IV SEMAT: Ensino-Aprendizagem de Matemática com Curiosidade e Diversão – Programação

Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG – câmpus Alfenas, 24 a 26 de maio de 2017.

Apresentação    Programação    Inscrições    Submissões    Apresentação de Trabalhos    Comissão    Realização/Apoio

 

Local Taxa Adicional Data(s) Início Término Palestrante(s)/Ministrante(s)
Credenciamento Hall do Auditório Dr. João Leão de Faria 24/05/2017 14:00
18:30
16:00
20:00
Subcomissão de Promoção e Divulgação
Abertura Solenidade de abertura Auditório Dr. João Leão de Faria 24/05/2017 19:00 19:30 Reitor
Pró-reitores
Coordenador do Curso
Coordenador da SEMAT
Evento Cultural Música de Câmara Auditório Dr. João Leão de Faria 24/05/2017 19:30 20:00 Camerata Theophillus
Palestra I De volta à Matemática Demonstrativa Auditório Dr. João Leão de Faria 24/05/2017 20:00 22:00 Prof. Gilberto Geraldo Garbi
Palestra II A Resolução de Problemas e Sistemas Lineares: um estudo caso no Ensino Médio envolvendo um método de escalonamento simplificado Auditório Dr. João Leão de Faria 25/05/2017 20:00 21:30 Profa. Dra. Edna Maura Zuffi (ICMC/USP)
Minicurso I História da Matemática Auditório Dr. João Leão de Faria 10,00 (até 30/04)
15,00 (após esta data)
a) 24/05/2017
b) 25/05/2017
c) 26/05/2017
15:00 17:00 Prof. Gilberto Geraldo Garbi
Minicurso II Introdução a Linguagem Latex D303 (LIME) a) 24/05/2017
b) 25/05/2017
09:00 11:00 Prof. Dr. Eric Batista Ferreira (ICEx/UNIFAL-MG)
Mesa Redonda Reflexões sobre os dez anos do curso de Matemática Auditório Dr. João Leão de Faria 26/05/2017 13:00 15:00 Prof. Dr. José Paulo de Carvalho dos Santos (ICEx/UNIFAL-MG)
Prof. Dr. José Carlos de Souza Júnior (ICEx/UNIFAL-MG)
Oficina I Soroban: uma ferramenta para a compreensão dos algoritmos das operações aritméticas e do sistema de numeração decimal D413 (LEMA) 24/05/2017 13:00 15:00 Profa. Me. Cristiane Costa da Fonseca Cintra (FEPESMIG)
Oficina II Matemática Divertida e Curiosa D413(LEMA) 25/05/2017 13:00 15:00 Bolsistas de ID do PIBID e coordenadora de área do PIBID/Matemática, Profa. Dra. Angela Leite Moreno (ICEx/UNIFAL-MG)
Circuito da Matemática Matemática Divertida e Curiosa Hall do Prédio V 26/05/2017 8:00 11:00 Bolsistas de ID do PIBID e coordenadora de área do PIBID/Matemática, Profa. Dra. Angela Leite Moreno (ICEx/UNIFAL-MG)
Apresentação de trabalhos Apresentação oral Auditório Dr. João Leão de Faria 26/05/2017 19:00 20:00 Coordenador de Sessão: Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz
Apresentação de trabalhos Apresentação de pôsteres Hall do Auditório João Leão de Faria ou Hall do Prédio V 26/05/2017 20:00 21:00 Coordenador de Sessão: Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz
Coffee-break Hall do Auditório Dr. João Leão de Faria Todos os dias 20:30 21:00
Evento Cultural Apresentação de Dança Auditório Dr. João Leão de Faria 26/05/2017 21:00 21:30 Academia de Ballet Adágio
Encerramento Solenidade de Encerramento Auditório Dr. João Leão de Faria 26/05/2017 21:30 22:00 Comissão Organizadora da SEMAT

 

Descrição das Atividades
A IV Semana Acadêmica da Matemática (SEMAT) será realizada durante três dias e contemplará palestras, minicursos, oficinas, mesa redonda e mostras.

A ação será composta pelas seguintes atividades:

I. Palestras
Serão proferidas duas palestras por professores convidados externos cujo objetivo é iterar os licenciandos com pesquisas que vem sendo realizadas no Brasil nas áreas de Ensino de Matemática e Educação Matemática, apresentando-os a linhas metodológicas diversificadas para o processo de ensino-aprendizagem. A dinâmica para este tipo de atividade será exposição de seguida de discussões e arguição.

Palestra de abertura
Título: De volta à Matemática Demonstrativa
Palestrante: Prof. Gilberto Geraldo Garbi
Resumo: Esta palestra busca estimular os professores a provar ao menos os teoremas básicos de cada ramo da Matemática que ensinam, e não restringirem-se à mera exibição de fórmulas a serem memorizadas pelos alunos. Também é feita uma crítica ao modo como as escolas, de um modo geral, apresentam a Matemática aos jovens e provocam, em muitos deles, uma aversão incurável.
Público-alvo: Professores em formação e professores em exercício.
Local: Auditório João Leão de Faria.
Número de vagas: 240.
Sobre o Palestrante: É escritor e Engenheiro de Eletrônica formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Desenvolveu carreira na TELEPAR, chegando a Diretor Técnico e Diretor Presidente, após assumiu a presidência da TELEBRAS, atualmente é empresário do ramo de consultoria empresarial. Gilberto Garbi é autor do Best-Seller “O Romance das Equações Algébricas”, ganhador do Prêmio Jabuti de 1998 da área de Ciências Exatas. Este é o mais importante prêmio do livro brasileiro. Também é autor das obras “A Rainha das Ciências” e “CQD-Como Queríamos Demonstrar”. Gilberto Garbi é colaborador assíduo da Revista do Professor de Matemática, editada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com diversos artigos, propostas e soluções de problemas matemáticos. O curso de verão “História da Matemática” do IME-USP, voltado para a formação de professores, vem sendo ofertado frequentemente pelo professor Gilberto G. Garbi. O link com as informações do respectivo curso que será ofertado no verão de 2017 é apresentado a seguir: https://www.ime.usp.br/verao/index.php/turmas/apresentacao.php

Palestra II
Título: A Resolução de Problemas e Sistemas Lineares: um estudo caso no Ensino Médio envolvendo um método de escalonamento simplificado
Ministrante: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi (Universidade de São Paulo (ICMC/USP))
Resumo: Apresenta um estudo de caso de ensino de Matemática através da resolução de problemas, para o tratamento do conteúdo de sistemas lineares, na segunda série do Ensino Médio. A relevância do estudo justifica-se pelos ganhos de formação da professora e seus alunos, principalmente no que diz respeito aos aspectos metacognitivos envolvidos no processo. Na oportunidade, será também apresentado o método simplificado de escalonamento utilizado, que permite ao professor dar maior ênfase aos processos de aprendizagem, ao invés das técnicas de resolução e discussão de sistemas de equações lineares.
Público-alvo: Professores em formação e professores em exercício.
Local: Auditório João Leão de Faria.
Número de vagas: 240.
Sobre a Palestrante: Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) – área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da matemática, aspectos cognitivos e linguísticos na educação matemática, e ensino de matemática através da resolução de problemas. Coordenou o Curso de Licenciatura em Matemática no ICMC-USP, nos períodos de 1998 a 2009 e voltou à coordenação a partir de 2011; foi suplente da presidência da Comissão de Graduação do ICMC-USP, de novembro/2003 a novembro/2007 e de maio/2009 a outubro/2009. Possui experiência em outras comissões administrativas desta instituição. Faz parte do Conselho Editorial das revistas Bolema e Revista de Educação Matemática (SBEM-SP), é revisora dos seguintes periódicos Zetetiké, Bolema e Revista Perspectivas da Educação Matemática. Também sendo revisora de projeto de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

II. Minicursos
Serão ofertados dois minicursos, um deles por professor externo convidado e o outro por professor do próprio Curso, cujo objetivo é apresentar ferramentas diferenciadas que auxiliam o professor em suas atividades docentes. A dinâmica para este tipo de atividade será exposição-dialogada e prática.

Minicurso I
Título: História da Matemática
Ministrante: Prof. Gilberto Geraldo Garbi
Resumo: Neste minicurso são abordados alguns dos principais momentos da História da Matemática. Busca-se apresentar e propiciar aos alunos uma reflexão sobre a inserção cultural da evolução de alguns dos principais conceitos da Matemática na História da Humanidade.
Público-alvo: Professores em formação e professores em exercício.
Local: Auditório João Leão de Faria.
Número de vagas: 130.
Resultados Esperados: Espera-se que ao fim do minicurso o participante consiga refletir sobre a evolução histórica dos conteúdos dentro de uma perspectiva cultural relacionando-as com a História da Humanidade, com isso, o participante poderá incluir em suas aulas alguns aspectos da História da Matemática nas aulas de matemática, tornando-a mais atrativa para os alunos em geral.
Sobre o Ministrante: É escritor e Engenheiro de Eletrônica formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Desenvolveu carreira na TELEPAR, chegando a Diretor Técnico e Diretor Presidente, após assumiu a presidência da TELEBRAS, atualmente é empresário do ramo de consultoria empresarial. Gilberto Garbi é autor do Best-Seller “O Romance das Equações Algébricas”, ganhador do Prêmio Jabuti de 1998 da área de Ciências Exatas. Este é o mais importante prêmio do livro brasileiro. Também é autor das obras “A Rainha das Ciências” e “CQD-Como Queríamos Demonstrar”. Gilberto Garbi é colaborador assíduo da Revista do Professor de Matemática, editada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com diversos artigos, propostas e soluções de problemas matemáticos. O curso de verão “História da Matemática” do IME-USP, voltado para a formação de professores, vem sendo ofertado frequentemente pelo professor Gilberto G. Garbi. O link com as informações do respectivo curso que será ofertado no verão de 2017 é apresentado a seguir: https://www.ime.usp.br/verao/index.php/turmas/apresentacao.php

Minicurso II
Título: Introdução à Linguagem LaTex
Ministrante: Prof. Dr. Eric Batista Ferreira (UNIFAL-MG)
Resumo: O curso Introdução ao Latex pretende apresentar conteúdos básicos desta ferramenta de edição de textos técnicos: sua origem e seus criadores, funções e principais vantagens da linguagem Latex, caracteres reservados e preâmbulos, noções gerais de formatação de linha, página, parágrafo, hifenação, ortografia, corpos flutuantes: figuras e tabelas e ambientes matemáticos. Com isso, o curso objetiva disseminar o Latex por meio da divulgação de sua linguagem de programação, mostrando todas as vantagens que ela pode proporcionar ao usuário; e dar noções introdutórias e preliminares em linguagem Latex.
Público-alvo: Professores em formação e professores em exercício.
Local: Laboratório de Informática de Matemática e Estatística – LIME – D303
Número de vagas: 40.
Sobre o Ministrante: Professor Associado I do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Possui formação em Laticínios (Instituto Cândido Tostes, 1998), Engenharia Agronômica (UFLA, 2002), Matemática Licenciatura (UNIFAL-MG, 2012), Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária (UFLA, 2004), Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária (UFLA/Open University, 2007), Pós-doutorado em Estatística Multivariada (UFLA, 2009) e Pós-doutorado em Sensometria (Norwegian Institute of Food, Fisheries and Aquaculture Research -NOFIMA, 2013). Tem experiência em Sensometria, Estatística Multivariada, Probabilidade e Estatística aplicadas, Controle Estatístico de Processo, Estatística não-paramétrica e Educação Estatística. É editor-chefe da revista Sigmae, membro do conselho editorial do Journal of Mathematics and Statistics e membro Conselho Editorial Técnico-Científico Nacional da Revista da Universidade Vale do Rio Verde, além de ser revisor dos seguintes periódicos: Organizações Rurais e Agroindustriais, Revista Brasileira de Biometria e Ciência Rural (UFSM. Impresso).

III. Oficinas
Serão ministradas duas oficinas, a primeira por uma licenciada no curso, mestre e professora da rede básica de ensino, e a outra oficina de responsabilidade do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Matemática, cujo objetivo é capacitar professores em formação e professores da rede básica de ensino. A dinâmica para este tipo de atividade será a prática fundamentada na teoria.

Oficina I
Título: Soroban: uma ferramenta para a compreensão dos algoritmos das operações aritméticas e do sistema de numeração decimal
Ministrante: Ms. Cristiane Costa da Fonseca Cintra
Resumo: O ensino da Matemática fundamentado em aulas teóricas e pouco práticas pode ser desfavorável à compreensão dos conteúdos por alguns alunos, principalmente se estes apresentarem alguma deficiência, seja ela intelectual, visual ou até mesmo dificuldade de concentração. Sendo assim, o material didático concreto, manipulável, assume um papel efetivo no processo de ensino-aprendizagem para esses alunos. O Soroban, ou ábaco japonês, é um instrumento de cálculo que estimula a coordenação motora, desenvolve o raciocínio lógico e a memória, e necessita mais de estímulos táteis do que visuais para ser operado. Portanto, pode ser uma importante ferramenta, com finalidade educativa, capaz de contribuir para o ensino e a aprendizagem da Aritmética e na compreensão do sistema de numeração decimal para estudantes do Ensino Fundamental. Mas o uso do Soroban em sala de aula ainda não é muito difundido nas escolas brasileiras. A maioria dos professores de Matemática desconhece a forma de utilizá-lo e tampouco sabe que seu uso deve ser disponibilizado pelo sistema de ensino para alunos com deficiência visual como é garantido pelo Ministério da Educação. Portanto, difundir o conhecimento da utilização do Soroban por professores de Matemática se torna imprescindível no momento em que a rede de ensino brasileira passa por modificações para se tornar um sistema verdadeiramente inclusivo.
Resultados Esperados: Espera-se que ao fim da oficina o participante consiga utilizar o Soroban para a realização da adição e subtração pela técnica oriental, onde se opera das ordens maiores para as menores, e pela técnica ocidental, que opera das ordens menores para as maiores.
Público-alvo: Professores em formação e professores em exercício.
Local: Laboratório de Ensino de Matemática – LEMA – D413.
Número de vagas: 40.
Sobre a Ministrante: Possui mestrado em Estatística Aplicada e Biometria (2016) e graduação em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas (2013) e curso técnico em eletrônica pela Escola Estadual Técnico Industrial Tancredo Neves (1996). Seu trabalho de conclusão de curso foi na área de Educação Inclusiva com o título “Soroban: uma ferramenta capaz de contribuir na aprendizagem da Matemática por estudantes com deficiência visual”, tendo ministrado oficinas sobre Soroban em congressos regionais e nacionais. Atualmente é professora de Matemática do Ensino Básico na FAPESMIG.

Oficina II
Título: Matemática Divertida e Curiosa
Ministrante: PIBID/Matemática
Esta oficina será de responsabilidade do PIBID/Matemática, com os bolsistas organizando a atividade sob orientação do coordenador de área.
Resumo: A oficina será desenvolvida através de práticas orientadas de planejamento e de avaliação de atividades pedagógicas, dentro ou fora de sala de aula. Assim, o objetivo é capacitar professores de Matemática para execução de projetos didáticos que tornem o processo de ensino-aprendizagem de matemática mais lúdico e acessível à crianças e adolescentes. Essa atividade será pautada pela prática orientada pela teoria.
Público-alvo: Professores em formação e professores em exercício.
Local: Laboratório de Ensino de Matemática D-413.
Número de vagas: 40.
Sobre o Programa: O Programa de Iniciação à Docência promove ações focadas na articulação ensino, pesquisa e extensão, em favor da profissionalização e aprimoramento da atuação docente em escolas públicas. Com a docência compartilhada, os bolsistas de Iniciação à Docência (ID) articulam teoria e prática, em atividades que são realizadas ora na universidade ora em instituições públicas de educação básica.

Apresentação de trabalhos
Com o objetivo de socializar trabalhos acadêmicos de pesquisa e extensão, no âmbito do curso, desenvolvidos tanto internamente quanto externamente, será realizada uma seção de apresentação de trabalhos. Os trabalhos serão submetidos para quatro áreas: Educação Matemática e Ensino, Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Será selecionado um trabalho de cada uma das áreas para apresentação oral de 15 minutos, os demais trabalhos serão apresentados na forma de pôster. Os pôsteres ficarão expostos durante toda a duração do evento em locais de passagem e, no último dia, serão avaliados, sendo este um momento de diálogo entre os autores e os demais participantes.

Sessão Oral
Local: Auditório João Leão de Faria – 240 vagas
Coordenadora da sessão: Profa. Dra. Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz
Resumo: Apresentação oral dos trabalhos selecionados.

Sessão de Pôster
Coordenador da Seção: Prof. Dr. José Claudinei Ferreira
Resumo: Apresentação visual com arguição dos trabalhos aprovados, exceto os apresentados na forma oral.
Local: Hall do Auditório Leão de Faria ou Hall do Prédio V, dependendo do número de trabalhos aprovados.
Número de vagas: 240.

V. Mesa-redonda
Título: Reflexões sobre os dez anos do curso de Matemática
Componentes da Mesa: Prof. Dr. José Carlos de Souza Júnior e Prof. Dr. José Paulo Carvalho dos Santos
Mediador: Profa. Dra. Angela Leite Moreno
Resumo: Coincidindo com a mudança de gestão do curso, este será um espaço-tempo de discussões com objetivo de explicitar as questões relacionadas ao curso, sendo um momento simbólico de troca de coordenação. A dinâmica desta atividade consistirá da abertura da mesa com o mediador apresentando os objetivos da atividade, e os coordenadores que terão quinze minutos para a fala inicial, seguidas por questionamentos e discussões sobre o curso com a participação ativa dos discentes.
Público-alvo: Discentes do curso de Matemática-Licenciatura.
Local: Auditório João Leão de Faria.
Número de vagas: 130.
Sobre os componentes da mesa: José Carlos de Souza Junior é bacharel, licenciado, mestre e doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor associado do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi coordenador da área de Matemática do PIBID/UNIFAL-MG entre os anos de 2011 e 2015 e atualmente é professor colaborador do mesmo. José Paulo Carvalho dos Santos é licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP, 1998), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2001) e doutorado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos (2006). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Alfenas, onde é Coordenador do Curso de Matemática-Licenciatura e faz parte do corpo docente do mestrado em Estatística Aplicada e Biometria. É revisor dos periódicos: “Differential Equations & Applications” e “Journal of Applied Mathematics and Computing. International Journal”.

VI. Circuito da Matemática
Título: Matemática Divertida e Curiosa
Responsabilidade: PIBID/Matemática
Resumo: Em homenagem ao Dia da Matemática comemorado no mês de maio, esta atividade tem o objetivo de desmistificar que a matemática é uma disciplina complicada e de difícil aplicação. Para esta atividade serão montados stands no hall do Prédio V, com monitores onde os convidados participarão das atividades propostas em cada stand.
Público-alvo: Alunos e Professores da rede básica de ensino.
Local: Hall do Prédio V.
Número de vagas: 400 vagas

VII. Atividades Culturais
Apresentação Musical
Grupo: Camerata Theophillus da UNIFAL-MG
Resumo: Apresentação de peças de música erudita e de câmara
Público-alvo: Todos os participantes.
Local: Auditório João Leão de Faria.
Número de vagas: 240.

Apresentação de Dança
Grupo: Academia de Ballet Adágio
Resumo: Apresentação de dança do ventre.
Público-alvo: Todos os participantes.
Local: Auditório João Leão de Faria.
Número de vagas: 240.

VIII. Cerimônias
Abertura
Convidados: Reitor, Pró-Reitores de Graduação, Pesquisa e Extensão, Coordenador do Curso, Coordenador da IV SEMAT.
Resumo: Cerimônia conduzida pelo mestre de cerimônias com fala dos convidados que compõe a mesa.
Público-alvo: Todos os participantes.
Local: Auditório João Leão de Faria.
Número de vagas: 240.

Encerramento
Convidados: Comissão organizadora
Resumo: O coordenador do evento faz uma fala sobre as atividades desenvolvidas, a avaliação da ação e fechamento do encontro.
Público-alvo: Todos os participantes.
Local: Auditório João Leão de Faria.
Número de vagas: 240.