UNIFAL-MG vai investir cerca de 1 milhão de reais em projetos e ações de pesquisa de enfrentamento da Covid-19; edital contempla pesquisadores individuais e grupos de diversas áreas

“Não tenham dúvidas, a resposta para atual situação virá da ciência!”. Essa observação foi um trecho do discurso do professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, em uma formatura realizada em abril deste ano. Como incentivo à busca por respostas e soluções, a UNIFAL-MG vai disponibilizar cerca de 1 milhão reais para projetos e ações de pesquisa e inovação para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. O edital está disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação (PRPPG) e a submissão deve ser realizada até do dia 10 de junho.

O edital contempla projetos em andamento ou em início de atividade nas áreas de reposicionamento de fármacos, vacinas, protótipos de antirretrovirais e suas formulações, desenvolvimento de tecnologias para diagnósticos, estratégias terapêuticas, processos sociais e econômicos, desenvolvimento de equipamentos de monitoramento, mapeamento e controle de surto, detecção em animais silvestres e domésticos, sistemas inteligentes de informação, técnicas de processamento de imagens, ferramentas de diagnóstico e estudo de georreferenciamento. Os projetos devem apresentar uma previsão de resultados em, no máximo, 12 meses.

De acordo com a professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNIFAL-MG, as áreas contempladas possibilitam uma cobertura ampla das possíveis ações e projetos de pesquisa para o enfrentamento da pandemia. “Além da chamada ser uma forma de fortalecimento da pesquisa na Universidade, o edital foi pensado para apoiar ações efetivas e inovadoras voltadas ao enfrentamento e mitigação dos danos causados pela Covid-19 à saúde da população, por isso a previsão de resultados deve ser apresentada em um prazo de até 12 meses”, ressalta.

A professora Vanessa Bergamin explica que o edital contempla duas linhas de submissão. A primeira, engloba projetos multidisciplinares com valores de até R$ 150 mil reais e, a segunda, de projetos individuais de até R$ 50 mil. Os itens financiáveis são diversos e permitem desde o pagamento de bolsas em diferentes níveis, material de consumo para pesquisa e material permanente.

Obrigatoriamente, o proponente deve ser servidor da UNIFAL-MG, possuir doutorado e estar com o currículo Lattes atualizado.  O projeto de pesquisa deve estar submetido, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para avaliação pela Câmara de Pesquisa.

Os recursos para apoio financeiro aos projetos e ações de pesquisa e inovação para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 foram alocados pelo Ministério da Educação de conforme plano de trabalho apresentado pela UNIFAL-MG. Segundo o reitor, Prof.  Sandro Amadeu Cerveira, essa ação é de grande importância para a universidade e para a sociedade.  “Essa iniciativa demonstra, de maneira concreta, que mais de 90% da pesquisa no Brasil é feita nas universidades públicas, conforme já destacado pelas estatísticas”, relata.

Para o reitor da UNIFAL-MG, esse edital mostra que a Universidade está no cenário da pesquisa de ponta no Brasil e fortalece o trabalho das pesquisadoras e pesquisadores da UNIFAL-MG. “O benefício para a sociedade é evidente! Somente com pesquisa de qualidade é que encontraremos as soluções para os grandes problemas que nos afligem, entre eles a Covid-19”, finaliza.

A submissão deve ser realizada até 10 de junho em formulário próprio disponibilizado no site da PRPPG (www.unifal-mg.edu.br/prppg). O resultado final está previsto para o dia 26 de junho para que os projetos aprovados possam entrar em execução a partir de julho de 2020. Outras informações pelo e-mail: secretaria.prppg@unifal-mg.edu.br.

Acesse o edital completo e o formulário de submissão:

Chamada para Propostas de Projetos e Ações de Pesquisa e Inovação para o Enfrentamento à COVID-19

Formulário de Submissão