Orientações

O projeto de extensão Cerveja com Ciência busca criar oportunidades e conexões com as atividades de ensino (disciplina Ciência da Cerveja) e de pesquisa, fomentando pesquisas relacionadas com a produção cervejeira.

Caso tenha interesse em desenvolver alguma atividade de pesquisa ou parceria, entre em contato conosco.

Orientações em andamento:

IC (2023-24) Tallis Vinicius Araujo da Silva; Aumento de valor agregado da cerveja: uso de insumos inovadores e aumento do potencial antioxidante. Orientador: Gabriel Gerber Hornink, Co-orientador: Bruno Martins Dala Paula.

TCC (2023-24) Vivian Santana de Almeida; Microrganismos não-Saccharomyces na produção de cervejas: uma visão do estado atual.  Orientador: Gabriel Gerber Hornink

Estágio (2024) Lívia Fermoselli Pirola

 


Orientações anteriores:

TCC Graduação (2023) Tallis Vinicius Araujo da Silva; Impacto de técnicas diversificadas de hidratação na viabilidade de leveduras cervejeiras comerciais. Orientador: Gabriel Gerber HorninkTCC

Especialização (2023) Gabrielle Coelho Leal. Uso das ferramentas de controle de qualidade de Ishikawa na produção de cerveja: uma revisão sistemática.  (Especialização em Tecnologia e qualidade em produção de alimentos)

TCC Graduação (2023) Angélica Cristina de Souza. Uso de leveduras não-Saccharomyces para produção de cerveja sem álcool ou com baixo teor alcoólico: uma revisão sistemática. (Especialização em Tecnologia e qualidade em produção de alimentos)

IC (2022-23) Diego Maciel Silva do Carmo; Aplicação de farinhas obtidas de cascas de frutas e de coprodutos da indústria cervejeira em produtos de panificação e confeitaria. Orientação Bruno Martins Dala Paula; Co-orientador: Gabriel Gerber Hornink

IC (2022-23) Gustavo Chagas Moreira; Bioacessibilidade de compostos fenólicos em farinhas de resíduos agroindustriais de PANC’s. Orientação Bruno Martins Dala Paula.; Co-orientador: Gabriel Gerber Hornink

IC (2022-23) Tallis Vinicius Araujo da Silva; Ciência da cerveja: aprimoramentos e avaliações no processo cervejeiro e a produção de cerveja com marolo (Annona crassiflora). Orientador: Gabriel Gerber Hornink, Co-orientador: Bruno Martins Dala Paula.

TCC Graduação (2020) Amanda de Fátima Bueno. Avaliação dos teores de fenólicos totais e do potencial antioxidante durante a produção de cerveja artesanal. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) – Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Bruno Martins Dala Paula.