Semana Científica da Consciência Negra da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

Apresentação

A Semana Científica da Consciência Negra da Universidade Federal de Alfenas (SCNegra – Unifal-MG) será realizada entre os dias 17 e 20 de abril de 2017. O evento tem como tema  “caminhos para a igualdade: as conquistas de negras e negros no Brasil contemporâneo”.
O seu objetivo é promover e difundir os conhecimentos sobre a história da África, as culturas afro-brasileiras, as ações afirmativas, a educação para as relações étnico-raciais. A SCNegra – Unifal-MG visa contribuir para a diversificação do conhecimento científico, o reconhecimento positivo da população negra, a superação do racismo e a promoção da igualdade racial.
A SCNegra – Unifal-MG inspira-se no Estatuto da Igualdade Racial (LEI 12.288/2010), nas leis de cotas no ensino superior (12.711/2012) e para os concursos públicos (LEI 12.990/14), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena e no Instrumento de avaliação dos cursos de graduação presencial e a distância do Ministério da Educação.
Em que pese a relevância da legislação, concretamente, a SCNegra Unifal-MG inspira-se em docentes, cientistas, artistas, lutadores sociais e tantos outros negros e outras negras que, ao longo dos séculos, têm construído o nosso país e tantas outras nações.
Em 2017, realizaremos a SCNegra no mês de abril, tendo em vista que a realizaríamos em novembro de 2016, entretanto a instituição estava em período de cangelamento de calendário e em luta contra a Proposta de Emenda à Constituição 55 (PEC 55) que afetará a qualidade e o desenvolvimento dos serviços públicos brasileiros em especial a educação, a saúde e a promoção da igualdade, da cidadania e dos direitos humanos.
Contudo, temos ciência de que dia da consciência negra é o ano inteiro. Por isso, abril também é o mês de celebração da negritude e de reflexões sobre a promoção da igualdade racial.

Conferências:
Conferência: As políticas para as mulheres negras e os caminhos para a igualdade étnico-racial
Conferencista: Larissa Borges (Secretária de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais)
Dia 18 de abril de 2017 (terça-feira), das 19 horas às 22 horas, no Auditório Leão de Faria, campus Sede – Alfenas

Conferência: “Brasil, imigração e racismo”
Conferencista: Ailton dos Santos (Sociólogo e Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP)
Dia 19 de abril de 2017 (quarta-feira), das 19 horas às 22 horas, no Auditório Leão de Faria, campus Sede – Alfenas

Atividade culturais:
Sessão de cinema: Filme – Estrelas além do tempo
Dia 17 de abril de 2017 (segunda-feira), das 19 horas às 22 horas, no Auditório Leão de Faria, campus Sede – Alfenas

Oficina: Cinema: meus olhos no Brasil
Ministrante: Akon Patrick (Ator e diretor de cinema – Haiti)