Economista da UNIFAL-MG participa de live e comenta impactos do aumento no preço de commodities, como o gás de cozinha, para a renda das famílias brasileiras

Em participação no Conexão Mais Live, da Rede Mais, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG (ICSA), comentou a alta no preço do gás de cozinha e os impactos desse aumento para a renda das famílias. A live, apresentada pelo jornalista Renan Freitas, foi exibida no dia 19/06.

Conforme explicou o professor, o gás de cozinha e os combustíveis em geral são commodities cujos preços são definidos em dólar, pelo mercado internacional, sendo repassados em reais no Brasil, por meio da taxa de câmbio. “A gente tem que lembrar, também, que uma valorização do dólar frente ao real também vai encarecer esse produto no mercado nacional”, enfatizou.

Outro impacto que afetou as commodities não só de combustíveis, mas também de produtos da cesta básica, como as carnes, foi a pandemia de Covid-19, trazendo impactos para a renda média do trabalhador brasileiro. Conforme explicou o Prof. Fernando Pereira, a alta da taxa de juros SELIC, instrumento que controla a inflação, também reduz a capacidade de investimento e, apesar de controlar a demanda, prejudica em longo prazo a expansão da oferta.

Ao final da entrevista, o professor enfatizou a necessidade do avanço vacinal para o início da recuperação da economia.

Confira a live completa:

Disponível no link: https://youtu.be/L_4CWE9_V3Y