Testagem de Covid-19 realizada em colaboradores da UNIFAL-MG para traçar um painel de imunidade à comunidade acadêmica ganha destaque em telejornal da região

O Bom Dia Cidade, telejornal da EPTV, repercutiu nesta segunda-feira, 14/12, a coleta de material sorológico, realizada pela UNIFAL-MG em cerca de 250 colaboradores que estão em trabalho presencial, semipresencial e a distância nos três campi (Alfenas, Poços de Caldas e Varginha) para testagem de Covid-19.

Conforme o virologista Luiz Felipe Coelho, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e membro do comitê de enfrentamento à Covid-19 da UNIFAL-MG, a ideia é descobrir quem já teve contato com o novo coronavírus, bem como mapear o perfil imunológico da comunidade acadêmica, a fim de traçar um painel de imunidade. “A gente pretende realizar o teste em, aproximadamente, 500 a 600 pessoas. Entre essas pessoas: docentes, técnicos, colaboradores e discentes da UNIFAL-MG”, disse o professor.

Com a perspectiva de retorno das aulas presenciais em breve, a vigilância será estendida também para outros membros da comunidade acadêmica, inclusive discentes.

Os exames se submetem à análise laboratorial para que seja detectado se essas pessoas possuem anticorpos contra o vírus, o que é um indicativo do contato dessa pessoa com o vírus e também se ela exibe algum tipo de resposta imune contra o vírus.

A primeira fase está prevista para encerrar no final de semana.

Confira a reportagem completa:

 

Vídeo disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9098850/programa/

Veja também no G1 Sul de Minas: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2020/12/14/unifal-comeca-a-coletar-material-sorologico-de-profissionais-para-retorno-as-aulas.ghtml

Colaboração: Tulio Rabelo, estagiário de Comunicação Social da UNIFAL-MG, campus Varginha

Copy link
Powered by Social Snap