Em jornal, professor de Climatologia da UNIFAL-MG especifica motivações do período chuvoso no sul de Minas

O professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, participou de matéria de previsão do tempo exibida no dia 17/02 pelo Jornal da EPTV Sul de Minas – 1ª edição. Na oportunidade, o docente esclareceu aspectos do período chuvoso presente no sul de Minas e explicou os fenômenos relacionados à conjuntura da época.

De acordo com o climatologista, nesta época do ano, a umidade do Oceano Atlântico se junta com a umidade da Amazônia e formam um corredor aéreo de umidade, conhecido como Rios de Chuva. Segundo o professor Paulo Henrique, o corredor de chuva deste ano está associado ao fenômeno La Niña. “No caso específico dessas regiões de relevo acidentado, que formam verdadeiros muros e muralhas por deslocamento da massa de ar, nós agregamos outro elemento que seria o resfriamento da atmosfera”, explicou.

Confira a matéria completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10310805/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG