Covid-19: Médico pneumologista da UNIFAL-MG fala sobre impactos que o coronavírus pode causar nos pulmões

No dia 26/03, o Jornal da EPTV 1ª Edição convidou o pneumologista Evandro Monteiro de Sá Magalhaes, médico do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), da UNIFAL-MG, para comentar, ao vivo, impactos causados pela Covid-19. Conforme explicação do especialista, a doença age por meio de receptores, assim como outros vírus que entram nas células como sensores/receptores e se distribuem por tecidos, de modo a acometer, sobretudo, os pulmões.

Entre as células, enfatizou o pneumologista, as do tecido respiratório facilitam a entrada do vírus, podendo gerar, principalmente em fumantes, inflamação respiratória. “Nós estamos num ponto importantíssimo, a gente tem que lembrar que a imunização na história da humanidade é o que nos dá esperança […] Tanto para a Covid-19, a tão esperada, mas lembrar das outras imunizações, inclusive a imunização da influenza, a imunização contra um tipo de pneumonia que chama pneumocócica e assim por diante”, alertou.

Na oportunidade, o pneumologista também indicou a atualização de cadastros vacinais e salientou a importância de atenção às defesas naturais do corpo humano, como boa hidratação, boa alimentação, bom sono, prática de atividades físicas com segurança, entre outras ações que promovem a qualidade de vida e a saúde do sistema imunológico.

No que tange os indivíduos que já tiveram contato com o vírus, o médico destacou a importância do acompanhamento no período pós-Covid.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9384779/