Professores da rede municipal de educação de Alfenas compartilham experiências do fazer pedagógico durante seminário na UNIFAL-MG

Cerca de 80 professores da rede pública municipal de educação de Alfenas marcaram presença no “Seminário: compartilhando conhecimentos, tecendo saberes” promovido na Universidade, nesta quarta-feira, 05/12. O evento foi oportuno para troca de experiências entre os participantes sobre projetos desenvolvidos nas escolas.

Sob a coordenação das professoras da UNIFAL-MG, Carla Helena Fernandes, Débora Felício Faria e Vanessa Cristina Girotto, e também do professor Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, o seminário teve a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas.

Segundo Profa. Débora, o evento reúne as ações realizadas no âmbito do Programa de Formação de Professores que abordou iniciativas nas diferentes etapas e modalidades de ensino: educação infantil, ensino fundamental, educação de pessoas jovens e adultas, educação especial e educação inclusiva, no ano de 2018. “A realização desse programa foi gestada com muito carinho tentando tecer alguns caminhos e aproveitar o que a gente já tem de trabalho realizado nas escolas, para enriquecer e aprofundar algumas discussões importantes no campo da educação, pensando no fazer pedagógico dentro das escolas municipais de Alfenas”, explica.

A abertura do evento contou com os professores do Centro Musical Walda Tiso Veiga , Júlio César da Paz e Wilson Carvalho, na interpretação do Hino Nacional e do Hino de Alfenas.

Participaram da cerimônia também, a pró-reitora de Extensão, professora Eliane Garcia Rezende, na ocasião representando a Reitoria; a secretária de Educação e Cultura de Alfenas, professora Tani Rose, e as coordenadoras do evento, professoras Débora Felício Faria e Vanessa Cristina Girotto.

“A gente vive hoje um momento difícil para universidade pública, mas nós não vamos deixar a nossa alegria esmorecer; vamos nos manter firmes no propósito de pensar em uma escola que seja inclusiva, que seja de qualidade, que seja humana e justa para todos os estudantes”, ressaltou Profa. Débora durante a abertura.

Ao longo do dia, os participantes prestigiaram palestras ministradas pelos docentes Luisa Brito (Biologia) e Robson Carvalho (Letras), que procuraram partilhar a experiência vivenciada na área de educação, cada qual com sua formação, dando ênfase nos trabalhos desenvolvidos na Universidade que impactam no ensino e aprendizagem nas escolas. A professora Luisa falou sobre o tema “Currículo, Criança e Natureza: aventuras possíveis” e o professor Robson abordou “Ensinar a ler, aprender e avaliar: avaliação diagnóstica de habilidades de leitura”.

A programação contemplou ainda, a exposição das ações desenvolvidas pelos professores das escolas públicas municipais de Alfenas. No hall do prédio V, foi possível conhecer algumas iniciativas como o projeto “Vamos Todos Cirandar”, “Oficinas Interidades”, “Leitura e Escrita – Poetas da Escola”, “Diversidade”, “Recursos para Contação de Histórias”, “Contos, Cantos e Encantos”, entre outros.

O Programa de Formação de Professores

Estruturado nos projetos “Diálogos em rede: experiência e protagonismo docente” e “Ações dialógicas: educação e transformação social”, o programa desenvolve ações articuladas entre si, possuindo a mesma raiz teórico-metodológica de utilizar a prática na construção do conhecimento por meio da pesquisa para a formação, baseando-se nas experiências vividas na sociedade, cultura, escola, com o estudante e na docência.

Os projetos são organizados em eixos temáticos e contemplam atividades voltadas para as diferentes etapas e modalidades de ensino: educação infantil, ensino fundamental, educação de pessoas jovens e adultas, educação especial e educação inclusiva. Além dos projetos, o programa também é formado por um grupo de estudos em aprendizagem dialógica.

A proposta do seminário fecha o ciclo de atividades realizadas, quando há o compartilhamentos das experiências e conhecimentos construídos durante os encontros. O objetivo é produzir, ao longo do percurso previsto para dois anos de atividades, um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazos a ser apresentado à Secretaria de Educação de Alfenas; além de consolidar uma rede de professores pesquisadores em educação, envolvendo a Educação Básica e o Ensino Superior.