Pesquisadora da UNIFAL-MG é empossada na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil; atuação da professora Magali Benjamim de Araújo como docente e gestora da Universidade é reconhecida nacionalmente

Magali Benjamim de Araújo, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, foi eleita como membro titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia. A professora passou a ocupar a cadeira nº 19, que tem como Patrono Acadêmico Elyseu Guilherme da Silva, sendo a primeira pesquisadora do sul de Minas Gerais a se tornar uma Acadêmica Titular e a segunda do estado de Minas.

A cerimônia de posse foi realizada virtualmente no dia 10/06, com a presença de mais de 100 convidados, entre profissionais de saúde, docentes, familiares e amigos. Além da professora Magali, também foram empossadas as pesquisadoras Maria das Graças Carvalho (UFMG) e Marta de Lana (UFOP).

Profa. Magali foi indicada para a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil pela forte atuação na área da Farmácia, com ênfase em análise e controle de fármacos e medicamentos, bem como em validação analítica. Dentre as atividades desenvolvidas pela docente, destaca-se o trabalho realizado à frente do Núcleo Controle de Qualidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG e como gestora pública, oportunidades em que contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão institucional. A docente já foi coordenadora do curso de Farmácia, diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e vice-reitora da UNIFAL-MG.

Profa. Magali Benjamim de Araújo (Foto: Arquivo Pessoal/Magali Benjamim de Araújo)

Durante a solenidade de posse, a professora Magali expressou seu grande contentamento pelo ingresso na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e o quanto se sentia honrada pela distinção.

“Congregar este cenáculo, por onde passaram e, atualmente, proeminentes pessoas do ambiente acadêmico e intelectual frequentam, não só dignifica e consagra o meu âmago e trabalho profissional, mas também me incentiva a continuar atuando em prol das Ciências Farmacêuticas além de ter a possibilidade de trocar experiências com aqueles que, graças à sua contribuição para área farmacêutica, são destacados nessa congregação de lideranças”, discursou.

Comentando o que estabelece a Organização Mundial da Saúde, a Federação Internacional de Farmacêuticos e as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Farmácia em relação à evolução da profissão farmacêutica para a constituição de programas e ações voltadas para promoção, recuperação, manutenção da saúde e da qualidade de vida das pessoas, Profa. Magali também argumentou que no cenário atual, a multidisciplinaridade da profissão, aliada ao empreendedorismo, assume um papel de grande relevância na profissão do farmacêutico, o que amplia as possibilidades de atuação. A professora fez um ótimo uso dessa multidisciplinaridade da profissão, uma vez que além da docência e da pesquisa, ao longo da carreira, comprometeu-se também com a gestão pública na Universidade.

“Congregar este cenáculo, por onde passaram e, atualmente, proeminentes pessoas do ambiente acadêmico e intelectual frequentam, não só dignifica e consagra o meu âmago e trabalho profissional, mas também me incentiva a continuar atuando em prol das Ciências Farmacêuticas além de ter a possibilidade de trocar experiências com aqueles que, graças à sua contribuição para área farmacêutica, são destacados nessa congregação de lideranças”, discursou professora Magali.

A empossada agradeceu a oportunidade de exercer suas habilidades, destacando a contribuição de todos os colegas que a ajudaram a construir sua trajetória na UNIFAL-MG. “Cheguei até aqui pelo instinto do desejo coletivo, mobilizado por cada ser humano que fez parte da minha trajetória e, assim, aproveito para prestar meus sinceros agradecimentos àqueles que me deram a oportunidade para desenvolver minhas habilidades não somente no ensino, na pesquisa e extensão, mas também nos vários cargos que assumi na gestão universitária da UNIFAL-MG, que deram uma bagagem sólida e me fizeram sentir privilegiada e realizada.”

Em homenagens feitas aos colegas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, a nova membro titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, falou do companheirismo e conquistas em prol do curso de Farmácia da Universidade. “Nesta oportunidade, aproveito para render minhas homenagens aos meus colegas docentes, técnicos administrativos em educação e demais colaboradores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, pelo companheirismo, alegrias, desafios e conquistas em prol do curso de farmácia, considerado um dos melhores do Brasil, e que sempre apoiaram meus ideais e aplaudiram minhas conquistas.”

Presente na cerimônia, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, parabenizou a professora Magali pela vitória e reconhecimento. Em pronunciamento, o reitor disse ter tido a honra de conhecer de perto o trabalho da professora desde quando ingressou na UNIFAL-MG como diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Prof. Sandro falou do convívio e parceria com a professora Magali, enquanto ela exercia o cargo de vice-reitora da Universidade, ressaltando a sua trajetória e construção de seu legado, na formação de profissionais farmacêuticos e qualificação de mestres, doutores e pós-doutores.

O evento também contou com a manifestação da família da professora Magali, representada pela filha Ana Laura Araújo dos Santos, graduada em Biotecnologia pela UNIFAL-MG e doutora pela Bangor University, Reino Unido, atualmente pesquisadora desta universidade. Ana Laura ressaltou as qualidades da mãe como exemplo da profissional e ser humano, firmeza nas emoções, explosão de iniciativa, e o quanto foi merecido esse momento de honraria como farmacêutica e docente, e que também se reflete na figura de filha, irmã, esposa e mãe.

Vale destacar que as Acadêmicas Titulares receberam as congratulações de diversas autoridades, entre elas o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o governador do estado de Minas Gerais; Romeu Zema Neto; o secretário-geral do estado de Minas Gerais, Mateus Simões, e a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Júnia Célia de Medeiros.

Prestigiaram ainda o evento: o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), acadêmico Marcelo Morales; os Acadêmicos Titulares: Ciro Penido; Eduardo Chaves Leal; Gerson Antônio Pianetti; Henry Suzuki; João Batista Picinini Teixeira; José Ricardo dos Santos Vieira; Leon Rabinovitch; Maria de Nazaré Costa Santos Alencar; Maria Inês Rocha Miritello Santoro e Michel kfouri Filho.

A solenidade foi conduzida pelo mestre do cerimônias, o Acadêmico Henry Suzuki; o Acadêmico Orador Gerson Antônio Pianetti apresentou as brilhantes trajetórias de sucesso das novéis Acadêmicas, e o Acadêmico Acácio Alves Souza Lima Filho, presidente da Academia, empossou-as oficialmente.

Captura de tela durante a cerimônia. (Foto: Reprodução/Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil)
A Academia Nacional de Farmácia

Fundada em 13 de agosto de 1937, a Academia Nacional de Farmácia é entidade pioneira no campo das Ciências Farmacêuticas no Brasil, sociedade civil científica de âmbito nacional, que tem como objetivos: estudar, debater, divulgar, educar e colaborar, como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais, em tudo o que se relacione às Ciências Farmacêuticas.

Os membros titulares simbolicamente ocupam cadeiras que têm como patronos farmacêuticos e cientistas brasileiros notáveis. As cadeiras, em número de 100, são distribuídas nas seções de Farmácia, Farmácia Industrial, Ciências, Farmacologia, Medicina Humana, Medicina Veterinária e Odontologia.

A Academia Nacional de Farmácia desenvolve atividades com a finalidade de promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, com vistas ao processo de integração entre cientistas, que atuam com os profissionais do segmento farmacêutico no ensino e pesquisa, e se dedicam à conversão desse conhecimento em produtos e serviços inovadores.

Mais informações: http://cienciasfarmaceuticas.org.br/