Serviços Prestados em 2013

Metodologias Analíticas para Controle de Qualidade em Medicamentos

.: Código PREAE: 1388
.: Coordenação: Magali Benjamim de Araújo
.: Subcoordenação: Audrei Nunes Fernandes Matinatti
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Fármacos e medicamentos
.: Período de Realização: 04/02/2013 a 04/02/2014
Resumo:
Desvios na qualidade dos medicamentos podem causar intoxicações ou serem ineficazes, causando danos à saúde e a vida do paciente. Verifica-se, a cada ano, o lançamento de um número cada vez maior de medicamentos pelas indústrias farmacêuticas. A conscientização e assistência do profissional farmacêutico representa uma alavanca para o reconhecimento social e remete-nos à garantia de uma melhoria significativa na atenção ao usuário do medicamento e conseqüentemente na melhoria da qualidade de vida da população. Essa conscientização é capaz de auxiliar a saúde pública – que, aliás, é o objetivo existencial de todos os profissionais da área da saúde. Estes em ação conjunta multiprofissional têm por objetivo comum a promoção, proteção e recuperação da saúde. A qualidade biofarmacêutica do medicamento é assegurada pelos ensaios de caracterização, identidade, pureza, teor, estabilidade, equivalência farmacêutica, bioequivalência e biodisponibilidade que visam a garantir que a dose contida na forma farmacêutica atingirá os locais de ação no organismo e apresentará o efeito terapêutico desejado, assegurando eficácia clínica e segurança. Como Centro de Equivalência Farmacêutica, habilitado pela ANVISA e integrante da REQBIO (Rede de Equivalência Farmacêutica e Bioequivalência), nos propomos a contribuir para a garantia da qualidade de fármacos e medicamentos comercializados no país, em atendimento às necessidades do Sistema Único de Saúde, com vistas à ampliação do acesso a medicamentos e, também, do uso racional colaborando para melhoria da qualidade de vida da população.

Consultoria Técnica Especializada e Realização de Exames e Laudos Técnicos para empresas Públicas e Privadas do Setor de Mineração na Área de Processamento Mineral

.: Código PREAE: 1421
.: Coordenação: Mauricio Guimarães Bergerman
.: Subcoordenação: Fabiano Cabanas Navarro
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 01/01/2013 a 31/12/2013
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Trata-se de projeto visando o estabelecimento de parceria entre a Unifal-MG, via o Instituto de Ciência e Tecnologia e empresas públicas e provadas do setor de mineração do Brasil, visando a prestação de serviços de consultoria técnica especializada e realização de exames e laudos técnicos para empresas do setor de mineração. Serão realizados estudos de pesquisa e desenvolvimento conjuntos entre as empresas interessadas e a Unifal-MG, que poderão resultar no desenvolvimento de novas rotas de processamento mineral, equipamentos ou reagentes. Com o desenvolvimento deste projeto, objetiva-se diversos ganhos para os discentes, docentes e para o próprio Instituto de Ciência e tecnologia da Unifal-MG. Em relação aos discentes, pretende-se aproximá-los da realidade das empresas do setor mineral, propiciando que conheçam as demandas de inovação tecnológica e participem ativamente desse processo, tendo desta forma uma formação mais ampla e conhecendo melhor a realidade que irão encontrar após graduados. Este contato também pode facilitar a obtenção de estágios durante o curso e empregos após a conclusão do curso de engenharia. Para o docente envolvido, o projeto permite o contato com as empresas do setor e seus últimos desenvolvimentos, o que irá refletir na qualidade das aulas e projetos de pesquisa, que estarão alinhados com as novas tecnologias e técnicas do setor. Além disso, o professor terá maior chance de publicar artigos científicos e patentes, ligados aos desenvolvimentos realizados. Por fim, o Instituto de Ciência Tecnologia poderá captar recursos para equipar seus laboratórios com equipamentos necessários aos estudos e pesquisas na área de ciências e engenharia.

Laboratório Central de Análises Clínicas

.: Código PREAE: 1441
.: Coordenação: Maria Rita Rodrigues
.: Subcoordenação: André Luiz Machado Viana
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/01/2013 a 31/12/2013
Resumo:
Os laboratórios de Análises Clínicas são importantes subsídios que confirmam, acompanham ou rejeitam diagnósticos clínicos bem como fornecem importantes informações de contexto epidemiológico. O crescimento da preocupação com a qualidade dos serviços acabou refletindo em novas exigências, portarias e resoluções que estabelecem os requisitos para o funcionamento dos laboratórios clínicos. Os exames laboratoriais são importante na prática médica e a participação das informações oriundas do laboratório clínico na tomada de decisões é crucial. O objetivo deste projeto é a realização de exames laboratoriais com a qualidade e comprometimento, para a população e Alfenas e região, bem como à comunidade da Unifal-MG, que contribuam efetivamente para o diagnóstico da situação de saúde da população. Além disso, contribuir para a formação do aluno de graduação e Pós-Graduação, que terá a oportunidade de aplicação e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala, proporcionando a oportunidade de socialização do aluno com a comunidade. Adicionalmente, o Lacen, como um órgão Complementar integrado a Universidade Pública compromete-se ativamente no desafio de aprimorar a qualidade de seus serviços , gerar novos conhecimentos, aprimorar habilidades, incentivar o espírito científico e qualificar sua equipe através da integração com o ensino, pesquisa e extensão.

Atenção à saúde mediante a realização de exames coproparasitológicos

.: Código PREAE: 1676
.: Coordenação: Antônio Carlos da Silva
.: Subcoordenação: Rosângela Vieira Siqueira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 02/01/2013 a 20/12/2013
.: Parceria(s) Firmada(s): Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Atividade Vinculada ao Programa: PROGRAMA DE ATENÇÃO A DOENÇAS PARASITÁRIAS 
Resumo:
As populações assistidas em creches e escolas de ensino fundamental representam aquelas mais vulneráveis às parasitoses em geral, com índices de ocorrência muito variáveis. Assim, a ação proposta é diagnosticar protozooses e helmintíases intestinais em crianças frequentadoras de creches e adolescentes, conforme solicitações das instituições parceiras com intuito de diminuir os problemas fisiopatológicos que possam influir no desenvolvimento físico e mental de integrantes da população alvo.

Laudos Anatomopatológicos Bucais

.: Código PREAE: 1682
.: Coordenação: Alessandro Antônio Costa Pereira
.: Subcoordenação: Antônio Camilo de Souza Cruz
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 01/01/2013 a 31/12/2013
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
Resumo:
Processamento de biópsias enviadas pelas clínicas do curso de odontologia da Unifal-MG e por profissionais da região e elaboração de laudos anatomopatológicos.