Pesquisa realizada por professor da Faculdade de Medicina recebe premiação da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo (ABTPé)

O professor Eli Ávila Souza Júnior, docente da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG, foi um dos profissionais brasileiros agraciados da edição 2020 do Prêmio Sérgio Bruschini da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo (ABTPé). A premiação ocorreu pelo trabalho científico Patient’s perspective on the surgical treatment of hallux valgus (Perspectiva dos pacientes sobre o tratamento cirúrgico do hálux valgo), publicado no periódico Journal of the Foot and Ankle (JFA) da ABTPé.

O artigo, conforme explica o docente da UNIFAL-MG, é um estudo transversal realizado em um hospital terciário com 50 pacientes submetidos à cirurgia para hálux valgo (joanete), com o objetivo de avaliar as considerações dos pacientes em relação aos fatores de risco dessa doença e sua qualidade de vida antes e após a cirurgia. “Hálux valgo, também conhecido por joanete, é uma deformidade do antepé muito comum, sendo mais prevalente nas mulheres”, explica o professor Eli Ávila.

De acordo com ele, dentre os fatores de risco dessa doença destacam-se a hereditariedade e o uso de sapatos de antecâmara estreita, como sapatilhas. “Para os pacientes que não respondem ao tratamento conservador, indica-se o tratamento cirúrgico, sendo que há mais de 100 técnicas operatórias descritas na literatura”, completa.

Sobre a premiação o professor Eli Ávila expressou: “Fiquei muito feliz em ser eleito para esse prêmio de tanta relevância na Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo. A satisfação de ter um trabalho científico criado, desenvolvido, publicado e, por fim, eleito para um prêmio é inexplicável”. O docente da UNIFAL-MG foi um dos 20 contemplados em 2020.

O Prêmio Sérgio Bruschini é concedido aos autores dos melhores trabalhos publicados na área da medicina do pé e tornozelo.  Os contemplados recebem uma bolsa de estudos para cursos práticos de técnicas cirúrgicas em Naples, no estado da Flórida, nos Estados Unidos da América. A cidade também é sede da Arthrex, empresa patrocinadora do prêmio.

“Tenho certeza que a experiência do estágio nos Estados Unidos será muito enriquecedora para o aprimoramento das técnicas cirúrgicas e vivência cultural com a medicina de outro país”, ressalta o professor Eli Ávila.

O artigo Patient’s perspective on the surgical treatment of hallux valgus está disponível em língua inglesa no Journal of the Foot and Ankle. Os médicos Mateus Cardoso Thiers Vieira, Tiago Soares Baumfeld e Daniel Soares Baumfeld assinam o estudo científico juntamente com o professor Eli Ávila.