GeoAtiva Jr. empossa novos membros para gestão 2019-2020 e comemora inauguração de sede administrativa

Os novos membros diretores da empresa júnior do curso de Geografia da UNIFAL-MG, GeoAtiva Jr. – Atividades e Soluções, foram empossados para a gestão 2019-2020, em cerimônia realizada no auditório da Unidade Educacional Santa Clara, no dia 21/03.

O evento foi conduzido pelo discente Felipe Borba, presidente da GeoAtiva Jr. de 2018 a 2019, que convidou os professores Flamarion Alves, diretor do Instituto de Ciências da Natureza, Gil Porto, coordenador do curso de Geografia (licenciatura), Sandra de Castro, presidenta do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura), Rodrigo Pisani, coordenador do curso de Geografia (bacharelado) e tutor da EJ, Eliane Garcia, pró-reitora de Extensão, além de Jéssica Lenine, diretora geral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) seção Alfenas e Gabriel Nasser, coordenador geral de Gestão de Pessoas do CREA-Jr Núcleo Alfenas, para participarem da mesa de abertura.

Os convidados saudaram a empresa reafirmando seu importante papel na Universidade ao contribuir para o entendimento das atividades laborais do geógrafo na sociedade, bem como por incentivar desde a graduação a prática do conhecimento adquirido na sala de aula. Muitos resgataram também o processo de fundação da EJ, idealizada pelos discentes a partir de discussões sobre a estruturação do perfil do curso e o seu papel associado às ações de extensão e ao movimento estudantil.

Na sequência os novos membros foram empossados, sendo o novo presidente o discente do 5º período de Geografia (bacharelado), Eduardo Sanches. A nova gestão iniciou-se comemorando ainda a sede administrativa recém-inaugurada, uma conquista que condicionará agilidade e fluidez aos processos de trabalho dos integrantes da EJ.

Por fim, o Prof. Márcio Vitiello, expôs sua trajetória e experiências após o término da graduação em Geografia, contribuindo para o entendimento das perspectivas e abrangências da atuação do geógrafo, seja bacharel ou licenciado.

A GeoAtiva Jr. possui grande importância na articulação do conhecimento prático e teórico visto na UNIFAL-MG, já que as demandas da atuação profissional corroboram para que as perspectivas dos discentes aumentem, fazendo com que eles tenham o real conhecimento do papel do geógrafo na sociedade. A empresa também pode contribuir com a sociedade por meio da prestação de serviços, de acordo com a regulamentação do CREA/CONFEA, órgãos responsáveis pela fiscalização do exercício profissional do geógrafo, e com o acompanhamento do corpo docente do curso de Geografia.

Fotos: Arquivo pessoal Rodrigo José Pisani, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG