Universidade celebra termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Machado

A UNIFAL-MG e a Prefeitura Municipal de Machado celebraram um termo de cooperação técnica, na tarde de 25/01, visando desenvolvimento e execução de programas e projetos, bem como intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos, tecnológicos e de pesquisa. O termo foi assinado pelo reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira e o prefeito municipal, Julbert Ferre de Morais.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, que foi designada como responsável pelas atividades do termo, o principal objetivo é viabilizar ações de extensão universitária, atendendo necessidades da Secretaria de Educação de Machado-MG. “As ações serão na área de educação inclusiva, auxiliando na estruturação de um Núcleo de Apoio Integrado ao Aluno (NAIA) com necessidades especiais e na área de empreendedorismo, com atuação da nossa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) incubando uma cooperativa para transporte escolar e uma associação para coleta seletiva”, afirmou.

Tais ações acontecerão via planos de trabalho, sendo que dois, envolvendo a criação do NAIA e a ITCP, já estão em elaboração. “As ações envolverão professores da UNIFAL-MG da sede e do campus de Varginha, estudantes de graduação na fase de estágio e bolsistas de extensão para a execução das atividades, bem como voluntários”, contou a pró-reitora.

Para o reitor, a parceria com o município é importante também por propiciar aproximação e criar novas possibilidades entre a Instituição e a comunidade: “os projetos irão impactar positivamente na medida em que oferecem a possibilidade do município potencializar as cooperativas, ter uma melhor gestão do recurso público e também criar oportunidades de emprego e renda para a população em uma relação mediada pelo conhecimento e expertise que a Universidade tem a oferecer”, disse.

Ainda segundo a Profa. Eliane, o intercâmbio entre o corpo técnico do município e pesquisadores, docentes e estudantes da Universidade, possibilita a ampliação das frentes de atuação da extensão universitária. “Esse tipo de parceria é extremamente relevante para nossa Universidade, trazendo possibilidades de aprendizado para nossos estudantes, interação com a realidade social da região e contribuindo para o desenvolvimento regional e produção de novos saberes”, finaliza.