Em 10 anos de existência na UNIFAL-MG, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais alcança a 150ª defesa de mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNIFAL-MG alcançou a marca de 150 defesas de dissertações no dia 28 de fevereiro, no campus Poços de Caldas.

(Foto: arquivo do PPGCA)

Com o trabalho intitulado “Diversidade funcional do Zooplâncton em cinco reservatórios de Poços de Caldas-MG, Brasil e taxas de filtração de duas espécies de Cladocera” de autoria do discente Hugo de Mello Batista e orientação da professora Maria José dos Santos Wisniewski (UNIFAL-MG), o PPGCA registrou essa marca histórica no programa junto à banca examinadora composta pelos professores Thiago Corrêa de Souza (UNIFAL-MG) e Raquel Aparecida Moreira (USP-São Carlos).

Para o coordenador do PPGCA, Prof. Paulo Augusto Zaitune Pamplin, o expressivo número de defesas do mestrado reflete uma demanda crescente por qualificação de pesquisadores da área. “Atingir a marca de 150 defesas demonstra a ampla procura por profissionais ligados às diferentes áreas das Ciências Ambientais em se qualificar cada vez mais”, enfatiza.

Em 10 anos de existência na UNIFAL-MG, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais iniciou suas atividades com o curso de mestrado, buscando formar e aprimorar recursos humanos com conhecimentos em ecologia das interações entre organismos, meio ambiente e população humana, a fim de fomentar e consolidar pesquisas voltadas para o desenvolvimento do conhecimento na área ambiental, com um enfoque voltado para o estudo dos impactos humanos no ambiente.

A partir de junho de 2019, o PPGCA passou a oferecer também o curso de doutorado. Ambos os cursos avaliados com nota 4 pela Coordenação de Aprimoramento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os processos seletivos acontecem no início do ano para mestrado e doutorado e no meio do ano apenas para mestrado nas linhas: “Diversidade Biológica e Conservação” e “Tecnologias Ambientais Aplicadas”.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UNIFAL-MG