Serviços Prestados em 2011

Análise de Inorgânicos em Alimentos

.: Código PREAE: 0728
.: Coordenação: Marcello Garcia Trevisan
.: Subcoordenação: Jerusa Simone Garcia
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: 47 – Segurança alimentar e nutricional
.: Período de Realização: 01/04/2011 a 31/12/2011
Resumo:
Esta prestação de serviço busca oferecer a empresas de alimentos da região de Alfenas uma opção na Análise de Inorgânicos em Alimentos, com qualidade (realizada por pessoas qualificadas e equipamentos específicos) para avaliar tanto as matérias-primas quanto produtos finalizados. Para isso, serão utilizadas várias técnicas analíticas como decomposição de amostras por via úmida com radiação micro-ondas e absorção atômica por chama e eletrotérmica. A equipe encarregada de tais análises será formada por professores com larga experiencia na área, por técnicos e por discentes do curso de Farmácia da UNIFAL- MG. Este projeto visa ainda garantir que os discentes participantes entrem em contato com a problemática analítica em industrias, estando presentes em todas as etapas do processo, desde o contato com os clientes, estimativa de orçamento, previsão de gastos, preparo da amostra, obtenção, análise e validação dos resultados até os aspectos relacionados a emissão de laudos. Permitindo assim, que os discentes recebam treinamento mais amplo e adequado além de estarem envolvidos com uma parte profissional pouco contemplada no período de graduação.

Cirurgia Ambulatorial e Assistência Farmacêutica

.: Código PREAE: 0824
.: Coordenação: Ronaldo Célio Mariano
.: Subcoordenação: Sabrina Ferreira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: 46 – Saúde Humana
.: Período de Realização: março a dezembro
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Diversas patologias bucais e alterações dos tecidos do complexo buco-maxilo-mandibular têm acometido diferentes pacientes de diferentes idades. Várias dessas patologias são tratadas cirurgicamente. O treinamento dos alunos do curso de graduação em Odontologia é melhor obtido quando suas atividades clínicas são mais abrangentes e diversificadas. O projeto “Cirurgia Odontológica Ambulatorial e Assistência Farmacêutica” possibilitará um aumento do número de atendimento cirúrgico durante o curso de graduação, garantindo melhoria na qualidade da formação do aluno, associado ao fato de aumentar a oferta de atendimento à comunidade alfenense. Como todo atendimento cirúrgico é melhor desenvolvido sob cobertura medicamentosa, o que garante maior tranquilidade pré, trans e pós-operatória, torna-se importante a parceria com profissionais/educandos responsáveis pela assistência farmacêutica. É através da assistência farmacêutica que se consegue uma melhor adequação do uso dos medicamentos que darão cobertura ao procedimento cirúrgico, viabilizando garantia de sucesso no atendimento cirúrgico-odontológico.

Identificação e exame parasitológico de insetos vetores da doença de Chagas

.: Código PREAE: 0849
.: Coordenação: Rosângela Vieira Siqueira
.: Subcoordenação: Antônio Carlos da Silva
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: 46 – Saúde Humana
.: Período de Realização: 03/01/2011 a 30/12/2011
.: Parceria(s) Firmada(s): Gerência Regional de Saúde de Alfenas GRS – Alfenas
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
O objetivo desta ação é identificar e realizar o exame parasitológico do conteúdo intestinal de hemípteros vetores do Trypanosoma cruzi – agente etiológico da doença de Chagas, cooperando desta forma com o Setor de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de Alfenas (GRS/Alfenas), como uma das ações previstas no Programa de Controle da doença de Chagas. As ações a serem desenvolvidas envolvem a classificação dos insetos quanto ao hábito alimentar em hemípteros hematófagos, predadores ou fitófagos. Os hemípteros hematófagos serão identificados, pela análise de suas características morfológicas, quanto ao gênero e, se possível, quanto a espécie. Serão, também, submetidos à extração do conteúdo intestinal pela técnica de compressão para a pesquisa de protozoários flagelados com morfologia semelhante ao Trypanosoma cruzi, pelo exame direto a fresco da amostra obtida e coloração pelo método de Giemsa.

Análise de Toxicantes e Fármacos em Amostras Biológicas e Matrizes Diversas

.: Código PREAE: 0975
.: Coordenação: Eduardo Costa de Figueiredo
.: Subcoordenação: Vanessa Bergamin Boralli Marques
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: 46 – Saúde Humana
.: Período de Realização: 01/06/2011 a 31/05/2011
Resumo:
Como consequência da atual preocupação relacionada aos numerosos casos de intoxicação, constata-se uma grande demanda por laboratórios especializados que atuem no âmbito das análises toxicológicas, principalmente àqueles de aspecto regional (deslocados de grandes centros). Valendo-se dessa situação, julga-se pertinente a implantação de um Laboratório de Análises de Toxicantes e Fármacos na região do sul de Minas Gerais, de forma a atender as necessidades de diversas áreas da Toxicologia (Toxicologia Ocupacional, Toxicologia de Alimentos, Toxicologia de Medicamentos, Toxicologia Social e Ecotoxicologia) no que diz respeito à execução de análises e consultorias. Além disso, esse projeto tem o objetivo de criar de novas vagas de estágio em Análises Toxicológicas para alunos de Graduação, outrora possíveis somente em grandes centros.

Consultoria Técnica Especializada e Realização de Exames e Laudos Técnicos para empresas Públicas e Privadas do Setor de Mineração na Área de Processamento

.: Código PREAE: 1001
.: Coordenação: Maurício Bergman
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: ni
.: Período de Realização: *** a ***
Resumo:
Trata-se de um projeto visando o estabelecimento de parceria entre a Unifal-MG, via o Instituto de Ciência e Tecnologia e empresas públicas e provadas do setor de mineração do Brasil, visando a prestação de serviços de consultoria técnica especializada e realização de exames e laudos técnicos para empresas do setor de mineração.

Recomendações Técnicas e Elaboração de Projetos para o setor Florestal

.: Código PREAE: 1092
.: Coordenação: Breno Regis dos Santos
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: 09 – Desenvolvimento rural e questão agrária
.: Período de Realização: 01/12/2011 a 31/12/2011
Resumo:
O Brasil é um dos países com a maior biodiversidade vegetal no mundo. É formado por vários biomas com muitas espécies endêmicas, tanto de nativas como plantadas. A partir dessa enorme diversidade vegetal são obtidos vários produtos de interesse seja para a indústria farmacêutica, de energia e celulose quanto à terapêutica popular. Além disso, muitas dessas espécies são ornamentais, com flores vistosas e exuberantes, podendo ser utilizadas na arborização de centros urbanos e na paisagística de cidades. Por essas características, a diversidade vegetal tem sido cada vez mais explorada e devastada por ações antropogênicas, indicando a necessidade de criação de núcleos e empresas que tenham uma visão sustentável para minimizar esses processos de degradação ambiental. Essas empresas poderão atender o setor florestal, indicando melhores procedimentos, técnicas e formas de usufruir da vegetação sem comprometer o ecossistema e as populações locais dependentes dessas plantas; recuperarão áreas degradadas e matas ciliares a partir do plantio de espécies adequadas para compor cada bioma; em termos sociais, essas empresas do setor florestal poderão absorver grande parte dos trabalhadores que vem sendo dispensados por outras atividades econômicas, principalmente da agricultura e de manufaturados. Além disso, poderão estimular o desenvolvimento econômico do país a partir da utilização sustentável de espécies de interesse comercial e ornamental como é o caso do eucalipto e do ipê, dentre outras, que podem ser utilizadas para recompor florestas plantadas e nativas para recuperar áreas degradadas e, também, usufruir dos produtos derivados dessas matérias-prima vegetais.

Atenção à Saúde Mediante a Realização de Exames Coproparasitológicos

.: Código PREAE: 1117
.: Coordenação: Antônio Carlos da Silva
.: Subcoordenação: Rosângela Vieira Siqueira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: 46 – Saúde Humana
.: Período de Realização: 01/04/2011 a 30/11/2011
.: Atividade Vinculada ao programa: Programa de Atenção a Doenças Parasitárias 
Resumo:
As populações assistidas em creches e escolas de ensino fundamental representam aquelas mais vulneráveis às parasitoses em geral, com índices de ocorrência muito vulneráveis. Assim, a ação proposta é diagnosticar protozooses e helmintíases intestinais em crianças frequentadoras de creches e adolescentes, conforme solicitação das instituições parceiras com intuito de diminuir os problemas fisiopatológicos que possam influir no desenvolvimento físico e mental de integrantes da população alvo.

Laudos Anatomopatológicos bucais

.: Código PREAE: 1118
.: Coordenação: Alessandro Antônio Costa Pereira
.: Subcoordenação: Antônio Camilo Souza Cruz
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: 46 – Saúde Humana
.: Período de Realização: 01/02/2011 a 22/12/2011
Resumo:
Processamento de biopsia enviadas pelas clínicas do curso de odontologia da Unifal-MG e por profissionais da região e elaboração dos laudos anatomopatológicos.