Comunicado – Possibidade de gravação de aulas com MCONF/EduPlay

Prezada Comunidade UNIFAL-MG,

Conforme informado previamente no OFÍCIO CIRCULAR 6 (0554007), o recurso de gravação do Google Meet ficará indisponível a partir de 10/01/2022 no plano utilizado pela UNIFAL-MG, o  Workspace Fundamentals. O Google Meet continuará disponível e poderá ser utilizado normalmente, sem limite para a duração das aulas e reuniões, porém sem a possibilidade de gravação. Para suprir essa lacuna quando for necessário o uso deste recurso, apresentamos as alternativas disponíveis para utilização:
I)
Gravação da reunião no meet com ferramenta externa e posterior compartilhamento do vídeo;
II) Uso do MCONF em conjunto com o EduPlay (ferramentas disponibilizadas pela RNP).

O NTI/UNIFAL-MG negociou junto à RNP o aumento do número de reuniões simultâneas permitidas no MCONF, permitindo agora seu uso também em aulas. O MCONF pode ser utilizado em substituição ao Meet e conta com recursos diferenciados como enquete, salas de apoio, cronômetro, geração de lista de participantes, anotações em apresentações, entre outros.

Recentemente a ferramenta recebeu a integração com o Eduplay (https://eduplay.rnp.br/), que é uma plataforma de vídeos criada pela RNP especificamente para ensino, pesquisa e extensão, com acesso gratuito e recursos adicionais como transmissões ao vivo e podcasts, sem a exibição de publicidade. Funciona de maneira similar ao Youtube e é voltada às atividades universitárias, contando com maior controle de acesso por parte de quem publica o seu conteúdo.

A associação do MCONF com o EduPlay permite, de maneira simples, que docentes transmitam suas aulas e eventos, e que estas fiquem gravadas em um repositório do docente, similar a um canal do Youtube, com controle do autor sobre quem poderá acessar esses vídeos, inclusive com senha, com possibilidade de incorporação no Moodle ou Classroom.

Em resumo, quando houver a necessidade de gravação de aulas e reuniões, poderão ser utilizadas as seguintes alternativas, de acordo com a preferência do usuário:

Solução

Instruções

Substituição do Google Meet pelo MCONF, com disponibilização do vídeo na plataforma Eduplay O primeiro passo é realizar a aula ou reunião normalmente, através do MCONF (https://conferenciaweb.rnp.br/). Se tiver dúvidas sobre a utilização do MCONF, acesse o tutorial neste link.  No início da aula será necessário ativar a transmissão, como pode ser visto neste link. A transmissão será efetivada na plataforma Eduplay, onde o organizador da transmissão poderá definir a privacidade do vídeo. Após a publicação do vídeo no Eduplay, você poderá compartilhá-lo com os alunos através do Moodle, Classroom ou outro meio que julgar mais adequado.
Utilização do Google Meet com gravação de tela e posterior disponibilização do arquivo através da plataforma Eduplay O primeiro passo é efetuar a realizar a aula ou reunião normalmente, através do Google Meet ou outra ferramenta de sua preferência. Com o fim da disponibilidade da funcionalidade de gravação, se houver necessidade deste recurso, você deverá capturar a tela desde o início da reunião, gerando um vídeo em seu computador que será compartilhado posteriormente através do Eduplay.
A captura de tela é feita utilizando-se um dos recursos disponíveis neste link. Em seguida, você deverá acessar o Eduplay. Caso tenha dificuldades para acessar, veja o tutorial de acesso neste link. Por fim, faça o upload do vídeo que você capturou conforme as informações disponíveis neste link. Após a publicação do vídeo no Eduplay, você poderá definir sua privacidade e compartilhá-lo com os alunos através do Moodle, Classroom ou outro meio que julgar mais adequado.

Ressalta-se que a PROGRAD e a PRPPG não estabelecem em nenhum ato normativo a obrigatoriedade de disponibilização das gravações das aulas síncronas aos discentes, sendo obrigatório apenas o link prévio para acesso às aulas e o conteúdo que foi trabalhado em algum formato acessível pelos discentes, sendo a disponibilização de gravação uma opção do docente.

Para quem quiser conhecer mais a fundo as ferramentas apresentadas, seguem links dos manuais completos de usuário:

Informamos, ainda, que permanece prevista para junho de 2022 a limitação do tamanho das contas Google dos usuários da UNIFAL-MG. As medidas quanto a este assunto serão anunciadas oportunamente. Dessa maneira, o upload de eventuais vídeos de gravação de aulas não deverá ser feito para o Google Drive, a fim de não comprometer a cota de armazenamento a ser implementada.

Fale com o NTI

× Fale com a Central de Atendimento