Universidade sedia 1ª Escola de Inverno em Toxicologia Analítica; evento ampliou conhecimentos na área e a visibilidade de pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação da UNIFAL-MG

Pela primeira vez, a UNIFAL-MG sediou um curso educativo de inverno focado na ampliação de conhecimentos sobre os métodos analíticos aplicados nas diferentes áreas da Toxicologia. O evento possibilitou maior visibilidade às pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e em Química, da Instituição.

Chamado “Escola de Inverno em Toxicologia Analítica (INVETOX)”, o curso foi organizado sob a coordenação dos professores Isarita Martins Sakakibara e Eduardo Costa de Figueiredo. “O estímulo para promover a 1ª Escola de Inverno em Toxicologia Analítica partiu das escolas de inverno e verão que já vêm sendo realizadas nas grandes universidades, como a USP, a UFMG e a UFRJ”, conta Profa. Isarita. Segundo ela,  o fato de o Laboratório de Análises de Toxicantes e Fármacos (LATF) da UNIFAL-MG ter estrutura e experiência suficiente motivou a proposta da INVETOX.

Foram inscritos 59 acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Farmácia e Química da Universidade, e de outras instituições brasileiras de ensino superior, porém, devido à estrutura do Laboratório de  Análises de Toxicantes e Fármacos, foram selecionados 16 para participar dos minicursos teóricos e também das atividades práticas, no período entre 15 e 19/07. “Tivemos cursos teóricos e práticos e atividades em grupos que difundiram as pesquisas nas diversas áreas da Toxicologia, demonstrando aos participantes as possíveis atuações de um toxicologista, na área analítica”, enfatiza a coordenadora. “Os participantes puderam interagir com os pós-graduandos, pós-doutorandos e docentes do LATF e conhecer a estrutura dos cursos de mestrado e doutorado, dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e em Química, da UNIFAL-MG, pelas palestras proferidas por seus coordenadores, Profa. Fernanda Borges de Araújo Paula e Prof. Claudio Viegas Júnior, respectivamente.”

A iniciativa foi elogiada pelos doutorandos em Ciências Farmacêuticas, Tássia Venga e Matheus Siqueira, demonstrando o quanto a realização do curso de inverno foi relevante para a formação acadêmica e profissional. “É importante para nós, pós-graduandos, ter experiências ministrando cursos, aulas e outras experiências acadêmicas para nos qualificarmos para o mercado de trabalho”, destacou Tássia. “O contato com alunos da graduação proporciona aos discentes da pós-graduação que estão ministrando os cursos meios de aprimorar a didática em sala de aula”, complementou Matheus.

Durante os cinco dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre: Análises Toxicológicas, Toxicologia de Cosméticos, Monitoramento Terapêutico de Antibióticos, Técnicas Avançadas de Preparo de Amostras, Análise Forense, Toxicologia Ocupacional e conhecer melhor os Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e em Química e as linhas de pesquisa do LATF.

O encerramento contou com um bate-papo sobre o início das pesquisas na área de Toxicologia na Instituição com a professora Maria Elisa Pereira Bastos de Siqueira, aposentada em 2006 pela UNIFAL-MG. Na oportunidade, foi realizado um sorteio de um exemplar do livro “Toxicologia Analítica”, do qual a professora é uma das editoras.

“A experiência de participar da 1ª INVETOX foi incrível”, ressaltou Dayanna Marques, discente do 8º período do curso de Farmácia da UNIFAL-MG, ganhadora do sorteio do livro. De acordo com a estudante, a Escola de Inverno em Toxicologia Analítica despertou seu interesse em desenvolver pesquisas na área.