UNIFAL-MG recebe aprovados no Sisu 2020/1 para a pré-matrícula; mais de mil novos estudantes são esperados até dia 04/02, nos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha

Cerca de 800 candidatos aprovados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do MEC, são esperados para a pré-matrícula na sede da UNIFAL-MG, entre 30/01 e 04/02. No campus Poços de Caldas, são esperados 264 calouros. O campus de Varginha aguarda 150 aprovados.

Nesta quinta-feira (30), o Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA) recebe calouros dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Sociais – Bacharelado, Física – Licenciatura e Medicina.

Acompanhada pelo pai, Maria Karoliny Mendonça Silva Batista, moradora de Irupi-ES, viajou 11h30 para garantir a sua vaga no curso de Medicina. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Maria Karoliny Mendonça Silva Batista, moradora de Irupi-ES, cidade que fica a mais de 680 quilômetros de Alfenas, foi aprovada para o curso de Medicina. Ela conta que queria fazer uma faculdade federal no estado de Minas Gerais e, quando começou o processo seletivo do Sisu, encontrou a UNIFAL-MG. “Com a indicação de um amigo da família, formado em Farmácia aqui, eu acabei interessando e colocando a UNIFAL-MG como primeira opção”, narra.

A caloura chegou à UNIFAL-MG acompanhada pelo pai, Wilson Mendonça da Silva, que compartilhou com a equipe da Comunicação como foi a viagem e a satisfação que está sentindo ao ver a filha ingressando no curso de Medicina em uma universidade federal. “Nós saímos de Irupi às 9 horas da noite de ontem e viajamos a noite toda. Foram 11h30 de viagem e mais de 680 quilômetros de muita animação”, disse. “A satisfação de ver uma filha entrando em uma faculdade federal para fazer Medicina é muito grande. Dá muita emoção na gente”, conta. Wilson ressalta que sua família vive em uma propriedade rural e que, neste dia 30 de janeiro, está completando 61 anos de idade. Como presente, ganhou a oportunidade de acompanhar a filha caçula para fazer a pré-matrícula na UNIFAL-MG.

O calouro Thomas Henrique Machado Klen, veio de Ribeirão Pires-SP com a mãe que apoiou a escolha do filho em cursar Biotecnologia na UNIFAL-MG (Dicom/UNIFAL-MG)

O calouro Thomas Henrique Machado Klen veio de Ribeirão Pires-SP para ingressar no curso de Biotecnologia da UNIFAL-MG. Segundo o estudante, inicialmente queria fazer Medicina, mas depois, pesquisando melhor sobre as opções de cursos, encontrou a Biotecnologia e se interessou pelas diversas possibilidades de atuação na área. “Eu li muito sobre o curso e vi que tem bastante a ver com engenharia de moléculas, que eu gosto bastante, e também tem muita pesquisa”, conta, afirmando que a Iniciação Científica foi um dos motivos de sua escolha pela UNIFAL-MG.

Luzinaide Mota Klen, mãe de Thomas, apoiou a escolha do filho e relatou como se sente em vê-lo ingressando na UNIFAL-MG. “Eu sou professora, trabalho com educação há 27 anos e ver meu filhote saindo do ninho e indo para uma federal, é tudo de bom. É uma sensação maravilhosa, porque ele sempre estudou em escola pública. Com seis anos de idade, ele me pediu um microscópio, já queria ser cientista. Então agora ele vai concretizar o sonho dele aqui”, diz.

Para Luzinaide, a estrutura que encontrou na UNIFAL-MG é boa e a universidade fica próxima à Ribeirão Pires-SP, o que facilitará as viagens de visita a Thomas e as idas dele para casa. “Encontrei um espaço acolhedor aqui e fico mais tranquila em deixar meu filho”, comenta.

Stefanie Cristine Nogueira Paes Leme, candidata aprovada para o curso de Biomedicina veio de Cruzeiro-SP e diz não ter pensado em outra univesidade para estudar. (Dicom/UNIFAL-MG)

Direto da cidade de Cruzeiro-SP, veio Stefanie Cristine Nogueira Paes Leme, candidata aprovada que já tinha passado pela experiência de ingressar na Universidade em 2018, quando iniciou o curso de Ciências Biológicas – Bacharelado na UNIFAL-MG. “Quando eu vim em 2018, eu vi que a faculdade era muito bonita, tinha muito verde e eu achei o lugar bacana para estudar. Comecei o curso, fiz bons amigos, mas não era bem o que eu queria. Voltei para minha cidade e fiz cursinho, aí meus professores disseram para investir no curso de Biomedicina. Eu achei uma área de perícia criminal que eu me encantei, aí decidi”, relata.

Stefanie conta também que não pensou em outra universidade para poder fazer Biomedicina. “Eu queria passar aqui na UNIFAL-MG, porque eu gosto muito da Universidade. É relativamente perto da minha casa, comparada às outras federais e como eu já conhecia e havia me apaixonado pela Universidade, eu disse ‘é a UNIFAL-MG mesmo, sem dúvida alguma’ todos os dias eu colocava lá no Sisu ‘UNIFAL-MG’”, destaca.

Confira o Cronograma de Pré-Matrícula da UNIFAL-MG:

Lista de Espera

Quem não foi selecionado na Chamada Regular do Sisu, em nenhuma das opções, deve manifestar seu interesse em constar na Lista de Espera de 2020, na página do Sisu  até o dia 04/02.

Além de se inscrever na Lista de Espera do Sisu, os candidatos devem se inscrever também na Lista de Espera da UNIFAL-MG no período entre 08 e 11/02. Para isso, será necessário que o interessado acesse a página http://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/copeve/ingresso/formularioconfirmacaointeresse.php, quando deverá informar nº de inscrição e CPF, e CONFIRMAR que pretende permanecer na Lista de Espera da UNIFAL-MG.

A UNIFAL-MG oferta 1.077 vagas em 27 opções de cursos presenciais de graduação neste primeiro semestre de 2020.

Mais informações: https://www.unifal-mg.edu.br/sisu/

Fotos: Dicom/UNIFAL-MG