Reunião aberta na UNIFAL-MG no dia 08/05 vai discutir ações de monitoramento do Cadastro Ambiental Rural para redução do desmatamento no Brasil

O Grupo de Pesquisa do Laboratório de Geociências da UNIFAL-MG vai realizar reunião aberta a toda população, no dia 08/05, na Sede da Universidade, com o objetivo de planejar ações de monitoramento para verificar se a implementação do Cadastro Ambiental Rural contribuiu para redução do desmatamento no Brasil.

Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

De acordo com Lucas Emanuel Servidoni, geógrafo e mestre em Ciências Ambientais pela UNIFAL-MG, também integrante do Grupo de Pesquisa, a reunião ajudará no planejamento e execução das atividades do Projeto CAR – Monitoramentos, coordenado pelo professor Ronaldo Luiz Mincato, que tem por objetivo colaborar com a fomentação do debate científico acerca da conservação dos recursos naturais brasileiros.

Entre as ações previstas, está o mapeamento das áreas verdes em diferentes biomas do país e posterior monitoramento do desmatamento de sua fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), a partir do cálculo das taxas de mudança do uso e ocupação das matas nativas para os cenários: sem Cadastro Ambiental Rural (2008-2013) e com Cadastro Ambiental Rural (2014-2019). “Espera-se com a pesquisa alcançar resultados que sustentem a aplicabilidade do Cadastro Ambiental Rural para contenção do desmatamento em propriedades rurais brasileiras”, comenta Lucas.

A reunião aberta está agendada para o dia 08/05, às 17h30, no Laboratório de Geociências, localizado no prédio V, sala 012, na Sede da Universidade.

Os interessados em participar podem enviar e-mail para les.servidoni@gmail.com com assunto: MONITORAMENTO.