UNIFAL-MG firma parceria para desenvolvimento de ações de extensão e pesquisas científicas na área ambiental

Representantes das empresas Viasolo Engenharia Ambiental S.A. e Alfenas Ambiental Tratamento de Resíduos e Limpeza Urbana Ltda estiveram na Instituição, na tarde da última segunda-feira (25/03), para alinhamento da parceria que inclui, além do provimento de bolsas para discentes, disponibilização de recursos financeiros e insumos para desenvolvimento de ações de extensão e pesquisas científicas voltadas para a área ambiental pela UNIFAL-MG.

A proposta apresentada prevê a realização de um projeto de extensão com ações educativas para conscientização da população de Alfenas em relação à coleta seletiva de lixo e as atividades serão realizadas com o público escolar da rede básica de ensino. “A ideia é que esses estudantes se tornem multiplicadores de bons hábitos referentes à produção e destinação de resíduos domésticos, bem como de ações que busquem o desenvolvimento sustentável”, contou a técnica de laboratório Julieta Moreira Rodrigues, que junto aos colegas do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), Gabriela Ezequiel Costa Martins e do Prof. Sandro Barbosa, foram os responsáveis pela iniciativa da parceria.

O acordo inclui ainda o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica e pós-graduação com a finalidade de diagnóstico e análises ecotoxicológicas de efluentes, sendo que as empresas financiarão bolsas para alunos de cursos de graduação e também de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

A reunião contou com a presença de Wânia Pinheiro Magalhães e Maria Célia Campos de Souza, representantes da empresa Viasolo; Rodolfo Fernandino Cotta Padrão, coordenador da Unidade Alfenas Ambiental; Nádia Alonso, diretora da Cria Editora; Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, vice-reitor da UNIFAL-MG; Prof. Cláudio Umpierre Carlan, diretor de Relações Interinstitucionais da UNIFAL-MG; e Gabriela Ezequiel Costa Martins, Julieta Moreira Rodrigues e Luiz Carlos de Almeida Rodrigues, técnicos-administrativos em educação da Universidade.

Colaboração: Julieta Moreira Rodrigues, técnica de laboratório da UNIFAL-MG