Dicas e tutoriais para trabalho remoto

A seguir, algumas dicas de Tecnologia da Informação para o período de suspensão de aulas presenciais e trabalho remoto  de serviços de tecnologia da informação (TI) que podem ser úteis durante o período de suspensão de aulas devido à pandemia mundial do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Esse material contém dicas de ferramentas no Sistema Acadêmico, Moodle, ferramentas para videoaulas e reuniões on line e VPN/Acesso ao Samba. Caso tenha alguma sugestão de material a ser acrescentado, favor enviar para nti@unifal-mg.edu.br.

1. Sistema Acadêmico:

O Sistema Acadêmico disponibiliza algumas ferramentas que podem ser úteis de maneira especial nesse momento, a saber:

  • É possível enviar e-mail a todos os alunos de uma turma através do menu Turmas / Enviar e-mail para discentes;

  • As atividades fora de sala de aula que agreguem carga horária ao aluno, de acordo com as definições das Pró-Reitorias acadêmicas, podem ser lançadas no sistema em bloco, mesmo para turmas onde se faça lançamento diário, através da função Editar C.H / Outras Atividades na tela de lançamento de notas e frequências, conforme figura abaixo:

  • Para aqueles que desejem utilizar o Moodle como ferramenta de apoio, o Sistema Acadêmico cria automaticamente a sala virtual no Moodle e inscreve todos os alunos. Essa pode ser uma ferramenta para disponibilização de material, entrega de atividades, etc. Para que a sala virtual seja criada, basta acessar o menu Turmas / Apontar Notas e Frequências e marcar a opção Criar sala no Moodle conforme imagem abaixo. As salas do Moodle são criadas automaticamente durante a noite, estando disponíveis no ambiente virtual no dia seguinte.

2. Moodle

3. Usando ferramentas de vídeo para aulas

Nesse momento, o uso de ferramentas como lives, web conferências e videoaulas pode ser um importante aliado dos docentes. Algumas das opções mais comuns são Skype, Google Hangouts, Facebook (lives), etc. A seguir sugerimos as seguintes opções, com seus respectivos tutoriais:

    • Transmissão ao vivo: Para aulas ao vivo, sugerimos uma das seguintes opções:

      • Facebook live: Transmissões de vídeos ao vivo pela rede social. Acesse o tutorial.

      • Cisco Webex: O Cisco Webex é uma ferramenta disponibilizada temporariamente de maneira gratuita pela CISCOque suporta transmissões para até 100 pessoas. Acesse o tutorial.

      • Hangouts: Google Hangouts é uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas e chat de vídeo. Acesse o tutorial.

      • Jitsi: A plataforma Jitsi está disponível para computador diretamente no navegador de internet (https://meet.jit.si/) e também existem aplicativos para smartphone.  As vantagens da plataforma são a possibilidade de uso sem instalar nada e sem a necessidade de cadastro. Acesse o tutorial.
    • Videoaulas: Para gravação de aulas usando celulares ou tablets e posterior disponibilização aos alunos, recomendamos, caso seja de interesse, o curso Como produzir vídeos com celulares e tablets da UFRGS, que não foca em ferramentas de edição, mas sim em planejamento e dicas de gravação.

4. Acessando o servidor de arquivos SAMBA fora da rede UNIFAL-MG

O servidor de arquivos é acessado exclusivamente da rede UNIFAL-MG. Para acessá-lo de casa, você deve se conectar à rede da UNIFAL-MG e em seguida se conectar ao servidor Samba.

1. Para se conectar à rede UNIFAL-MG, você deve utilizar uma VPN. Nesse link, está disponível o tutorial de acesso à VPN.

2. Para se conectar ao servidor SAMBA, acesse o link https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/nti/usuarios/. Nesse link, além do tutorial de acesso ao Samba, será gerado automaticamente o link para acesso a todas as pastas do Samba às quais você possui permissão de acesso.

×

Fale com o NTI

× Fale com a Central de Atendimento