Calendário Ambiental de Alfenas prevê realização da 5ª edição da Campanha do Lixo Eletrônico na UNIFAL-MG no mês de maio

Durante o 3º Seminário do Plano Municipal de Educação Ambiental de Alfenas (PMEAA), atividade vinculada ao programa de extensão Legado Ambiental da UNIFAL-MG, aconteceu o lançamento do Calendário Ambiental 2019, com apresentação das principais ações ambientais  que  serão  desenvolvidas  nesse  primeiro semestre. Entre os eventos, está prevista a realização da 5ª edição da Campanha do Lixo Eletrônico em maio na Universidade.

Conforme a servidora Julieta Moreira Rodrigues, coordenadora do projeto do PMEAA, que apresentou a programação no seminário realizado na Câmara Municipal em março, além da Campanha do Lixo Eletrônico, o Plano também prevê a divulgação  do 4º Concurso do CODEMA para as escolas. “A Campanha do Lixo Eletrônico terá início no dia 17 de maio, data comemorativa pelo Dia Mundial da Reciclagem, quando a UNIFAL-MG, sede, será ponto de coleta de resíduos eletrônicos e lâmpadas, até dia 07 de junho”, anuncia.

Nas edições anteriores, a campanha já chegou a recolher 11 toneladas de lixo eletrônico, os quais que tiveram descarte adequado, com certificação ambiental. Entre os materiais descartados estão: aparelho de som, caixa de som, cabo elétrico, celular, computador, impressora, reator de lâmpada fluorescente, mouse, periférico, servidor, teclado, telefone, tocador de CD e DVD, pilhas e baterias. Vale lembrar que a Universidade é parceira da campanha desde 2015, quando passou a ser um dos pontos centrais de coleta, disponibilizando uma caçamba para o descarte.

Seminário do Plano Municipal de Educação Ambiental de Alfenas

Representantes das instituições participantes do Plano Municipal de Educação Ambiental (Foto: arquivo pessoal Julieta)

Em sua terceira edição, o Seminário do Plano Municipal de Educação Ambiental de Alfenas (PMEAA) teve início no ano de 2017, sempre realizado na data marcada pela comemoração com o tema Água: 22 de março.

Coordenado pela UNIFAL-MG, o Plano Municipal de Educação Ambiental de Alfenas conta com a colaboração de representantes do CODEMA, Fundo Municipal do Meio Ambiente, UNIFENAS, Secretaria Municipal de Educação, PISO Ambiental, Polícia Militar do Meio Ambiente, Alfenas Ambiental, COPASA, Cria Editora e Câmara Municipal. “Representantes dessas instituições têm trabalhado na formulação de um documento oficial, que foi apresentado neste 3º Seminário e com previsão de ser finalizado e instituído por Lei Municipal em junho de 2019, junto às programações da Semana do Meio Ambiente”, conta Julieta.