“Nós, servidores públicos, somos parte do Estado brasileiro e temos responsabilidade com a democracia”, afirma reitor da UNIFAL-MG em cerimônia de posse de novos servidores

A Reitoria da UNIFAL-MG deu boas-vindas a 14 novos servidores empossados em cerimônia realizada pela Coordenadoria de Cadastro e Controle Funcional, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), na quarta-feira, 22/01/2020, na sede da Instituição.

Conduzida pelo reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a posse teve início com a apresentação dos recém-chegados, incentivados a compartilharem um pouco de sua trajetória.

Na sequência, os dirigentes presentes, Prof. Paulo César de Oliveira (diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL); Profa. Juliana Guedes (pró-reitora de Gestão de Pessoas); Profa. Eliane Garcia Rezende (pró-reitora de Extensão); Prof. Luis Antônio Groppo (pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação); Prof. Roberto Conde Santos (vice-diretor da Faculdade de Medicina) e a servidora Kelly Cristina da Cruz Lopes (gerente de Admissão e Contratos) acolheram os novos servidores falando como funcionam suas respectivas unidades, desejando sucesso na nova jornada dos novos integrantes da Instituição.

Um dos assuntos abordados pelos dirigentes durante a posse foi a situação orçamentária das universidades públicas. O reitor contextualizou o momento, enfatizando o empenho da Universidade para vencer as dificuldades, inclusive, no sentido de garantir vagas e conseguir promover os próprios concursos, dos quais resultaram as nomeações dos presentes.

Diante do quadro de dificuldades e déficit no quantitativo de técnico-administrativos, Prof. Sandro pediu aos novos servidores que se empenhem, compreendam as limitações e sugiram novas ideias para o bom funcionamento institucional.

Prof. Sandro também ponderou o lugar que os novos servidores passam a ocupar no sistema público de ensino brasileiro. “Vocês estão entrando agora no serviço público e vocês passam a fazer parte do Estado brasileiro. Vários governantes que hoje têm poder muito maior que nós, em alguns anos não terão mais, mas como servidores públicos, permanecemos e nós temos uma responsabilidade com a democracia”, enfatizou, lembrando que a democracia não é apenas a vontade da maioria, mas a vontade da coletividade que produz um Estado e uma sociedade ao longo de um tempo.

“Nós estamos com um desafio muito grande nesse momento. Mas nós temos aqui na UNIFAL-MG muita vontade de acertar. Somos herdeiros de uma instituição centenária, que reconhecemos e respeitamos, mas queremos construir e entregar para as próximas gerações uma universidade ainda mais forte, mais potente, mais plural, mais inclusiva, para que a gente possa realmente merecer esse título de servidores públicos”, salientou.

Conheça os empossados e os respectivos locais em que ficarão lotados:

1. Celso Fortes Bittencourt – docente médico – Faculdade de Medicina
  2. Rubens Bittencourt – docente médico – Faculdade de Medicina
  3. Maria Olívia Ferreira Gouvêa – docente médica – Faculdade de Medicina
  4. Janaína de Mendonça Fernandes – docente da área de Administração – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
  5. Eli Ávila Souza Júnior – docente médico – Faculdade de Medicina
  6. Bárbara Ávila Chagas da Silva – docente médico – Faculdade de Medicina
  7. Plínio Augusto Moreira Fonseca – docente médico – Faculdade de Medicina
  8. Armando Hammad – docente médico – Faculdade de Medicina
  9. Débora Vieira de Lima: administradora – Agência de Inovação e Empreendedorismo
  10. Deborah Walter de Moura Castro – docente Letras – Instituto de Ciências Humanas e Letras
  11. Bruno Martini  Guimarães – docente em endodontia – Faculdade de Odontologia