G Suite for Education

Informações Gerais

Seja bem-vindo a página do G Suite UNIFAL-MG para discentes, servidores e colaboradores!

O que é o G Suite

G Suite é nome dado a um conjunto de ferramentas desenvolvidas e mantidas pelo Google e que podem ser personalizadas de forma independente para uso em uma instituição, organização ou empresa. Entre essas ferramentas estão soluções para e-mail (Gmail), web conferência (Google Meet), repositório de arquivos (Google Drive), edição de documentos (Google Docs), ensino a distância (Google Classroom), agenda (Google Agenda) e várias outras que são úteis no dia a dia de uma instituição de ensino como a nossa. A UNIFAL-MG obteve junto ao Google o direito de utilizar o G Suite e oferecer a sua comunidade acadêmica e administrativa as principais ferramentas que fazem parte desse pacote de aplicações. Dessa forma, a partir de agora vamos nos referir ao G Suite como G Suite UNIFAL-MG.

Confira nesse link a reportagem produzida pela Diretoria de Comunicação sobre a adesão da UNIFAL-MG ao G Suite.

Assista ao vídeo em que o Reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, anuncia a adesão da Universidade ao G Suite.

Acesso

Acessando o G Suite UNIFAL-MG

O primeiro passo é ativar sua conta no G Suite, através do link abaixo. A ativação deve ser feita uma única vez para que se tenha acesso aos serviços disponibilizados através do G Suite.

https://gsuite.unifal-mg.edu.br/gsuite/ativarconta

Após a ativação da conta, para acessar um serviço do G Suite basta abrir o link abaixo em um navegador (recomenda-se o Google Chrome ou o Mozilla Firefox) e se autenticar:

https://gsuite.unifal-mg.edu.br/

😀 Dica: armazene esse endereço nos favoritos do seu navegador preferido!

Em seguida basta digitar o seu usuário institucional (nome.sobrenome) e  a senha que você já utiliza para acessar os sistemas e serviços da UNIFAL-MG.

  • Se você é servidor (Docente ou TAE) o usuário deve ser seguido de @unifal-mg.edu.br;
  • Se você é colaborador terceirizado o usuário deve ser seguido de @colab.unifal-mg.edu.br;
  • Se você é aluno o usuário deve ser seguido de @sou.unifal-mg.edu.br. O seu login do GSuite foi enviado para seu email pessoal e poderá ser consultado também no Sistema Acadêmico. O acesso a todos os demais sistemas permanece com a matrícula/senha. É necessário ressaltar ainda que ao confirmar a criação de sua conta, se você possuir mais de uma matrícula, todas as suas senhas serão unificadas.

 😀 Dica: se for o seu primeiro acesso, você deverá ler a aceitar os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Google!

Para ler o tutorial completo clique aqui!

Serviços / Tutoriais

Esta página tem como objetivo apresentar aos discentes, servidores e colaboradores as principais ferramentas que compõem G Suite, para que todos as conheçam e as utilizem com eficiência em suas atividades acadêmicas e administrativas, obtendo o máximo de aproveitamento possível dessa tecnologia.

Cada tutorial foi pensado com o foco em guiar você na apropriação de ferramentas como Gmail, Google Meet, Google Classroom, Google Drive, Google Docs e outras disponíveis no G Suite. Acompanhando o material a seguir você estará apto a:

  • Acessar e utilizar sua conta G Suite da UNIFAL-MG;
  • Utilizar o Gmail como conta de e-mail institucional;
  • Criar e participar de videoconferência a partir do Google Meet;
  • Acessar e participar de aulas remotas pelo Google Classroom;
  • Adicionar eventos a sua agenda integrada e convidar pessoas no Google Agenda;
  • Abrir, gerenciar e compartilhar arquivos pelo Google Drive;
  • Acessar e editar, inclusive de forma colaborativa, documentos de texto por meio do Google Docs;
  • Visualizar e produzir apresentações com o Google Slides.
  • Criar notas e lembretes com o Google Keep;
  • Promover e participar de discussões no Google Groups;

😀 Dica: Sempre que solicitado o login, você terá que utilizar o email completo (nome.sobrenome@unifal-mg.edu.br, nome.sobrenome@sou.unifal-mg.edu.br ou nome.sobrenome@colab.unifal-mg.edu.br).

Gmail

Gmail

O que é: O Gmail é um serviço gratuito de webmail criado pelo Google em 2004, que usa um protocolo seguro de comunicação e por isso fornece comunicações autenticadas e criptografadas. Substitui o Zimbra como solução de email.
Endereços:

Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Meet

Google Meet

O que é: Google Meet é um serviço de comunicação por vídeo (webconferências). Até 30/09/2020 está permitindo gravações e salas com até 250 participantes. Após esse período, perderá a função de gravação e o limite de usuários passará a ser de 100 participantes.
Endereço: https://meet.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Classroom

Google Classroom

O que é: Google Classroom é um gerenciador de conteúdos educacionais que permite criação e publicação de conteúdos, artigos, vídeos e avaliações que podem ser integrados por meio de ferramentas disponíveis no G Suite, tais como o Calendar, Drive, Meet e outras. Possuirá integração com o Sistema Acadêmico para criação de salas virtuais e inserção de usuários nas salas.
Endereço: https://classroom.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Agenda

Google Agenda

O que é: Google Agenda é um serviço de agenda e calendário on-line. Disponível em uma interface web, é possível adicionar, controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades. Também pode ser acessado a partir da barra lateral direta do Gmail.
Endereços:

Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Drive

Google Drive

O que é: Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos. Google Drive abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais.
Endereços:

Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Docs

Google Docs

O que é: Conjunto de soluções para escritório que engloba editor de textos, editor de planilhas e editor de apresentações, permitindo a construção colaborativa de documentos.
Endereço: https://docs.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Forms

O que é: Ferramenta para criação de formulários online.
Endereço: https://forms.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Keep

Google Keep

O que é: Keep é um serviço do Google para anotações e listas. O aplicativo permite a criação e acesso de notas via celular ou via web e pode ser sincronizado com o Google Drive. Também pode ser acessado a partir da barra lateral direta do Gmail.
Endereço: https://keep.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Groups

Google Groups

O que é: O Google Groups é uma ferramenta para se comunicar com grupos de pessoas on-line, criar comunidades e grupos de discussão. Substitui o serviço de listas do Zimbra.
Endereço: grupos.unifal-mg.edu.br
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Jamboard

Google Jamboard

O que é: O Jamboard é um aplicativo que pode ser utilizado de diversas maneiras em atividades colaborativas. Pode ser utilizado como lousa digital, mural, com atividades interativas e outras possibilidades. Ele está disponível como plugin no Google Chrome e como aplicativo Android e iOS.
Endereço: https://jamboard.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Tarefas

O que é: Gerenciador de tarefas integrado ao Gmail.
Endereço: Disponível na barra do lado direito do Gmail ou via aplicativo para celular.
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

FAQ

  • Qual login/senha devo util
  • izar? E se esqueci minha senha, como recuperá-la?

A senha da sua conta no G Suite é a mesma utilizada para todos os sistemas da UNIFAL-MG. Discentes deverão utilizar nome.sobrenome (consulte no Sistema Acadêmico). Para recuperar sua senha, utilize o link https://www.unifal-mg.edu.br/nti/login-institucional/

  • Não consigo ativar a minha conta no GSuite, o sistema fala que as senhas não conferem. O que eu faço?

Nesse caso é provável que você tenha esquecido a sua senha. Então primeiro você deve recuperá-la e só depois ativar a sua conta GSuite. Clique aqui para ver um passo a passo de como fazer esse procedimento.

  • Já possuo uma conta no Gmail. O que acontecerá?

Nada. A nova conta @unifal-mg.edu.br é independente, apenas utiliza a infraestrutura do Gmail. Para saber como trabalhar de maneira paralela entre as duas contas, acesse o tutorial em https://www.unifal-mg.edu.br/nti/trabalhando-com-o-gsuite-e-sua-conta-pessoal-de-maneira-paralela/

  • Quero importar o conteúdo de outra conta em outro serviço para minha conta institucional UNIFAL-MG. Como proceder?

É importante ressaltar que de acordo com a Resolução Nº 02/2020 do CGD, O serviço de e-mail institucional da UNIFAL-MG é destinado ao ensino, à pesquisa, à extensão e à administração, sendo vedado ouso para fins particulares”. Dessa maneira, somente utilize essa importação caso utilizasse, antes da implementação do GSuite, algum serviço de email externo à UNIFAL-MG somente para fins institucionais. Para proceder a importação, acesse o tutorial no link https://www.unifal-mg.edu.br/nti/tutoriais/importacao-de-emails-e-contatos-de-outros-servicos-para-o-gsuite/.

  • Como solicitar confirmação de leitura de um email?

Escreva a mensagem no Gmail normalmente. Em seguida, na parte inferior da janela “Escrever”, clique em Mais (3 pontinhos) , após em Solicitar confirmação de leitura.

Entretanto, não dependa das confirmações de leitura para verificar a entrega de e-mails. Elas geralmente funcionam em vários sistemas de e-mail, mas de acordo com a documentação disponível em https://support.google.com/a/answer/1383374?hl=pt-BR, você pode receber confirmações de mensagens não lidas ou não receber confirmações de mensagens lidas.

  • Como importar o conteúdo de uma sala do Google Classroom para outra?

Basta seguir os passos que constam no link https://support.google.com/edu/classroom/answer/9093680?hl=en

  • O Google Meet institucional possui possibilidade de gravação? Quantos usuários podem estar na sala?

Até 30/09/2020 está permitindo gravações e salas com até 250 participantes. Após esse período, perderá a função de gravação e o limite de usuários passará a ser de 100 participantes.

  • É possível acessar o e-mail em dispositivos móveis?

Sim. Recomendamos a utilização do aplicativo Gmail que pode ser encontrado nas lojas de aplicativos do seu dispositivo.

  • As minhas mensagens não estão em ordem de recebimento. O que fazer?

Por padrão, o Gmail organiza as mensagens por assunto (conversa). Para desativar este recurso, siga os passos do guia disponível em https://support.google.com/mail/answer/5900?hl=pt-BR.

  • Como configurar clientes de e-mail POP/IMAP?

Acesse o link https://support.google.com/mail/topic/7280141?hl=pt-BR&ref_topic=7280290, e verifique as configurações para cada serviço.

  • Como configurar a nova conta em meus dispositivos móveis, Android ou iOS (Iphone)?
  1. Para Android, seguir as orientações: https://support.google.com/mail/topic/2451697?hl=pt-BR&ref_topic=2451730.
  2. Para iOS, seguir as orientações: https://support.google.com/mail/topic/2467017?hl=pt-BR&ref_topic=2451730.
  • Como configurar clientes de e-mail com Acesso IMAP para o Gmail utilizando, Outlook, Thunderbird, Apple Mail, IPhone ou Outros clientes de e-mail?

Para configurar siga as orientações em: https://support.google.com/mail/answer/78892?hl=pt-BR&ref_topic=7280141.

  • Como realizo a configuração de resposta automática no Gmail?

A configuração de resposta automática no Gmail está disponível em: https://support.google.com/mail/answer/25922?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR.

Legislação e Privacidade

Privacidade e Segurança

Segundo o Google, as instituições podem usar os serviços principais do G Suite em compliance com a Lei de Proteção da Privacidade On-line (COPPA, na sigla em inglês) e a Lei dos Direitos Educacionais e da Privacidade da Família (FERPA, na sigla em inglês). Esses serviços não exibem anúncios e não usam as informações presentes neles para fins publicitários.

Quais os termos do acordo feito entre UNIFAL-MG e Google?

Os termos de adesão ao “G Suite” estão disponíveis no seguinte link: Termos G Suite. Qualquer escola que pretende dispor destes recursos pode cadastrar seu domínio a partir deste mesmo endereço.

Observe que estes termos genéricos e incluem condições de pagamento para escolas particulares com fins lucrativos. Para a UNIFAL-MG estas condições não se aplicam.

Qual a regulamentação e a política de proteção de dados dos usuários neste acordo?

O uso das ferramentas inerentes ao pacote G Suite, assim como o uso de todos recursos disponíveis no domínio “unifal-mg.edu.br”, é regulamentado pelas seguintes resoluções:

Resolução CGD 02/2020 – Estabelece as normas de uso do serviço de e-mail institucional da UNIFAL-MG.

Resolução CGD 03/2020 – Estabelece as normas de uso de credenciais de acesso no âmbito da UNIFAL-MG.

Resolução CGD 04/2020 – Estabelece as normas de uso dos serviços disponíveis no GSuite for Education no âmbito da UNIFAL-MG.

Resolução CGD 05/2020 – Estabelece as diretrizes e normas para o uso dos serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos na UNIFAL-MG.

OFÍCIO CIRCULAR No 3/2020/NTI/Reitoria/UNIFAL-MG – Classificação de Informações que poderão transitar na nuvem.

OFÍCIO CIRCULAR No 4/2020/NTI/Reitoria/UNIFAL-MG – Divulgação da Adesão ao Gsuite for Education

Além destes regulamentos internos, a própria Google oferece e expõe no link Google Privacidade a sua política de privacidade. Ao fazer uso das ferramentas disponíveis no “G Suite”, assumimos que o usuário tem ciência de suas responsabilidades como usuário da UNIFAL-MG e da política de privacidade do Google.

O Google é a proprietário dos dados das instituições ou dos alunos?

Não. O Google não se considera proprietário dos dados dos clientes nos serviços principais do G Suite, e isso é afirmado nos contratos, na seção “Propriedade intelectual”.

O Google vende os dados dos alunos ou das instituições para terceiros?

Não. O Google não vende seus dados do G Suite para terceiros nem compartilha informações pessoais armazenadas nos sistemas com terceiros, exceto em algumas circunstâncias excepcionais descritas no contrato do G Suite e na Política de Privacidade do Google, como quando o usuário solicita o compartilhamento ou quando é obrigado a fazer isso de acordo com a lei.

O G Suite tem anúncios?

Não. No pacote de serviços principais do G Suite não há anúncios. Fora desse pacote, os serviços adicionais do Google podem exibir anúncios, conforme descrito no Aviso de privacidade do G Suite. Para os usuários do G Suite, o Google não usa informações pessoais, ou informações associadas a uma Conta Google, para segmentar anúncios.

Links Importantes  – Termos e políticas Google

Migração

Email

Inicialmente, os emails antigos hospedados no Zimbra, não serão migrados para a plataforma GSuite. Após a criação e adequação de todas as caixas de email, a migração de mensagens será feita de forma gradativa e sem um prazo definido para conclusão. O tempo de migração irá variar de acordo com tamanho da caixa e da quantidade de caixas a serem migradas. O processo de migração segue as regras impostas pelo Google e certos tipos de conteúdo não são migrados.

O que será migrado?

  • Mensagens de email, pastas e subpastas;

O que NÃO será migrado?

Enquanto o processo de migração de todos os emails não tiver sido concluído, todos os emails antigos continuarão disponíveis para consulta no endereço https://zimbra.unifal-mg.edu.br e https://discentes.unifal-mg.edu.br. É importante frisar que todas as mensagens após a migração serão enviadas para o GSuite e o email antigo deixará de receber novas mensagens. Não será mais possível também o envio de novas mensagens através do servidor antigo. Para os discentes que já possuem email e passam a usar o email @sou.unifal-mg.edu.br, os endereços antigos @discentes.unifal-mg.edu.br continuarão funcionando normalmente para recebimento de mensagens na plataforma do Google.

Arquivos

O Samba continuará funcionando normalmente. A migração dos arquivos será definida após a conclusão da migração das caixas de email.

Suporte

Dúvidas, problemas e suporte em geral serão fornecidos através dos seguintes canais:

  • Ordem de Serviço no SOS (apenas servidores)
  • Email para nti@unifal-mg.edu.br
  • Mensagem via whatsapp para 35-3701-9033 (devido à pandemia, não estamos fazendo atendimento telefônico)
  • Durante o dia 27/07, haverá equipe do NTI de plantão das 07:00 às 17:00 em webconferência para tirar dúvidas através do link https://meet.google.com/yag-dzea-pda

  • No dia 27/07, haverá a live de lançamento às 10:00 no canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube (https://www.youtube.com/unifalmgoficial)