Pesquisa da UNIFAL-MG constata redução dos procedimentos eletivos no Sul de Minas e indica cenário de estresse na saúde pública

Os números de cirurgia, diagnósticos e atendimentos que demandam internação diminuíram em 47%, com a Covid-19, indica pesquisa realizada pela UNIFAL-MG. Para divulgar os dados, o professor Sinézio Inácio da Silva, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, participou do jornal Estado de Minas no dia 17/9 e de matéria da Equipe Positiva, no dia 16/9.

O levantamento indicou que foram feitos 1.186 procedimentos a menos, por mês, na região do Sul de Minas, e apontou para a redução de 61% nos diagnósticos e 21% nos atendimentos clínicos realizados entre 2019 e 2020. De janeiro a julho de 2021, a conjuntura sofre ainda mais, com redução de 73% nos diagnósticos, 66% nas cirurgias e 61% nos procedimentos eletivos (1.540 a menos por mês).

Ao total, os resultados da pesquisa indicam que 99% dos procedimentos reduzidos foram os cirúrgicos. Com isso, há o agravamento das doenças tratáveis e o aumento do risco de morte.

“Além disso, nós já estamos registrando o excesso de mortalidade (quando, em um período, morre mais gente do que o normal já registrado). Isso poderá ser sucedido por um excesso de mortalidade pelo aumento de óbitos por complicações (vide o tratamento de câncer) de saúde na população que deixou de ser atendida em momento oportuno”, explica o coordenador da pesquisa.

O acúmulo de demanda atual e futura dos procedimentos, somada aos portadores de síndromes pós-covid e aos cortes do teto de gastos da saúde, aponta para um estresse na saúde pública.

Na participação no Programa Passando a Limpo, da Equipe Positiva, o docente também comentou os números da pandemia em municípios no sul de Minas Gerais.

Confira a matéria completa do jornal Estado de Minas no link: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/09/17/interna_gerais,1306619/amp.html?__twitter_impression=true

Confira a participação no Programa Passando a Limpo:

Disponível nos links: https://www.equipepositiva.com/pandemia-atrasou-a-assistencia-a-saude-no-sul-de-minas/ e https://www.facebook.com/equipepositivatp/videos/183135697162637/