desenvolvidas procurarão despertar a necessidade da adoção de medidas preventivas no âmbito escolar e domiciliar, minimizando os fatores de risco existente, propiciando consequentemente ambientes mais seguros e saudáveis.

Hora da Ciência

.: Código PREAE: 1249
.: Coordenação: Célia Weigert
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Espaços de ciência
.: Período de Realização: *** a ***
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Atleta sem dor

.: Código PREAE: 1251
.: Coordenação: Ana Cláudia Bonome Salate
.: Subcoordenação: Leonardo César Carvalho
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 02/04/2012 a 17/04/2012
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos da Postura e do Movimento 
Resumo:
O projeto Atleta sem dor visa a prevenção de lesões nos atletas e/ou o tratamento do atleta lesado. Este projeto abrangerá os Torneios de Futsal Masculino Inter Turmas, o Torneio de Futsal Feminino Inter Turmas da Unifal, os Jogos Internos Universitários (JIU) e o Programa Segundo Tempo (PST), visto que a alta ocorrência de lesões desportivas causam alterações na performance, com possível afastamento dos treinos e competições. Participarão do projeto dez discentes do curso de Fisioterapia e os atendimentos serão realizados sincronicamente de acordo com as datas dos jogos e atividades esportivas oferecidas no PST com objetivo preventivo e curativo das lesões. Inicialmente serão colhidos os dados dos atletas por meio de um questionário de morbidade, verificando a ocorrência prévia ou não de lesão, que servirá de base para futuros confrontos sobre os benefícios do projeto. Como medida preventiva serão realizados recursos de massagem com gelo, massoterapia desportiva e utilização de bandagem funcional conforme necessário. Na ocorrência de lesão, será realizada a atuação fisioterapêutica primária e avaliação da região afetada para que possa ser realizado o tratamento. Após o atendimento inicial, o atleta será orientado a seguir a conduta informada pelo discente de Fisioterapia em relação ao retorno das atividades esportivas e, nos casos mais graves, à procurar um médico.

Vida Ativa

.: Código PREAE: 1252
.: Coordenação: Denise Hollanda Iunes
.: Subcoordenação: Carmélia Bonfim Jacó Rocha
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Terceira idade
.: Período de Realização: 06/03/2012 a 17/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade 
Resumo:
Os efeitos terapêuticos, cognitivos e psicossociais da atividade física (AF) sobre o envelhecimento humano são bastante discutidos na literatura. A AF parece exercer um papel fundamental na prevenção e controle dos efeitos resultantes do processo de envelhecimento. Para o idoso se manter ativo e ser capaz de realizar as mais básicas atividades diárias como arrumar a cama, tomar banho sem ajuda, caminhar sozinho na rua, ir visitar amigos e familiares, dentre outras atividades, não traz apenas benefícios físicos, mas também emocionais. Alterações motoras como rigidez articular, déficit de força muscular e aumento no número de quedas, são alguns dos efeitos do envelhecimento. Para minimizar os impactos deste processo e, também, como uma medida de socialização, os idosos procuram por Programas de Atividade Física. Com a perspectiva do aumento do número de idosos, há uma preocupação com políticas e programas baseados nos direitos, necessidades, preferências e habilidades desses indivíduos. A Unati, desenvolvida na Universidade Federal de Alfenas, caracteriza uma dessas ações, e tem sido oferecida a população idosa há 20 anos. Com o início do curso de fisioterapia em 2009, nessa Universidade, foi criado o atual projeto de extensão cujo objetivo é aplicar ações que favoreçam a manutenção ou uma melhora da capacidade funcional do idoso, permitindo a autonomia e independência durante o processo de envelhecimento. Esse projeto é realizado por meio de encontros semanais por acadêmicos e professores do curso de fisioterapia, com o desenvolvimento de exercícios físicos em diversas modalidades incluindo alongamentos, fortalecimento de membros inferiores, exercícios para equilíbrio e marcha.

Liga Acadêmica de Farmacoterapêutica

.: Código PREAE: 1253
.: Coordenação: Márcia Helena Miranda Cardoso Podestá
.: Subcoordenação: Walnéia Aparecida de Souza
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 15/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
A Liga Acadêmica de Farmacoterapêutica (LAFarT) é uma entidade formada por acadêmicos de cursos de Farmácia. Conta com a participação de colaboradoras(es) e orientadoras(es) que assim como as/os estudantes estão comprometidos para o desenvolvimento de atividades e o aprofundamento de conhecimentos sobre a farmacoterapêutica. A missão da LAFarT é desenvolver atividades de educação e pesquisa na área de farmacoterapêutica, prestando assistência à comunidade, integrando docentes e discentes interessados no desenvolvimento científico relacionado à temática. A Liga surgiu da vontade de alguns acadêmicos do curso de Farmácia de aprofundar e disseminar conhecimento em Farmacoterapêutica e tudo que a envolve. (2) Atividades a serem desenvolvidas: (3) – Reuniões semanais no Laboratório de Assistência Farmacêutica (D-308), onde serão desenvolvidos estudos de temas de farmacoterapia em forma de apresentação oral, dinâmica de grupo, estudos de artigos científicos. (4) – Discussão de casos clínicos e prescrições. (5) – Desenvolvimento de atividades de extensão relacionadas aos medicamentos (6) – Realização de palestras e encontros para replicação do conhecimento farmacoterapêutico para a comunidade acadêmica.

Acompanhamento Farmacoterapêutico de pacientes

.: Código PREAE: 1254
.: Coordenação: Lara Cristina Silva
.: Subcoordenação: Luciene Alves Moreira Marques
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: *** a ***
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Atenção à saúde da Mulher: cuidados posturais e abordagem dos sintomas uroginecológicos da gestação à senescência

.: Código PREAE: 1255
.: Coordenação: Simone Botelho Pereira
.: Subcoordenação: Carmélia Bonfim Jacó Rocha
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 13/03/2012 a 04/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos da Postura e do Movimento 
Resumo:
O projeto busca desenvolver a prática extensionista de assistência à saúde da mulher junto ao Programa de Saúde do município de Alfenas; desenvolver projetos de cuidados posturais e do assoalho pélvico para mulheres gestantes e àquelas portadoras de queixas miccionais e ou intestinais; desenvolver projetos de promoção à saúde voltados à saúde da mulher por meio de equipe multiprofissional; fomentar a pesquisa científica na área de saúde da mulher, com vistas a enriquecer o conhecimento científico e a educação popular. Como método propõe-se a realização de um projeto de extensão universitária vinculado ao Programa Estudo da Postura e do Movimento (UNIFAL/MG), que desenvolva ações de promoção de saúde voltados à prática de exercícios físicos específicos para a prevenção e tratamento das disfunções do assoalho pélvico, bem como da respiração e postura.

Nutrição e Saúde

.: Código PREAE: 1257
.: Coordenação: Simonton de Andrade Silveira
.: Subcoordenação: Tânia Mara Rodrigues Simões
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 17/04/2012 a 17/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Projeto será desenvolvido por acadêmicos e docentes do Curso de Nutrição, sob a coordenação do prof. Simonton de Andrade Silveira, com atividades na área de Nutrição Clínica e Social. Como Instituição Parceira, tem-se a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Aparecida, do município de Alfenas – MG, com a participação dos usuários da unidade, adultos, idosos, crianças, adolescentes e gestantes. O trabalho propõe avaliar o estado nutricional dos indivíduos portadores, ou não, de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), promovendo orientações nutricionais, levando-se em consideração os transtornos metabólicos, clínicos e nutricionais encontrados. As orientações são transmitidas nas consultas individuais por meio de materiais educativos (fôlderes), após a avaliação do estado nutricional. O atendimento será realizado na UBS, tendo como meta a promoção de educação nutricional e de saúde para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Xadrez na Educação Básica e na Universidade

.: Código PREAE: 1258
.: Coordenação: Rejane Siqueira Julio
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 04/03/2012 a 31/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Este projeto se trata da continuação do projeto “Xadrez na Educação Básica e na Universidade” desenvolvido em 2011 e que teve como objetivo principal promover e divulgar o Xadrez na Escola Estadual Dirce Moura Leite e na UNIFAL-MG (por meio da criação de um Clube de Xadrez). Nesta versão, o presente projeto se propõe a manutenção e ampliação do número de participantes do Clube de Xadrez da UNIFAL, bem como o trabalho com crianças que são atendidas pela CAZITA (Casa da Criança e do Adolescente Zita Engel Ayer), um departamento do SARAI (Serviço de Assistência e Recuperação do Adulto e da Infância). O Xadrez tem se apresentando como uma ferramenta na Educação Básica com vistas a tornar o ensino e a aprendizagem mais significativos para crianças e adolescentes. Pesquisas têm apontado que sua utilização na Educação Básica contribui para: socialização, concentração, autocontrole, raciocínio lógico, escrita, criatividade, lidar com situações adversas; elementos que foram notados no desenvolvimento do projeto em 2011. Dessa forma, esperamos que o trabalho com o Xadrez na UNIFAL e na CAZITA possam ir na direção dos resultados alcançados no ano passado e das pesquisas sobre sua potencialidade na Educação.

DST/Aids: Informação e Educação

.: Código PREAE: 1259
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Jovens e adultos
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 10/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Promovendo Saúde e Reduzindo Danos 
Resumo:
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) preocupam os profissionais de saúde e educação do mundo atual devido seu aparecimento em todos os grupos etários e sociais, prevalecendo entre os jovens. Este projeto tem como objetivo orientar jovens e adultos para a prevenção e controle das DST, Aids e hepatites virais, bem como formar multiplicadores de informação. Em suas atividades, são discutidos os sinais e sintomas destas doenças, complicações, transmissão congênita, diagnóstico precoce, tratamento e demais medidas de prevenção e controle; bem como, a importância da minimização do preconceito em relação a estas doenças e da responsabilidade para com a saúde individual e do parceiro(a); Em escolas dos ensinos fundamental e médio são realizadas palestras e oficinas educativas, com reflexões e discussões sobre o assunto. O projeto também organiza e participa de eventos (Acolhida ao Calouro, Dia dos Namorados, Encontro da Melhor Idade, Dia Mundial de Luta contra a Aids, dentre outros), com a montagem de barracas temáticas, distribuição de material educativo e orientação do público. As parcerias com instituições públicas e privadas e eventos permitem maior divulgação do conhecimento sobre o tema e interatividade dos acadêmicos com a comunidade, conhecendo melhor sua realidade e anseios.

Produção de Modelos Didáticos para o Ensino de Embriologia e Biologia da Reprodução

.: Código PREAE: 1260
.: Coordenação: Andréa Mollica do Amarante Paffaro
.: Subcoordenação: Valdemar Antônio Paffaro Júnior
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 10/12/2012
Resumo:
Este trabalho vai ser desenvolvido com o propósito de fornecer ferramentas e metodologias para o correto ensino de embriologia (humana e comparada) e reprodução humana (sexualidade, contracepção e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), propomos neste projeto a confecção de materiais didáticos por alunos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG. A confecção destes modelos didáticos tem como objetivo além de auxiliar os acadêmicos da Universidade em seu aprendizado no exercício da docência, facilitar significativamente o aprendizado dos alunos de escolas parceiras uma vez que os mesmos terão a facilitação da visualização dos conceitos teóricos em formatos bi e/ou tridimensionais. Outro propósito neste projeto é avaliar os materiais produzidos junto aos alunos do PIBID de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG e os professores das escolas parceiras possibilitando que os modelos mais adequados sejam mimetizados para doação dos mesmos as escolas envolvidas no projeto.

Unifal em Movimento

.: Código PREAE: 1265
.: Coordenação: Simone Botelho Pereira
.: Subcoordenação: Leonardo César Carvalho
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 14/03/2012 a 03/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos da Postura e do Movimento 
Resumo:
O projeto UNIFAL EM MOVIMENTO tem como proposta incentivar a prática correta de exercícios físicos durante as atividades de vida diária. Pretende-se realizar orientações aos servidores da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, bem como em outros locais de trabalho como escolas, indústrias, ambulatórios. O projeto prevê uma característica itinerante para que possa ir aos locais de trabalho dos indivíduos envolvidos. Espera-se que, por meio de medidas simples e pequenas mudanças de hábitos, a população possa melhorar seu modo de viver, podendo, assim, favorecer a qualidade de vida e bem estar físico, mental e social. O projeto também permitirá que os acadêmicos do Curso de Fisioterapia possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, observando sua eficácia e seus resultados.

Bem-estares – as várias formas de se estar bem

.: Código PREAE: 1266
.: Coordenação: Mônica Lá-Salette da Costa Godinho
.: Subcoordenação: Flávia Della Lucia
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 09/03/2012 a 10/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos Interdisciplinares sobre necessidades de saúde 
Resumo:
O projeto se propõe a informar a população em geral e trabalhadores de empresas que solicitarem, além de crianças e adolescentes de escolas municipais, sobre bem estar, envolvendo entretenimento, saúde, beleza, movimento e alimentação saudável.

Curso Pré-vestibular e preparatório ao ENEM da Unifal-Mg – Campus de Poços de Caldas

.: Código PREAE: 1268
.: Coordenação: Antônio Donizetti Gonçalves de souza
.: Subcoordenação: Roni Antônio Mendes
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Jovens e adultos
.: Período de Realização: 01/03/2012 a 30/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
O objetivo deste projeto é dar continuidade a implantação do curso pré-vestibular/ENEM para estudantes oriundos do ensino médio de escolas públicas de Poços de Caldas iniciado em 2011. O projeto além de proporcionar aos estudantes de escolas públicas maiores chances de ingresso em universidades públicas via preparação ao ENEM ou vestibulares tradicionais, também permitirá uma maior integração do campus da UNIFAL-MG com escolas públicas do município. O cursinho foi implantado em forma intensiva no mês de setembro/2011 no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, atingindo inicialmente 40 alunos da própria escola. O projeto terá sua continuidade em 2012 atendendo além dos alunos do Colégio Municipal, alunos de outras escolas já formados no ensino médio. As seguintes etapas já foram cumpridas: seleção dos discentes-professores, planejamento e organização das aulas e material didático, oferecimento de curso intensivo em 2011. Em 2012 estão previstas as seguintes etapas: divulgação e inscrição dos estudantes de escolas publicas para inicio em 2012, seleção de novos alunos-professores. Os resultados esperados do projeto estão relacionados a uma melhor preparação e desempenho de estudantes de ensino médio de Poços de Caldas no ENEM e vestibulares tradicionais; e estabelecimento de um espaço e interlocução para desenvolvimento de futuros projetos de cooperação da Universidade com órgãos públicos de ensino existentes no município (secretária municipal e estadual de educação).

Educação Financeira em Escolas Públicas

.: Código PREAE: 1269
.: Coordenação: Leandro Rivelli Teixeira Nogueira
.: Subcoordenação: Thiago Fontelas Rosado Gambi
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 01/05/2012 a 30/08/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
O projeto de extensão a ser realizado busca levar conceitos básicos de finanças pessoais a alunos do ensino alvo do projeto, alunos do ensino médio, foi escolhido tendo em vista que nessa faixa etária se inicia mais concretamente seu contato com a administração das finanças pessoais e, até mesmo, familiares. Os bolsistas utilizarão planilhas orçamentárias como instrumento de organização e análise das finanças pessoais. O público alvo deverá preencher as planilhas com sua receita, seus custos fixos e correntes, a fim de analisar o comportamento de suas finanças. Em casos de déficit, os bolsistas procurarão orientar o público alvo no sentido de se adotar ações de economia doméstica para solucionar o problema. Em casos de superávit orçamentário serão dadas alternativas de investimentos/poupança, fazendo com que o público alvo possa alcançar com maior facilidade seus objetivos financeiros, devido a menor onerosidade no financiamento destes. médio. A atividade será desenvolvida especificamente em Escolas Públicas de Varginha e Lavras.

Física Minuto

.: Código PREAE: 1270
.: Coordenação: Samuel Bueno Soltau
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Espaços de ciência
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 01/07/2012
Resumo:
A ação prevista neste projeto trata da realização de materiais paradidáticos, como um “guia prático” nos mais diversos contextos da Física, com o propósito de complementar os materiais didáticos convencionais e estimular o interesse pela Física. Os temas objeto do material serão escolhidos a partir de conteúdos utilizados no Ensino Médio e de interesse demonstrados pelos estudantes das escolas públicas.

Atenção à saúde: Diagnóstico de deficiência de glicose 6 Fosfato desidrogenase em Estudantes de Alfenas

.: Código PREAE: 1272
.: Coordenação: Stella Maris da Silveira Duarte
.: Subcoordenação: Fernanda Borges de Araújo Paula
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/03/2012 a 01/12/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Educação para a Saúde: Estilo de Vida e Prevenção de Doenças

.: Código PREAE: 1273
.: Coordenação: Stella Maris da Silveira Duarte
.: Subcoordenação: Selmo de Ávila Lima
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 05/03/2012 a 07/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
A ocorrência e recorrência familiar de anomalias genéticas e os riscos de saúde gerado pelo sedentarismo, hábitos alimentares inadequados bem como os benefícios do exercício e dietas saudáveis para promoção da saúde são assuntos que não são adequadamente divulgados fora do meio acadêmico. Devido à importância do tema, este projeto foi proposto como forma de intervenção através da conscientização de casais frequentadores dos cursos de noivos realizados em Alfenas, sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis e da prática de exercício físico na prevenção de doenças metabólicas e na melhoria da qualidade de vida do casal e dos futuros filhos. Além disso, este projeto ministra palestras educativas sobre a anemia falciforme, visando interferir na redução desta anemia no Brasil e também sobre a doença hemolítica do recém-nascido. Este projeto já vem sendo realizado desde 2005. Sempre que solicitado este projeto realiza exame de tipagem sanguínea (ABO – Rh) nas escolas públicas.

Educação para a Saúde: Diagnóstico de Talassemia em Estudantes de Alfenas

.: Código PREAE: 1274
.: Coordenação: Stella Maris da Silveira Duarte
.: Subcoordenação: Fernanda Borges de Araújo Paula
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/03/2012 a 01/12/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Doe Sangue. Salve Vidas

.: Código PREAE: 1275
.: Coordenação: Stella Maris da Silveira Duarte
.: Subcoordenação: Fernanda Borges de Araújo Paula
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 05/03/2012 a 07/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Considerando que a doação de sangue é uma ação de solidariedade e cidadania absolutamente importantes para salvar vidas e para a sociedade como um todo, nosso projeto tem como objetivo realizar palestras educativas para formar o doador do futuro, conscientizando os estudantes do seu papel na sociedade tendo a doação de sangue como um exercício de cidadania. Inicialmente os alunos serão orientados a se prepararem sobre o assunto através de um estudo sobre a RDC 153 de 14 de junho de 2007 e orientados a procurar recursos na internet para a confecção de folders ilustrativos e da palestra.

Anemia: Aspecto Sociais e Educacionais

.: Código PREAE: 1276
.: Coordenação: Selmo de Ávila Lima
.: Subcoordenação: Stella Maris da Silveira Duarte
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 07/03/2012 a 07/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

EDUCEFAL

.: Código PREAE: 1280
.: Coordenação: Ricardo Radighieri Rascado
.: Subcoordenação: Luciene Alves Moreira Marques
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Fármacos e medicamentos
.: Período de Realização: *** a ***
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Educação em escola de ensino fundamental e médio da cidade de Alfenas para prevenção da hipertensão arterial

.: Código PREAE: 1282
.: Coordenação: Walnéia Aparecida de Souza
.: Subcoordenação: Márcia Helena Miranda Cardoso de Podestá
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Infância e adolescência
.: Período de Realização: *** a ***
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
O projeto será realizado em escolas de Nível fundamental e Médio da cidade de Alfenas – MG com o objetivo de realizar a detecção precoce e prevenção primária da hipertensão arterial em crianças e adolescentes. Também serão utilizadas estratégias educacionais como proposta de levar o conhecimento a respeito dos riscos e conseqüências da hipertensão arterial e conhecimento sobre medidas não farmacológicas, visando a prevenção da hipertensão arterial. Esse trabalho será realizado por meio de palestras, apresentações teatrais, aplicação de questionário, aferição da pressão arterial e índice de massa corpórea dos escolares participantes do projeto.

Aconselhamento genético aos portadores de hemoglobina S

.: Código PREAE: 1283
.: Coordenação: Stella Maris da Silveira Duarte
.: Subcoordenação: Fernanda Borges de Araújo Paula
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: *** a ***
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo geral identificar os portadores de Hemoglobina AS, visando interferir na redução da anemia falciforme no Brasil. Para atingir tal objetivo, inicialmente será realizado o treinamento dos discentes e confecção dos materiais educativos a serem utilizados. Este treinamento consiste em fornecimento de materiais para estudo, orientação para pesquisa na internet e esclarecimento de dúvidas. O projeto será desenvolvido com os pais e alunos da Escola Estadual Judith Viana e com jovens pertencentes a UNIFAL-MG. Após treinamento dos discentes serão realizadas palestras educativas, distribuição de folders e coleta de sangue para exame.

Economia Doméstica

.: Código PREAE: 1288
.: Coordenação: Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Emprego e renda
.: Período de Realização: 01/04/2012 a 01/12/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PET – Programa de Educação tutorial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Projeto Inglês Instrumental

.: Código PREAE: 1289
.: Coordenação: Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 29/03/2012 a 31/12/2012
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PET – Programa de Educação tutorial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Roda de Saúde – somar vivências, construir saberes

.: Código PREAE: 1297
.: Coordenação: Cristina Garcia Lopes
.: Subcoordenação: Sueli Leiko Takamatsu Goyatá
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Gestão pública
.: Período de Realização: *** a ***
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Compreender a complexidade do Sistema Único de Saúde, a sua gestão e a ação de controle social da sociedade sobre o setor é um desafio aos novos profissonais de saúde. O projeto Roda de Saúde propõe ser um espaço de discussão, socialização de conhecimento e formação política, envolvendo vários sujeitos, que vão desde estudantes de graduação, docentes, sociedade civil, serviços de saúde e conselheiros de saúde. A metodologia a ser utilizada terá por base métodos e técnicas da educação popular, que pode ser compreendida como uma forma de compartilhar o conhecimento com a finalidade da contrução coletiva de uma cultura que englobe a saúde da população. Segundo Vasconcelos (1998), Educação Popular não é o mesmo que educação informal. Ela busca trabalhar pedagogicamente o homem e os grupos envolvidos no processo de participação popular, fomentando formas coletivas de aprendizado e investigação de modo a promover o crescimento da capacidade de análise crítica sobre a realidade e o aperfeiçoamento das estratégias de luta e enfrentamento. Os encontros do projeto Roda de Saúde acontecerão semanalmente, em dois grupos, facilitando a participação de um número maior de pessoas dos cursos de graduação da área da saúde e os demais que se interessarem, garantindo assim a interdisciplinaridade e a troca de saberes. Os estudantes e colaboradores inscritos em ambos os grupos, receberão os materiais necessários para fomentar as discussões e ampliar a divulgação do projeto e participarão de dinâmicas em grupo. Espera-se que o projeto contribua para a formação acadêmica dos futuros profissionais de saúde, amplie a visão sobre o atual Sistema Único de Saúde e crie uma cultura de posicionamento crítico e consciente.

Velhice Saudável – Multidisciplinaridade promovendo saúde

.: Código PREAE: 1299
.: Coordenação: Leonardo César Carvalho
.: Subcoordenação: Dênis da Silva Moreira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: *** a ***
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
O projeto “Velhice Saudável: Multidisciplinaridade Promovendo Saúde” visa promover melhora da qualidade de vida dos idosos residentes no Asilo Lar São Vicente de Paulo, no município de Alfenas. Os integrantes do projeto serão subdivididos em quatro grupos, sendo estes, compostos por um discente do curso de Fisioterapia e três discentes do curso de Enfermagem. As visitas serão realizadas aos sábados, com duração máxima de duas horas. Inicialmente serão coletados dados sobre a qualidade de vida dos idosos institucionalizados, por meio de dois questionários avaliativos que servirão de suporte para futuros confrontos sobre os benefícios ocasionados pelo projeto. Em um primeiro momento da visita, será realizado a aferição de alguns sinais vitais (pressão arterial e pulso periférico) e anotação dos valores obtidos, seguido pelos respectivos nomes – este procedimento é importante, pois é capaz de evidenciar alterações da função corporal, sugerindo aptidão física ou não do idoso, além de auxiliar de modo preventivo na aplicação da as atividades recreativas e físicas. Em um segundo momento, os alunos desenvolvem atividades recreativas que visam promover qualidade de vida – dança, jogos e atividades físicas que têm por objetivo auxiliar na melhora das habilidades manual, corporal, auto-estima, questões psicossociais, equilíbrio emocional e promover integração entre os idosos asilados. Serão realizadas também, atividades comemorativas em dois momentos, festa junina (primeiro semestre) e semana do idoso (segundo semestre).
 

Ajuste-se

.: Código PREAE: 1300
.: Coordenação: Denise Hollanda Iunes
.: Subcoordenação: Ana Cláudia Bonome Salate
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde e proteção no trabalho
.: Período de Realização: *** a ***
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
As disfunções musculoesqueléticas estão presentes na população em geral e relacionadas com atividades ocupacionais1 e alterações posturais, comprometendo a qualidade de vida dos profissionais e repercutindo no serviço de saúde2. Orientações simples sobre hábitos de postura e movimento, alongamentos e modificações ergonômicas são importantes e podem prevenir ou minimizar as dores osteomusculares, bem como evitar afastamentos do ambiente de trabalho3. Baseado neste preceito, em 2009, foi criado um Programa de Estudo da Postura e do Movimento, envolvendo discentes e docentes do Curso de Fisioterapia – UNIFAL. O presente projeto se desenvolveu, a partir de agosto de 2010, com o objetivo de promover a saúde da população e possibilitar a relação teórico-prática entre os estudos da Postura e do Movimento. Em 2011, teve sua atuação em conjunto com outros projetos de extensão do curso de fisioterapia atuando junto aos trabalhadores da UNIFAL-MG, campus Alfenas e ministrando palestra sobre cuidados com a postura a convite da população. A partir desta ação, foi solicitada sua atuação junto aos funcionários de um ambulatório da Prefeitura Municipal de Alfenas. Outra atuação do projeto iniciou em 2011 com atendimento de exercícios posturais para crianças com respiração oral, a partir dessa atuação o projeto recebeu um convite da fonoaudiologia da Prefeitura para atuar com palestras sobre respiração oral em escolas. Esta parte do projeto terá a denominação de “Respire melhor entre amigos” Objetivos: Orientar a população, em geral, quanto aos cuidados com a postura corporal e com a respiração, planejar atividades informativas sobre os cuidados com a postura e respiração; identificar as necessidades de adaptações ergonômicas, orientações e exercícios laborais para cada grupo participante; ministrar palestras e dinâmicas para grupos que apresentam risco de desenvolvimento de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e desenvolver atividades de exercícios com crianças respiradoras orais. Metodologia: As ações deste projeto serão desenvolvidas a partir de demanda espontânea. Os membros do projeto atuarão em locais de trabalho para detectar possíveis análises diagnósticas, orientações especializadas e realização de exercício laboral. Outra atuação do projeto é a realização de palestras, rodas de conversa, dinâmicas, orientações ergonômicas e orientações relacionadas a respiração realizadas em escolas de ensino fundamental para detectar respiradores orais e em feiras de saúde. Uma vez detectada crianças com respiração oral, as mesmas serão encaminhadas ao PSF Vila Esperança para receber atendimento odontológico e fonoaudiológico por profissionais destes PSFs e realizar exercícios em grupo para postura com a equipe de alunos e residentes do curso de fisioterapia da UNIFAL-MG.

Água de fontes naturais: potabilidade, consumo e conscientização ambiental

.: Código PREAE: 1301
.: Coordenação: Fabiano Magalhães
.: Subcoordenação: Luciano Tavares da Costa
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: *** a ***
Resumo:
Atualmente uma das grandes preocupações ambientais está relacionada à geração de resíduos pela sociedade moderna e consumista e suas conseqüências ambientais. Com a intensificação do processo industrial, aliada ao crescimento da população e à conseqüente demanda por bens de consumo, o homem tem produzido quantidades significativas de resíduos. Grande parte destes resíduos não são tratados e muitas vezes são deixados em locais inapropriados, causando danos ao ambiente e a população local. Entre tantos problemas, estes resíduos podem causar a contaminação de águas superficiais e subterrâneas, comprometendo a potabilidade da mesma. Em trabalho recente realizado por pesquisadores do Instituto de Química e Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, foi determinado altos teores do metal pesado chumbo nas águas de uma fonte natural muito utilizada pela população. Desta forma, este projeto tem como objetivo realizar análises químicas para avaliar a potabilidade de seis minas muito utilizadas pela população alfenense. As análises a serem realizadas são: pH, temperatura, condutividade, oxigênio dissolvido, cor aparente, turbidez, sólidos solúveis e quantificação dos metais pesados chumbo, cádmio, mercúrio e cromo, considerados altamente tóxicos. Também será realizado um levantamento do número de famílias que utilizam estas águas a periodicidade e volume. E para trabalhar a conscientização ambiental com a população, serão desenvolvidos e distribuídos folhetos didáticos e ilustrados contendo informações relevantes para a sociedade.

Cineclube Glauber Rocha

.: Código PREAE: 1302
.: Coordenação: Thiago Fontelas Rosado Gambi
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Artes integradas
.: Período de Realização: *** a ***
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Com base no pressuposto de que o cinema pode propiciar formas críticas de reflexão a respeito do que o filme aborda, atravessando a ponte que liga a arte ao real, o Projeto Cineclube Glauber Rocha, da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha – MG, procura contribuir para desenvolver e aprimorar o senso crítico e o valor cultural da sétima arte nos alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, assim como motivar a participação dos estudantes em programas de extensão. Além disso, o Cineclube tem a finalidade de integrar a comunidade varginhense com a Universidade, já que as sessões, exibidas no campus e em escolas, serão abertas ao público local e serão discutidos, no contexto da exibição dos filmes, temas diversos da sociedade e do cotidiano. Sem dúvida será uma oportunidade de acesso à cultura e à reflexão tanto para a comunidade interna da Universidade, quanto para a população local.

Ginga Legal: Oficina de Capoeira

.: Código PREAE: 1304
.: Coordenação: Manuella Carvalho da Costa
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Esporte e lazer
.: Período de Realização: 02/07/2012 a 02/12/2012
.: Apoio: Apoio à Cultura
.: Bolsista(1): Lucas Emannuel Servidoni
.: Tipo: Bolsa de Apoio à Cultura
.: Período: julho a novembro de 2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Unifala Bicho – O seu canal de comunicação com a Vida

.: Código PREAE: 1312
.: Coordenação: Julieta Aparecida Moreira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: *** a ***
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Blog do PET BICE

.: Código PREAE: 1315
.: Coordenação: Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Comunicação estratégica
.: Período de Realização: 01/01/2012 a 31/12/2013
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PET-BICE
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Coleta Seletiva no Campus da Unifal em Poços de Caldas

.: Código PREAE: 1318
.: Coordenação: Andrea Paula Ferreira
.: Subcoordenação: Marcos Vinícios Rodrigues
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 01/01/2012 a 01/12/2012
Resumo:
A elaboração e implantação da coleta seletiva de resíduos no campus é parte imprescindível e inicial do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos do campus, originado da demanda da própria comunidade universitária. O projeto da coleta seletiva procura aliar o discurso do projeto político pedagógico dos cursos ora em funcionamento à prática, na medida em que confere maior legitimidade para a realização de trabalhos com questões relativas aos resíduos sólidos, tanto com a comunidade externa quanto com a interna, principalmente com os alunos(as). É importante que os alunos e demais membros da comunidade observem que os assuntos abordados em sala de aula são de fato praticados no dia a dia da universidade. Além disso, a correta gestão e destinação dos resíduos sólidos contribui também para o cumprimento de aspectos legais, como o decreto federal, de 2006 , que estabelece a obrigatoriedade de todos os órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, instituírem a separação dos resíduos recicláveis descartados e destiná-los a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. De acordo com Tauchen e Brandili (2006), ainda são poucas as instituições de ensino superior que adotaram práticas sustentáveis no seu cotidiano de forma a contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental e social do seu público alvo. O fluxo diário estimado de pessoas no campus de Poços de Caldas, fora visitantes, é de cerca de 900 pessoas/dia, com perspectiva de rápida ampliação em função da consolidação dos cursos em funcionamento e início de outros. O objetivo do projeto é implantar e garantir a continuidade das atividades de coleta seletiva, usando como método a sensibilização da comunidade universitária, o treinamento de funcionários, a adequação de processos de trabalho, a caracterização dos resíduos gerados, o acondicionamento e armazenamento apropriado dos resíduos, a destinação correta dos resíduos através da parceria com a cooperativa de catadores de Poços de Caldas e o registro, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.

Rios Urbanos: Um novo Olhar

.: Código PREAE: 1319
.: Coordenação: Francisco José Cardoso
.: Subcoordenação: Antônio Donizetti Gonçalves de Souza
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 04/04/2012 a 12/12/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
A elaboração e implantação da coleta seletiva de resíduos no campus é parte imprescindível e inicial do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos do campus, originado da demanda da própria comunidade universitária. O projeto da coleta seletiva procura aliar o discurso do projeto político pedagógico dos cursos ora em funcionamento à prática, na medida em que confere maior legitimidade para a realização de trabalhos com questões relativas aos resíduos sólidos, tanto com a comunidade externa quanto com a interna, principalmente com os alunos(as). É importante que os alunos e demais membros da comunidade observem que os assuntos abordados em sala de aula são de fato praticados no dia a dia da universidade. Além disso, a correta gestão e destinação dos resíduos sólidos contribui também para o cumprimento de aspectos legais, como o decreto federal, de 2006 , que estabelece a obrigatoriedade de todos os órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, instituírem a separação dos resíduos recicláveis descartados e destiná-los a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. De acordo com Tauchen e Brandili (2006), ainda são poucas as instituições de ensino superior que adotaram práticas sustentáveis no seu cotidiano de forma a contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental e social do seu público alvo. O fluxo diário estimado de pessoas no campus de Poços de Caldas, fora visitantes, é de cerca de 900 pessoas/dia, com perspectiva de rápida ampliação em função da consolidação dos cursos em funcionamento e início de outros. O objetivo do projeto é implantar e garantir a continuidade das atividades de coleta seletiva, usando como método a sensibilização da comunidade universitária, o treinamento de funcionários, a adequação de processos de trabalho, a caracterização dos resíduos gerados, o acondicionamento e armazenamento apropriado dos resíduos, a destinação correta dos resíduos através da parceria com a cooperativa de catadores de Poços de Caldas e o registro, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.

Protagonismo Juvenil e Construção de Espaços Sustentáveis – Aplicando o Método Permacultura

.: Código PREAE: 1322
.: Coordenação: Ronaldo Luiz Mincato
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 03/09/2012 a 30/11/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

DIPER: Em busca de uma melhor qualidade de vida

.: Código PREAE: 1323
.: Coordenação: Silvana Maria Coelho Leite Fava
.: Subcoordenação: Eliza Maria Rezende Dázio
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/10/2012 a 01/03/2013
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: Condições Crônicas: Cuidados Inovadores
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Juntos pela Acessibilidade

.: Código PREAE: 1332
.: Coordenação: Débora Felício Faria
.: Subcoordenação: Douglas José Mendonça
.: Área Temática: Direitos Humanos e Justiça
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 17/09/2012 a 14/12/2012
.: Atividade Vinculada ao programa: Programa do Núcleo de Acessibilidade Institucional – ProNAI/Unifal-MG
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Meditação Zen: concentração e autoconhecimento

.: Código PREAE: 1337
.: Coordenação: Thales de Astrogildo e Tréz
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 03/03/2012 a 03/12/2012
Resumo:
O projeto pretende aplicar o método de meditação Zazen para a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG. Este método consiste basicamente de “sentar em silêncio”, tendo importante papel terapêutico sobre a fadiga mental, estresse, transtorno de ansiedade, dores na coluna e dificuldade de concentração. Serão realizadas duas sessões semanais e noturnas entre 20 e 40 minutos, em ambiente fechado, na própria Universidade, sendo os primeiros 15 minutos destinados a orientações gerais sobre a prática, avaliação das atividades e leituras de textos sobre os benefícios da prática.

Prevenção e Diagnóstico de Hepatite C em Manicures

.: Código PREAE: 1339
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde e proteção no trabalho
.: Período de Realização: 01/08/2012 a 16/12/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

A Física do Lançamento de Foguetes Artesanais

.: Código PREAE: 1349
.: Coordenação: Rodrigo Rocha Cuzinatto
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 01/10/2012 a 01/10/2014
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

PET vai além

.: Código PREAE: 1361
.: Coordenação: Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 25/06/2012 a 20/12/2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Diálogos em Rede

.: Código PREAE: 1368
.: Coordenação: Débora Felício Faria
.: Subcoordenação: Cláudia Gomes
.: Área Temática: Direitos Humanos e Justiça
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: *** a ***
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Atendimento ao Surdo, vinculados à SRE – Superintendência Regional de Ensino de Varginha (MG), mas atualmente, conquistamos também a adesão de mais 17 Secretarias Municipais, 3 instituições privadas e 108 escolas da região participantes do projeto. Em 2010 iniciamos os nossos “Diálogos em Rede” o que resultou na identificação das principais demandas da região no que tange à educação inclusiva, em 2011 foram propostas ações efetivas para o atendimento dessas demandas e para 2012 a proposta é de descentralizar as ações de modo que possam ser implantadas nos municípios partícipes. Por meio desse projeto vislumbramos a possibilidade de contribuir para identificação dos aspectos que ainda permitem a segregação na escola pública e, a partir daí, de se encaminhar para a efetivação das políticas públicas de inclusão, contribuindo para a superação das desigualdades postas nas relações educacionais, sobretudo aquelas voltadas para o estudante com diferenças consideradas significativas. Para tanto, o projeto será desenvolvido por meio de ações teórico-práticas, como: observação participante, grupos de trabalho, tendo como premissa básica o professor como sujeito do conhecimento.

Curso Preparatório para o Enem/Unifal-MG

.: Código PREAE: 1957
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação de Jovens e Adultos
.: Período de Realização: 05/03/2012 a 02/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Apoio: Facepe/Prevestibular
.: Bolsista(1): Lincoln Lara Cardoso
.: Tipo: Bolsa Facepe/Prevestibular
.: Período: março a julho de 2012
.: Bolsista(2): Livia Moreira da Silva
.: Tipo: Bolsa Facepe/Prevestibular
.: Período: março a outubro de 2012
.: Bolsista(3): Juliana Mara de Oliveira
.: Tipo: Bolsa Facepe/Prevestibular
.: Período: agosto a outubro de 2012
.: Bolsista(4): Daniel dos Reis Germano
.: Tipo: Bolsa Facepe/Prevestibular
.: Período: setembro e outubro de 2012
.: Bolsista(5): Felipe de Paula Rui
.: Tipo: Bolsa Facepe/Prevestibular
.: Período: setembro e outubro de 2012
.: Bolsista(6): Henrique Faria dos Santos
.: Tipo: Bolsa Facepe/Prevestibular
.: Período: setembro e outubro de 2012
.: Bolsista(7): Augusto Duarte Alvarenga
.: Tipo: Bolsa Facepe/Prevestibular
.: Período: março a outubro de 2012
.: Bolsista(8): Bruno de Oliverira Silva
.: Tipo: Bolsa Facepe/Prevestibular
.: Período: março a agosto de2012
.: Bolsista(9): Bruno Franciel da Silva
.: Tipo: Bolsa Facepe/Prevestibular
.: Período: março a outubro de 2012
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Universidade Aberta a Terceira Idade- Unati/ Unifal-MG

.: Código PREAE: 1958
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: ***
.: Linha de Extensão: ***
.: Período de Realização: *** a ***
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.