Fundep vai atuar como fundação de apoio em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da UNIFAL-MG; nos dias 09 e 10/09, acontece o workshop do Programa Outlab para aceleração de laboratórios da Universidade

A gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da UNIFAL-MG ganhou reforço com o credenciamento da Universidade à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) para atuar na administração de convênios. Tal apoio ajudará a agilizar o processo de repasses de verbas e várias outras formas de destinação de recursos para as pesquisas, como acordos, contratos, auxílios e financiamentos de instituições e parceiros externos.

O credenciamento da Fundep foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) no final de 2019, após análise do potencial da entidade de direito privado, criada em 1975, e reconhecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como fundação de apoio à pesquisa.

Originalmente, a Funped foi credenciada para prestar serviços à UFMG e com a experiência adquirida em gestão de projetos foi demandada por parceiros externos e, com a permissão nas legislações, conquistou autorização para dar suporte também a outras Instituições de Ciências e Tecnologias. Hoje, entre as instituições apoiadas estão, além da UFMG e a UNIFAL-MG, a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), entre outras.

Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o credenciamento da Fundep representa um passo importante, tendo em vista as suas especificidades como gestora administrativa-financeira das atividades acadêmicas de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento tecnológico. Segundo ele, a parceria se somará ao trabalho já realizado pela Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE), fundação de apoio da Universidade, criada em 1988.

“Este credenciamento contribui com a modernização e a ampliação das relações da Universidade com a sociedade civil, empresas e entidades, complementando o apoio que a FACEPE já faz. A parceria com a Fundep amplia as possibilidades, pois além de possuir abrangência nacional, oferece novos recursos e programas dentro de estrutura operacional especializada e adequada às necessidades de captação e gestão dos projetos desenvolvidos pela UNIFAL-MG”, afirma.

A diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, Profa. Izabella Carneiro Bastos, também acredita que com a  Fundep, os servidores da Universidade terão mais oportunidades no desenvolvimento de projetos. “Devido à multidisciplinaridade da Instituição, ter mais fundações credenciadas possibilita aos pesquisadores, docentes e técnicos administrativos maior chance de desenvolverem projetos e/ou prestação de serviços em áreas diferenciadas, aproveitando a expertise de cada uma delas”, diz.

A fim de promover a conexão entre ciência e sociedade, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa em parceria com a Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG realiza na próxima semana, o evento “Outlab Day”, um workshop destinado aos laboratórios e equipes que fazem parte das instituições apoiadas.

“O workshop é um módulo introdutório ao Programa Outlab, o primeiro programa de aceleração de laboratórios do Brasil, que visa acelerar a aproximação entre academia e sociedade por meio da prestação de serviços, utilizando ferramentas de desenvolvimento ágil, mentorias e conexões com a iniciativa pública e privada”, explica a agente de Inovação da Fundep, Melina Sara de Castro Borges.

Sobre o evento Outlab Day

Nos dias 09 e 10 de setembro, professores, técnicos administrativos e discentes dos laboratórios UNIFAL-MG poderão participar on-line do Workshop – Fomento à Captação de Recursos para Laboratórios e Grupos de Pesquisa, um workshop de sensibilização do Programa Outlab focado nos laboratórios da Universidade.

Além da apresentação do programa, o evento prevê atividades de desenvolvimento do laboratório, expandindo para além da Academia, projetos, produtos, serviços e tecnologias que podem estimular o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Brasil.

O evento prevê a participação de ministrantes da Fundep, com a moderação da professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG.

Para participar, os interessados devem fazer a inscrição neste link. Após a inscrição, será encaminhado o link para participação. Poderá cadastrar apenas um participante do laboratório, que ficará responsável por repassar o link da sala do evento aos demais.