Em participação ao vivo, professor de imunologia da UNIFAL-MG esclarece dúvidas sobre vacinação contra a Covid-19

Há restrições para se tomar a vacina contra a Covid-19? Algum tratamento de saúde ou medicamento impede a vacinação? Qual a proteção gerada após a primeira dose? Essas são algumas das dúvidas que giram em torno da temática sobre vacinas desenvolvidas contra o coronavírus. A fim de esclarecer perguntas a respeito do assunto, o professor de microbiologia e imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, Paulo Márcio de Faria e Silva, participou ao vivo do jornal EPTV 1ª Edição no dia 30/03.

Durante o bate-papo, o docente da UNIFAL-MG destacou que pode haver certos cuidados em relação à administração da vacina em menores de 18 anos e grupos em situações particulares. “Se a pessoa estiver resfriada, ela pode tomar, embora haja um aconselhamento de que, se estiver com febre, nessa situação, ela deve adiar a vacinação até que a febre passe”, explicou.

Segundo ele, pacientes que fazem uso de anticoagulantes devem buscar orientação médica antes de tomar a vacina. “No restante, antibióticos, anti-hipertensivos, todos os outros medicamentos não interferem na vacinação”, completou o Prof. Paulo Márcio, que também destacou a eficácia da primeira e segunda dose de aplicação dos imunizantes. “Segundo último dado divulgado neste mês, por exemplo, sobre a vacina AstraZeneca, o laboratório publicou que, dessas pessoas que tomaram a primeira dose, 22 dias depois, elas têm um nível de proteção na ordem de 76%”, salientou.

A segunda dose, como afirmou o docente, faz aumentar ainda mais a quantidade de anticorpos, com o objetivo de melhorar a resposta imunológica. “E o grande efeito da vacina não impede a circulação, que a pessoa adquira o vírus, mas impede que o vírus cause as formas mais graves da infecção”, finalizou o docente. Esse trecho da entrevista foi utilizado em reportagem sobre surto de Covid-19 em asilo de Monte Belo, veiculada no Jornal da EPTV 2ª Edição – Sul de Minas, no mesmo dia.

Confira a entrevista ao vivo para o Bom Dia Cidade:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9394723/

Assista a matéria sobre o surto de covid-19 em asilo de Monte Belo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9396066