De acordo com o Boletim IndCovid nº 88, o sul de Minas Gerais continua registrando queda no número de novos casos e óbitos por covid-19, no entanto, houve aumento nas internações. Para esclarecer os dados do estudo, o professor e coordenador do estudo Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou de podcast da Matéria 1, no dia 25/08.
Minas Gerais finalizou a “Semana Epidemiológica”, de 14 a 20/08, oscilando para diminuição na taxa de incidência diária semanal, segundo o pesquisador. O estudo identificou oscilação para mais do indicador em apenas 3 das 14 regiões mineiras: Jequitinhonha, Leste Sul, e Vale do Aço. A região Sudeste teve a menor taxa de incidência, enquanto a da Triângulo Norte teve a maior.
Para o professor, Minas Gerais tem chamado atenção por duas questões preocupantes. “A primeira delas é que nós ainda estamos com número de novos casos e mesmo de óbitos, falando no Brasil como um todo, um tanto quanto significativo em relação a se tratar de apenas uma doença infecciosa. E uma outra preocupação, que já era observada há algum tempo e nesta semana também se observa, é que se começa a ter um ‘relaxo’ no correto, no atento e no permanente cotidiano registro dos dados, por parte da Secretaria de Estado da Saúde”, explicou o docente.
Confira o episódio completo do podcast, abaixo:
Link da publicação: https://materia1.com.br/2022/08/25/casos-e-obitos-de-covid-19-continuam-em-queda-no-sul-de-minas/
*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG