Discentes do campus Poços de Caldas aprimoram conhecimentos sobre petróleo e gás em visita técnica à refinaria da Petrobras

Estudantes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT), Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Minas, bem como discentes do Mestrado em Engenharia Química do campus Poços de Caldas, registrados na Society of Petroleum Engineers (SPE) participaram de uma atividade de extensão, a qual consistiu em uma visita técnica à refinaria da Petrobras/REPLAN, na cidade de Paulínia-SP.

Intitulado “Petróleo e Gás”, o evento foi coordenado pela professora Fátima Sarkis com o objetivo de proporcionar aos discentes conhecimento da tecnologia aplicada à indústria de petróleo e da atividade profissional no setor de óleo e gás. “Na visita técnica foi possível observar uma planta industrial em pleno funcionamento, sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos necessários”, conta Profa. Fátima.

Segundo a coordenadora da ação extensionista, os combustíveis fósseis, petróleo, gás natural e carvão mineral são fontes de energia e matérias-primas para a indústria, e o setor de petróleo e gás é o que movimenta a economia mundial. “Esses recursos energéticos são estratégicos para o país causando impactos significativos na economia e política nacional”, comenta, acrescentando que as atividades de exploração e produção constituem a base da indústria do petróleo, exigindo grandes investimentos e profissionais altamente qualificados. “Este mercado demanda profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, sendo grandes as oportunidades de trabalho, mas é preciso se qualificar profissionalmente”, reforça.

A visita técnica à refinaria da Petrobras foi realizada no dia 25/10.

Fotos: Arquivo Pessoal professora Fátima Sarkis