UNIFAL-MG entrega primeiro certificado de reconhecimento de diploma estrangeiro

A UNIFAL-MG entregou o primeiro certificado de reconhecimento de diploma estrangeiro no dia 28/12. O documento foi concedido a Cynthia Rosa Sales, mestra em Fisioterapia pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, tornando seu diploma equivalente ao do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, habilitando-a ao exercício da profissão, como mestra, em todo território nacional.

Em clima comemorativo, a entrega do certificado à diplomada foi feita pelo reitor em exercício, Prof. Alessandro Antônio da Costa Pereira, no Gabinete da Reitoria, momento que contou também com a presença da diretora em exercício do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), Ira de Lizandra Gonçalves, do gestor institucional de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas, Geraldo José Rodrigues Liska, e familiares de Cynthia.

“Esse momento traz um impacto positivo nas políticas voltadas para a internacionalização do Ensino Superior e torna-se um marco legal diante do esforço de internacionalização empreendido na Universidade”, destaca Geraldo, gestor institucional desde 2017, a convite do então reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva.

Segundo Geraldo, a UNIFAL-MG dispõe de uma página institucional com as informações sobre o processo de revalidação/reconhecimento e todo o trâmite é realizado pela Plataforma Carolina Bori, lançada em 2017, a qual reúne informações em português, inglês e espanhol. “A plataforma permite que os portadores de diploma estrangeiro se cadastrem, selecionem uma universidade, enviem a documentação digitalizada e façam a solicitação de revalidação/reconhecimento”, esclarece.

Até o momento, a UNIFAL-MG tem recebido 12 pedidos de revalidação e reconhecimento de diplomas, entre variados cursos de graduação (Odontologia, Nutrição, Letras, Enfermagem e Engenharia Química) e programas de pós-graduação (História Ibérica, Educação e Ciências da Reabilitação).

Confira a Plataforma Carolina Bori: http://carolinabori.mec.gov.br/

Acesse a página de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas da UNIFAL-MG: https://www.unifal-mg.edu.br/revalidacao/

Para entender melhor:

O que é revalidação e reconhecimento de diploma obtido no exterior?

Procedimento realizado por instituição brasileira para declaração de equivalência dos diplomas de graduação ou pós-graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, tornando-os aptos para os fins previstos em Lei.

Qual é a diferença entre revalidação e reconhecimento de diplomas?

A Revalidação de Diplomas será aplicada para tramitação de processos dos cursos de Graduação estrangeiros, enquanto o reconhecimento de diplomas estrangeiros de aplicará aos diplomas de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por universidades estrangeiras.