Economista da UNIFAL-MG participa de reportagem sobre produção de café no sul de Minas

No dia 09/02, o jornal do G1 Sul de Minas publicou uma reportagem especial sobre transformações nas produções de café, vinho e morango, produtos com crescimento nos últimos 10 anos no sul de Minas. Para comentar a respeito do assunto, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, marcou presença no jornal e explicou sobre a produção do café no Brasil.

Segundo Fernando Batista, nos últimos anos, o café se tornou um produto de maior qualidade. “No mercado nacional, até 10 anos atrás, a gente estava acostumado só com aquele café de pior qualidade, o café básico […] a gente não sabe até quando isso vai ser possível, mas ao que parece tem uma margem considerável para essa mudança continuar ocorrendo”, explicou o docente.

Na oportunidade, o economista destacou o aumento da presença do café especial brasileiro no mercado interno e externo. “O Brasil, nos últimos 5 a 10 anos, passou a disputar, a ter uma produção considerável desse tipo de café, inclusive no mercado nacional”, salientou o economista.

Confira a reportagem completa pelo link: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/g1-10-anos/noticia/2022/02/09/g1-sul-de-mg-10-anos-tecnologia-e-mudanca-de-visao-alavancam-producoes-de-cafe-morango-e-vinho-na-ultima-decada.ghtml

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG