Docente da UNIFAL-MG explica o que ocorreu em Capitólio e menciona providências recomendadas

A tragédia ocorrida no último sábado (10/01) em Capitólio-MG resultou em dez falecimentos e 24 pessoas feridas. O acontecimento trouxe alerta para segurança no local e diversas questões foram levantadas por especialistas. O professor Clibson Alves dos Santos, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, marcou presença no portal Onda Poços para explicar o ocorrido e falar sobre providências recomendadas. A matéria foi publicada no dia 11/01.

De acordo com o geógrafo, esse tipo de movimento de massa faz parte da evolução do relevo e é uma dinâmica natural da região. “Ali foi um tombamento de bloco, tem uma estrutura geológica vertical, uma falha vertical e ele teve um rompimento da base, então pelo próprio peso do associado possivelmente até mesmo as chuvas desse tempo fizeram com que o bloco tombasse”, explicou o professor.

Conforme explicou o especialista, mesmo sendo comum esse movimento na região, não havia registro identificado no local. O docente destacou a probabilidade do problema voltar a ocorrer no futuro e salientou a importância de se fazer um levantamento geológico e geotécnico na região para avaliar a estabilidade da estrutura.

Confira a matéria completa no link: https://www.ondapocos.com.br/tombamento-de-bloco-geografo-explica-o-que-ocorreu-em-capitolio-e-quais-providencias-devem-ser-tomadas/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG