:: Boletim Epidemiológico N° 57 – 17/1/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Minas Gerais completou no dia 18 de janeiro de 2022, um ano de vacinação contra a covid-19, com a variante gama ganhando predominância. Nesta edição do boletim Indcovid, os pesquisadores relembram que a queda de novos casos começou em meados de junho de 2021 com apenas um terço da população total com a primeira dose, indicando a força da vacina. “Seu primeiro e mais impactante efeito foi em abril reduzir a mortalidade entre idosos com 80 anos ou mais e em maio entre toda a população idosa, fazendo a taxa de mortalidade geral em Minas Gerais diminuir pela primeira vez”, avaliam.

Em crianças e adolescentes os maiores riscos são dos bebês = Os bebês apresentam três vezes mais risco de contrair a doença do que crianças de 1 a 9 anos. A letalidade entre os bebês é maior do que a das faixas etárias de 1 a 9, 10 a 19 e 20 a 29. Isso levou a taxa de mortalidade entre os menores de 1 ano a ser quase 10 vezes maior do que a dos de 1 a 9 e 7 vezes maior do que a dos de 10 a 19.

Taxa de incidência diária média na última semana epidemiológica em Minas Gerais (9/1 a 15/1) = Todas as regiões de Minas Gerais apresentaram aumento na incidência. A média geral para o estado aumentou de 21,6 para 22,4. Triângulo Sul e Sul de Minas são as regiões com maior ritmo de contágio com respectivamente o triplo e o dobro do valor do estado.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (pelo critério da média móvel em 17/01) = Minas Gerais continua com tendência de crescimento de novos casos, internações e óbitos. Casos: todas as regiões de Minas Gerais apresentaram tendência de crescimento; a média diária de casos no estado na semana ficou em 13.682 (anterior = 5.756), mais um recorde. Internações: a média diária na semana em Minas Gerais foi de 129 (anterior = 87). Apenas a região Leste Sul e Vale do Aço apresentaram queda, as demais, crescimento. Óbitos: a semana iniciou em Minas Gerais com média diária de 13 (anterior =11), com tendência de crescimento nas regiões Centro, Leste Sul e Triângulo Sul; estabilidade na Leste, Nordeste, Oeste e Triângulo Norte; e queda nas demais.

Situação epidêmica na região sul de Minas Gerais (situação da média móvel em 17/01) = Casos: crescimento na região Sul e em todas as suas regionais de saúde; a média móvel ficou em 4.383 (anterior = 2.268). Internações: o Sul do estado apresentou tendência de crescimento, com média móvel de 31 (anterior = 19), todas as regionais de saúde apresentaram tendência de crescimento. Óbitos: tendência de crescimento na região; queda na regional de Pouso Alegre; estabilidade na de Alfenas e Passos, e crescimento na de Varginha.

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas  (situação da média móvel em 17/01) = Casos: nove dos 10 municípios mais populosos iniciaram a semana com crescimento, exceto Pouso Alegre, que pelo represamento de notificações e ausência de registros na SES-MG não pôde ser analisado. Internações: apresentaram crescimento — Poços de Caldas, Varginha, Lavras e Itajubá e diminuição os demais municípios. Óbitos: todos apresentaram tendência de queda.

Destaque positivo = considerada toda a pandemia, a letalidade acumulada apresentou diminuição em todas as regionais de saúde sul-mineiras e o índice de internação por caso também diminuiu no Sul de Minas.

Acesse na íntegra