Em matéria, professor da UNIFAL-MG confirma presença da variante ômicron em 97% dos casos confirmados por covid-19 na região

Com base no aumento considerável de casos da covid-19 no Sul de Minas, especialistas indicam a variante ômicron como responsável por 97% do número. No dia 04/01, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou do Jornal EPTV Sul de Minas – 1ª edição, para esclarecimento desses dados.

O epidemiologista comentou já ser esperada a elevação no número de casos por conta das aglomerações propiciadas pelas festas de fim de ano. De acordo com o especialista, o aumento não foi uma simples oscilação, essa inclinação na curva de casos faz parte de um fenômeno denominado ‘inflexão positiva’. “E isso, muito provavelmente é explicado pela ômicron, que é quatro vezes mais transmissível que a delta”, explicou.

Diante do atual cenário, o docente confirmou o risco do enfrentamento de uma nova onda contagiosa pelo vírus e destacou o fato da variante ômicron ser resistente às defesas do organismo até mesmo em pessoas já vacinadas com as duas doses. “Nós não teremos um quadro pior por causa da vacinação, mas temos que acelerá-la, inclusive com a dose de reforço”, finalizou Sinézio.

Assista a matéria completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10182281/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG